telefone metrorio

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Está tendo problemas com algum serviço da MetroRio? Ligue para 0800-595-1111.

Reunimos nesta página os números de telefones da MetroRio para reclamações, dúvidas e solicitação de serviços. Além das chamadas telefônicas, você poderá entrar em contato com a MetroRio através de outros canais como as redes sociais. Para falar com uma operadora de telefonia, é necessário ter paciência e muita calma pois geralmente os canais de atendimento são sobrecarregados e lentos. O importante é ter em mãos todos os dados como número de documento de identidade, código de cliente, modelo de celular, etc.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Atendimento da MetroRio

O Serviço de Atendimento é responsável por acolher, cadastrar, tratar e responder às manifestações dos passageiros da MetroRio através de vários canais de relacionamento. Fale com a MetroRio, sua participação nos ajuda a melhorar continuamente a prestação de serviços. Horário de atendimento: Segunda a sábado, das 5h à meia noite e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.

  • Telefone de Atendimento: 0800-595-1111
  • Formulário eletrônico e chat online: clique aqui

Ouvidoria MetroRio

A MetroRio não tem Ouvidoria mas você pode entrar em contado com ouvidoria da Agetransp. Através dela, você pode enviar suas dúvidas, elogios ou reclamações sobre as concessionárias reguladas por ela. Sugerimos que o primeiro contato seja realizado através do serviço de atendimento ao usuário da própria MetroRio. Porém, se a sua solicitação não for atendida, entre em contato com a Agetransp. Lembre-se de anotar o máximo de informações possível sobre o problema que você deseja reclamar, como:

  • Número do vagão ou composição que apresentou problemas / Nome da embarcação que apresentou problemas.
  • Horários de partida e chegada das composições / Horários de partida e chegada das embarcações.
  • Nome e/ou descrição do funcionário da concessionária, no caso de mau atendimento presencial.
  • Nome do atendente e/ou número de protocolo de registro de ocorrência, no caso de atendimento via call center.

E-mail: [email protected]

Teleatendimento: 0800 285 9796 – Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Para abertura de chamados com protocolo, o prazo para resposta é de 7 dias úteis.

Redes Sociais da MetroRio

Abaixo listamos as redes sociais da MetroRio. As redes também são um importante canal de atendimento com a operadora MetroRio.

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Sobre a MetroRio

Inaugurado em março de 1979, o metrô do Rio de Janeiro começou transportando meio milhão de pessoas, numa média diária de 60 mil usuários. Em 1998 a empresa MetrôRio assumiu a administração e a operação das Linhas do metrô carioca, e em dezembro de 2009, passou a fazer parte do Grupo Invepar – Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A, juntando-se à CART – Concessionária Auto Raposo Tavares (SP), LAMSA – Linha Amarela S.A (RJ) e CLN – Concessionária Litoral Norte (BA). Atualmente, o MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Possui mais de 2.500 funcionários e sede localizada no Centro do Rio de Janeiro.

8 thoughts on “Telefone MetroRio

  1. Boa noite, ainda bem q acabaram com as apresentações Artísticas dentro dos Vagões, mas tem mts pedintes. Principalmente a noite, será q ñ dá pra vcs tentarem coibir isso tbm. Desde já agradeço a atenção. Atenciosamente. Adriana Aguiar

  2. O elevador da estação Botafogo, que vai da calçada para a plataforma, não está funcionando desde do dia 10/06 causando muito transtorno aos cadeirantes que estão tendo que subir e descer de escada rolante.
    É um procedimento perigoso, que põe em risco a integridade do cadeirante e dos agentes do metrô sem falar do risco de quebra da cadeira de rodas.
    Hoje informaram que não tem previsão para o conserto.

  3. A estação Uruguai, saída Uruguai está há uns 4 meses com o não funcionamento das escadas rolantes. O serviço está em manutenção e sem previsão alguma de retorno!
    Um abuso e absurdo com as pessoas que tem dificuldade de locomoção e idosos.
    Não acredito que demore tanto para que o conserto seja feito. O serviço não é barato, portanto façam funcionar como deve.

  4. Perdi uma bolsinha com documentos, cartões, dinheiro na Estação Uruguai em 30/06/2019.
    No próprio dia 30/06 registrei a perda no site do Metrô. Na segunda estive na Estação Carioca (Achados e Perdidos) para também fazer o registro.
    Pediram para aguardar 72h.
    Dia 04/07 meu marido passou pela Estação Uruguai e foi atendido pela Agente de Segurança que mostrou o Livro onde foi registrado o resgate da bolsa e todos os documentos. A bolsa não estava mais lá, informaram que iria para a Central para depois ser encaminhada à Estação da Carioca onde os pertences são entregues.
    Dia 05/07 fui novamente à Carioca para saber se havia algum avanço: NADA!
    Dia 08/07 recebo e-mail informando que não localizaram NADA!
    Dia 09/07 retorno à Carioca, fico lá por volta de 1h. A Atendente não teve nenhum retorno, tentou falar com várias pessoas. Por fim, disseram que iriam fazer uma varredura na tal Central de Achados e Perdidos e me dariam resposta. Retornei às 18h e NADA! Nenhuma informação.
    Ao retornar para casa recebi ligação do Atendimento MEtrô informando que colocariam urgência no me pedido de localização.
    Hoje, 11/07 (ONZE DIAS DEPOIS) estive novamente na Estação Uruguai. A Ag. Segurança disse que já até sabia do meu problema, que iria falar com a supervisora e eu receberia uma posição. Até o presente momento 23:07h da noite, NENHUMA INFORMAÇÃO!!!
    É um absurdo. ISSO É RETENÇÃO INDEVIDA DE DOCUMENTAÇÃO!!!

  5. Espero que vocês possam rever o que está acontecendo na estação do metrô da central, pois eu estava com um carrinho com compras pesado e a funcionária disse q eu ñ poderia passar mesmo eu estando com o bilhete na mão , somente carrinhos de bebê e cadeirantes. E q eu teria q por td por cima da grade e depois atravessar. Um absurdo isso pois eu também estava com uma criança. Tive q deixar a criança na grade com as bolsas e atravessar. E por tudo no carrinho novamente. Espero que minha solicitação seja atendida pq eu paguei passagem ñ foi de graça.

  6. E com imenso desprazer que venho através desta relatar a minha insastifacao e indignação. Todos os dias eu embarco em qualquer horário com meu patinete que é portátil e dobrável, não ocupando assim um grande espaço, uma vez que ele fica em pé. Hoje quando fui embarcar na estação jd de alah as 20h30min, o segurança com nome de Saraiva me abordou e disse que eu não poderia embarcar portando aquele volume e que ele só estava seguindo as instruções fomentadas ao mesmo. Entrarei com um processo contra a concessão administradora do metrô Rio. Isso é inadmissível… passei por um.grande constrangimento uma vez que não tem nada claro e específico relatando sobre isso. Estou encarando isso como um ato discrinatorio e injúria racial. Aguardo o retorno o quanto antes.

  7. Sempre passo com minha esposa na estação Uruguai e minha esposa toma remédio para pressão o que a faz ir ao banheiro constantemente. E sempre que vai no da estação Uruguai ou está fechado ou está uma imundície todo alagado e com os vasos sanitários entupidos. Absurdo vc pagar uma passagem de 4,60 e não ter um banheiro digno. Vou abrir varias reclamações inclusive no Procon.

  8. Meu cartão giro quebrou mas havia 40 reais e 30 centavos nele. Comprei um novo e agendei o resgate desse dinheiro mas chegando na estação Uruguai a atendente, guiada por um funcionário que a instruiu por telefone, disse que o agendamento não servia, que eu teria q ligar para o 0800. Liguei e fiz a solicitação. Tive que enviar foto do novo cartão e da minha identidade e o novo cartão foi vinculado a minha conta. Foi orientado que eu agendasse a devolução novamente numa estação e marquei na Cinelândia. Lá chegando, a atendente me informou que o cartão quebrou por desídia minha e que ela não tinha como ler, que eu deveria suportar o prejuízo, o que é inaceitável. Agora foi gerado automaticamente um novo agendamento para dia 05/08, oportunidade na qual devo ser feita de idiota pela quarta vez.

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