telefone viaquatro

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Está tendo problemas com algum serviço da ViaQuatro? Ligue para 0800-770-7100, (Seg a Sex, das 6h30 às 22h00 / Sáb e Dom, das 8h às 18h00).

Reunimos nesta página os números de telefones da ViaQuatro para reclamações, dúvidas e solicitação de serviços. Além das chamadas telefônicas, você poderá entrar em contato com a ViaQuatro através de outros canais como as redes sociais. Para falar com uma operadora de telefonia, é necessário ter paciência e muita calma pois geralmente os canais de atendimento são sobrecarregados e lentos. O importante é ter em mãos todos os dados como número de documento de identidade, código de cliente, modelo de celular, etc.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Atendimento da ViaQuatro

O Serviço de Atendimento é responsável por acolher, cadastrar, tratar e responder às manifestações dos passageiros da ViaQuatro através de vários canais de relacionamento. Fale com a ViaQuatro, sua participação nos ajuda a melhorar continuamente a prestação de serviços.

  • Central de atendimento: 0800-770 7100 (Seg a Sex, das 6h30 às 22h00 / Sáb e Dom, das 8h às 18h00).
  • Formulário eletrônico de contato: Clique aqui.

Ouvidoria ViaQuatro

Redes Sociais da ViaQuatro

Abaixo listamos as redes sociais da ViaQuatro. As redes também são um importante canal de atendimento com a operadora ViaQuatro.

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Sobre a ViaQuatro

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, o primeiro contrato de parceria público-privada do País. O contrato com o Governo do Estado de São Paulo, assinado em 29 de novembro de 2006, permite à concessionária a operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô por 30 anos. A ViaQuatro já investiu US$ 450 milhões entre sistemas, equipamentos e trens. Ao longo dos 30 anos de operação, investirá mais de US$ 2 bilhões na linha. Para a operação da primeira fase da Linha 4-Amarela foram adquiridos 14 trens (84 carros) . Cada trem é composto de seis carros e tem capacidade para transportar 1.500 passageiros com conforto. A concessionária já adquiriu mais 15 novos trens, previstos em contrato, para a segunda fase da linha. A cada dia útil, 800 mil passageiros são transportados com rapidez, segurança e eficiência. A meta é chegar a 1 milhão quando todas as 11 estações estiverem em funcionamento, ligando a região da Luz, no Centro da cidade, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.

4 thoughts on “Telefone ViaQuatro

  1. A gente paga quase 5 reais nessa porcaria pra não poder usar o elevador em uma estação super funda como a Oscar Freire. Trabalho nos arredores e todos os dias tenho que subir as escadas tendo crises de asma porque decidiram desativar o elevador para que não fosse utilizado. Cansei de ver idosos subindo escadas, e essa semana uma moça com muletas e soro no braço porque estão mantendo o elevador isolado. Isso é um absurdo! A passagem não está barata e cada usuário deve optar pela forma que bem preferir para acessar a saída, seja ela de escada, escada rolante ou elevador. Acho que no valor atual do bilhete, a manutenção do elevador cabe tranquilamente no orçamento. Lixo de administração!!!

  2. Pela segunda vez, ao querer carregar o bilhete perto das 22:00 horas, NÃO FUNCIONAM AS 4 MÁQUINAS DE AUTOATENDIMENTO!!! Só o guixé que aceita dinheiro, e eu não tenha. Não vou sair pra buscar dinheiro no Largo da Batata nessa hora!! É pedir para ser assaltada!
    Os funcionários dizem que fica a semana toda assim..
    Até quando essa falta de respeito? Trabalho longe e o mínimo que tenho direito de fazer é de carregar o passe. Amanhã, transtorno: vou ter que sair meia hora antes para carregar na ida, e poder voltar. Não adianta culpar a empresa contratada, terceirizada ou o que for, DEVE SER PRIORIDADE O ATENDIMENTO ÀS PESSOAS!! Tenho quase 60 anos, RESPEITO É BOM E FAZ BEM
    Quero resposta e principalmente soluções, pago meus impostos e a passagem, favor me respeitem

  3. Hoje pela segunda vez quase fui agredido por um dos funcionários da via quatro , tão somente porque queria usar o banheiro e ia entrando no banheiro errado ( feminino) . Segurança grosso mal educado partiu pra cima quero me intimidar sendo que só pede que ele viesse com educação. Isso é um absurdo pago meus imposto e somos tratados como qualquer coisa ,.

  4. Há semanas que estou tentando resolver uma questão relacionada ao barulho da obra no período da madrugada nas obras da Estação Vila Sônia.

    Já liguei várias vezes no 0800 da ViaQuatro e não obtive resposta. Quando me respondem é sempre de forma evasiva (da última vez me falaram que a obra era de responsabilidade do Metrô, e não da ViaQuatro). Liguei no Metrô e me informaram que essa informação era incorreta.

    Não estou conseguindo resolver essa questão e há um barulho de equipamento todas as madrugadas de dias úteis (um apito que fica soando quase que constantemente até as 4h da manhã). O barulho é completamente desnecessário, é um “pipipi” de algum equipamento que muito bem poderia ser desligado para não atrapalhar o sono dos moradores da região.

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