IMEI significa International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Todo celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI. Fazendo uma analogia, o IMEI equivale ao número de chassis de um carro ou ao número de CPF de uma pessoa, ou seja, é único para cada aparelho celular. O IMEI é formado por quatro grupos de números: 000000-00-000000-0. Para descobrir o número de IMEI do seu celular, digite *#06# e aperte a tecla para ligar.

Atenção: É muito importante que, antes de adquirir um aparelho celular, você verifique se o número que aparece na caixa, no aparelho e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular. Lembrando que aparelhos que utilizam mais de um chip possuem um IMEI para cada um, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs em separado.

imei na caixa

O IMEI do celular é impresso na caixa do aparelho.

imei no aparelho

O IMEI do celular é impresso no compartimento de bateria do aparelho. Para aparelhos onde não é possível trocar a bateria, como iPhone, você encontrará o IMEI na parte de trás do aparelho.

Os seis primeiros dígitos, conhecidos como TAC (Type Allocation Code), indicam o local onde o celular foi fabricado. Os dois seguintes, FAC (Final Assembly Code), indicam qual é o fabricante do aparelho. Completam a lista o número de série e um dígito verificador.

O IMEI geralmente é usado para bloquear o celular em caso de perda ou roubo. Basta ligar para a operadora, fornecer o IMEI e seus dados de identificação que o bloqueio será imediato. O IMEI também é útil quando for fazer o boletim de ocorrência do roubo ou furto.

Também é possível descobrir o número IMEI diretamente nas configurações do aparelho. Para isto, é preciso saber qual sistema operacional está sendo usado. No caso de Android, você poder verificar aqui o caminho completo da opção. Se for smartphone que usa iOS, poderá ver aqui o tutorial.

Fonte: Anatel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.