telefone cptm

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Está tendo problemas com algum serviço da CPTM? Ligue para 0800-055-0121.

Reunimos nesta página os números de telefones da CPTM para reclamações, dúvidas e solicitação de serviços. Além das chamadas telefônicas, você poderá entrar em contato com a CPTM através de outros canais como as redes sociais. Para falar com uma operadora de telefonia, é necessário ter paciência e muita calma pois geralmente os canais de atendimento são sobrecarregados e lentos. O importante é ter em mãos todos os dados como número de documento de identidade, código de cliente, modelo de celular, etc.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Atendimento da CPTM

O Serviço de Atendimento é responsável por acolher, cadastrar, tratar e responder às manifestações dos passageiros da CPTM através de vários canais de relacionamento. Fale com a CPTM, sua participação nos ajuda a melhorar continuamente a prestação de serviços.

  • Telefone de Atendimento: 0800-055-0121
  • Formulário de atendimento: clique aqui

Ouvidoria CPTM

Você tem alguma dúvida, crítica, elogio ou sugestão? A Ouvidoria faz questão de te ouvir e auxiliar sempre que você precisar. A Ouvidoria da CPTM está de acordo com as normas dos órgãos reguladores e atua em conformidade com as Legislações de Defesa do Consumidor. Solicitar a intervenção da Ouvidoria é um direito de clientes e demais cidadãos para situações excepcionais e reclamações não solucionadas. Por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria permita que os canais regulares ofereçam a solução de sua reclamação.

A Ouvidoria deve ser acionada em segunda instância, quando o cidadão-passageiro não se satisfaz com a solução que lhe foi apresentada pelos Canais de Atendimento. É um serviço oferecido aos passageiros como instrumento para o fortalecimento da cidadania, para receber sugestões, críticas, denúncias, elogios e também esclarecer dúvidas. Sua principal meta é viabilizar soluções para as demandas entre as relações. Neste sentido deve estabelecer canais de comunicação de maneira a facilitar o acesso dos interessados procurando agilizar as informações com transparência, integridade e respeito.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 10h às 16h, pelos seguintes meios:

Canal de Denúncias CPTM

Qualquer pessoa que identificar ou suspeitar da existência de irregularidades, deve comunicar o fato por meio do formulário eletrônico do Canal de Denúncias. O Canal de Denúncias é uma ferramenta de comunicação que deve ser usada somente para envio de denúncias sobre:

  • Assédio
  • Corrupção
  • Fraude
  • Atos ilícitos
  • Violação ao Código de Conduta e Integridade da CPTM
  • Discriminação

Redes Sociais da CPTM

Abaixo listamos as redes sociais da CPTM. As redes também são um importante canal de atendimento com a operadora CPTM.

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Sobre a CPTM

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ) tem hoje 273 Km de linhas e 94 estações operacionais, atende 23 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado. É uma sociedade de economia mista operadora de transporte ferroviário vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Criada pela lei nº 7.861 de 28 de maio de 1992, a partir de ferrovias já existentes na Região Metropolitana de São Paulo.

10 thoughts on “Telefone CPTM

  1. Independente da linha da CPTM, vocês tinham que ter vergonha de oferecer um diserviço desses, trens lotados, ar condicionado desligado, demora, lentidão, ou seja tudo que é de ruim está empresa de merda oferece, pior não tem alternativa, so tem está merda, quendo você fala com os funcionarios eles te ignoram, do tipo cala a boca e fica aí 40 minutos esperando o trem passar lotado, a unica coisa que eu queria saber é quando será privatizado e colocar pessoas decentes para oferecer um serviço decente???

  2. o que voces fizeram com a linha 7 ?
    A linha Rubi da CPTM sempre foi uma das piores linhas, ficamos felizes com um pouco de melhora com trens novos e a formação de composição em caieras para dar um certo alivio , agora voces mexem e pioram tudo de novo esticando o trem ate o bras e ainda tirando o trem de caieras.será que voces não pensam???

  3. Péssimo! Trabalho pra pagar 4,30 para chegar no domingo e ficar esperando uma hora pra esse lixo passar! Quer aumentar o valor da passagem, mas a qualidade que é bom, nada! Tô de saco cheio.

  4. sou usuario da cptm e gostaria de melhoras na estacao de presidente altino sendo melhorias na iluminacao no acesso a estacao poda da s arvores da estacao limpeza dos odores de urina no acesso a estacao muita pichacao melhoria na seguranca muito morador de rua nos acesso instalacao de faixa de travessia de pedesttre temos que dividir com transito perigoso e muita sujeira no acesso a estacao e muito ambulante no acesso

  5. Como pode em pleno feriado o metrô inventar de para algumas linhas do metrô principalmente a linha 3 vermelha, onde eles se esquecem que muitas pessoas trabalham neste dia, onde disponibilizaram ônibus gratuito de Itaquera até o metrô carrão que não resolve de nada pois a demanda de pessoas é enorme, fora a CPTM sabendo ao invés de colocar mais trem para circular,reduz a velocidade,maior tempo de pausa, trem lotado um transtorno enorme a população que paga um absurdo pra ter um transporte de merda!!!!!! Brasil país de tolos mesmo

  6. Esses dias mandei uma manifestação em anônimo pois não tinha como fazer login aquele momento, mas coloquei meu nome e e-mail.. enfim, não recebi respostas.
    Hj então novamente faço a mesma manifestação, nas estações Itaquaquecetuba e Manoel feio é um descaso com os passageiros.
    Na estação de Itaqua: Só tem a opção de descer e subir em uma única escada, ou seja, nos horários de pico aquela multidão querendo subir, e o pessoal querendo descer.. fica uma bagunça, é HORRÍVEL porque você fica 5 minutos só pra conseguir sair da estação.
    Tenham o trabalho de colocar pelo menos escada rolante, uma que sobe e uma que desce.. Não é de graça que as pessoas usam o trem da cptm. E mesmo se fosse, ninguém merece esse caos.
    Na estação Manoel Feio: AS ESCADAS SÃO IMENNNNNNSAAAAAAS.
    Esses dias presenciei um caso, estava um senhor com deficiência (usa aqueles andadores), descendo aquelas escadas segurando no corrimão e descendo numa velocidade mínima por causa da dificuldade. E um colaborador da CPTM descendo com o andador do senhor deficiente.
    Fiquei indignada com aquilo. E a escada do manoel feio é feita com muitos degraus.. no horário de pico também é um horror, pois a multidão sobe e as pessoas querem descer.. Aí, fica difícil.

    Gostaria de saber se existe algum projeto ou algo do tipo que estejam planejando alguma obra em favor dessas estações.

  7. A CPTM presta um serviço marginalizado ao público Paulista. Isso devido a frequência baixa de trens que prestam o serviço. Durante a semana 5 minutos ou mais e até no fim de semana quando têm a possibilidade de prestar o serviço de mais qualidade, superlota os trens com atrasos de até 30 minutos em Feriados e Fins de semana, com o mesmo pretexto de que fazem manutenção, embora o público não identifique nenhuma real melhora na manutenção realizada.
    No inicio da reclamação tive que selecionar a opção trens e metros, porém o metrô pode ser cheio e lotado, mas a diferença de qualidade de prestação de serviço do metrô para CPTM é gritante. CPTM sempre, sempre muito ruim. Demonstram que não tem capacidade de atender o público que atende, mostram também uma gestão incompetente e possivelmente (a desconfiança da maioria dos usuários da CPTM e não é sem razão) corrupta.
    Por exemplo existem as mensagens dos trens “Não segurem as portas do trem, isso gera atrasos”, “abuso sexual é [Editado pelo Reclame Aqui] denuncie” e “fique atento aos seus pertences”, “cuidado com o vão entre o trem e a plataforma”. Mensagens muito boas por sinal, porém a promoção dessas atitudes se deve, em grande parte, graças ao péssimo serviço prestado pela CPTM, e não é feito nada de fato, isso porque é mais fácil pagar um guarda para fechar a portas, registrar denúncias e acolher quem passa mal ou se machuca do que o diminuir o tempo entre trens e enviar trens vazios em estações críticas.
    Não queremos ter que denunciar abuso sexual, não queremos ter que pedir a ajuda do guarda para empurrar as pessoas e fechar as portas, não queremos ter que denunciar o [Editado pelo Reclame Aqui] dos nossos pertences, não queremos ter que ir ao hospital porque nos acidentamos ou passamos mal e tivemos ir ao hospital. Queremos um serviço que dê o mínimo da dignidade humana no transporte.

  8. VENHO AQUI DEIXAR MINHA INDIGNAÇÃO E RECLAMAÇÃO, NÃO RECOMENDO A EMRESA POIS UM CACHORRO SOFREU ACIDENTE POR UM TREM E FICOU AGONIZANDO POIS OS DITOS CUJOS PROFISSIONAIS DESTA EMPRESA FICARAM RINDO DA SITUAÇÃO. NÃO SÃO PROFISSIONAIS VOCÊS SÃO UM MONSTRO.

  9. Como se não bastasse o Péssimo Serviço prestado pela CPTM na Linha 7 Rubi
    Além da superlotação, Atrasos ,Lentidão agora temos usuários de Drogas Fumando na Estação se passando por Ambulantes por volta de 22:50 em diante não tem nenhum segurança nas plataformas apenas ma catraca no controle do acesso dos Usuários que é serviço se um Funcionário da CPTM

    Se dividem um grupos no meio da estação e no final da plataforma sentido Francisco Morato, nem as cameras de vigilância os intimidam usuários ficam acuados no inicio da plataforma ja mandei varias mensagens
    No Watsap CPTM mas nada foi Feito.

  10. Mais uma vez, venho reclamar sobre a linha 7 rubi, embarco na estação Francisco Morato e desço na estação da Luz, e todo dia é a mesma coisa, o trem já vem lotado de outras cidades como Franco da Rocha e Baltazar Fidelis, hoje nem os bancos preferenciais estavam vazios.
    A CPTM não melhora pra nós cidadãos que embarcamos na estação de Francisco Morato, pois poderia colocar mais trens para iniciar a viagem, pois é uma linha inicial e final.
    Mas não fazem nada, sempre tem trens que iniciam a viagem da cidade de Caieiras, ali sempre tem dois trens vazios, quando passa dois lotados que vem de Morato, sempre inicia vazio lá.
    Um verdadeiro lixo.

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