fui banido do whatsapp

O meu WhatsApp foi banido e eu não consigo recuperar a conta. Estou sem o mesmo desde sábado e preciso do App para assuntos de trabalhos. Já fiz alguns procedimentos que achei na internet mas até o momento não obtive nenhum retorno do WhastsApp. Como recuperar minha conta?

Uso o meu WhatsApp para o trabalho, sem um porque ou aviso prévio fui banida. Estou impossibilitada de receber ou enviar mensagens aos meus clientes e parceiros. Ninguém entrou em contato comigo ou me avisaram. Simplesmente bloquearam meu acesso. Preciso reaver minha conta o mais rápido possível, pois estou sendo prejudicada profissionalmente. Dependo desse meio de comunicação, para vender e assim me manter. Preciso de ajuda.

As reclamações acima foram tiradas do site ReclameAqui e são recentes. Um dos motivos de dor de cabeça mais comuns para usuários do aplicativo WhatsApp são os banimentos de contas. Mas as contas não são banidas sem um motivo. Por isto é importante conhecer cada um dos critérios de banimentos usados pelo aplicativo. Por acaso você já parou para ler os termos de serviço do WhatsApp? Mas não se preocupe, quase ninguém lê, mas ainda há tempo.

Como o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas usado por milhões de pessoas hoje em dia, há muitas chances de que alguém possa usá-lo de forma incorreta. Se eles suspeitarem que a atividade da sua conta constitui um abuso do sistema e viola os termos e condições, sua conta será bloqueada temporariamente ou até mesmo definitivamente. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode ser banido no WhatsApp:

  • Enviando mensagens em massa para contatos não listados;
  • Compartilhando URLs de sites e links de anúncios várias vezes por dia;
  • Criando grupos e transmissões pornográficos e relacionados a conteúdo adulto;
  • Bloqueio do seu número do WhatsApp por muitas pessoas.

Por Que Fui Banido?

O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais usados no Brasil e no mundo. Disponível nos principais sistemas operacionais, como Android e iOS, a popularidade do app, no entanto, abriu espaço para golpes, fake news e outras ações fraudulentas que comprometem a qualidade do serviço. No intuito de minimizar as fraudes, o WhatsApp costuma banir usuários, temporária ou definitivamente, caso descumpram normas determinadas nos Termos de Serviço. Há varias formas de ter a conta banida, por isso, é importante saber conhecê-las.

A política do WhatsApp permite que ele bloqueie sua conta sem aviso prévio. Essas suspensões ocorrem após o usuário violar os Termos de Serviço e podem durar de 24 horas até a exclusão permanente.

Nós banimos uma conta quando acreditamos que ela viola nossos Termos de Serviço. Leia cuidadosamente a seção de “Usos aceitáveis de Nossos Serviços” em nossos Termos de Serviço para saber mais sobre como utilizar adequadamente o WhatsApp e quais atividades podem violar os Termos de Serviço. Nós não necessariamente avisaremos antes de banir uma conta. Se você acredita ter sido banido por engano, envie-nos um email e nós analisaremos o seu caso.

Antes de prosseguir, é necessário entender que tipo de bloqueio foi aplicado à sua conta. Talvez você não saiba, mas existem dois tipos diferentes de bloqueios:

  • Temporário: Um aviso do WhatsApp, na maioria dos casos, eles mesmos desbloqueiam a conta após alguns dias.
  • Permanente: Você violou suas “regras”, o procedimento de desbloqueio é mais extenuante.

Há várias maneiras de ter a conta banida no WhatsApp, uma delas é enviar muitas mensagens para estranhos. Participar de muitos grupos com participantes que não têm seu número na agenda também é motivo que te deixa sob suspeita. Agindo assim, você pode ter o bloqueio temporário da sua conta, que pode durar até 72 horas. Para evitar se banido por um desses motivos, a solução pode ser pedir às pessoas para adicionarem você à lista de contatos delas. Caso você já tenha sido bloqueado pelo WhatsApp, será necessário esperar o tempo determinado pelo sistema.

Não há como ter duas de WhatsApp contas em um mesmo smartphone, mesmo que esse seja Dual SIM. Além disso, as pessoas que trocam de celular frequentemente podem ter o número banido. O banimento, neste caso, é definitivo. Ainda assim, você pode entrar em contato com o suporte e tentar reivindicar a verificação de número.

Ser inconveniente também é algo que pode lhe colocar como pessoa não grata no WhatsApp. Ao ser bloqueado por muitos contatos em um curto período de tempo, o App pode considerar que você violou algum dos termos de serviço. Com isso, você pode ser bloqueado temporariamente. Nesse caso, deve esperar o tempo determinado para entrar novamente na sua conta.

O envio repetido de uma mesma mensagem também é algo que o WhatsApp não gosta. Evite então encaminhar a mesma mensagem para um grande número de contatos. Uma solução para não sofrer essa suspensão é usar o recurso Lista de Transmissão. Ele permite enviar mensagens simultâneas para diversos contatos em janelas individuais.

O WhatsApp não determina o que você pode ou não mandar para seus contatos, ele nem tem conhecimento do conteúdo das informações que estão trafegando na rede, mas fique atento ao status do usuário. Segundo o Termo de Serviço, a sua foto e a frase que aparece embaixo do seu nome são informações públicas, por isto podem ser vistas por qualquer outro usuário que tenha seu número. Sendo assim, não podem conter conteúdo ofensivo.

Como Recuperar a Conta Banida?

As mensagens “O seu número não está autorizado a utilizar o nosso serviço” e “seu número está banido do WhatsApp. Contate o Suporte para ajuda” significam bloqueio definitivo da sua conta, com pouca ou nenhuma chance recuperação. Os motivos para esse tipo de banimento costumam ser violação dos termos de serviço que incluem ofensas, crimes e outras ações. Entre as principais atividades capazes de fazer um usuário ser banido estão:

  • Spam;
  • Envio de conteúdo que viole os termos (material ilegal, obsceno, ameaças, assédios, discurso de ódio, racismo e outros);
  • Utilização de sistema automático para enviar mensagens;
  • Envio de mensagens indesejadas constantemente;
  • Infrações recorrentes.

Apesar das poucas chances de recuperar a conta, o WhatsApp informa que, em caso de suspeita de engano por parte da empresa, o usuário entre em contato pelo e-mail de suporte. O caso, então, será analisado, para que a conta seja ativada ou não.

Nos casos de exclusão temporária, não há muito o que fazer. Você ficará banido pelo tempo determinado e depois voltará a usar a conta como anteriormente. Para descobrir o período que ficará longe do WhatsApp, basta clicar em “Saber mais”. Também estará informado o motivo do bloqueio. Lembrando que durante o bloqueio, não será possível enviar nem receber mensagens.

Tanto em casos de banimentos definitivos quanto suspensões temporárias, os usuários podem entrar em contato com o suporte pelo email: [email protected]

 

 

12 thoughts on “Fui Banido do WhatsApp: O Que Fazer?

  1. utilizo o whatzapp, desde sempre… necessito pois utilizo para trabalho …. e de repente… me aparece uma mensagem informando que estava banido…. utilizei um folder em 30/08/2019 que enviei para todos os meus contatos, informando do furto de meu veículo… acredito que a empresa pensou que fosse spam e me baniram… tentei recuperar e não consegui, alguem pode ajudar

  2. Oi pessoal, olhem minha conta conta tbm foi banida do WhatsApp Busness, sem qualquer aviso prévio. Isso é muito degradante, estou sem meus contatos e mensagens a mais de 24h e se quer sei o motivo pelo qual estou passa do por isso, uso este número para trabalho. E agora o que eu faço? Estou chocada com o grande números de pessoas com o mesmo problema, será que tem algo que possamos fazer para reverter esta situação desesperadora que estamos lidando? E os prejuízos que estamos tendo por conta disto? O que fizemos aos nossos clientes?
    Precisamos achar uma maneira de sanar este problema…

  3. Galera ! Boa noite !
    Venho informar que eu tambem estou passando pelo mesmo tipo de infortúnio. Acredito que por estar crescendo esse tipo de reclamação, podemos juntar mais pessoas para reinvindicarmos uma possível liberação das nossas contas que foram banidas injustamente. Peço que entrem em contato comigo via e-mail para identificarmos mais pessoas que se encontrem na mesma situação. Todos que tiverem no mesmo prejuízo e não tiver pensando em trocar de numero (por conta dos contatos e etcs). De início, iremos solicitar em grandes quantidades de e-mails, o nosso direito de saber o real motivo do banimento e informar ao WhatsApp, como é injusta a forma do banimento das contas sem aviso prévio e sem o direito de resposta.

    Conto com todos vocês !!!

    [email protected]

  4. Em 12/06/2019 apareceu uma mensagem no meu watts dizendo que meu watts estava sendo inserido em outro numero, por precaução desabilitei o aplicativo e desliguei o telefone, quando religuei e fui reinstalar se deu a mensagem que eu havia sido banido do aplicativo e assim não consigo acessar meus contatos nem mensagens, sou corretor de imóveis e assim tenho muitas consultas e contatos no mesmo, enviei mensagem para o suporte *fale conosco* a resposta simplesmente que eu havia violado os termos de serviço, por mais detalhado que eu tenha sido em todas as explicações não houve da empresa qualquer analise e as mensagens são simplesmente já prontas e a dizer que não adianta enviar outra mensagem pois não serão lidas, acontece que não posso me tornar refém do aplicativo e o mesmo não pode me banir sem justificativa coerente, me acarretando enorme prejuízo tanto financeiro como pessoal, e assim sendo a segurança do aplicativo é falha pois não podem inserir meu watts em outro numero, que a empresa tome as devidas atitudes tanto de segurança como a prova de que tenha violado qualquer termo do presente serviço, assim incorrendo tendo que eu ir buscar reparação judicial junto a empresa, muito ruim essa situação,e, que a empresa tome as devidas providencias quanto a isso o mais urgente

  5. Estou tendo um problema grande com meu Whatsapp Business.
    Abri recentemente uma empresa de ecommerce e fiz um Whatsapp Business com um numero novo.
    A empresa só tem 5 meses, o mesmo tempo mais ou menos da conta do Whatsapp e por ser uma conta comercial, todos os contato e conversas eram comerciais.
    Tenho site, cartões e panfletos impressos com essa conta constando como Whatsapp ( como consta nas fotos em anexo).
    Ha uns dias, recebi uma mensagem dizendo que minha conta havia sido logada em outro aparelho( coisa que nunca fiz) e quando tentei relogar, recebi uma mensagem dizendo que minha conta foi ” banida” do app.
    Nao entendi nada e tentei entrar em contato com o suporte que me respondeu com mensagens automáticas, dizendo que minha conta foi banida permanentemente por haver um ” alto índice de reclamações “.
    Isso é impossível!!!
    Minha conta havia poucos contatos ( menos de 15) e todos comercial ( com exceção do meu pessoal e do meu esposo que usavamos para testar as mensagens automáticas).
    Sendo assim, é impossivel ter havido um alto índice de reclamações. Mesmo sendo um Whatsapp de empresa, minja empresa ainda esta em processo de construção, ou seja, ainda nao esta em veiculação esse número. Como disse antes, apenas alguns fornecedores mantinham contato comigo por essa conta.
    O Whatsapp disse que recebeu um alto volume de reclamações e assim resolveu banir minha conta. Eu peço que por favor, assim como havaliaram quem possivelmente reclamou, também havaliem meu pedido de revisão do banimento. Li e re-li os termos de uso e sei com toda certeza que não violei nenhum termo.
    Ja enviei pelo menos 4 emails para o suporte do Whatsapp normal e Whatsapp Business que só me respondem com mensagens automáticas. Preciso de uma avaliação que não seja por robô e um retorno urgente, pois estou aguardo apenas isso para colocar minha empresa em funcionamento. Cada dia que passa é incalculável o meu prejuízo financeiro e moral.
    Aguardo uma resposta que nao seja automática por favor!

  6. Sempre usei o mesmo número no whatsapp e de repente recebo a mensagem de que fui banido do aplicativo mesmo sem ter infringido qualquer um dos termos de serviço. Estou tentando resolver há 72h por email (a única forma de contato que o suporte aparentemente tem) e nem se deram ao trabalho de me passar algum posicionamento. Acredito ter sido banido por engano ou um erro do aplicativo e exijo reparação imediata uma vez que não fiz nada de errado.

  7. Ontem (26/06/2019) fui BANIDO de forma totalmente arbitrária. Recebi uma mensagem dizendo que meu número de celular tinha tentado ser cadastrado em outro whatsapp (coisa que não ocorreu) e pedindo para eu “confirmar” e eu não confirmei, pois eu não tinha tentado. Logo depois recebi a mensagem que fui BANIDO. Mesmo assim o aplicativo me BANIU sem dá nenhum tipo de esclarecimento. Entendo que por ser um aplicativo gratuito ele pode até BANIR algum usuário, mas somente podendo comprovar o mal uso, pois é muito constrangedor perante a família e amigos…

    Obs.: Verifiquei na internet que isto vem acontecendo com várias pessoas e as mesmas trocam o número do celular e voltam a usar para o aplicativo normalmente, ou seja, não resolve fazer o usuário passar por essa humilhação sem nenhuma justificativa. Trocar um número de mais de uma década em funcionamento por que o aplicativo não consegue evitar este tipo de atitude é extremamente revoltante.

  8. Bom Dia!
    Gostaria de pedir ajudar de vocês, acabei de ativar um conta WhatsApp Business, não tinha conhecimento da ferramenta até que um amigo da minha empresa me explicou.
    Tenho o meu WhatsApp pessoal , porém estava enfrentando alguns problemas no meu tempo vago, os clientes ficavam me mandando mensagem, como trabalho na área comercial decidi compra um chip e ativar o WhatsApp business.

    Fiz tudo certinho e comecei a mandar mensagem para os meus clientes informando o novo numero, acabei de banido sem nenhum motivo.

    Estava enviado catalogo e folders do produtos que trabalho para o cliente, preciso da ajuda de você para que seja desfeito o banimento.

    Nome: Mauro Alves de Souza Junior, estou enviando em anexo print da mensagem + CNH digital
    Caso precise de algo estou à disposição

    Obrigado!

  9. Somos uma empresa de 36 anos de mercado, do ramo farmacêutico , líder de mercado, que atendemos milhares de pessoas inclusive em estado crítico de saúde e hoje fomos surpreendidos com o BANIMENTO do comunicador Whatsapp.
    Usamos de forma legal, sem enviar spam, sem enviar convites, sem fazer o uso ofensivo.
    Muitas pessoas dependem desse atendimento e é um ABSURDO nos banir sem ao menos nos dar um aviso ou uma razão.
    Peço URGENCIA na solução pois se algum cliente vir a se prejudicar por não tomar seu medicamento o Whasapp será inteiramente responsabilizado.
    Tratamos de pacientes com doenças graves!!

  10. Sem nenhuma explicação o WhatsApp Business baniu o meu número. O aplicativo era o oficial e perdi todas as mensagens comerciais, acrescentando que não infringi nenhuma das regras ou normas do aplicativo.

  11. Hoje acordei com a mensagem que minha conta foi banida do WhatsApp!! Não fiz nada fora do normal ou do cotidiano. Eu uso essa conta a anos para trabalho, gostaria de recuperar a minha conta! Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.