Não consegue acessar sua poupança social digital da Caixa para sacar o FGTS Emergencial? Aprenda agora como baixar, instalar e usar o aplicativo Caixa Tem para ter acesso ao seu FGTS Emergencial.
A Poupança Social Digital Caixa é uma modalidade de poupança simplificada, aberta para beneficiários de programas governamentais e com limite de saldo e movimentação máxima mensal de R$ 3.000,00. A movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo aplicativo Caixa Tem.
Como se Cadastrar no app Caixa Tem para Acessar a Poupança Social Digital?
No momento, a abertura desta modalidade de poupança está restrita aos beneficiários do Auxílio Emergencial e aos trabalhadores que possuem saldo de FGTS Emergencial, concedido pelo Governo Federal em decorrência da pandemia causada pela COVID-19 (coronavírus), conforme Lei Nº 13.982, de 02 de abril de 2020.
Devido ao pagamento do auxílio emergencial, no momento a abertura desta modalidade de poupança é realizada automaticamente para quem está no Cadastro Único e não possui conta poupança na Caixa ou no Banco do Brasil ou por solicitação do cliente no ato do cadastramento para habilitação no benefício, pelo site http://auxilio.caixa.gov.br ou pelo App CAIXA | Auxílio Emergencial. A Caixa também irá abrir uma conta para todos os trabalhadores que possuem saldo de FGTS emergencial.
Para realizar o cadastro pelo aplicativo do Auxílio emergencial, você deve seguir os seguintes passos:
1 – Abra seu aplicativo e vá em “Acompanhar sua solicitação”. Depois insira seu CPF, clique em “Não sou um robô” e clique em “Continuar”. Agora, selecione as imagens corretas para verificação e apertar em “verificar”.
2- Preencha os campos de texto com seu nome, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, clique em “Continuar”.
3- Caso a verificação com imagens não apareça, insira no campo de texto o código de 6 dígitos que você receberá por SMS no número que cadastrou o aplicativo e aperte em “Continuar”. Guarde este código.
4- Você estará na tela em que consta sua situação, caso esteja “Aprovado”, clique em “Acessar Caixa Tem”. Você será redirecionado para a loja de aplicativos de seu smartphone (Google Play ou App Store). Então, dentro da loja, clique na opção “Instalar” para baixar o Caixa Tem.
5- Após a instalação, abra o aplicativo Caixa Tem e clique em “Sou Beneficiário”. Insira os números do seu CPF e vá em “Continuar”.
6- Novamente, acesse a caixa de mensagens do seu celular, insira o código e clique em “Continuar”. Uma tela com a mensagem “Estamos quase prontos” irá aparecer e clique em “Continuar” nessa mesma tela.
7- Clique em “Entrar” para fazer o acesso com o Login Caixa. Se você já tem registro feito no Login Caixa por ter acessado outros aplicativos da Caixa (como do FGTS ou Habitação Caixa), insira seu CPF e clique em “Próximo. Agora, você pode usar a mesma senha que usou nesses outros aplicativos. Caso não tenha cadastro no Login Caixa, clique em “Cadastre-se” e siga os seguintes passos:
- Preencha seus dados pessoais (CPF, Nome, Data de Nascimento e E-mail) que irão aparecer em cada tela e vá clicando em “Próximo”.
- Na etapa 5 de 5, você vai escolher uma senha e irá confirmá-la. Não poder mais do que 2 números em sequência e nem a data de seu aniversário.
- Agora clique em “Não sou um robô”.
- Você terá acessar o e-mail que usou no cadastro e procurar por um e-mail que tenha o nome de Login Caixa. Dentro do e-mail, clique no link em azul “Link para verificação de endereço de e=mail”. Se não achar o e-mail, acesse sua caixa de spam.
- De volta a tela inicial do app Caixa Tem, informe seu CPF e depois a senha que acabou de cadastrar e clique em “Entrar”.
8- Continuando, você terá que complementar seus dados com seu número de celular e o seu CEP.
9- Agora, você estará na página principal do app. Clique em “Auxílio Emergencial”. Depois, clique em “Consultar o Auxílio na Poupança Digital Social”.
10- Talvez você tenha que responder algumas perguntas para sua segurança, depois disso, aparecerá uma tela com seu número de celular e clique em “Receber Código”. Verifique sua caixa de Mensagens SMS e insira o código no campo texto. Clique em “Enviar”.
11- Agora, preencha o campo na tela dando um nome para o dispositivo celular que você está usando para realizar o cadastro e clique em “Continuar”.
12- De volta a tela onde clicou em “Consultar o Auxílio na Poupança Digital Social”, basta clicar novamente nesta mesma opção.
13- Pronto! Agora você já pode usar as funções no aplicativo.
https://www.youtube.com/watch?v=8xB9-yUyrk8
Como Fazer Transferência pelo Caixa Tem
1- Acesse o aplicativo Caixa Tem com seu CPF e sua senha como já dito anteriormente.
2- Na tela inicial do app, clique em “Transferir dinheiro”, depois selecione a opção no chat “Digitar Agência/Conta”.
3- Agora, você irá selecionar o banco da conta para qual o dinheiro foi transferido.
4- Seguindo, você irá digitar o número da agência da conta que você vai fazer a transferência.
5- Informe o número da conta para qual será transferida a quantidade. Não coloque o dígito, operação, agência e zeros à esquerda da conta em questão. (Ex: número da conta é 12345-6, informe 12345).
6- Agora sim informe o dígito da conta.
7- Selecione o tipo de conta na qual você irá transferir o dinheiro.
8- Digite o valor que você deseja transferir.
9- Agora, confira os dados que irão aparecer na tela e, se estiver tudo certo, aperte em “Sim” logo abaixo.
10- O aplicativo vai pedir sua senha para confirmar a operação. Digite-a, é a mesma senha que foi usada para acessar o app.
11- Feito isso, se quiser visualizar o comprovante, basta clicar na opção “Comprovante” no chat. O comprovante gerado pode ser compartilhado, se desejar.
12- Para finalizar, o app perguntará para você se deseja salvar essa conta a qual você fez a transferência como favorito, para que não haja necessidade de digitar esses mesmo dados em uma próxima transferência.
13- Clique em “Não” para finalizar o processo. Caso deseje fazer outra transação, opte por “Sim”.
Como Fazer Pagamentos pelo Caixa Tem
1- Acesse o aplicativo Caixa Tem com seu CPF e sua senha como já dito anteriormente.
2- Na tela inicial do app, clique em “Realizar pagamentos”, depois selecione a opção no chat “Digitar código de barras” e digite todos os números da fatura. Caso você queira, pode utilizar a opção “Ler código com a câmera” para não precisar digitar os números, mas você terá que ter a conta em mãos e posicioná-la para que a câmera leia.
3- Surgira uma imagem com os dados da conta a ser paga, se estiverem todos corretos, selecione “Sim, fazer o pagamento”.
4- Agora você terá que digitar a mesma senha que usou para entrar no app para que a operação seja confirmada.
5- Feito isso, se quiser visualizar o comprovante, basta clicar na opção “Comprovante” no chat. O comprovante gerado pode ser compartilhado, se desejar.
6- Clique em “Não” para finalizar o processo. Caso deseje fazer outra transação, opte por “Sim”.
Como Movimentar o Dinheiro?
A movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo aplicativo Caixa Tem. No aplicativo você pode fazer:
- Pagamentos e transferências;
- Transações com utilização do Cartão Virtual de Débito;
- Em breve, haverá a opção Saque Sem Cartão no Caixa Tem para saque em terminais de autoatendimento (ATM) e Agências Lotéricas.
Quais São as Tarifas e Serviços
A Poupança Social Digital Caixa é isenta de tarifa mensal de manutenção e conta com os seguintes serviços básicos gratuitos:
- Realização de até 02 (dois) saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas (em breve, pelo Saque Digital sem cartão);
- Realização de 03 (três) transferências por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
- Realização ilimitada de transferências para contas da Caixa;
- Fornecimento de até 02 (dois) extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
- Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.
As movimentações que ultrapassem os serviços básicos são cobradas conforme Tabela de Tarifas vigente.
Regras da Poupança
A regra da poupança determina que a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:
- I – a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e
- II – a remuneração adicional, correspondente a:
- 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
- 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.
A Abertura da Poupança Social Digital é Obrigatória para Receber o Auxílio Emergencial?
Não. Caso o cliente já possua conta em seu nome, pode indicá-la no Aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial para receber o benefício nessa conta.
Quais os Serviços Básicos Gratuitos da Poupança Social Digital?
- Realização de até 02 (dois) saques por mês em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas, pelo Saque Digital sem cartão (em breve);
- Realização de 03 (três) transferências por mês para conta de depósitos para outros bancos;
- Realização ilimitada de transferências para contas da Caixa;
- Fornecimento de até 02 (dois) extratos por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
- Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.
Quando Receberei o Cartão da Poupança Social?
Esta modalidade de poupança não permite a emissão de cartão físico. A movimentação deve ser realizada, preferencialmente, pelo aplicativo Caixa TEM.
Fonte das informações: Caixa