telefone auxilio emergencial

Não consegue acessar sua poupança social digital da Caixa para sacar o FGTS Emergencial? Aprenda agora como baixar, instalar e usar o aplicativo Caixa Tem para ter acesso ao seu FGTS Emergencial.

​A Poupança Social Digital Caixa é uma modalidade de poupança simplificada, aberta para beneficiários de programas governamentais e com limite de saldo e movimentação máxima mensal de R$ 3.000,00. A movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo aplicativo Caixa Tem.

Como se Cadastrar no app Caixa Tem para Acessar a Poupança Social Digital?

No momento, a abertura desta modalidade de poupança está restrita aos beneficiários do Auxílio Emergencial e aos trabalhadores que possuem saldo de FGTS Emergencial, concedido pelo Governo Federal em decorrência da pandemia causada pela COVID-19 (coronavírus), conforme Lei Nº 13.982, de 02 de abril de 2020.

Devido ao pagamento do auxílio emergencial, no momento a abertura desta modalidade de poupança é realizada automaticamente para quem está no Cadastro Único e não possui conta poupança na Caixa ou no Banco do Brasil ou por solicitação do cliente no ato do cadastramento para habilitação no benefício, pelo site http://auxilio.caixa.gov.br ou pelo App CAIXA | Auxílio Emergencial. A Caixa também irá abrir uma conta para todos os trabalhadores que possuem saldo de FGTS emergencial.

Para realizar o cadastro pelo aplicativo do Auxílio emergencial, você deve seguir os seguintes passos:

1 – Abra seu aplicativo e vá em “Acompanhar sua solicitação”. Depois insira seu CPF, clique em “Não sou um robô” e clique em “Continuar”. Agora, selecione as imagens corretas para verificação e apertar em “verificar”.

2- Preencha os campos de texto com seu nome, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, clique em “Continuar”.

3- Caso a verificação com imagens não apareça, insira no campo de texto o código de 6 dígitos que você receberá por SMS no número que cadastrou o aplicativo e aperte em “Continuar”. Guarde este código.

4- Você estará na tela em que consta sua situação, caso esteja “Aprovado”, clique em “Acessar Caixa Tem”. Você será redirecionado para a loja de aplicativos de seu smartphone (Google Play ou App Store). Então, dentro da loja, clique na opção “Instalar” para baixar o Caixa Tem.

5- Após a instalação, abra o aplicativo Caixa Tem e clique em “Sou Beneficiário”. Insira os números do seu CPF e vá em “Continuar”.

6- Novamente, acesse a caixa de mensagens do seu celular, insira o código e clique em “Continuar”. Uma tela com a mensagem “Estamos quase prontos” irá aparecer e clique em “Continuar” nessa mesma tela.

7- Clique em “Entrar” para fazer o acesso com o Login Caixa. Se você já tem registro feito no Login Caixa por ter acessado outros aplicativos da Caixa (como do FGTS ou Habitação Caixa), insira seu CPF e clique em “Próximo. Agora, você pode usar a mesma senha que usou nesses outros aplicativos. Caso não tenha cadastro no Login Caixa, clique em “Cadastre-se” e siga os seguintes passos:

  • Preencha seus dados pessoais (CPF, Nome, Data de Nascimento e E-mail) que irão aparecer em cada tela e vá clicando em “Próximo”.
  • Na etapa 5 de 5, você vai escolher uma senha e irá confirmá-la. Não poder mais do que 2 números em sequência e nem a data de seu aniversário.
  • Agora clique em “Não sou um robô”.
  • Você terá acessar o e-mail que usou no cadastro e procurar por um  e-mail que tenha o nome de Login Caixa. Dentro do e-mail, clique no link em azul “Link para verificação de endereço de e=mail”. Se não achar o e-mail, acesse sua caixa de spam.
  • De volta a tela inicial do app Caixa Tem, informe seu CPF e depois a senha que acabou de cadastrar e clique em “Entrar”.

8- Continuando, você terá que complementar seus dados com seu número de celular e o seu CEP.

9- Agora, você estará na página principal do app. Clique em “Auxílio Emergencial”. Depois, clique em “Consultar o Auxílio na Poupança Digital Social”.

10- Talvez você tenha que responder algumas perguntas para sua segurança, depois disso, aparecerá uma tela com seu número de celular e clique em “Receber Código”.  Verifique sua caixa de Mensagens SMS e insira o código no campo texto. Clique em “Enviar”.

11- Agora, preencha o campo na tela dando um nome para o dispositivo celular que você está usando para realizar o cadastro e clique em “Continuar”.

12- De volta a tela onde clicou em “Consultar o Auxílio na Poupança Digital Social”, basta clicar novamente nesta mesma opção.

13- Pronto! Agora você já pode usar as funções no aplicativo.

Como Fazer Transferência pelo Caixa Tem

1- Acesse o aplicativo Caixa Tem com seu CPF e sua senha como já dito anteriormente.

2- Na tela inicial do app, clique em “Transferir dinheiro”, depois selecione a opção no chat “Digitar Agência/Conta”.

3- Agora, você irá selecionar o banco da conta para qual o dinheiro foi transferido.

4- Seguindo, você irá digitar o número da agência da conta que você vai fazer a transferência.

5- Informe o número da conta para qual será transferida a quantidade. Não coloque o dígito, operação, agência e zeros à esquerda da conta em questão. (Ex: número da conta é 12345-6,  informe 12345).

6- Agora sim informe o dígito da conta.

7- Selecione o tipo de conta na qual você irá transferir o dinheiro.

8- Digite o valor que você deseja transferir.

9- Agora, confira os dados que irão aparecer na tela e, se estiver tudo certo, aperte em “Sim” logo abaixo.

10- O aplicativo vai pedir sua senha para confirmar a operação. Digite-a, é a mesma senha que foi usada para acessar o app.

11- Feito isso, se quiser visualizar o comprovante, basta clicar na opção “Comprovante” no chat. O comprovante gerado pode ser compartilhado, se desejar.

12- Para finalizar, o app perguntará para você se deseja salvar essa conta a qual você fez a transferência como favorito, para que não haja necessidade de digitar esses mesmo dados em uma próxima transferência.

13- Clique em “Não” para finalizar o processo. Caso deseje fazer outra transação, opte por “Sim”.

Como Fazer Pagamentos pelo Caixa Tem

1- Acesse o aplicativo Caixa Tem com seu CPF e sua senha como já dito anteriormente.

2- Na tela inicial do app, clique em “Realizar pagamentos”, depois selecione a opção no chat “Digitar código de barras” e digite todos os números da fatura. Caso você queira, pode utilizar a opção “Ler código com a câmera” para não precisar digitar os números, mas você terá que ter a conta em mãos e posicioná-la para que a câmera leia.

3- Surgira uma imagem com os dados da conta a ser paga, se estiverem todos corretos, selecione “Sim, fazer o pagamento”.

4- Agora você terá que digitar a mesma senha que usou para entrar no app para que a operação seja confirmada.

5- Feito isso, se quiser visualizar o comprovante, basta clicar na opção “Comprovante” no chat. O comprovante gerado pode ser compartilhado, se desejar.

6- Clique em “Não” para finalizar o processo. Caso deseje fazer outra transação, opte por “Sim”.

Como Movimentar o Dinheiro?

A movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo aplicativo Caixa Tem. No aplicativo você pode fazer:

  • Pagamentos e transferências;
  • Transações com utilização do Cartão Virtual de Débito;
  • Em breve, haverá a opção Saque Sem Cartão no Caixa Tem para saque em terminais de autoatendimento (ATM) e Agências Lotéricas.

Quais São as Tarifas e Serviços

​A Poupança Social Digital Caixa é isenta de tarifa mensal de manutenção e conta com os seguintes serviços básicos gratuitos:

  • Realização de até 02 (dois) saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas (em breve, pelo Saque Digital sem cartão);
  • Realização de 03 (três) transferências por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
  • Realização ilimitada de transferências para contas da Caixa;
  • Fornecimento de até 02 (dois) extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
  • Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.

As movimentações que ultrapassem os serviços básicos são cobradas conforme Tabela de Tarifas vigente.

Regras da Poupança

A regra da poupança determina que a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:

  • I – a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e
  • II – a remuneração adicional, correspondente a:
    • 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
    • 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

A Abertura da Poupança Social Digital é Obrigatória para Receber o Auxílio Emergencial?

Não. Caso o cliente já possua conta em seu nome, pode indicá-la no Aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial para receber o benefício nessa conta.

​Quais os Serviços Básicos Gratuitos da Poupança Social Digital?

  • Realização de até 02 (dois) saques por mês em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas, pelo Saque Digital sem cartão (em breve);
  • Realização de 03 (três) transferências por mês para conta de depósitos para outros bancos;
  • Realização ilimitada de transferências para contas da Caixa;
  • Fornecimento de até 02 (dois) extratos por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
  • Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.

Quando Receberei o Cartão da Poupança Social?

Esta modalidade de poupança não permite a emissão de cartão físico. A movimentação deve ser realizada, preferencialmente, pelo aplicativo Caixa TEM.

Fonte das informações: Caixa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.