Telefone FIES e Desenrola FIES

O telefone de atendimento do FIES é o número 0800-61-6161O atendimento ocorrem em horário comercial. A ligação é gratuita e esta linha de atendimento pode ser utilizada para resolver pendências relacionadas a aditamento de contrato, pagamentos, inscrições e muitos outros serviços.

Além do telefone, você poderá entrar em contato com o FIES via site. Para isto, será preciso logar no site do MEC com seu usuário e senha. Caso seja o primeiro acesso, clique em “Cadastrar”. Recomendamos usar o navegador Google Chrome para melhor utilização do portal.

Ouvidoria do FIES para reclamações dos estudantes

O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. A Ouvidoria do FNDE é um canal direto de diálogo com o cidadão-usuário. A Ouvidoria legitima reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes diretamente ligados ao FNDE, bem como dos que executam verbas provenientes da autarquia. O papel da Ouvidoria é auxiliar o cidadão contra violações de direitos, negligências, abuso de poder e má administração do serviço público, com o propósito de tornar a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas omissões e decisões. Confira os canais de contato com a Ouvidoria do FIES (FNDE):

Internet

Sistema de Ouvidorias do Governo Federal (e-Ouv) – Acesse o link.
Fale com a Ouvidoria – Canal disponível no portal do FNDE, em  Fale conosco.

Central de Atendimento ao Cidadão: Ligação gratuita no telefone 0800-616161 (para falar com o FNDE, digite “2” e em seguida “5”), de segunda a sexta de 8h às 20h.

Como Entrar em Contato com o Desenrola FIES?

O programa Desenrola FIES oferece diferentes canais de atendimento para os estudantes e beneficiários que precisam de suporte. Estes canais incluem desde serviços prestados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até os principais agentes financeiros do programa, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Abaixo, você encontrará as principais formas de contato com cada uma dessas entidades para resolver dúvidas ou tratar questões relacionadas ao FIES.

1. Atendimento pelo MEC e FNDE

Se você precisa de ajuda diretamente com o MEC ou o FNDE, existem dois canais principais de atendimento:

  • Portal Fale Conosco: Acesse diretamente o Portal Fale Conosco para enviar dúvidas, solicitações ou obter informações sobre o Desenrola FIES.
  • Telefone: Ligue para o número 0800 616161, que oferece atendimento gratuito para resolver dúvidas e fornecer suporte sobre o FIES e outros programas educacionais do governo.

2. Atendimento pela Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal, um dos agentes financeiros do FIES, disponibiliza diversos canais de atendimento para que os estudantes possam gerenciar seus contratos e solicitar informações:

  • Aplicativo Caixa: Acesse o aplicativo da Caixa diretamente no seu celular para gerenciar o FIES.
  • WhatsApp Caixa: Entre em contato pelo WhatsApp da Caixa, no número 0800 104 0 104.
  • Central de Atendimento Caixa: Para quem está nas capitais e regiões metropolitanas, o telefone de atendimento é 4004 0 104. Para as demais localidades, utilize o número 0800 104 0 104.

3. Atendimento pelo Banco do Brasil

O Banco do Brasil, outro agente financeiro do FIES, também disponibiliza canais de atendimento específicos para o Desenrola FIES:

  • Aplicativo BB: Gerencie seu contrato FIES pelo aplicativo do Banco do Brasil.
  • WhatsApp Banco do Brasil: Entre em contato pelo WhatsApp, utilizando o número 61 4004 0001.
  • Central de Atendimento BB: Ligue para o 0800 729 0001 para resolver questões sobre seu contrato FIES.

30 comentários em “Telefone FIES e Desenrola FIES”

  1. Eu tirava o boleto pelo app do FIES, porém agora está dando senha invalida e me pedem uma “Código autenticador” durante a recuperação da senha, porém o site não gera o QRCode para que eu possa gerar o código!! Alguém sabe como prosseguir?

    Responder
  2. Gostaria de saber por que o FIES não está fazendo repasse das minhas mensalidades pagas para a IES desde dia 15.06.2023???
    Não estou conseguindo fazer o aditamento.

    Responder
  3. Devido o erro do sistema do Fies no ano de 2022.2, não conseguir fazer o aditamento por um erro do sistema, eu colocava para fazer o aditamento, e em seguida aparecia uma mensagem que meu curso era inexistente, e isso hoje está impactando de fazer a rematrícula consequentemente na adesão de disciplina, fui orientado por uma das atendentes hoje a tarde conversar com a coordenação do meu curso para eu chegar até o professor assistir as aulas e assinar a lista de presença até chegar Outubro para eu fazer o aditamento!
    Deixo aqui registrado pois preciso me cobrir de tais prejuízos quais não iniciou da minha parte!!!

    Responder
  4. Boa tarde
    sou Katia Keller
    faz 06 meses que nao consigo tirar o boleto no Website do FIES e preciso QUE IR A CAIXA para emitir o boleto
    Esse mes nao consigo tirar ate agora preciso de informasção do que esta errado

    Responder
  5. Boa noite. Nao estou conseguindo fazer o meu adiantamento. O site está caindo faz 3 dias. Tenho até o dia 30 para a renovação. Por favor! Me ajudem.

    Responder
  6. Bom dia,Sou estudante do curso de medicina,possuo 84% de bolsa do FIEIS,e está acontecendo um aumento acima do percentual nas mensalidades,gostaria de uma revisão.

    Responder
  7. Boa tarde!
    Estou tentando a meses me comunicar com a caixa, meu Fies nao esta sendo debitado e eu moro no exterior, tento me comunicar por whatsapp, porem sem sucesso de resposta.
    Por favor, vou deixar meus dados para que me passe uma sugestao para regularizar ou ate mesmo quitar, muito dificil manter uma relacao com esse banco.
    Obrigada

    Responder
    • estou com a mesma situacao, moro no exterior e o fies nao esta sendo debitado. O banco empurra para o fies, e o fies empurra para o banco. Estou juntando provas para acionar o fies na justica.

      Responder
  8. Eu fiz a renegociação 2022 proposta pelo governo, Número do Contrato: 03.3183.185.0010400-95 Código Fies:
    016.138.503, aceitei em pagar em 3 parcela única, assinei o termo paguei a o boleto da primeira parcela no valor de Cr$ 204,18 e na segunda parcela não foi o mesmo valor já paguei Cr$ 208,04 não foi o valor que consta no contrato que assinei na Caixa Econômica que seria todo vencimento dia 20 de cada mês, como posso rever a diferença no próximo vencimento que será a ultima parcela.

    Responder
    • Olá a minha eu parcelar em 10 vezes, de 228,80, paguei a primeira nesse valor, a segunda é a terceira está com valor maior. Quero saber se vc teve resposta da sua. Eu fiz no BB

      Responder
  9. Deixo aqui minha frustração com esse fies. Tentei fazer uma renegociação desde 2020, até hoje não obtive resposta. Estou tentando pegar esse desconto do governo federal e não consigo puxar o boleto. Tenho interesse de pagar minha dívida. Nem se quer a caixa entra em contato comigo. Desde já agradeço e espero uma resposta.

    Responder
  10. Super indignada com o descumprimento de vocês com o acordo feito de renegociação, onde foi acordado um valor e vocês nos cobram outro , muito maior !!! Oq fazer ? Não foi esse o acordo , gostaria de uma explicação

    Responder
  11. Aumento absurdo Alda parcela do Fies paguei na data certa 763,02 e hoje paguei 826,88 se foi feito um acordo de. Dez parcelas de 763,02 estou vendo a impossibilidade de continuar sou idosa 68 anos faço uso continuo de medicamentos caro .

    Responder
  12. Esta acontecendo o mesmo comigo! E ainda colocam uma cláusula citando que não será feito novo boleto!!! Aff… mais de 40 minutos aguardando pra ser atendida pelo telefone … e nada!

    Responder
  13. Quero deixar minha indignação com o FIES, pois tentei fazer a inscrição por diversas vezes e não consegui, o campo p o ano de conclusão do ensino médio, não aparecia nenhuma opção, fiz diversas demandas, e eles pedem p vc ligar no 0800616161, e qdo atendem falam p vc fazer demanda, ou seja não resolvem nada, que absurdo.

    Responder
  14. Fiz o Fies em 2015 e pagava a parcela de 50 reais, realizei a suspensão do mesmo, e fiquei sabendo pela instituição que fazia faculdade que o mesmo não estava sendo repassada, estou em divida com a Instituição e o Fies?! Dificil

    Responder
  15. O meu foi no Banco do Brasil e aconteceu o mesmo, agora aparece que não tem contrato no meu nome, e quando tento fazer aparece que cliente não tem endereço válido.

    Responder
  16. Venho aqui deixar minha indignação com o descaso que vocês fazem com os clientes.
    Já é o segundo semestre que não consigo fazer o aditamento, pois não aparece pra mim. aí vai acontecer igual no semestre anterior que tive que pagar uma quantia pra faculdade, porque n ão houve repasse. Nos canais de atendimento ninguém resolve nada, isso quando não derrubam chamada.
    Assim fica difícil.

    Responder
  17. Venho aqui deixar minha indignação com o descaso que vocês fazem com os clientes.
    Já é o segundo semestre que não consigo fazer o aditamento, pois não aparece pra mim. aí vai acontecer igual no semestre anterior que tive que pagar uma quantia pra faculdade, porque n ão houve repasse. Nos canais de atendimento ninguém resolve nada, isso quando não derrubam chamada.
    Assim fica difícil.

    Responder
    • Gostaria de ressalta que o meu fies esta suspenso desde 2021 e não ouve o repasse até agora estou semdo prejudicada não fiz minha rematrícula estou perdendo aula me sinto lesada indignada, fiz o aditamento mas o sistema da caixa simplesmente não atualizou como vai ficar minha situação se alguém pode me respoder eu agradeço.

      Responder
  18. Bom dia. Venho aqui deixar minha reclamação com o Fies. O contrato foi fechado em Janeiro de 2021 e ainda está cobrando parcelas que já foram pagas. Por favor, não estou em condições de continuar pagando parcelas de um contrato de financiamento que já foi concluído.

    Responder

Deixe um comentário