Perdeu seu celular? O chip estragou? Esqueceu de fazer a carga e o chip venceu? Roubaram seu smartphone? Não se preocupe. Ainda existe a possibilidade de recuperar seu número da Vivo, Tim, Claro e Oi. Você entender como fazer.

Várias situações cotidianas podem fazer com que você fique sem seu número de celular, por exemplo:

  • Perdeu o celular
  • Seu celular foi roubado
  • O chip parou de funcionar
  • Cortou o chip errado
  • Esqueceu de recarregar o chip e a operadora cancelou a linha

E isto é uma tremenda dor de cabeça pois muitos aplicativos como WhatsApp, Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok possuem sistema de autenticação baseado no número do celular. Desta forma, mesmo que você compre um novo celular ou um novo chip, se não tiver o número antigo perderá as contas nestes aplicativos. A boa notícia é que nem tudo está perdido. Você poderá recuperar seu número de celular.

Um alerta: Caso você tenha perdido seu celular ou alguém tenha roupado, não peça para cancelar a linha. O correto é pedir o bloqueio temporário até que você consiga recuperar o número em um novo chip (chip virgem). O ideal mesmo é você ir a uma loja e já adquirir um novo chip solicitando ao atendente que coloque nele seu número antigo.

Uma dica: Caso seu chip tenha parado de funcionar, pode ser que não seja um defeito e sim uma mal contato. Sendo assim, verifique o estado dos contatos do mesmo. Se notar alguma sujeira ou oxidação (ferrugem), proceda com a limpeza adequada e teste novamente.

Para o caso de linhas canceladas por falta de recarga, você tem até 180 dias (6 meses) para solicitar à operadora a reativação do número. Para isto basta ir a uma loja autorizada e fazer a solicitação. Após este período, a operadora poderá reciclar seu número, isto é, poderá vendê-lo para outra pessoa. Caso a loja da operadora negue a recuperação do chip, você precisará recorrer à decisão da operadora através de reclamação no site da Anatel. Confira a seguir como fazer:

Reclamações na Anatel

Como consumidor de serviços de telecomunicações tais como telefonia e internet, você tem o direito de registrar, junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), reclamações contra as operadoras de serviços quando considerar que elas não estão cumprindo suas obrigações. Antes de fazer isso, porém, a Anatel recomenda que você se atualize sobre seus direitos como consumidor de serviços de telecomunicações, e, principalmente, que siga os passos abaixo:

reclamacao anatel

Fonte: Anatel

Fale primeiro com a sua operadora. Anote e guarde o protocolo de atendimento pois ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta. A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso.

Se a operadora não responder, ou se a resposta não for satisfatória, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido. Tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Caso a reclamação seja feita por alguém que não é o usuário titular do acesso, é necessário apresentar procuração. Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da Internet – FOCUS – Suporte do Atendimento aos Usuários; da Central de Atendimento Telefônico gratuito, no número 1331 – ou 1332, para deficientes auditivos (não há necessidade de acrescentar o código DDD); do aplicativo “Anatel Consumidor” (disponível para os sistemas Android e iOS.

A Anatel lhe fornecerá um número da solicitação. Anote e tenha essa informação sempre em mãos. Ela será útil sempre que você entrar em contato com a Agência. Aguarde e acompanhe o prazo de cinco dias úteis para resposta.

Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou ligando para o 1331. Neste último caso, você não precisa nem esperar o atendente. Basta digitar o número da solicitação, quando indicado.

Se, após cinco dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação. Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.

Confira no vídeo abaixo o passo-a-passo para abrir uma reclamação no site da Anatel:

8 thoughts on “Como Recuperar Número da Vivo, Tim, Claro e Oi

  1. Já aconteceu por 2 ou 3 vezes. E ainda recebia ligações de clientes reclamava que eu tinha sido Grosso com ele.Quando falava que tínhamos perdido o nr. Em função disso ai me pediam descupa .

  2. Cara me ajude o Cell travou no puk coloquei a senha que a central me deu aí pedi o novo pin ao coloco e recolo pra confirmar,ao invés de finalizar e fik ok aí volta pro começo sem solução..
    Oq faço.

  3. Com as lojas fechadas por conta da pandemia como recuperar o chip roubado a operadora OI não coloca o meu numero em outro chip.

  4. eu precisaria muito resgatar esse número pois fiz o auxílio emergencial e só posso entrar no aplicativo se tiver o código e era por esse número que eu recebi a

  5. Cara eu tenho um número em um chip bloqueado, usava ele no Whatsapp agora apareceu outra pessoa usando ele !

  6. Eu perdi o chip que o auxilio ta cadastrado, mas comprei um outro de outra operadora como faz pra mudar o numero antigo de outra operadora pra mudar pra o da vivo tem como?

  7. Comprei um chip, fui fazer um novo whatsapp, surpresa, o número veio com verificação em duas etapas do antigo dono (a) na conta do Whatsapp, o que fazer né!? Comprar outro chip e torcer para que não aconteça o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.