Telefone Cosern 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp

Procurando pelo telefone de contato da Cosern para falar com o atendente? O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo consumidor quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto que estiver adquirindo. As companhias de energia possuem milhares de clientes no país. Infelizmente, os serviços prestados por estas empresas deixam a desejar em certos momentos. São comuns os casos de consumidores que ficam sem energia na sua residência ou tem algum aparelho queimado por um surto de energia na rede. Mas não adianta ficar bravo com os atendentes, eles não têm culpa. É preciso ter paciência e saber usar os meios de atendimento adequados. 

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo. Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

Canal para Falar Contato Cosern
Telefone de SAC da Cosern 116 (central de relacionamento com clientes)
28116 (SMS falta de energia)
0800-701-0155 (deficiente auditivo ou de fala)
0800-283-0800 (atendimento fora da área de concessão)
WhatsApp da Cosern (84) 3215-6001
Chat Cosern para Suporte Não tem
Email Cosern Não tem
Canal de Denúncia Cosern servicos.cosern.com.br/denuncia-de-irregularidade
Ouvidoria Cosern para Reclamações 0800-084-0404
Contatos Cosern servicos.cosern.com.br/residencial-rural

Qual é a Ouvidoria Cosern?

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

​A Ouvidoria é um canal de relacionamento criado para que você possa registrar sugestões, críticas ou elogios sobre os serviços prestados pela Distribuidora. O nosso objetivo é analisar as solicitações que não foram atendidas pelos canais convencionais de atendimento e deve ser acionada como última instância na distribuidora, conforme Agência Nacional de Elétrica – Aneel, garantindo a satisfação de nossos clientes. Acesse aqui a ouvidoria da Cosern.

Qual é o WhatsApp da Cosern?

Acionando a Cosern diretamente por meio do WhatsApp, através do número (84) 3215-6001, o consumidor conta com com fácil direcionamento a serviços que podem ser resolvidos sem a necessidade de ir até uma loja de atendimento, como religação e 2ª via de conta. O cliente também pode comunicar interrupções de energia via mensagem no aplicativo, enviando o número da conta contrato, agilizando a realização do serviço. Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira  (quando úteis): De 08:00h às 11:30h e das 13:30h às 17:00h.

Qual é o telefone de atendimento da Cosern?

A Cosern oferece atendimento telefônico gratuito e contínuo, 24 horas, sete dias da semana. ​O telefone da Cosern é  116 (central de relacionamento com clientes), 28116 (SMS falta de energia) e 0800-701-0155 (deficiente auditivo ou de fala). Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 08:00h às 18:00h. Um canal feito para você tirar suas dúvidas, fazer reclamações ou ainda solicitar serviços sem precisar ir a um ponto de atendimento presencial. Serviços disponíveis pelo teleatendimento:

  • Pedir religação de energia elétrica;
  • Segunda via da conta de luz (via fax ou correio);
  • Alteração de data de vencimento;
  • Correção de dados cadastrais;
  • Unificação de medição;
  • Confirmação de leitura;
  • Análise dos valores faturados;
  • Verificação de pendência;
  • Verificação de débito;
  • Encerramento de consumo;
  • Desligamento;
  • Poda de Árvore;
  • Solicitação de ressarcimento de danos;

Para facilitar o atendimento, tenha sempre à mão a sua conta de luz.

Qual é a agência virtual Cosern?

A Agência Virtual é um ambiente no site da Cosern que permite a solicitação de serviços e soluções para os clientes. É um canal rápido e seguro com atendimento 24 horas, todos os dias. As solicitações feitas pela Agência Virtual são registradas imediatamente. Serviços disponíveis:

  • 2ª Via de Conta;
  • Religação;
  • Falta de Energia;
  • Atualização Cadastral;
  • Alteração de Data de Vencimento;
  • Consulta Andamento de Solicitações;
  • Histórico de Consumo;
  • Ligação Nova;
  • Troca de Titularidade;
  • Cliente Sobrevida;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE;
  • Autoleitura;
  • Consumo final / Desligamento;
  • Verificação de Leitura do Medidor;
  • Parcelamento de Débitos;
  • Agendamento de Atendimento para Clientes do Poder Público e Alta Tensão;
  • Obtenção de Código de Barras para Pagamento de Conta.​

Qual é o aplicativo Cosern?

Disponível para smartphone (Android e iOS), o App Cosern oferece ainda mais comodidade na hora de solicitar diversos serviços direto do seu celular. O aplicativo para smartphones é gratuito. Com ele você pode solicitar 2ª via da conta de luz ou código de barras das contas em aberto; religação normal ou religação de urgência, ou ainda comunicar falta de energia, sem precisar ir até uma agência de atendimento presencial ou sem precisar ligar para o teleatendimento.

Quais são as reclamações da Cosern?

As principais reclamações da Cosern são cobrança indevida, má qualidade do serviço prestado, valor abusivo, demora na execução e mau atendimento. Os serviços da Cosern mais reclamados são canais de atendimento, acesso ao cadastro, pagamentos e documentos.

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a Cosern não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta da Cosern, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O ReclameAqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.

O acesso aos dados que foram cadastrados pelo consumidor ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000.

Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsApp (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já será possível ter a reclamação completa pelo aplicativo. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.

Cosern nas Redes Sociais

A Cosern também está presente nas redes sociais. A empresa possui canais de comunicação normalmente utilizados para expor novidades sobre os serviços. Através das redes sociais você também pode tirar dúvidas sobre serviços além de conteúdos exclusivos. Veja abaixo todos as redes sociais da Cosern para você seguir e acompanhar novidades:

Página da Cosern no Facebook
Perfil da Cosern no Twitter
Perfil da Cosern no Instagram

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

1 – consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.

2 – Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).

3 – proteste.org.br

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.

4 – Defensorias Públicas

Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.

5 – Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

6 – Agências Reguladoras

Em serviços regulados, como telecomunicações, transportes aéreos, planos de saúde, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a consumidores que não conseguem resolver problemas diretamente com as empresas fornecedoras. Antes de acionar a Agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à operadora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é a agência que regula o setor elétrico brasileiro. Quando você tiver algum problema com a distribuidora de energia elétrica, por exemplo, falta de energia, não recebimento de fatura etc., deve reclamar diretamente à distribuidora. Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número.

Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. É importante guardar esse número também. Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na Aneel. Você poderá utilizar um dos seguintes canais:

  • Telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
  • Formulário no site da Aneel
  • Chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)

Mais informações sobre a Cosern

A Cosern é uma distribuidora de energia elétrica brasileira fundada em 1961. É a empresa responsável pela distribuição de energia em todo o estado do Rio Grande do Norte, sendo a sexta maior empresa do ramo no Nordeste. A Cosern abastece todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, prestando seus serviços a mais de 3,5 milhões de pessoas. A companhia integra o grupo Neoenergia, que é dono também das empresas Coelba, Celpe e Elektro. O grupo Neoenergia leva energia elétrica a quase 20% de toda a população do país e se encontra atualmente em 18 estados brasileiros.

Confira também o telefone da Neoenergia Distibuição Brasília.

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