Com o passar do tempo, os smartphones se tornaram cada vez mais populares e, ao mesmo tempo, o número de usuários móveis também aumentou. Como resultado, os aplicativos se tornaram cada vez mais populares, porque sem eles, os telefones celulares de hoje não existirão mais. Geralmente, as lojas abrigam vários tipos de aplicações, seja para comunicação, entretenimento ou utilidade. Para entretenimento se destacam os jogos, e hoje, abordaremos um muito conhecido: o Xadrez. Veja abaixo os melhores apps dessa categoria.

O xadrez foi criado há mais de 15 séculos, mas continua sendo um jogo muito praticado nos dias atuais, inclusive virou até esporte. Então, como não podia ser diferente, também acabou virando aplicativo de celular. Dado isso, os apps de xadrez permitem que você jogue em qualquer hora e em qualquer lugar sem que haja a necessidade de ter um tabuleiro e todas as suas peças. Alguns aplicativos oferecem tabuleiros 2D ou 3D, partidas online e alguns outros recursos. Então, confira os melhores apps de xadrez.

Aplicativo Nota na Play Store
Chess 4,3
Chess Free 4,5
Lichess – Online Chess 4,5
Xadrez – Clash of Kings 4,4
Xadrez – Jogar e aprender 4,6

1 – Chess

O Chess é um aplicativo de Xadrez para o seu celular ou tablet. Criado em 30 de Julho de 2019 pela CanaryDroid, o app tem 10 níveis de dificuldade, desde o inicial até o profissional. Possui opções de dicas para próximas jogadas, além de ter como desfazer uma jogada, após as partidas sua performance é mostrada e são atualizadas suas estatísticas de jogo, estando sempre disponível para acesso. Além de poder jogar em 2D, o app oferece a vista em 3D e até mesmo automática, onde ela intercala entre as duas anteriores. Oferece 6 temas de fundo para o tabuleiro, peças e fundo, sendo possível jogar contra seus amigos também. Salva automaticamente quando você recebe uma ligação ou mesmo fecha o app sem querer.

Download na Play Store (Android)

2 – Chess Free

O Chess Free, é um aplicativo de Xadrez online para jogar com amigos ou adversários aleatórios. Criado em 2010 pela Al Factory Limited o app é totalmente gratuito sem opções bloqueadas por pagamento, inclui 12 níveis de dificuldade, desde o iniciante até o expert. Oferece dois modos de jogo: o Casual e o Pro, sendo o casual direcionado para quem ainda está aprendendo a jogar e o Pro para se especializar. Uma das ferramentas presentes no Chess Free é a de um “tutor” onde a máquina te mostrará as opções disponíveis e recomendará peças para movimentar. Caso deseje, ainda é possível ativar a opção onde o CPU indicará o que ele pensa de cada jogada, erros cometidos e possíveis jogadas do adversário. É possível escolher entre um tabuleiro 2D e um 3D, revisar sua partida após a conclusão e ainda salvar, carregar e exportar suas partidas antigas.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

3 – Lichess

O Lichess é um aplicativo voltado para o público que deseja ter um jogo de xadrez sempre em seu celular. Criado em 2015 pela lichess.org, o app possui jogos de xadrez online e offline gratuitos, podendo ser jogado com amigos ou adversários aleatórios. É possível jogar blitz, clássico, por correspondência ou bullet e até mesmo em torneios em arenas online. Encontre pessoas, siga-as, desafie para jogarem, entre outras coisas que o Lichess disponibiliza, além de ter estatísticas dos seus jogos e evolução. Disponível em 80 línguas, não possui propagandas, é gratuito, apresenta diversas variantes para treinar seja offline ou online, além de ter análise de jogo computadorizada.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

4 – Xadrez – Clash of Kings

O Xadrez – Clash of Kings é um aplicativo para quem deseja jogar xadrez online, seja com amigos ou desconhecidos. Lançado em 2018 pela Chess & Checkers Games, o app oferece até 10 níveis diferentes de dificuldade (desde o iniciante até mais profissionais) e ainda disponibiliza conselhos para garantir os melhores movimentos. Caso haja um erro, é possível desfazer sua última jogada e ainda tem diversos quebra-cabeças de xadrez e a possibilidade de escolher entre vários temas gráficos tanto para o tabuleiro como para as peças de xadrez. É possível jogar online contra diversos adversários e ainda participar de mini jogos e desafios de xadrez. Ao ganhar as partidas, você também consegue pontos para o seu país podendo deixá-lo em primeiro no ranking mundial.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

5 – Xadrez – Jogar e aprender

O Xadrez – jogar e aprender é um aplicativo para quem deseja jogar xadrez pelo celular. Criado em 2010 pela chess.com o app oferece a opção de jogar partidas de xadrez online de graça, contra adversários aleatórios ou amigos, com partidas ilimitadas e mais de 50 mil problemas táticos, vídeos, aulas interativas e um adversário computadorizado. É possível ajustar o seu nível de aprendizado, tanto o seu quanto o do adversário que o sistema oferta, além de poder escolher o tema do tabuleiro e das peças, dentre os mais de 20 disponibilizados pelo app. Existem duas opções de partidas: a blitz, que é em tempo real ou a de xadrez diário por correspondência. Caso desejar, ainda é possível analisar suas partidas depois que elas acabam, para aprender o que ocorreu de errado. Dentro do app é possível fazer amigos, mandar mensagem para eles, participar de fóruns da comunidade e ainda pode ler os artigos que são lançados diariamente sobre xadrez, além de ter suas estatísticas computadas lá.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

Aplicativo Vantagens Desvantagens
Chess Salvamento de partidas automaticamente e grande variedade de níveis de dificuldade. Problemas com a inteligência artificial do jogo e contém anúncios.
Chess Free Grande variedade de níveis de dificuldade, modo online gratuito e rever partidas antigas. Problemas com a inteligência artificial do jogo e contém muitos anúncios.
Lichess – Online Chess Não tem anúncios, modo online gratuito e interação entre usuários. Alguns problemas com o multiplayer e problemas de conexão.
Xadrez – Clash of Kings Grande variedade de níveis de dificuldade e modo online gratuito. Problemas com bugs nos jogos e contém anúncios.
Xadrez – Jogar e aprender Interação entre usuários voltada para aprimoramento, rever partidas antigas e modo online gratuito. Problemas com bugs nos jogos e contém anúncios.

Confira também os melhores aplicativos de passagens aéreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.