Ao decidir criar um e-commerce e vender produtos pela internet, o primeiro pensamento é criar um site e um ótimo plano de marketing que gere resultado. Desta forma, o planejamento começa a tomar forma e as premissas mais importantes vão sendo incluídas em um plano de negócio, incluindo gerenciamento de estoque, entrega de produtos, dentre outros pontos intrínsecos.
Dentre os pontos do plano de negócio, focar em canais de venda promissores é essencial. Mas, muitos cometem o erro de deixar de fora o canal de vendas mais promissor que existe: o celular. Com um smartphone ou tablet, os consumidores estão conectados quase que de forma permanente à rede. O acesso a sites e redes sociais nunca foi tão assíduo como na era dos smartphones e da internet móvel.
Em vista disso, vamos dar dicas importantes de como obter resultado nas vendas e-commerce e dropshipping em transações geradas de smartphones. Mas, a princípio, saber sobre o e-commerce o que é, deverá ser estudado com mais profundidade.
Site Responsivo e Vendas Online
Nos dias atuais, o celular é o principal canal de vendas pela internet. A navegação móvel através de um smartphone tornou-se algo prático e corriqueiro. O público que utiliza o celular para pesquisar em sites e realizar compras vai da faixa etária mais jovem até a terceira idade. Hoje é comum ver pessoas de todas as idades utilizando um smartphone para conversar, pesquisar e adquirir produtos e serviços.
Diante deste enorme potencial de conectividade, o comércio eletrônico atingiu um patamar de movimentação bilionária. A partir desta informação, é fundamental que o seu site seja criado ou esteja adaptado para funcionar bem em dispositivos móveis. Não dá para estimar um bom número de vendas a partir de sua loja online se ela não é visível em dispositivos móveis.
Invista em um site responsivo para atingir o maior público e vender online. Tenha um site que se ajuste automaticamente nos diferentes formatos de telas dos smartphones e tablets. Sabe-se que sites responsivos possuem maior tempo de permanência dos usuários e com isso, maior quantidade de negócios são gerados. Saber como abrir uma loja online de sucesso tem como uma das etapas mais importantes um site responsivo.
Aplicativo de Loja Online
Diferente de um site responsivo, mas seguindo o mesmo conceito, o aplicativo mobile que dá acesso a uma loja online é uma ótima forma de ampliar o alcance do e-commerce pelo celular. É possível afirmar que um aplicativo é uma poderosa extensão de seu site, tão importante quanto o próprio site.
Os aplicativos de loja online são na maioria das vezes mais rápidos e intuitivos do que acessar a loja pelo navegador. Costumam ser mais robustos e informam melhor os clientes. De acordo com dados da Criteo, 70% dos usuários que compram em lojas online preferem comprar pelo aplicativo da loja.
Outro dado importante levantado pelo site é que a taxa de conversão em vendas por meio do aplicativo é de 20%, maior que os 6% de taxa de conversão de vendas e-commerce por meio do site da loja. Sendo assim, inclua em seu plano de negócio um site responsivo e um aplicativo mobile de sua loja virtual. Preze por um slogan que defina bem sua marca e abuse de imagens gratuitas ou pagas que irão destacar os produtos em sua loja.