Já pensou em viver uma dia da sua vida sem seu celular Motorola? E uma semana? Ou um mês? Dependendo do tipo de problema que você tiver com seu celular ou smartphone, as dores de cabeça poderão ser enormes. E não se espante, apesar de toda tecnologia existente nos dias atuais, defeitos em aparelhos são muito comuns. Então, na hora de aquirir seu novo aparelho, sempre será bom dar uma olhadinha nas reclamações da marca e do modelo escolhido. Quanto mais reclamações tiver o aparelho ou a marca, mais desencorajada será a compra. 

Você está procurando um novo celular Motorola para comprar? Lendo tudo sobre cada marca e modelo para acertar na escolha? Pesquisando os melhores preços nas diversas lojas? Se ainda não parou para verificar as reclamações dos modelos e fabricantes então faça isto já. Se já escolheu a loja onde irá fazer a compra então é obrigatório que faça a pesquisa das reclamações, principalmente se for uma loja desconhecida.

Ver o que os consumidores insatisfeitos dizem sobre os produtos e serviços pode ajudar a evitar muita dor de cabeça com o seu novo aparelho de celular. Isto pode lhe tirar de uma verdadeira enrascada. A má notícia é que o número de reclamações com os aparelhos tem aumentado ano a ano. De problemas simples a defeitos mais graves, algumas marcas se destacam no número de reclamações.

Para ajudar na sua avaliação, fizemos uma análise das marcas de celulares que mais recebem reclamações, segundo o Procon e o site ReclameAqui.

Reclamações das Fabricantes de Celulares no ReclameAqui

O site especializado em reclamações de serviços e produtos “ReclameAqui” foi fundado em 2001 e desde então se tornou uma das ferramentas de auxílio ao consumidor mais úteis da atualidade. Através do site é possível abrir uma reclamação sobre qualquer produto ou serviço oferecido em território nacional. A maioria das empresas responde às questões dos consumidores no site, mas o mais bacana é que toda reclamação lançada na plataforma fica disponível para qualquer um consultar. Com isto, é possível avaliar como um produto ou serviço está sendo recebido pelos consumidores. Em outras palavras, se tem muita reclamação, é melhor ficar longe.

Qualquer consumidor pode registrar uma reclamação no site, basta estar cadastrado, e cabe às próprias empresas fornecedoras dos produtos e serviços respondê-las. Com base nas interações entre o consumidor, o ReclameAqui fornece estatísticas sobre as empresas através de um sistema ranqueamento que define a reputação das empresas. Para o cálculo da reputação são usados os seguintes parâmetros:

  • Índice de Resposta (IR): Porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada;
  • Média das Avaliações (Nota do Consumidor) (MA): Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido;
  • Índice de Solução (IS): Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido. Essas reclamações são representadas pelo ícone de status verde. (Clique AQUI e saiba mais);
  • Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) (IN): Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.

Para cálculo da Avaliação do ReclameAqui (AR) é feita uma média ponderada baseada nestes critérios acima. Todos os critérios possuem valores que variam de 0 a 100, com exceção da Média (varia de 0 a 10), assim o valor da média das avaliações é multiplicado por 10, para estar na mesma escala das demais. Assim a fórmula para obtenção da avaliação do ReclameAqui é a seguinte:

AR = ((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100

ÓTIMO: Para 8 =< AR <= 10 

BOM: Para 7 =< AR <= 7.9 

REGULAR: Para 6 =< AR <= 6.9 

RUIM: Para 5 =< AR <= 5.9 

NÃO RECOMENDADA: Para AR < 5 

Em uma análise feita por este site neste mês de junho, coletamos as estatísticas das oito principais fabricantes (Samsung, LG, Motorola, Sony, Apple, ASUS, Alcatel e Positivo), levando em consideração a reputação, o percentual de consumidores que voltariam a fazer negócio com a empresa, o índice de solução e a nota final da empresa.

Reclamações da Motorola

Nos últimos 12 meses, a Motorola possui 55.905 reclamações no site ReclameAqui. A avaliação da empresa é “Regular”. 100% das reclamações foram atendidas pelas empresa. 54,4% das pessoas voltaria a fazer negócio com a empresa. O índice de solução está em 64,9%. A nota geral da empresa é 5,78. O tempo médio de resposta é de 2 dias.

motorola reclame aqui

Reclamações das Fabricantes de Celulares no Procon

O Procon tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores. Para tanto conta com o apoio de um grupo técnico multidisciplinar que desenvolve atividades nas mais diversas áreas de atuação. A Fundação é o ente público pioneiro na defesa do consumidor do Brasil sendo considerado sinônimo de respeito na proteção dos direitos do cidadão. Os frutos deste trabalho são colhidos a cada passo dado rumo ao equilíbrio e harmonização das relações de consumo, e à incessante busca, inclusive por meio dos serviços oferecidos pela instituição, para a melhoria da qualidade de vida da população bem como facilitar o exercício da cidadania.

A Fundação Procon SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, divulgou seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas. O documento refere-se a 27.558 demandas individuais, submetidas a procedimento de conciliação, como processos administrativos, formalizadas contra 4.721 fornecedores. Apesar das novas possibilidades de solução de conflitos, como a plataforma consumidor.gov.br e outras desenvolvidas pela sociedade civil, o número de reclamações não diminui e os índices de solução encontram-se bem aquém do aceitável. Confira, na tabela abaixo, os índices de reclamações relativos a fabricantes de celulares.

Empresa Reclamações % Atendidas
Motorola 299 64
Samsung 244 65
Sony 142 23
Asus 103 34
Apple 71 15

Marcas de celular com mais reclamações no Procon

9 thoughts on “Reclamações Motorola

  1. Comprei um celular motorola moto E5 play 16 gb, no dia 09/01/2019, o mesmo está com 8 meses de garantia, mas o mesmo está apresentando defeito, levei o aparelho á uma rede autorizada e o técnico pediu que eu deixasse o mesmo para verificar o que estava ocorrendo, no dia 05/09/2019. Segundo o técnico o problema é na bateria do celular. Aparelho fica com a imagem tremula, perde os dados pessoais e volta. Falaram que não poderiam consertá-lo. Perda de garantia aparelho não homologado.O que fazer, pois preciso do aparelho funcionando.Silvana de Castro.

  2. No dia 24/07/2019 coloquei meu celular pra carregar, isso era 00:30. Aí no outro dia (25/07/2019) ele ligou normalmente, mas depois de uma hora usando ele,a bateria não descarregava, não saia do 100%. Aí 23:30 meu celular desligou do nada. Coloquei ele no carregador pra ver se ligava, e mostrou como cê meu celular estivesse descarregado. É até agora tá do mesmo jeito, se alguém souber o que está acontecendo me ajudem por favor

  3. Tenho um Motorola moto Z3 na garantia pois tem oito meses de uso foi na autorizada e disseram que oxidou a placa por ter molhado vi várias reclamações do mesmo tipo da minha e sempre é o consumidor que causou o defeito gosto muito da marca mais estou me decepcionado com a Motorola . espero que resolvam meu problema pois não vou desistir do meu direito.

  4. Mandei meu apararelho motorola pra assistência técnica e fui informada que o aparelho perdeu a garantia por foi molhado .sem nunca ter cido molhado aí a assistência informou que os aparelhos da Motorola até o suor estraga o aparelho .

  5. Boa noite, infelizmente a Motorola está deixando a desejar, sempre fui usuaria da Apple, por muitos anos, nunca tive problemas, esse ano resolvi trocar de aparelho e comprei um Motorola one, coloquei capinha, película 5d, ele caiu do sofá e a tela dele “mueu” ,os meus iPhones caiam várias vezes de altura bem maior e nunca nem arranhava a tela, estou decepcionada, paguei só 2 parcela do aparelho! Vou arrumar a tela vender e voltar pra Apple! Muito decepcionante!

  6. Saco cheio da Motorola!

    A tele ok paguei e consertei, pq depender da Motorola é um caos.

    Para não ficar sem aparelho gastei novamente com esse modelo que era dos sonhos SNQ.

    Agora a partir de fevereiro de 2019 o celular mesmo carregado não liga, mesmo conectando o snap de bateria, adicionando o snap de bateria só liga na fonte e ainda assim desliga sem mais nem menos e depois pra ligar novamente custa.
    Fiz reclamação nas redes sócias da Motorola, me informaram que eu deveria ir na autorizada, pra verificar o ocorrido, fui hoje na autorizada, já que moro mais de 100km de uma autorizada a Motorola.

    Surpresa…O atendente disse que é problema da bateria, e que o custo da troca é de 470 reais.

    Como pode, gente? Um aparelho com 1 ano e 4 meses de uso, não ter mais bateria.

    Quero que isso seja resolvido, pq a vida não tá fácil pra ficar gastando com celular.

    Qual a novidade agora, não tem garantia de 1 ano e 4 meses da bateria? As baterias de vocês são feitas pra durar 1 ano apenas?

    Aguardo retorno e resolução do meu problema.

    Ah, só pra lembrar diante das reclamações que vejo, não sou a primeira com esse problema com esse aparelho…Ou seja a maioria das pessoas tem problemas com bateria desse aparelho.

    QUERO SOLUÇÃO!

  7. Desde a atualização do android venho sofrendo com problemas de bateria, descarrega muito rápido e quando chega em 60% o mesmo desliga. Hoje de manhã, tirei ele da tomada, abri um aplicativo e fechei de novo. Em cerca de 3 minutos, a bateria baixou de 100% para 80%, e logo após desligou e não esta mais voltando a ligar. É um absurdo ter que funcionar desse jeito.Conversei com um técnico em uma assistência multimarcas e ele me disse que, muito provavelmente, o Oreo queimou a bateria e ela realmente vai ter que ser substituída. Segundo ele, uma atualização do software não vai resolver o problema. Estou bem decepciona como celular e a marca pois não paguei muito barato na época comprei quando lançou que tava R$2300,00. Tenho telefone da Motorola desde o Moto X 2014, investi CARO por confiar na marca e agora estou MUITO decepcionada.

  8. Boa noite
    Infelizmente a Motorola está deixando a desejar.
    Estou passando por uma situação na qual a assistência técnica alega que meu aparelho G5 plus parou de funcionar por conta de algum líquido estranho que possa ter danificado a placa ( oxidação).
    Foi explicado que meu aparelho jamais sofreu qualquer contato com líquido. Simplesmente estava assistindo ao vídeo no aparelho, de repente a tela ficou azul e começou a fazer um barulho estranho. Em seguida parou de funcionar.
    Esperava uma atitude melhor da fabricante ( Motorola), pois estou vendo que existe muitas reclamações sobre o aparelho ( G5 plus).

    1. estou passando pela mesma situação, ainda por cima eles alegam mau uso, isso deve ser por que ainda esta na garantia, o aparelho parou de funcionar com menos de 1 ano de uso, alegam oxidação da placa, meu celular nunca teve contato com água ou qualquer líquido.

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