IMEI significa International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Todo celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI. Fazendo uma analogia, o IMEI equivale ao número de chassis de um carro ou ao número de CPF de uma pessoa, ou seja, é único para cada aparelho celular. O IMEI é formado por quatro grupos de números: 000000-00-000000-0. Para descobrir o número de IMEI do seu celular, digite *#06# e aperte a tecla para ligar.
Atenção: É muito importante que, antes de adquirir um aparelho celular, você verifique se o número que aparece na caixa, no aparelho e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular. Lembrando que aparelhos que utilizam mais de um chip possuem um IMEI para cada um, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs em separado.
O IMEI do celular é impresso na caixa do aparelho.
O IMEI do celular é impresso no compartimento de bateria do aparelho. Para aparelhos onde não é possível trocar a bateria, como iPhone, você encontrará o IMEI na parte de trás do aparelho.
Os seis primeiros dígitos, conhecidos como TAC (Type Allocation Code), indicam o local onde o celular foi fabricado. Os dois seguintes, FAC (Final Assembly Code), indicam qual é o fabricante do aparelho. Completam a lista o número de série e um dígito verificador.
O IMEI geralmente é usado para bloquear o celular em caso de perda ou roubo. Basta ligar para a operadora, fornecer o IMEI e seus dados de identificação que o bloqueio será imediato. O IMEI também é útil quando for fazer o boletim de ocorrência do roubo ou furto.
Também é possível descobrir o número IMEI diretamente nas configurações do aparelho. Para isto, é preciso saber qual sistema operacional está sendo usado. No caso de Android, você poder verificar aqui como saber o IMEI do Android. Se for smartphone que usa iOS, poderá consultar o artigo como descobrir o IMEI no iPhone.