Procurando pelo telefone de contato da Bradesco Seguros para falar com o atendente? O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como contato telefônico, chat online, email, whatsapp, SAC, ouvidoria e redes sociais. O importante é saber que todo consumidor quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto que você estiver adquirindo. A Bradesco Seguros é reconhecida em todo país pela confiança nos seus serviços de seguros pois é uma empresa comprometida com o cliente. Por isso, possui um rigoroso processo de qualidade nos seus serviços. Caso você tenha qualquer problema com seu seguro, poderá entrar em contato por telefone e email.
Mais do que banco, o Bradesco (confira aqui o atendimento Bradesco) está aí para te oferecer produtos de outras marcas, tudo para você poder se proteger da forma que mais combina com o seu momento de vida. Os especialistas encontram o produto adequado para você. Está mudando de casa? Ganhou um animal de estimação? Os consultores da Bradesco Seguros encontram a solução que você precisa. Cuidar das pessoas é essencial! Por isso, o atendimento Bradesco Seguros está com a equipe reduzida e novo horário na pandemia. Então, se você precisar falar com o atendimento o tempo de espera poderá ser maior do que está acostumado. Por isso, sempre que possível, priorize os canais digitais. Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a Bradesco Seguros. Os telefones estão à sua disposição.
Como Entrar em Contato com a Bradesco Seguros?
A Bradesco Seguros trabalha incansavelmente para trazer aos segurados os melhores produtos. A empresa entende que um bom relacionamento com o consumidor é primordial para manter a qualidade dos seus produtos. Por isto, a Bradesco Seguros mantém uma central de atendimentos pronta para solucionar qualquer um dos seus problemas. Caso queira entrar em contato com o atendimento da Bradesco Seguros, deve-se usar um dos seguintes canais:
Canal para Falar com a Bradesco Seguros | Contato Bradesco Seguros |
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Telefone SAC Bradesco Seguros Geral | 0800-727-9966 0800-701-7877 (Deficiência auditiva ou de fala) |
WhatsApp Bradesco Seguros | Confira abaixo como entrar em contato |
Chat Bradesco Seguros | Não tem |
Atendimento Bradesco Seguros | www.bradescoseguros.com.br/atendimento |
Fale Conosco Bradesco Seguros | www.bradescoseguros.com.br/fale-conosco |
Email Bradesco Seguros | Não tem |
Ouvidoria Bradesco Seguros | 0800-701-7000 0800-701-7877 (Deficiência Auditiva/Fala) |
Contados para falar com a Bradesco Seguros
SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Bradesco Seguros deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo. Quanto à qualidade do atendimento, o SAC da Bradesco Seguros deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.
1 – Como falar com a Bradesco Seguros?
A Bradesco Seguros tem como parte da sua cultura interna priorizar o cliente, seja no momento da compra, na entrega, no pós-venda ou no atendimento. Por isso, oferece vários canais de contato direto com o consumidor: você poderá falar com a Bradesco Seguros por telefone e email. A Central de Atendimento está sempre à disposição para lhe atender. A Central de Atendimento sempre está solidária e receptiva ao cliente, para tratar de qualquer assunto. Os clientes podem procurar a Central de Atendimento Bradesco Seguros sem receio, todos os dados são informados e analisados, com o objetivo de realizar quaisquer processos necessários da maneira mais correta e eficaz.
2 – Qual é o telefone da Bradesco Seguros?
A Bradesco Seguros é uma empresa comprometida com o cliente. Por isto, faz questão de manter um setor de suporte com telefonistas treinadas para atendimento ao consumidor. São poucas as empresas que possuem esta preocupação, a maioria atende por formulário ou robôs, mas a Bradesco Seguros está de fato preocupada em ter o melhor atendimento. A Bradesco Seguros possui possui atendentes preparados em sanar suas dúvidas e solucionar possíveis ocorrências. Ao ligar no telefone de SAC, você poderá tirar suas dúvidas, fazer reclamações, tentar resolver problemas sobre pedidos e tratar de uma série de outros assuntos, até mesmo fazer um elogio. O telefone de SAC da Bradesco Seguros é 0800-727-9966 e 0800-701-7877 (Deficiência auditiva ou de fala). Confira os telefones da Bradesco Seguros:
2.1 – Telefones Bradesco Seguros Auto
Central de Relacionamento
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004-2757
- Demais Regiões: 0800-701-2757
- Deficiência Auditiva/Fala: 0800-701-2762
- Atendimento das 07h40 às 20h20.
SAC
- Reclamações, cancelamentos e informações gerais: 0800-727-9966
- Deficiência Auditiva/Fala: 0800-701-2762
Acionamentos de Assistências
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004-2757
- Demais regiões: 0800-701-2757
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800-701-2762
- Atendimento 24 horas, 7 dias por semana.
2.2 – Telefones Capitalização Bradesco Seguros
Central de Relacionamento
Assistência, consultas, informações e serviços transacionais.
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4002-0022
- Demais Regiões: 0800-570-0022
- Acesso do exterior: +55 (11) 4002-0022
SAC
- Reclamações, cancelamentos e informações gerais: 0800-721-1155
- Deficiência Auditiva/Fala: 0800-722-0099
2.3 – Telefones Cartões Bradesco Seguros
Central de Relacionamento
Assistência, consultas, informações e serviços transacionais.
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4002-0022
- Demais Regiões: 0800-570-0022
- Deficiência Auditiva/Fala: 0800-722-0099
- Atendimento de seg. a sex., das 7h30 às 19h30, exceto feriados
SAC
- Reclamações, cancelamentos e informações gerais: 0800-727-9988
- Deficiência Auditiva/Fala: 0800-722-0099
- Atendimento 24 horas, 7 dias por semana
Resgate de Pontos
Cartões Elo e Visa
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4002-0022
- Demais Regiões: 0800-570-0022
2.4 – Telefones Bradesco Seguros Dental
Central de Relacionamento
- Informações e serviços transacionais – Beneficiários de planos empresariais
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004-2700
- Demais regiões: 0800-701-2700
- Beneficiários planos individuais: 0800-602-3332
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800 722 2191
SAC
- Reclamações, cancelamentos e informações gerais
- Beneficiários de planos individuais e empresariais: 0800-600-2894
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800-722-2191
Ouvidoria
- Elogios, sugestões e reclamações: 0800-772-2073
2.5 – Telefones Bradesco Seguros Previdência
Central de Relacionamento
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4002-0022
- Demais Regiões: 0800-570-0022
- Consultas, informações e serviços transacionais. Atendimento de segunda a sexta, das 07h30 às 18h, exceto feriados. Solicitação de resgate: Atendimento de segunda a sexta, das 09h às 18h (dias úteis)
SAC
- Reclamações, cancelamentos e informações gerais: 0800-721-1144
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800-701-2778
- Atendimento 24 horas, 7 dias por semana.
2.6 – Telefones Bradesco Seguros de Vida
Central de Relacionamento
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004-2704
- Demais Regiões: 0800-701-2714
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800-701-2778
- Assistência, consultas, informações e serviços transacionais. Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 08h às 18h.
SAC
- Reclamações, cancelamentos e informações gerais. Atendimento 24 horas, 7 dias por semana: 0800-721-1144
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800-701-2778
Central de Atendimento de Sinistro
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004-2794
- Demais Regiões: 0800-701-2794
2.7 – Telefones Bradesco Seguros Saúde
Central de Relacionamento
- Informações e serviços transacionais – Beneficiários de planos empresariais
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004-2700
- Demais regiões: 0800-701-2700
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800-701-2708
SAC
- Reclamações, cancelamentos e informações gerais
- Beneficiários de planos individuais e empresariais: 0800-727-9966
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800-701-2708
Serviço de atendimento a referenciados
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004-4580
- Demais regiões: 0800-701-2744
2.8 – Telefones Bradesco Seguros Residencial
Central de Relacionamento
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004-2757
- Demais Regiões: 0800-701-2757
- Deficiência Auditiva/Fala: 0800-701-2762
- Consultas, informações e serviços transacionais. Atendimento das 07h40 às 20h20
SAC
- Reclamações, cancelamentos e informações gerais: 0800-727-9966
- Deficiência Auditiva/Fala: 0800-701-2762
Acionamentos de Assistências
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004-2757
- Demais regiões: 0800-701-2757
- Deficiência auditiva ou de fala: 0800-701-2762
- Atendimento 24 horas, 7 dias por semana.
3 – Qual é o Whatsapp da Bradesco Seguros?
A Bradesco Auto/RE possui atendimento de assistência via WhatsApp para o segmento de automóveis. Essa facilidade irá tornar o contato com o cliente ainda mais ágil, prático e seguro para o dia a dia. A assistência está disponível em todo o Brasil para atendimentos emergenciais, como acidentes, pane, solicitação de reboque e chaveiro para o veículo. Para utilizar o novo canal de atendimento, o cliente deve entrar em contato com a Central de Relacionamento e será oferecido a continuidade do atendimento pelo WhatsApp.
4 – Qual é o email Bradesco Seguros?
Atualmente a Bradesco Seguros não faz atendimento via email. Contudo, você poderá usar o formulário de fale conosco no site para entrar em contato com a Bradesco Seguros.
5 – Qual é a ouvidoria da Bradesco Seguros?
É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao cliente. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.
O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.
Este é um canal exclusivo do Grupo Bradesco Seguros para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente. As informações aqui registradas serão recebidas com sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela alta administração do Grupo Bradesco Seguros, sem conflitos de interesses. A Ouvidoria Bradesco Seguros tem como missão representar os interesses dos clientes e usuários de produtos e serviços dos segmentos onde atua. Se você já foi atendido pelos outros canais de atendimento, mas a solução apresentada não foi satisfatória, sua questão será reanalisada com imparcialidade e independência. Entre em contato com a ouvidoria via telefone de segunda á sexta das 8:00 às 18:00: 0800-701-7000 / 0800-701-7877 (Deficiência Auditiva/Fala)
6 – Quais são as reclamações da Bradesco Seguros?
Conhecer as reclamações mais comuns da Bradesco Seguros é importante para você entender como a empresa está lidando com seus produtos e serviços. Atualmente, as principais reclamações da empresa são cobrança indevida, estorno do valor pago e dificuldade no resgate do valor. Os serviços da Bradesco Seguros mais reclamados são seguro de veículos, seguro de vida e previdência. Os problemas da Bradesco Seguros mais comuns são problemas com seguradoras e problemas com atendimento.
É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a Bradesco Seguros não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta da Bradesco Seguros, sugerimos usar o site ReclameAqui.
O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro e podem enviar reclamações para as empresas. Porém, para segurança do consumidor, o acesso aos dados que foram cadastrados é liberado apenas com a empresa envolvida. Ou seja, seus dados pessoais não serão apresentados publicamente.
Assim que você realiza uma reclamação no site, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes da sua reclamação. A empresa então começará uma tratativa de resolução do problema diretamente com o consumidor. Resolvido ou não o problema, o consumidor deverá relatar no site a situação final. Com os dados gerados nas reclamações, são gerados rankings e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. Assim, qualquer pessoa poderá checar a reputação das empresas cadastradas no site.
Você poderá também fazer sua reclamação da Bradesco Seguros via WhatsApp. Basta adicionar o número de Zap (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já é possível ter a reclamação completa pelo aplicativo de conversa. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.
7 – Quais são os contatos do Bradesco Seguros nas redes sociais?
O Bradesco adora conectar com seu público nas redes sociais. A empresa tem perfis no Facebook, Instagram e Linkedin para poder conversar com você por meio de conteúdos relevantes e interações que fazem a diferença na relação com o cliente. Siga os perfis para receber informações sobre o Bradesco. É pelas redes também que o Bradesco ouve sua opinião e interage com o conteúdo que você compartilha sobre a empresa. O Bradesco é muito comunicativo, por isso, não deixe de seguir, assim, a empresa poderá te encontrar e conversar com você, combinado?
Quais são os Canais de Reclamações dos Consumidores?
A Bradesco Seguros trabalha com dedicação e esmero para lhe atender em todos os cantos do país. Por isso, o objetivo da Bradesco Seguros é proporcionar facilidade, comodidade e uma excelente experiência. Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços da Bradesco Seguros.
1 – consumidor.gov.br
O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.
2 – Procons
Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).
3 – proteste.org.br
A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.
4 – Defensorias Públicas
Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.
5 – Juizados Especiais Cíveis
Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.
6 – Agências Reguladoras
Em serviços regulados como telecomunicações, transportes aéreos, planos de saúde e seguros, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a usuários que não conseguem resolver problemas diretamente com as seguradoras. Antes de acionar a agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à seguradora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a seguradora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma entidade que tem como objetivo regular as empresas de seguro, de previdência privada aberta, capitalização e resseguro no Brasil. Criada em 1966, é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. A SUSEP supervisiona os mercados para que sigam as leis estipuladas para que ofereçam os seus serviços à população de maneira adequada. Nesse sentido, a SUSEP tem um papel importante também em relação ao direito do consumidor, podendo ser acionada quando os clientes se sentirem lesados na contratação dos serviços que ela regula.
O primeiro passo para tentar resolver o seu problema com sua seguradora é entrar em contato com o SAC da empresa, que é o serviço telefônico gratuito que deve ser oferecido pelas seguradoras 24 horas por dia. De acordo com o decreto que regulamenta o SAC (Nº 6.523/2008), as reclamações devem ser resolvidas no prazo máximo de 5 dias úteis.
Ignorar o SAC e fazer a reclamação diretamente ao órgão regulador ou à ouvidoria da empresa também não é recomendável porque o cliente pode precisar informar que já passou pelo atendimento no SAC e não foi devidamente atendido. Se a reclamação feita ao SAC não for resolvida em 5 dias úteis ou se a resposta não for satisfatória, o próximo passo é buscar a ouvidoria da seguradora, que é a última instância de relacionamento da empresa com os clientes. As ouvidorias das seguradoras têm até 7 dias úteis para responder os clientes.
O objetivo da ouvidoria é evitar que a reclamação do cliente cheque até o órgão regulador ou vire um processo judicial. Se novamente a demanda não for atendida, o próximo passo então é registrar a reclamação na agência reguladora.
As reclamações sobre seguradoras são feitas à SUSEP neste endereço. Ao registrar sua reclamação, verifique o nome correto da empresa reclamada. A identificação correta da empresa reclamada nos ajuda a atendê-lo melhor, pois evita que a SUSEP acione a Companhia errada, agilizando, assim, a solução de seu problema. Ressaltamos que empresa reclamada deverá ser necessariamente uma Seguradora, Sociedade de Capitalização ou Entidade Aberta de Previdência Complementar.
Após o registro na SUSEP, sua reclamação será transmitida à ouvidoria da empresa reclamada, que terá o prazo de até 15 (quinze) dias para contatá-lo diretamente a fim de prestar os devidos esclarecimentos ou apresentar a solução para o questionamento formulado.
Conheça o Código de Defesa do Consumidor
Você conhece os seus direitos enquanto consumidor? Sabe que existe uma legislação brasileira que protege e defende o consumidor perante práticas erradas do mercado? Conhecer seus os direitos é uma forma de exercer a cidadania e elevar a qualidade dos produtos e dos serviços do mercado.
O Código de Defesa do Consumidor é um marco na defesa dos direitos de quem vai as compras. A população brasileira viveu até o início da década de 90 sem uma lei que protegesse o consumidor. Quem comprasse um produto quebrado era obrigado a se submeter ao critério da loja, já que a escolha de trocar ou não a mercadoria era do vendedor.
A lei trouxe um avanço para as relações de consumo. Entendeu-se que todo consumidor é considerado vulnerável tecnicamente e que independente de classe social, quem consome não tem domínio técnico do que é consumido. A lei garante ao consumidor mecanismos para exercer a sua cidadania, saber dos seus direitos e apropriar-se deles é fundamental para não ter prejuízos.
Confira a seguir os principais direitos do consumidor:
- Você tem 7 dias para desistir de uma compra pela internet.
- Pacotes e preços promocionais diferenciados para clientes novos e antigos são ilegais.
- Estacionamentos não podem se eximir da culpa por furtos ou danos materiais.
- Toda loja deve expor preços e informações dos produtos.
- O estabelecimento é responsável por acidentes em seu interior.
- O pagamento da taxa de serviços não é obrigatório.
- Nome deve ser limpo até cinco dias após quitação da dívida.
- É cabível indenização quando o produto é utilizado como instrumento de trabalho.
- Para os produtos considerados essenciais a troca deve ser imediata.
- Bancos devem oferecer serviços gratuitos.
- Se o produto estiver com defeito, o lojista é obrigado a trocá-lo.
- O consumidor terá 12 meses para utilizar o bilhete em outra viagem para o mesmo destino.
- Reembolso dos valores pagos a maior.
- É ilegal cobrar de consumidores itens quebrados na loja.
- Não existe valor mínimo para compra com cartão.
- É possível suspender, uma vez por ano, serviços como TV a cabo, água e luz sem custo.
- Se uma ligação for interrompida, deve ser considerada como uma única chamada.
- Venda casada também é proibida.
- Se o imóvel foi comprado na planta e a obra atrasou é direito seu receber indenização.
- Se receber um produto ou serviço diferente do anunciado, você pode exigir que o anúncio seja cumprido.
- Não se pode exigir um valor mínimo para o pagamento com cartão.
- O consumidor não é obrigado a contratar o seguro contra perda ou roubo do cartão de crédito ou débito.
- Cobrança indevida deve ser devolvida em dobro.
- Se você comprou algo pela internet ou pelo telefone e não gostou pode devolver.
- Prazo legal de garantia de 90 dias para produtos duráveis.
Quais são os melhores seguradoras do Brasil?
Confira as melhores seguradoras do Brasil:
- Porto Seguro (confira o atendimento da Porto Seguro)
- Tokio Marine (confira o atendimento da Tokio Marine)
- Azul Seguros (confira o atendimento da Azul Seguros)
- HDI Seguros (confira o atendimento da HDI Seguros)
- Sulamérica (confira o atendimento da Sulamérica Seguros)
- Liberty Seguros (confira o atendimento da Liberty Seguros)
- Sompo Seguros (confira o atendimento da Sompo Seguros)
- Zurich Brasil Seguros (confira o atendimento da Zurich Seguros)
- Itaú Seguros (confira o atendimento da Itaú Seguros)
- Bradesco Seguros
- Caixa Seguradora (confira o atendimento da Caixa Seguradora)
- Allianz Seguros (confira o atendimento da Allianz Seguros)
- Mapfre Seguros (confira o atendimento da Mapfre Seguros)