como bloquear ligacao de telemarketing

O consumidor que não quiser mais receber ligações de telemarketing de empresas como Net, TIM, Vivo, Oi, Claro e Sky deve se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br. O serviço permite, de forma fácil e gratuita, evitar promoção de vendas e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das prestadoras de serviços de telecomunicações (telefone móvel, fixo, TV por assinatura e internet). Contudo, o serviço não bloqueia ligações com fins de pesquisa. Mas já vale o cadastro caso você esteja recebendo muitas ligações de telemarketing indesejadas.

A Anatel determinou, em junho passado, o prazo de 30 dias para que as empresas de telecomunicações implementassem o mecanismo, pois são justamente essas companhias as responsáveis por um terço das ligações de telemarketing, segundo estudos de mercado que fundamentaram a decisão da agência. Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 mil reclamações de consumidores, uma média mensal de 2,8 mil queixas.

Telemarketing é o termo utilizado para caracterizar a promoção de vendas por meio de contato telefônico. As atividades de telemarketing constituem um importante instrumento para a comercialização dos serviços de telecomunicações no Brasil. Em iniciativa do setor, as principais prestadoras de serviços se reuniram para debater boas práticas e padronização de uso deste mecanismo, em alinhamento com o crescente debate do tema pela sociedade e em respeito ao cidadão.

Entre as propostas discutidas pelas prestadoras, estava a criação de uma base de dados centralizada para coletar as informações dos usuários que não possuem interesse em receber este tipo de ligação. Esta iniciativa, apresentada à Agência Nacional de Telecomunicações, foi acatada e formalizada para implantação pelas prestadoras a partir de 16/07/2019. O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.

Como funciona o cadastro?

O consumidor que não deseja receber chamadas de telemarketing relativas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet) pode realizar o cadastro, com os dados Nome, CPF e endereço de e-mail e pode incluir número de sua titularidade, fixo ou celular. A(s) Prestadora(s) de Serviços de Telecomunicações selecionada(s) realizará(ão) o bloqueio em até 30 dias corridos.

Quero solicitar o bloqueio do meu número. O que devo fazer?

Na tela “Cadastro” do website, selecionar a opção “Solicitar Bloqueio”, onde deverá inserir seu login e senha para acesso. Caso não tenha um cadastro, basta selecionar a opção “Criar um Login”. Após a realização do cadastro e confirmação do e-mail, será possível acessar o website com login e senha. Após iniciar a sessão, na tela “Solicitar Bloqueio”, basta informar o número que deseja realizar o cadastro, selecionando quais as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Algar, Net – Claro, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim, Telefônica – Vivo).

Posso cadastrar um número de telefone que eu não seja titular?

Não. Você deve cadastrar apenas o número de telefone que estejam cadastrados no CPF cadastrado no website. Essa informação estará sujeita a validação das Prestadoras na efetivação do bloqueio.

O bloqueio será para todas as chamadas?

Não, esta solicitação de bloqueio diz respeito às chamadas provenientes de telemarketing das Prestadoras de Telecomunicações participantes desta iniciativa e que sejam relativas a ofertas de serviços de telecomunicações (Telefonia Fixa, Telefonia Móvel, TV por assinatura, Internet), que não tenham sido solicitadas pelo cliente. O usuário permanecerá recebendo os demais tipos de ligação, tais como contatos para aquisição de produtos e serviços que tenham sido solicitados pelos usuários, suporte técnico, cobrança e ligações informativas.

Cadastrei meu telefone, mas ainda continuo recebendo ligações. O que fazer?

O prazo para o bloqueio efetivo das ligações, após o recebimento da solicitação via este website, é de 30 dias corridos, caso o prazo ainda não tenha encerrado é necessário aguardar. Consulte a data da solicitação do bloqueio na opção “Consultar” da tela “Cadastrar”. Se já passaram 30 dias desde a data da solicitação do bloqueio, por favor nos reporte através do canal de contato do website, selecionando o motivo “Continuo recebendo ligações”.

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