telefone golden cross

As operadoras de planos de saúde possuem milhares de usuários em todo país. Uma das maiores operadoras do Brasil é a Golden Cross. Se você é usuário de algum plano de saúde da Golden Cross então precisará, em algumas ocasiões, entrar em contato com a operadora para falar com o atendente sobre dúvidas, solicitações e reclamações. A melhor forma de entrar em contato com a Golden Cross é através do telefone. Outra forma de entrar em contato com a Golden Cross é via chat eletrônico. Vamos entender como usar cada um destes canais de contato.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Cliente das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Cliente deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao cliente pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao cliente. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Canais de Atendimento Telefônico da Golden Cross

Para atendê-lo com qualidade e agilidade, a Golden Cross disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

Golden Fone (SAC)

Trata-se do serviço de atendimento ao cliente da Golden Cross, que funciona 24h por dia, sete dias por semana, com profissionais treinados para atendê-lo com excelência. Por meio dele, você pode fazer sugestões, elogios, reclamações e solicitar o cancelamento de contrato.

0800 728 2001​

Central de Serviços

Neste canal, você pode solicitar diversos serviços, como:

  • ​Informações sobre mensalidades, coberturas, carências contratuais e reembolsos;
  • Indicação de rede;
  • Solicitação de alteração cadastral e 2ª via de documentos;
  • Informações sobre pagamento e cadastro;
  • Informações sobre produtos e benefícios;
  • Acompanhamento de liberação de senha solicitada pelo referenciado.

O serviço conta com a dedicação de profissionais da área médica para oferecer o melhor atendimento para nossos clientes.

​​​4004 2001 (Capitais e Regiões Metropolitanas)

0800 729 2001​ (Demais Localidades)

Central de Atendimento para Deficientes Auditivos

Há uma central de atendimento 24 horas voltada exclusivamente para clientes com este tipo de deficiência. Nela, são tratados todos os assuntos (informações, solicitações, reclamações, sugestões e elogios). Importante: o deficiente auditivo deverá ter o aparelho compatível com sua deficiência para interagir com a central.

0800 727 2001​ 

Ouvidoria Golden Cross

Com a finalidade de aprimorar e estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes, a Golden Cross disponibiliza mais este serviço para os segurados, participantes e terceiros interessados: A Ouvidoria Golden Cross, é um canal que tem por objetivo acolher as manifestações dos segurados, participantes e terceiros interessados, tais como elogios, sugestões, consultas e reclamações, visando o aperfeiçoamento dos processos de trabalho. As questões encaminhadas são tratadas com confidencialidade e dados pessoais mantidos em sigilo.

Chat da Golden Cross

O horário de atendimento no Chat Online da Golden Cross é de segunda a sexta, de 8h às 20h​​. Esse canal é destinado às demandas da Central de Serviços, onde são tratados os seguintes assuntos:

  • 2ª via de documentos (boleto e carteirinha);
  • Informação sobre altera​ção cadastral;
  • Informações sobre Reembolso
  • Informações sobre carência e cobertura contratual;

Para solicitações de Referenciados, favor entrar em contato com o Doctor Fone, pelo telefone 4002 -2001 – opção 2 e 8.

Para assuntos relacionados ao Plano Odontológico, favor entrar em contato com o telefone 4004-2001 – opção 3​.​​

Fale Conosco Golden Cross

Você encontra um formulário para enviar sua solicitação, sugestão, reclamação ou elogio. As mensagens serão respondidas por e-mail em até três dias úteis. Por isso, é fundamental que o endereço de e-mail seja preenchido corretamente. ​

Golden Cross nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Golden Cross pelas redes sociais:

Canais de Reclamações

Sabemos que os canais de atendimento ao cliente (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Agências Reguladoras

Em serviços regulados como telecomunicações, transportes aéreos e planos de saúde, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a usuários que não conseguem resolver problemas diretamente com as operadoras. Antes de acionar a Agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à operadora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência que regula o mercado de planos privados de saúde por determinação da Lei n° 9.656 de 3 de junho de 1998. A ANS está vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. De forma simplificada, a regulação pode ser entendida como um conjunto de medidas e ações do Governo que envolvem a criação de normas, o controle e a fiscalização de segmentos de mercado explorados por empresas para assegurar o interesse público.

O primeiro passo para tentar resolver o seu problema com sua operadora de plano de saúde é entrar em contato com o SAC da operadora, que é o serviço telefônico gratuito que deve ser oferecido pelas operadoras de saúde 24 horas por dia. De acordo com o decreto que regulamenta o SAC (Nº 6.523/2008), as reclamações devem ser resolvidas no prazo máximo de 5 dias úteis.

Ignorar o SAC e fazer a reclamação diretamente ao órgão regulador ou à ouvidoria da empresa também não é recomendável porque o cliente pode precisar informar que já passou pelo atendimento no SAC e não foi devidamente atendido. Se a reclamação feita ao SAC não for resolvida em 5 dias úteis ou se a resposta não for satisfatória, o próximo passo é buscar a ouvidoria da operadora, que é a última instância de relacionamento da empresa com os clientes. As ouvidorias das operadoras e seguradoras de planos de saúde têm até 7 dias úteis para responder os clientes.

O objetivo da ouvidoria é evitar que a reclamação do cliente cheque até o órgão regulador ou vire um processo judicial. Se novamente a demanda não for atendida, o próximo passo então é registrar a reclamação na agência reguladora.

As reclamações sobre operadoras de planos de saúde são feitas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e podem ser registradas: por meio do disque ANS (0800-7019-656); por formulário de atendimento eletrônico; ou ainda nos núcleos de atendimento presencial. A ANS envia a queixa para a operadora por e-mail. A operadora tem então 5 dias úteis para resolver o problema em caso de queixa assistencial, ou 10 dias úteis se a queixa for não assistencial.

Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.