telefone cbtu

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Se você tem dúvidas, reclamações ou sugestões sobre os serviços do metrô BH, envie uma mensagem pelo endereço eletrônico: [email protected] ou caso prefira, entre em contato pelo telefone: (31)3250-3901. Mulheres que se sentirem intimidadas ou que sofrerem abusos poderão registrar as ocorrências por meio do WhatsApp (31) 9 9999-1108.

Reunimos nesta página os números de telefones da CBTU para reclamações, dúvidas e solicitação de serviços. Além das chamadas telefônicas, você poderá entrar em contato com a CBTU através de outros canais como as redes sociais. Para falar com uma operadora de telefonia, é necessário ter paciência e muita calma pois geralmente os canais de atendimento são sobrecarregados e lentos. O importante é ter em mãos todos os dados como número de documento de identidade, código de cliente, modelo de celular, etc.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Telefones Úteis

  • ATENDIMENTO AO USUÁRIO CBTU/STU-BH: 3250 – 3901
  •  BH TRANS: Belo Horizonte – 156 / Outras Localidades – (31) 3429-8750
  •  DEER-MG: Minas Gerais 155/Opção 6 ou (31) 3069-6601 (a partir de telefonia fixa/móvel ou outras localidades)
  •  TRANSCON: (31) 3209-0555
  •  TRANSBETIM: 0800-283-5993
  •  TRANSFÁCIL (linhas BHTRANS): 3248-7300
  •  CONSÓRCIO ÓTIMO (linhas Grande BH): 3236-7600
  •  PBH – Informações ao cidadão: 156
  •  TREM VITÓRIA MINAS: 0800-285-7000
  •  VLi: (31) 3279-5323
  •  RODIVIÁRIA DE BH: (31) 3271-8933 / 3271-3000

Ouvidoria CBTU

Você tem alguma dúvida, crítica, elogio ou sugestão? A Ouvidoria faz questão de te ouvir e auxiliar sempre que você precisar. A Ouvidoria da CBTU está de acordo com as normas dos órgãos reguladores e atua em conformidade com as Legislações de Defesa do Consumidor. Solicitar a intervenção da Ouvidoria é um direito de clientes e demais cidadãos para situações excepcionais e reclamações não solucionadas. Por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria permita que os canais regulares ofereçam a solução de sua reclamação.

A Ouvidoria deve ser acionada em segunda instância, quando o cidadão-passageiro não se satisfaz com a solução que lhe foi apresentada pelos Canais de Atendimento. É um serviço oferecido aos passageiros como instrumento para o fortalecimento da cidadania, para receber sugestões, críticas, denúncias, elogios e também esclarecer dúvidas. Sua principal meta é viabilizar soluções para as demandas entre as relações. Neste sentido deve estabelecer canais de comunicação de maneira a facilitar o acesso dos interessados procurando agilizar as informações com transparência, integridade e respeito.

O atendimento é feito de segunda á sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h:

  • Atendimento Presencial: Edifício Sede – Rua José Natário, nº 478 Areias, Recife – PE.
  • Atendimento por telefone: Através do numero (81) 2102.8580.
  • Atendimento através de e-mail: [email protected]
  • Prazo de resposta 8 dias úteis

Redes Sociais da CBTU

Abaixo listamos as redes sociais da CBTU. As redes também são um importante canal de atendimento com a operadora CBTU.

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Sobre a CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, oriunda da Rede Ferroviária Federal S.A., constituiu-se em uma sociedade de economia mista em 22 de fevereiro de 1984, através do Decreto-Lei n° 89.396, com o objetivo de modernizar, expandir e implantar sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos no país.

Desde então, os sistemas ferroviários operados pela Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, foram incorporados à CBTU. A partir de 1994, as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza foram sendo paulatinamente transferidas para os seus respectivos governos locais.

Vinculada ao Ministério das Cidades desde 1° de janeiro de 2003 (Decreto n° 4.566), a CBTU ampliou o seu escopo de atuação, passando a suprir a demanda de mobilidade da população, a contribuir para o desenvolvimento dos setores produtivos da sociedade e para a melhoria da qualidade de vida dos grandes centros urbanos.

Tendo sob a sua operação os sistemas de transporte de passageiros nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal, o desempenho da CBTU revela a sua capacidade em promover a mobilidade e a acessibilidade da população ao transporte público, através da adoção de diretrizes que consolidem metrôs e veículos leves sobre trilhos – VLTs como principais modais para as grandes e médias cidades brasileiras.

Na vanguarda da modernização do seu sistema de transporte de passageiros sobre trilhos, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos está ciente da sua responsabilidade como protagonista da conformação urbana das regiões metropolitanas em que atua, concatenando ações colaterais para minimizar as externalidades negativas geradas pelos congestionamentos, atrasos, intrusão visual, acidentes, ruídos, emissão de gases de efeito estufa e seus impactos nocivos sobre a saúde da população e sobre o meio ambiente.

Em 21 de junho de 2018, após Assembleia Geral Extraordinária, a CBTU torna-se empresa pública. A mudança possibilitará mais agilidade na tramitação e deliberação dos processos decisórios internos, e, nesse sentido, foi convertida na entidade que, de fato, reflete sua essência dentro do Estado brasileiro.

6 thoughts on “Telefone CBTU

  1. Bom dia.

    O telefone (31) 3279-4389 não é da CBTU e nem da VALE.
    Esse ramal está inserido por engano, ele é da VLI que não é adminstradora do serviço de transporte.

    Importante retirar a informação para não “enganar” o pessoal.

  2. Com a nova proposta de embarcar no metrô apenas por um lado da plataforma, o metrô fica absurdamente lotado(praticamente impossível de entrar) e os horários de saída estão com um intervalo enorme, gerando sempre atrasos no trajeto. O que parece é que diminuíram o número de trens e estão descontando na população que utiliza desse serviço.
    Além de que as escadas rolantes da estação vilarinho não funciona a mais de 6 meses, trazendo o desconforto para aqueles que tem dificuldade de locomoção e etc.

    O Metrô e a CBTU tem enorme DESCASO com a população.

  3. Em horários de pico, o volume de metro sentido Vilarinho é muito menor em relação ao Eldorado. O número de metros com 8 carros sentido Eldorado é muito maior. É um transtorno todos os dias. Gostaria de saber qual é o modelo de pesquisa adotado, tento em vista que todos os metrôs sentido Eldorado andam com lotação mínima. Sentido Vilarinho é um caôs todos os dias.

  4. lá…meu nome é Jessica, sou usuária do trem em Extremoz. Faço o percurso para Natal todos os dias da semana, gostaria de reclamar sobre o horário de 11:12, pois fica inviável esse horário…pois saímos da escola de 11:15 em Extremoz e vou para Natal pra outra escola. Então já perdi o trem e tive que gastar mais. O horário antigo era bem melhor. Agradeço.

  5. Compare Rankings Cadastre sua compra Dúvidas frequentes Institucional Todas as categorias Prêmio Veja também: todas reclamações não respondidas respondidas finalizadas Atraso e parada prolongada durante o percurso disse:

    Ola!aqui venho relatar minha insatisfação referente a CBTU, pois como usuária de veículos públicos estou muito estressada,acho que o aumento da tarifa tem que vim com a qualidade de transporte,o metrô não respeita o intervalo de tempo ao invés de esperar 5 ou 10 minutos, em determinados horários esperamos 15 a 25 minutos,onde a maioria que depende do metrô Sé atrasa para os compromissos, eu levo 1:40 pra chegar no meu trabalho isso quando o metrô vem no tempo correto, e além de atraso durante o percurso faz parada de 5m em algumas estações,o Brasil pode ser um país melhor se tiver as correções necessárias, pois com a demora do metrô temos consequências na vida pessoal pois a empresa onde nós trabalhamos não quer saber se foi o metrô, e ainda vem lotado,e como pode aumentar a tarifa,mas em outro lado deixa a população sofre dessa forma, por quê passamos por isso todos os dias,com os atrasos..
    Desde já agradeço se puder providenciar melhorias.

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