Telefone Anatel 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp

Precisando do número de telefone para contato com a Anatel para registrar e acompanhar reclamações, pedidos de informação e sugestões? Informamos que o telefone da Anatel é 1331. Você também poderá usar o aplicativo Anatel por meio do seu smartphone e tablet. Se preferir, utilize o serviço de atendimento via internet para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação e sugestões em relação às operadoras e à Anatel.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma agência reguladora, vinculada ao Governo Federal. A ela compete a regulação do setor de telefonia, tanto fixa quanto móvel. Em matéria de telecomunicações, a agência tem como principais atribuições celebrar e gerenciar contratos de concessão, fiscalizar a prestação de serviços, aplicar sanções, controlar revisões tarifárias, expedir normas sobre prestação de serviços e até mesmo realizar intervenções, se necessário. Para tanto, a Anatel edita resoluções que dão diretrizes ao setor de telefonia e preenchem lacunas legislativas. Como é seu dever reprimir infrações aos direitos dos usuários, o consumidor deve denunciar à agência a ocorrência de ilegalidades e exigir providências.

Falar com a Anatel Contato da Anatel
Telefone Anatel 1331
Atendimento online apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor
Atendimento presencial www.gov.br/canais_atendimento/presencial
E-mail Não tem
Chat Não tem
Central de ajuda (FAQ) www.gov.br/perguntas-frequentes
Ouvidoria Anatel falabr.cgu.gov.br

Qual é o telefone da Anatel?

O telefone da Anatel é 1331 para registrar reclamações contra prestadoras, pedidos de informação, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações. A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Pessoas com deficiência auditiva ou da fala podem acessar a Central de Intermediação de Comunicação – CIC de sua prestadora de telefonia móvel ou fixa e solicitar uma videochamada para a Central da Anatel (1331). A ligação é gratuita de qualquer localidade do país.

Além do telefone geral, você também pode entrar em contato com a Anatel na sua cidade. Porém, essa ligação não é gratuita e, geralmente, resolve questões relacionadas ao atendimento presencial, como documentos necessários, andamento de processos, dúvidas, entre outras. Confira:

  • Anatel Telefone São Paulo: (11) 2104-8800
  • Anatel Telefone Rio de Janeiro: (21) 2105-1850
  • Anatel Telefone Belo Horizonte: (31) 2101-6100
  • Anatel Telefone Distrito Federal: (61) 2312-2000
  • Anatel Telefone Curitiba: (41) 3219-7000
  • Anatel Telefone Salvador: (71) 3616-5301

Qual é o atendimento SAC da Anatel no APP?

Você poderá, de forma gratuita, baixar e instalar o app “Anatel Consumidor” na Google Play e App Store. Com o aplicativo é possível registrar e acompanhar reclamações, pedidos de informação e sugestões. Pelo app é ainda possível tirar as principais dúvidas sobre direitos do consumidor por meio da funcionalidade Perguntas Frequentes. O usuário pode utilizar o mesmo cadastro do serviço de atendimento via internet para utilizar o aplicativo. Antes de efetuar uma reclamação sobre os serviços de telecomunicações, procure sua prestadora e tenha em mãos o protocolo de atendimento da empresa.

Antes de fazer uma reclamação na Anatel, busque primeiro resolver a demanda junto à sua operadora. Somente registre reclamações na Anatel caso a operadora não lhe responda no prazo acordado ou caso considere que a resposta não atende aos seus direitos. Lembre-se de anotar – sempre – os números de protocolo que sua operadora lhe passar. Estes números serão necessários na hora de registrar a reclamação na Anatel.

A reclamação inserida no sistema da Anatel é encaminhada à sua operadora, que tem o prazo de dez dias corridos para lhe enviar uma resposta. A Anatel não trata as reclamações individualmente, mas monitora o prazo de resposta e utiliza as informações inseridas pelos consumidores para cobrar um melhor desempenho das operadoras e do setor como um todo. Para registrar uma solicitação, o aplicativo exige a inserção de CPF e senha.

  • Se você nunca utilizou o app, faça seu cadastro e obtenha uma senha no próprio dispositivo. Cadastros antigos (efetuados até 12/11/2019) não valem para este novo app.
  • Caso tenha esquecido sua senha, o campo “Esqueci minha senha” permite que você receba um código de verificação no e-mail já cadastrado na Anatel, permitindo assim a alteração da senha.
  • Caso não consiga acessar o aplicativo, favor entrar em contato com a Central de Atendimento da Agência no telefone 1331 (funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00). A ligação é gratuita em todo o território nacional.

Como fazer uma reclamação na Anatel?

Como consumidor, você tem o direito de registrar, junto à Anatel, reclamações contra as operadoras de telecomunicações quando considerar que elas não estão cumprindo suas obrigações.  Utilize o serviço de atendimento via internet para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação e sugestões em relação às operadoras e à Anatel. O acesso ao sistema é feito mediante cadastro do usuário. Antes de efetuar reclamação sobre os serviços de telecomunicações, procure sua prestadora e tenha em mãos, ao entrar em contato com a Agência, o protocolo de atendimento da empresa. A Anatel recomenda que você se atualize sobre seus direitos como consumidor de serviços de telecomunicações, e, principalmente, que siga os passos abaixo:

reclamacao anatel

Fonte: Anatel

Fale primeiro com a sua operadora. Anote e guarde o protocolo de atendimento pois ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta. A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso.

Se a operadora não responder, ou se a resposta não for satisfatória, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido. Tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Caso a reclamação seja feita por alguém que não é o usuário titular do acesso, é necessário apresentar procuração. Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da Internet – FOCUS – Suporte do Atendimento aos Usuários; da Central de Atendimento Telefônico gratuito, no número 1331 – ou 1332, para deficientes auditivos (não há necessidade de acrescentar o código DDD); do aplicativo “Anatel Consumidor” (disponível para os sistemas Android e iOS.

A Anatel lhe fornecerá um número da solicitação. Anote e tenha essa informação sempre em mãos. Ela será útil sempre que você entrar em contato com a Agência. Aguarde e acompanhe o prazo de cinco dias úteis para resposta.

Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou ligando para o 1331. Neste último caso, você não precisa nem esperar o atendente. Basta digitar o número da solicitação, quando indicado.

Se, após cinco dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação. Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.

Atendimento Anatel presencial

A Anatel disponibiliza em cada capital brasileira uma Sala do Cidadão para o consumidor que, eventualmente, encontre dificuldades em realizar o registro de sua solicitação por meio do atendimento telefônico, pela internet ou pelo aplicativo. O registro de solicitações na Sala do Cidadão é realizado por meio do preenchimento de formulário. Confira aqui os endereços.

Ouvidoria da Anatel

O site da Anatel não tem página de ouvidoria, você precisa usar o atendimento do Fala.BR, que é o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal. Na página, você terá disponível algumas opções, entre elas: denúncia, elogio, reclamação, solicitação e sugestão. Escolha a opção que mais se enquadra na sua necessidade e siga os passos do portal para registar sua demanda.

Contato Anatel nas Redes Sociais

A Anatel também está antenada na modernidade tecnológica que nos cerca e, pensando nisso, a agência também está presente nas principais mídias sociais. Através de canais como Facebook, Twitter e Instagram. Confira:

2 comentários em “Telefone Anatel 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp”

  1. O consumidor, já cadastro nos autos em epigrafe, procurou esta Autarquia para solicitar orientações e providência em relação á reclamada, em razão de falta de cumprimento à oferta relacionada ao pedido #6054.
    Declara que adquiriu junto ao fornecedor SMARTPHONE MOTOROLA MOTO G10 64GB 4G WI-FI TELA 6.5″ DUAL CHIP 4GB, em 30/01/2022, com valor de R$ 733,22. Acrescenta, porém que a empresa descumpriu obrigatoriedade legal de entrega do bem, fato que gerou questionamento e diversos pedidos de solução á demanda entretanto, até o presente momento, sem êxito.
    Menciona, porém que a empresa descumprira o acordo firmado e, portanto, não ocorrera a prestação do serviço, fato que gerou reclamações e pedidos de solução à demanda, todavia sem êxito.
    sem mais para o momento, aguardo que enviar resposta?

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  2. Telefone de contato da Anatel não recebe ligações.
    Registrei uma reclamação junto a Anatel e quem me responde são apenas atendentes da própria operadora.
    Não entendo esse povo.

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