Telefone CEDAE

As companhias de saneamento possuem milhares de clientes em todo país. Infelizmente, os serviços prestados por estas empresas deixam a desejar em certos momentos. São comuns os casos de consumidores que ficam sem água ou são acometidos por outros problemas como esgoto entupido. Mas não adianta brigar com os atendentes no telefone, eles não têm culpa. É preciso ter paciência e saber usar os meios de atendimento adequados. Sendo assim, o objetivo deste artigo é informar os telefones da CEDAE para reclamações, atendimento, SAC e ouvidoria.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Ouvidoria da CEDAE

O trabalho da Ouvidoria CEDAE é desenvolvido em perfeita integração com as Unidades de Negócio de cada Região, com o objetivo de obter, em benefício dos clientes-cidadãos, melhorias na qualidade do serviço prestado, maior agilidade na resolução dos problemas, transparência e acesso à informação e diminuição da burocracia. Antes de acionar a Ouvidoria você deve utilizar os Canais de Relacionamento da CEDAE para solicitar serviços, atendimento, ou ainda, para questionar ou buscar esclarecimentos sobre eventuais dúvidas relativas a atendimento e/ou prestação de serviços. Se sua solicitação registrada nos Canais de Relacionamento da CEDAE não for atendida, a Ouvidoria poderá ser acionada por meio dos seguintes números: 0800 031 6032 / 3293-9800

Atendimento da CEDAE

Em seu primeiro contato para sanar alguma dúvida, resolver pendências, fazer uma reclamação ou solicitar um serviço, orientamos sempre à busca dos canais formais de atendimento, que são:

  • Call Center: 0800 28 21 195
    Central de Atendimento ao Surdo-Mudo: 0800 28 23 059
    Ligações de Celulares: 2211-0773

Fale Conosco da CEDAE

É possível falar com o atendimento da CEDAE via formulário eletrônico disponível nesta página.

Atendimento Presencial da CEDAE

Caso você não consiga resolver seu problema por telefone ou pela internet, basta ir a uma agência da CEDAE mais próxima da sua residência. Consulte aqui o posto mais próximo.

Agência Virtual da CEDAE

Através da Agência Virtual da CEDAE, você tem acesso aos seguintes serviços:

  • Segunda Via de Conta
  • Débito Automático
  • Conta por eMail
  • Religação de Água
  • Vazamento de Água
  • Vazamento de Esgoto

Outros serviços da CEDAE que você poderá acessar na agência virtual:

  • Alteração do Nome do Cliente na Nota Fiscal Fatura de Serviços (conta)
  • Alteração na data de vencimento da conta
  • Análise da conta de água e/ou esgoto
  • Cálculo da Conta
  • Calendário de Leitura e Vencimento de conta de Água
  • Certidão negativa de débito
  • Confirmação de economias /categorias
  • Consulta de Contas Pagas
  • Declaração de Quitação Anual de Débitos
  • Demonstrativo de Tarifa Proporcional
  • Entrega de conta em outro endereço
  • Estou sem água
  • Histórico de Consumo
  • Informar leitura do hidrômetro
  • Informar leitura do hidrômetro para conta bloqueada
  • Onde Pagar sua Conta
  • Pagamento Online de Conta
  • Parcelamento de Débitos
  • Ligação de água
  • Ligação de Esgoto
  • Medição Individualizada
  • Previsão de execução de serviços
  • Relatório Anual de Qualidade da Água

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Agências Reguladoras

Em serviços regulados, como telecomunicações, transportes aéreos, planos de saúde, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a consumidores que não conseguem resolver problemas diretamente com as empresas fornecedoras. Antes de acionar a Agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à operadora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Fonte

3 comentários em “Telefone CEDAE”

  1. Estou com as minhas contas em dia, mesmo assim estou sem abastecimento há mais de 1 mês.

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  2. Mandei um email e obtive essa resposta:

    Favor acessar novamente a página da CEDAE e no ícone fale com a CEDAE enviar nova mensagem, especificando o assunto e informando o Nº da matrícula para que seu requerimento seja analisado.

    À disposição para quaisquer esclarecimentos.
    Acessei a página e não abre o FALE CONOSCO
    Tenho 77 anos, tive um câncer, tenho ponte safena, tenho tudo menos água da CEDAE, aqui em casa não chega, não sei se cortaram meu cano, não sei o que houve. Sei que a anos não cai água na minha casa, mas a conta chega todo mês. Não quero pagar por uma coisa que não tenho, uso água de poço.
    Minha MATRÍCULA é: 06796230

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  3. Recanto de itaipuaçú distrito de maricá pede socorro, nao existe fornecimento de agua encanada para o bairro

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