Com o aumento do uso da internet nas últimas décadas, diversos negócios vêm se modernizando e se expondo online para aumentar os números de visibilidade da marca.

Outra grande novidade do mundo tecnológico diz respeito à evolução por meio da criação de smartphones e aplicativos que facilitam a experiência do usuário. Muitas empresas já têm apps próprios, será que chegou a vez da sua marca criar um?

Como saber quando é hora de criar um app para empresa ou marca

É sempre bom se inovar e criar diversas formas de interagir com a sua audiência. Se muitas vezes um app não se faz necessário, por que não criar esta necessidade por meio de algo que realmente tenha valor para o seu público?

Talvez somente o conteúdo das redes sociais e um site próprio sejam interessantes para manter a sua marca com uma boa visibilidade, mas e se sua empresa oferecer algo a mais?

Ainda assim, você deve se esforçar para que o app não seja dispensável. É absolutamente necessário criar novas funcionalidades e conteúdo exclusivo para a sua nova plataforma.

Formas de tornar um app absolutamente atrativo

Como foi falado acima, é preciso que você tenha conteúdo exclusivo para oferecer no app. Criar um aplicativo somente para replicar as mesmas ideias do site ou das redes sociais é desnecessário, dispensável e só vai te fazer perder dinheiro em algo sem valor.

Veja algumas ideias de conteúdo para colocar em um app:

  • Calculadora relacionada ao segmento – Calculadora de IMC, custos de uma festa ou qualquer outra coisa que possa ser uma facilidade para o seu público.
  • Conteúdo exclusivo – Crie conteúdos em imagens, vídeos, textos e áudios exclusivos para quem utiliza o app.
  • Promoções – Você pode oferecer cupons de desconto e facilidades exclusivas que só podem ser acessadas por meio do app.
  • Pedidos e outras funcionalidades – Assim como uma calculadora, crie funcionalidades inteligentes, seja de pedidos para estabelecimentos de comida, catálogos de preços e muito mais.

Quais as vantagens de ter um app próprio para sua empresa ou marca?

Um app com conteúdo exclusivo é uma boa maneira de encontrar a sua audiência fora do espaço “alugado” das redes sociais. Por si só, esta já é uma ótima vantagem de ter um aplicativo próprio para sua empresa ou marca.

Veja a seguir as vantagens que a sua empresa ou marca pode obter ao oferecer um aplicativo.

Afunilamento de público

Somente pessoas realmente interessadas em dar o próximo passo no relacionamento com a sua empresa fará o download do app para utilização. Geralmente as pessoas não gostam de ter apps desnecessários enchendo as memórias dos seus telefones.

Dados de clientes

Quando o possível cliente faz o download do aplicativo, ele faz um cadastro rápido que te dá acesso a telefone de contato, e-mail, nome completo e outras informações importantes. Isso é uma boa abertura para que você possa fazer contato para negócios futuros.

Terreno próprio

Trabalhar a marca somente por meio das redes sociais pode ser arriscado. E se um dia estas empresas sofrerem uma pane e você ficar sem sua audiência? Por isso, é extremamente importante engajar seu público em espaços fora das redes sociais.

Está na hora de ter um app! Mas e se não for possível criar algo de qualidade?

Pelo que vimos acima, quase sempre é hora de utilizar um app para divulgar a sua empresa ou sua marca. Ainda assim, pode ser que financeiramente não seja o momento de criar um app.

A solução para este problema é bem simples: criar um site. Se você não pode investir na criação de um bom app que seja indispensável para o seu público, considere investir um pouco mais no seu site e criar um ambiente que realmente ofereça valor.

Procure um bom servidor de domínio e hospedagem que te ofereça funcionalidades para criar um site de qualidade. Atualmente a maioria dos sites possui suas versões mobile, o que faz dele praticamente um aplicativo.

Considere comprar domínio para sua marca, contratar um bom servidor de hospedagem de sites e criar um espaço para o seu público te encontrar fora das redes sociais.

Se você não sabe como criar um site, procure ajuda profissional ou até mesmo aprenda pela internet. Geralmente, um bom site não tem muito segredo e grande parte do sucesso estará ligado ao conteúdo.

Conclusão

A criação de um aplicativo para a sua marca ou empresa nem sempre pode ser é a melhor solução para o momento do seu negócio.

No entanto, se você já decidiu que isso é uma boa estratégia para os seus negócios, não deixe de oferecer uma boa experiência aos seus clientes e usuários.

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando para conhecer mais soluções e fique ligado nas dicas que oferecemos em nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.