telefone da vivo

Pergunta do usuário: Quando tento efetuar uma ligação com meu celular que usa chip Vivo aparece a mensagem “não registrado na rede”. Tentei procurar redes nas configurações do aparelho e também não aparece nenhuma. Já reiniciei, limpei o chip, encaixei-o corretamente, ativei, desativei o modo avião e fiz outros procedimentos que vi na internet, mas, não tive sucesso. O que devo fazer para registrar meu chip Vivo na rede?

Resposta: Podem estar ocorrendo 3 problemas a saber:

  1. Defeito no chip Vivo;
  2. Defeito no celular;
  3. Falta de sinal na região.

A falta de sinal poderá ser confirmada caso o nível de sinal mostrado no visor do celular esteja zerado. Você poderá testar o registro em outro local da sua cidade para saber se é realmente um problema do local em que você está no momento. Lembramos que o problema pode ser temporário em uma determinada região.

Caso não seja problema de sinal, o defeito pode estar no celular ou no próprio chip. Você deverá então procurar uma assistência técnica para verificar o aparelho. Se não for constatado problema no celular, você deverá procurar uma loja da Vivo para verificar o funcionamento do chip.

Como Cadastrar um Chip Vivo?

Se você acabou de comprar um novo chip da Vivo, então precisará fazer o cadastro. Para isto, siga os seguintes passos:

  • Coloque o novo chip no aparelho.
  • Você receberá um SMS com seu novo número de telefone.
  • Ligue para *8486 com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em mãos e escolha a opção para falar com o atendente.
  • Forneça as informações que o atendente solicitar e aguarde a mensagem de texto de confirmação de ativação.

Além deste método, existe outra forma de efetuar o cadastro. Acompanhe:

  • Coloque o novo chip no aparelho.
  • Envie um SMS para 8966 com o DDD do seu Estado.
  • Você receberá um SMS informando o número de telefone.
  • Com o CPF em mãos, ligue para *8955 e informe seus dados conforme o atendente solicitar.
  • Aguarde a mensagem de texto informando que o cadastro foi efetuado com sucesso.

Chip Vivo Não Registrado na Rede

Quando você coloca um chip Vivo no seu celular ou smartphone, automaticamente o chip vai se conectar com a rede da operadora disponível na sua região. Contudo, em alguns casos a conexão do chip com a rede poderá não ser feita automaticamente.

Vários fatores podem acarretar o não registro do chip na rede, as vezes um simples trocar de chip de uma operadora para outra pode ocasionar o problema. Muitas pessoas que sofrem com esse problema recorrem a processos como restaurar o seu celular para o padrão de fábrica. Mas procedimentos como este nem sempre são recomendados.

Por que o Problema Não Registrado na Rede Ocorre?

Ao se locomover de um ponto a outro portando seu celular, o aparelho estará analisando os sinais das diversas antenas de rádio base disponíveis na região. O sistema do celular geralmente se registra na rede cujo sinal é mais forte. Então, se você muda de local para outro, o sistema poderá se registrar em outra rede. A mensagem “não registrado na rede” então ocorrerá quando o seu aparelho não conseguir se conectar a uma das redes locais disponíveis.

Diversas causas podem ocasionar este erro, por exemplo, o celular pode estar tentando fazer uma conexão 4G onde só há opção de conexão 3G. A mensagem pode também estar associada ao fato de a operadora não conseguir identificar o IMEI do seu aparelho. E isto pode estar relacionado a diversas causas como:

  • Firmware desatualizado no aparelho;
  • Versão do Android desatualizada;
  • Operadora com problemas temporários ou em manutenção na área em que você se encontra;
  • Aparelho fora da área de cobertura das antenas da sua operadora.

Como Resolver o Problema Não Registrado na Rede?

Considerando que seu celular está com firmware e sistemas operacionais atualizados, e que o sinal da operadora na região está OK, você poderá executar alguns passos para tentar fazer com que o celular se registre na rede:

Reset do celular: O primeiro passo é resetar o aparelho. Para isto, desligue o celular, aguarde 10 segundos e ligue novamente. Aguarde mais alguns segundos para que o aparelho fala o processo de conexão com a rede.

Recolocação do chip: Desligue o celular e retire o chip. Verifique se ele está em boas condições de uso. Caso seja necessário, você deve fazer a limpeza do chip para eliminar possíveis oxidações. Em seguida, insira novamente o chip no seu aparelho. No entanto, caso você perceba que o chip está muito oxidado ou danificado de alguma forma, a melhor solução é comprar um novo. Por outro lado, se o seu chip é novo e ainda não foi utilizado, o problema pode ocorrer por ele não estar cadastrado na operadora.

Seleção manual da rede disponível: Verifique se o seu aparelho está fazendo a seleção correta da rede da sua operadora. A mensagem “Não Registrado na Rede” pode ser mostrada se o aparelho não estiver conectado à rede correta. Geralmente, os aparelhos selecionam a melhor conexão de forma automática, sendo esse o mecanismo recomendado. Mas podem ocorrer erros na seleção automática da rede. Desta forma, você tem a opção de selecionar a rede correta manualmente. Para isto, você deve acessar as configurações de rede do aparelho. Este procedimento pode variar de aparelho para aparelho. No tutorial abaixo você poderá verificar um exemplo de configuração.

Outros Métodos para Tentar Registrar o Chip Vivo na Rede

Ativação de Roaming: Vá em configurações de redes móveis e ative o modo roaming. Mas atenção, em algumas operadoras, a ativação do roaming tem um custo. Pesquise antes de escolher por essa alternativa.

Mudança de Porta do Chip: Se o seu celular aceita mais de um chip, mude o local onde o chip foi colocado. A porta utilizada pode estar com defeito.

Formatação do Celular: A restauração dos dados de fábrica fará com que o smartphone fique no estado como veio de fábrica. Este é o procedimento mais drástico mas não garante que irá dar certo, faça antes o backup de seu celular para preservar seus dados.

Correção de IMEI: IMEI é um número de identificação e cada celular possui um próprio. Quando o celular muda automaticamente de rede, este deve informar um número de IMEI que seja válido para a rede. Porém, em alguns casos, isso pode não acontecer. Quando o IMEI é bloqueado, a mensagem de erro “não registrado na rede” pode aparecer. Ligue para *#06# para saber o IMEI. Acesse então o site da Anatel para consultar a situação do seu IMEI. Um IMEI geralmente é bloqueado quando a situação do aparelho é irregular. Entre em contato com sua operadora ou a loja física para que eles te ajudem no procedimento de desbloqueio ou troca do chip.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.