Como bloquear ligação de telemarketing?

O consumidor que não quiser mais receber ligações de telemarketing de empresas como Net, TIM, Vivo, Oi, Claro e Sky deve se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br. O serviço permite, de forma fácil e gratuita, evitar promoção de vendas e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das prestadoras de serviços de telecomunicações (telefone móvel, fixo, TV por assinatura e internet). Contudo, o serviço não bloqueia ligações com fins de pesquisa. Mas já vale o cadastro caso você esteja recebendo muitas ligações de telemarketing indesejadas.

A Anatel determinou, em junho passado, o prazo de 30 dias para que as empresas de telecomunicações implementassem o mecanismo, pois são justamente essas companhias as responsáveis por um terço das ligações de telemarketing, segundo estudos de mercado que fundamentaram a decisão da agência. Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 mil reclamações de consumidores, uma média mensal de 2,8 mil queixas.

Telemarketing é o termo utilizado para caracterizar a promoção de vendas por meio de contato telefônico. As atividades de telemarketing constituem um importante instrumento para a comercialização dos serviços de telecomunicações no Brasil. Em iniciativa do setor, as principais prestadoras de serviços se reuniram para debater boas práticas e padronização de uso deste mecanismo, em alinhamento com o crescente debate do tema pela sociedade e em respeito ao cidadão.

Entre as propostas discutidas pelas prestadoras, estava a criação de uma base de dados centralizada para coletar as informações dos usuários que não possuem interesse em receber este tipo de ligação. Esta iniciativa, apresentada à Agência Nacional de Telecomunicações, foi acatada e formalizada para implantação pelas prestadoras a partir de 16/07/2019. O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.

Como funciona o cadastro?

O consumidor que não deseja receber chamadas de telemarketing relativas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet) pode realizar o cadastro, com os dados Nome, CPF e endereço de e-mail e pode incluir número de sua titularidade, fixo ou celular. A(s) Prestadora(s) de Serviços de Telecomunicações selecionada(s) realizará(ão) o bloqueio em até 30 dias corridos.

Quero solicitar o bloqueio do meu número. O que devo fazer?

Na tela “Cadastro” do website, selecionar a opção “Solicitar Bloqueio”, onde deverá inserir seu login e senha para acesso. Caso não tenha um cadastro, basta selecionar a opção “Criar um Login”. Após a realização do cadastro e confirmação do e-mail, será possível acessar o website com login e senha. Após iniciar a sessão, na tela “Solicitar Bloqueio”, basta informar o número que deseja realizar o cadastro, selecionando quais as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Algar, Net – Claro, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim, Telefônica – Vivo).

Posso cadastrar um número de telefone que eu não seja titular?

Não. Você deve cadastrar apenas o número de telefone que estejam cadastrados no CPF cadastrado no website. Essa informação estará sujeita a validação das Prestadoras na efetivação do bloqueio.

O bloqueio será para todas as chamadas?

Não, esta solicitação de bloqueio diz respeito às chamadas provenientes de telemarketing das Prestadoras de Telecomunicações participantes desta iniciativa e que sejam relativas a ofertas de serviços de telecomunicações (Telefonia Fixa, Telefonia Móvel, TV por assinatura, Internet), que não tenham sido solicitadas pelo cliente. O usuário permanecerá recebendo os demais tipos de ligação, tais como contatos para aquisição de produtos e serviços que tenham sido solicitados pelos usuários, suporte técnico, cobrança e ligações informativas.

Cadastrei meu telefone, mas ainda continuo recebendo ligações. O que fazer?

O prazo para o bloqueio efetivo das ligações, após o recebimento da solicitação via este website, é de 30 dias corridos, caso o prazo ainda não tenha encerrado é necessário aguardar. Consulte a data da solicitação do bloqueio na opção “Consultar” da tela “Cadastrar”. Se já passaram 30 dias desde a data da solicitação do bloqueio, por favor nos reporte através do canal de contato do website, selecionando o motivo “Continuo recebendo ligações”.

Como bloquear ligações desconhecidas diretamente no celular?

No iPhone

O iPhone, por padrão, não permite o bloqueio de números desconhecidos ou restritos, e a Apple não permite aplicativos para essa finalidade em sua App Store. No entanto, você pode bloquear números individualmente se eles estiverem em seus contatos. Mas, infelizmente, não há uma opção direta para bloquear chamadas de números privados ou restritos no iOS.

Entretanto, você pode contornar essa limitação com um truque útil:

– Abra o aplicativo “Ajustes” e acesse a seção “Não Perturbe”.
– Toque em “Permitir Ligações de”.
– Selecione “Todos os Contatos”.

Com essa configuração, sempre que você ativar o modo “Não Perturbe”, receberá chamadas apenas de números que estão em sua lista de contatos. Este método tem algumas desvantagens, como bloquear todas as chamadas de números que não estão na sua lista de contatos, inclusive chamadas legítimas. No entanto, é uma solução prática para iPhones quando se trata de bloquear chamadas de números privados ou desconhecidos.

No Android

O sistema operacional Android oferece um recurso nativo que permite bloquear chamadas de números desconhecidos, ou seja, números que não estão na sua lista de contatos. Siga as etapas abaixo para ativá-lo:

– Abra o aplicativo “Telefone” e toque nos três pontos no canto superior direito. Em alguns dispositivos, você pode acessar as configurações de chamadas diretamente no aplicativo “Configurações” sob “Configurações de Chamada”.
– Toque em “Rejeitar Chamadas” ou “Bloquear Números”, dependendo do fabricante do seu dispositivo.
– Ative a chave “Bloquear Números Desconhecidos” ou uma opção similar. Em alguns casos, pode ser necessário marcar caixas de seleção, como “Bloquear Chamadas Desconhecidas” ou “Bloquear Chamadas Privadas”.

Este caminho deve ser semelhante na maioria dos dispositivos Android, independentemente do fabricante. Após configurar essa opção, você não será mais incomodado por chamadas de números privados irritantes que você não conhece.

No entanto, é importante lembrar que, se estiver aguardando uma ligação de um número desconhecido, como parte de um processo de entrevista de emprego, essa configuração pode não ser a melhor escolha, pois poderá perder chamadas importantes. Portanto, use com discernimento.

Deixe um comentário