telefone avianca

A Avianca Brasil, antiga OceanAir Linhas Aéreas, é uma companhia aérea brasileira com sede em São Paulo. Faz parte do Synergy Group, que é proprietário da Avianca Holdings, porém ambas com operações independentes. Embora com a mesma marca da Avianca colombiana, a companhia possui identidade jurídica distinta. A Avianca é hoje uma das 4 gigantes do transporte aéreo brasileiro, possuindo uma frota atual de 154 aviões. Se você é um destes milhares de brasileiros que usam a Avianca nas suas viagens, saiba agora como entrar em contato com a Avianca para reclamação, sugestões, críticas, compras e outros.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Atenção: Infelizmente, a Avianca não possui serviço de ouvidoria. Críticas e reclamações devem ser efetivadas diretamente em um dos canais de atendimento ao consumidor. A empresa possui uma equipe treinada para solucionar todas as possíveis falhas na prestação de serviços de aviação.

Como Entrar em Contato com o Avianca?

A Avianca Brasil iniciou suas atividades como empresa de táxi aéreo, denominada OceanAir. Atendia executivos e operários da indústria petrolífera de Macaé e Campos dos Goytacazes. Em 2002 recebeu autorização do DAC (atual ANAC) para operar linhas em colaboração com a Rio Sul, do antigo grupo VARIG, de quem herdou rotas e aeronaves. Passou a operar cidades rejeitadas pela antiga parceira, operando apenas voos regionais, porém ampliou rapidamente sua malha. A Avianca é a 2ª companhia aérea comercial mais antiga do mundo, tido sido fundada em 1919 através da parceria de um alemão com um colombiano. Caso queira entrar em contato com o atendimento da Avianca, deve-se usar um dos seguintes canais:

1 – Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC Avianca)

Para dúvidas, reclamações, elogios e cancelamento de serviços contratados, ligue:

  • Brasil: 0800-286-6543 / 0800-286-5445 (Deficientes)
  • Chile: +55-11-2820-8416
  • Colômbia: +55-11-2820-8416
  • Estados Unidos: 1-844-259-1397

2 – Vendas Avianca

Para compra ou alteração de passagens, bagagem adicional e outros serviços.

  • Brasil: 4004-4040 (capitais) / 0300-789-8160 (demais regiões)
  • Chile: +55-11-2820-8408
  • Colômbia: +55-11-2820-8408
  • Estados Unidos: 1-844-259-1397

3 – Fale Conosco Avianca

Utilize este canal para esclarecer suas dúvidas, solicitar informações ou fazer sugestões sobre dos serviços da Avianca.

4 – Entrar em Contato com o Avianca nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Avianca pelas redes sociais:

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações sobre a Avianca, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a Avianca tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Proteste.org

A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001.

Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de consumidores internacionais, a PROTESTE ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. Também se mobiliza para aperfeiçoar a legislação de consumo. Isso ocorre por meio dos estudos que realizamos; das informações publicadas em revistas e no site; da participação em câmaras técnicas e eventos, e do Serviço de Defesa do Consumidor. Por essa razão, a PROTESTE intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços.

ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do País, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Sua missão é garantir a todos os brasileiros a segurança e a excelência da aviação civil. Para registrar um reclamação da Avianca ou relativa a relações de consumo, clique aqui.

Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação à Avianca. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários.

11 thoughts on “Telefone Avianca

  1. Olá Bom Dia, realizei meu voo pela Avianca pra Cancun agora em Novembro 2019, porem no voo de volta, minha bagagem veio completamente danificada, uma funcionaria de Avianca pegou meus dados e me entregou um protocolo informando que a Companhia iria entrar em contato comigo para resolver a questão, estou no aguardo dona Avianca.

  2. meu voo foi trocado pela empresa, retiraram o despacho de retorno das malas, como assim? paguei por despacho e tiraram??

  3. Pedi o reembolso pela Avianca fiz todos procedimentos recomendados e até agora não recebi nada. Nem consigo falar com ninguém da Avianca. Um absurdo.
    Se soubesse não teria comprado essas passagens em fev pela Avianca.

    1. Angela,
      Como ficou a sua questão? Tenho uma passagem pra outubro ida e volta (BSB-RIO).
      Estou tentando contato com a companhia e não consigo retorno.
      Obrigada!

  4. O site da Avianca me parece querer evitar que um cliente compre passagens. Absurdo completo. Pedem executar um processo de recuperação de senha mas o processo não se concluí e o site não deixa seguir em frente com a compra. Ligar nos números indicados no site é impossível, são quase 20 minutos para ser atendido e a resposta é que é preciso entrar via site para resgatar uma senha de acesso ou mandar um e-mail com cópia de documentos para um endereço que não responde. Não entendo como uma empresa pode complicar tanto a vida de um cliente que quer apenas comprar seus produtos. Absurdo.

  5. Há 40 minutos estou aguardando informação à respeito da possibilidade de utilização de milhas para aquisição de uma passagem na classe executiva. Anteriormente o atendente não soube responder à respeito, repassou a ligação para 3 diferentes funcionários e afinal, sem nenhuma resposta, me solicitaram proceder a uma nova ligação que já se prolonga por mais de 40 minutos sem nenhum atendimento.Ressalte-se que desejo comprar uma passagem em espécie e outra com milhagem!!! Imagino se fosse para resolver algum problema!!!! Pior serviço de atendimento de cias aéreas que já conhecí ! Incompreensível, inaceitável, irritante!!!!!

  6. Não estou conseguindo entrar em contato com a Avianca, já liguei várias vezes em todos os números de contato e fica tocando uma música por mais de 20 minutos até eu desistir da ligação, preciso resolver problemas sérios da minha passagem que comprei para o EUA onde a empresa Avianca fica alterando o tempo todo, eu tento entrar nas minhas reservas com os número dos bilhetes eletrônicos e códigos e todos dão errado. Estou muito decepcionado com a empresa Avianca, e arrependido de ter comprado nela. Obs: irei recorrer aos meus direitos.

  7. Gente, alguém que teve notícias sobre os voos cancelados recentemente? impossível falar na central de atendimento da avianca, hoje fiquei mais de uma hora aguardando atendimento e nada, não recebi nem e-mail com informações, temos passagens para maio e estou agoniada, acho muita falta de respeito conosco clientes, o mínimo que deveriam fazer, era entrar em contato para resolvermos.
    Favor nos posicionar.

  8. Recebi um informe de cancelamento do meu Vôo O66323 de Recife para Guarulhos no dia 28/04/2019 as 03:00.
    Porém por diversas HORAS tentei contato com a Avianca através de seus telefones de SAC e não recebi atendimento em nenhum deles após muito tempo ouvindo a musiquinha de espera.
    O Chat do Site esta disponível,
    Por Favor Avianca, Anac e Procon ajude os passageiros a resolver este impasse.

  9. A esperança dos consumidores da empresa Avianca é que o leilão de ativos da empresa seja bem sucedido, informo ainda que há grande chance, sendo a Latam forte canditada ao arremate. Pela proposta, a Latam Airlines Brasil comprometeu-se em fornecer à Avianca Brasil empréstimos no valor de pelo menos US$ 13 milhões para financiar, em parte, o capital de giro e apoiar a continuidade das operações.

  10. Olá comprei passagens para vitória no mês de junho com retorno em julho. Com toda essa situação remarcaram a ida, cancelaram um trecho da volta. Fui ao chat para ver a melhor solução e vi que cancelar é o melhor. Fiz o procedimento mas ainda seguem as reservas abertas, já tentei retomar o chat e hj fiquei meia hora na linha do telefone da Avianca. Sem sucesso. Preciso resolver isso urgente, não vou detalhar os transtornos que isso vem causando pois infelizmente todos que aqui recorrem sabem muito bem, os problemas que isso vem acarretando

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