como imprimir crlv pelo celular

Perdeu o documento do veículo e agora está precisando com urgência de uma segunda via? Não se preocupe, os proprietários de veículos já podem imprimir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento) em papel A4, com a mesma validade do documento oficial, além da opção em formato digital por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Para obter a versão para imprimir, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Para veículos de Pessoa Jurídica, a obtenção do CRLV-e só está disponível no Portal do Denatran, com login por Certificado Digital.

Proprietários de veículos podem imprimir em casa o CRLV, documento que atesta que o veículo está licenciado para circular. O novo leiaute do documento eletrônico (CRLV-e), adotado em 2020, permite a impressão “caseira”, que tem total validade jurídica, assim como o CRLV eletrônico, baixado no celular. A impressão deverá ser de boa qualidade e em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única. A validação se dá por meio da leitura do QR Code inserido no documento.

A Carteira Digital de Trânsito é a evolução da CNH Digital. Agora, além da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, é possível ter a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV. A CNH Digital e o CRLV Digital são as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. Para obter as versões digitais da CNH e/ou CRLV, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • A CNH papel deve possuir o QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017);
  • O Detran emissor da sua atual CNH deve aderir ao Sistema Carteira Digital de Trânsito, conforme Resolução Contran nº 598/2016. Todas as UF’s realizaram a adesão;
  • O Detran emissor do CRLV deve aderir ao Sistema Carteira Digital de Trânsito, conforme Resolução Contran nº 720/ 2017. Confira, através deste link, quais os estados que já aderiram ao CRLV Digital.

O aplicativo funciona somente em aparelhos de telefonia móvel e tablets, que devem possuir um dos seguintes sistemas operacionais:

  • iOS, versão igual ou superior a 10;
  • Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

Os documentos podem ser acessados em momentos em que não há conexão com a Internet disponível. Será necessária conexão com a Internet somente na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.

Como Fazer a CNH Digital?

Usuário que possui a CNH Digital:

  • Basta atualizar manualmente ou automaticamente o aplicativo “CNH Digital” para a “Carteira Digital de Trânsito”.

Usuários que NÃO possui a CNH Digital (Novos usuários):

  1. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone, disponível nas lojas Play Store e App Store.
  2. Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
  3. Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado.
  4. Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição.
  5. Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT).
  6. Gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN).
  7. Adicionar os documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital).
  8. Visualizar os documentos adicionados.

Em caso de dúvidas operacionais sobre o sistema “CNH Digital”, você poderá acionar a CSS – Central de Serviços Serpro através dos canais de atendimento:

  • E-mail – envie e-mail para [email protected] e informe o seu nome completo, CPF, telefone e especifique a(s) sua(s) dúvida(s)/dificuldade(s);
  • Formulário – clique no link “formulário” e preencha os campos solicitados.

CRLV, CRV e DUT

Muita gente confunde a função deses três tipos de documentos. Mas para irmos em frente, é necessário entender o significado de cada um. DUT (Documento Único de Transferência) e CRV (Certificado de Registro de Veículos) na verdade são a mesma coisa, ou seja, ao documento único de registro do veículo. Até 1985 existia apenas o termo DUT, mas com a implantação do sistema Renavam naquela época, houve a mudança para CRV. Mas muitos motoristas ainda têm o hábito de falar como ficou registrado na memória.

Tanto o DUT quanto o CRV jamais serão solicitados em operações de trânsito. Como no documento constam informações privilegiadas, entre elas o número do chassi, Renavam, nome, CPF e endereço do proprietário, a orientação é guardá-lo com cuidado em casa. O CRV dura toda a vida útil do automóvel, independente da data de emissão. Já o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) se diferencia pelo fato de ser emitido anualmente. O CRLV é um comprovante de que o carro está devidamente licenciado.

Como Imprimir o CRLV?

A autenticidade da impressão é garantida por um QR Code que pode ser consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização. O CRLV 100% digital, desenvolvido pelo Serpro para o Denatran. O documento veicular pode ser impresso pelo site do Detran estadual, Portal de Serviços do Denatran ou aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para emitir o documento eletrônico, é necessário que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.

Como Imprimir CRLV pelo Computador?

  1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran. O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.;
  2. Na seção “CRLV Digital”, clicar em “Baixar CRLV”, no menu lateral esquerdo;
  3. Entre com o RENAVAM, placa e código de segurança do CRV. Clique sobre o ponto de interrogação (?) para ver onde o número está localizado. Vale lembrar que o CRV é diferente do CRLV – ele geralmente encontra-se anexo ao recibo de transferência do veículo;
  4. Em seguida, clique em “CRLVDigital.pdf” para baixar ou abrir o arquivo do documento CRLV digital em formato PDF;
  5. Por fim, clique sobre o ícone da impressora para imprimir. A autenticidade do documento poderá ser verificada usando o QR code no aplicativo Vio.

Como Imprimir CRLV pelo Celular?

  1. Instale o app Carteira Digital de Trânsito em seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, pressione a opção “Entrar com gov.br” e entre com o seu CPF e senha cadastrados no site do Governo Federal ou toque em “Cadastrar” para se registrar;
  2. Após fazer o login, na tela principal do aplicativo, toque em “Veículos”;
  3. Em seguida, pressione “Baixar CRLV Digital” e, caso tenha mais de um carro, toque sobre o veículo cujo documento você quer baixar;
  4. O CRLV Digital será exibido na tela. Toque sobre o botão indicado, no canto inferior direito, e vá em “Exportar”;
  5. Toque novamente em “Exportar” e, por fim, basta salvar o arquivo PDF em um aplicativo de sua preferência, como o Google Drive. Depois, basta abrir o documento e imprimir.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.