Perdeu seu celular? O chip estragou? Esqueceu de fazer a carga e o chip venceu? Roubaram seu smartphone? Não se preocupe. Ainda existe a possibilidade de recuperar seu número da Vivo, Tim, Claro e Oi. Você entender como fazer.
Várias situações cotidianas podem fazer com que você fique sem seu número de celular, por exemplo:
- Perdeu o celular
- Seu celular foi roubado
- O chip parou de funcionar
- Cortou o chip errado
- Esqueceu de recarregar o chip e a operadora cancelou a linha
E isto é uma tremenda dor de cabeça pois muitos aplicativos como WhatsApp, Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok possuem sistema de autenticação baseado no número do celular. Desta forma, mesmo que você compre um novo celular ou um novo chip, se não tiver o número antigo perderá as contas nestes aplicativos. A boa notícia é que nem tudo está perdido. Você poderá recuperar seu número de celular.
Um alerta: Caso você tenha perdido seu celular ou alguém tenha roupado, não peça para cancelar a linha. O correto é pedir o bloqueio temporário até que você consiga recuperar o número em um novo chip (chip virgem). O ideal mesmo é você ir a uma loja e já adquirir um novo chip solicitando ao atendente que coloque nele seu número antigo.
Uma dica: Caso seu chip tenha parado de funcionar, pode ser que não seja um defeito e sim uma mal contato. Sendo assim, verifique o estado dos contatos do mesmo. Se notar alguma sujeira ou oxidação (ferrugem), proceda com a limpeza adequada e teste novamente.
Para o caso de linhas canceladas por falta de recarga, você tem até 180 dias (6 meses) para solicitar à operadora a reativação do número. Para isto basta ir a uma loja autorizada e fazer a solicitação. Após este período, a operadora poderá reciclar seu número, isto é, poderá vendê-lo para outra pessoa. Caso a loja da operadora negue a recuperação do chip, você precisará recorrer à decisão da operadora através de reclamação no site da Anatel. Confira a seguir como fazer:
Reclamações na Anatel
Como consumidor de serviços de telecomunicações tais como telefonia e internet, você tem o direito de registrar, junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), reclamações contra as operadoras de serviços quando considerar que elas não estão cumprindo suas obrigações. Antes de fazer isso, porém, a Anatel recomenda que você se atualize sobre seus direitos como consumidor de serviços de telecomunicações.
Fale primeiro com a sua operadora. Anote e guarde o protocolo de atendimento pois ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta. A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso.
Se a operadora não responder, ou se a resposta não for satisfatória, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido. Tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Caso a reclamação seja feita por alguém que não é o usuário titular do acesso, é necessário apresentar procuração. Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da Internet – FOCUS – Suporte do Atendimento aos Usuários; da Central de Atendimento Telefônico gratuito, no número 1331 – ou 1332, para deficientes auditivos (não há necessidade de acrescentar o código DDD); do aplicativo “Anatel Consumidor” (disponível para os sistemas Android e iOS.
A Anatel lhe fornecerá um número da solicitação. Anote e tenha essa informação sempre em mãos. Ela será útil sempre que você entrar em contato com a Agência. Aguarde e acompanhe o prazo de cinco dias úteis para resposta.
Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou ligando para o 1331. Neste último caso, você não precisa nem esperar o atendente. Basta digitar o número da solicitação, quando indicado.
Se, após cinco dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação. Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.
Confira no vídeo abaixo o passo-a-passo para abrir uma reclamação no site da Anatel:
Boa tarde, eu tinha essa linha 19998659987 e fiz o pedido de portabilidade para Tim, porém a operadora não fez a portabilidade me mandou um outro chip Com outro número,aí fiz o pedido pra cancelar o plano por fim cancelaram minha linha, estou precisando urgente do mesmo número pois perde meu celular e só vou conseguir ter acesso ao meu e-mail com o número que cancelaram
Perdi meu celular mais não sei o número que estava registrado nele preciso muito desse número para mim entrar no caixa tem.
A oi foi vendida muitos usuários foram prejudicados e eles não dão o suporte necessário muitos estão tendo plobemas e perdendo as linhas isso e uma fauta de respeito com o consumidor e as o operadoras que adquiriram a oi não estão nem ai e nao resolvem os problemas
Meu celular foi roubado com meu chip, gostaria de saber como faço para recuperar meu número?
BOM DIA MEU CELULAR FOI ROUBADO, COMO FAÇO PRA RECUPARAR MEU CHIP DA VIDA
Como faço pra recuperar meu chip
Perdi meu chip preciso dele pra entra no meu email
Eu perdi meu nimero por falta dê pagamento, paguei atrasado dps de dois meses enfim à Tim sê recusa devolve meu número perdi neu e-mail não consigo acessá nada
Roubo meu chip aí que quero pra entra no meu email pra estuda como eu fraco agora
quero recuperar meu numero da vivo
Presizo recuperar meu número da vivo
Quero recuperar meu número da Tim
Pois preciso muito desse número
Preciso muito do número antigo 963484570 perdi meu email fotos contatos, enfim estava aguardando resposta sobre meu Seguro tô precisando muito
Roubo meu chip e o cll
Olá boa tarde quero recuperar meu número pois não tive condições de recarregar e foi cancelado
Eu quero ter o número de novo
Preciso recuperar meu número da claro tô precisando dele muito
Quero recuperar meu número da claro, estou precisando muito dele.
Quero recuperar meu número antigo da claro, estou precisando urgente dele
Eu quero e preciso recuperar o meu número da vivo urgente
Oi eu quero recuperar o meu número dá vivo
Quero recuperar o meu número da Oi pois perdi ele numa viagem ao norte
Quero recuperar meu número da vivo
Quero recuperar meu número vivo
Quero recuperar meu. Número da vivo foi roubado .. o que posso fazer moça atendente informou que .. posso tá ligando passa fazendo procedimento gostaria de saber qual informações procede ..
Quero recuperar meu número da Tim ,preciso dele pra serviço
Quero recupera meu número da vivo
Quero recuperar meu chip da vivo como posso fazer
Quero recuperar meu número da Tim, pois preciso dele pra trabalhar
Quero recupera meu numero da Tim me ajuda
Quero recuperar o numero do meu oi
Eu quero recuperar meu chip do celular que foi rroubado
Quero recuperar meu presiso dele
Eu quero recuperar meu número presiso dele
Quero recuperar meu número da vivo
Como recuperar número tim