Se você perdeu o celular ou acredita que ele foi roubado, a boa notícia é que o sistema Android pode estar preparado para fazer o rastreamento do smartphone. Mas se você ainda não sabe como configurar este rastreamento, então caiu no lugar certo. Existe uma maneira fácil de fazer isso: a função Encontre meu Dispositivo do Google, que permite rastrear remotamente o smartphone Android, tocar um som nele se ele estiver perdido, bloquear o dispositivo ou apagar seus dados caso o mesmo tenha caído em mãos criminosas.
Pode ser um pouco confuso para você configurar o rastreamento pela primeira vez. Por isso, criamos este guia para ajudar a rastrear qualquer telefone ou tablet Android em que você tenha feito login. Lembre-se de que essa técnica nem sempre funciona e o telefone precisará estar ligado e com sinal na região, com dados e com a configuração de localização habilitada para que funcione, mas é uma maneira útil de encontrar um smartphone perdido ou roubado.
Para usar a função de rastreamento, o smartphone precisará estar:
- ligado;
- conectado a uma Conta do Google;
- conectado aos dados móveis ou ao Wi-Fi;
- visível no Google Play;
- com a opção “Local” ativada;
- com o Encontre Meu Dispositivo ativado.
A primeira coisa que você deve fazer é ir até o Encontre meu Dispositivo, o site do rastreador do Google. Em seguida, você precisará fazer login na sua conta do Google usando seu e-mail e senha. Isso não deve ser muito difícil, desde que você se lembre deles. Em seguida, você será apresentado ao site. À esquerda, na parte superior, há uma lista dos dispositivos nos quais você está conectado.
Abaixo está uma lista de opções para o smartphone, mas você pode ignorá-las por enquanto se estiver apenas tentando rastrear um aparelho. A maior parte da página é ocupada por um grande mapa, com um alfinete – provavelmente apontando diretamente para onde o seu dispositivo está.
Se o Google não conseguir localizar o seu telefone, tente novamente clicando na seta redonda à imagem do seu telefone, o que instruirá o rastreador a tentar novamente. Espero que desta vez encontre seu dispositivo.
O que você pode fazer depois de localizar seu celular ou tablet?
Se você encontrou seu smartphone ou tablet, ótimo. Mas você pode precisar de algumas buscas para encontrar seu aparelho, a primeira opção é usar a função “Reproduzir Som”, que fará com que seu dispositivo reproduza um som estridente por até 5 minutos. Se alguém estiver perto do seu telefone, isso os alertará para o fato de que você está procurando, por isso espero que eles possam ajudá-lo.
Por precaução, você pode usar a função ‘Proteger Dispositivo’. Isso permite que você bloqueie seu aparelho e saia da sua Conta do Google. Você também pode deixar uma mensagem para alguém que encontrar o telefone, inclusive deixando um número de telefone para um amigo ou parente para que o socorrista possa entrar em contato com você.
Às vezes, talvez seja necessário escolher a opção crítica “Limpar Dispositivo”, mas cuidado, você não recuperará o telefone. Esta função apaga totalmente tudo do seu telefone, incluindo o logout da sua conta do Google; portanto, se você clicar nisto, não há como voltar atrás – é uma opção irreversível. Faça isso apenas se souber que não há esperança de recuperar o telefone.
Como configurar o aparelho para o rastreamento funcionar?
Por meio de um mecanismo bem simples, no qual você deve apenas se logar em sua conta Google, é possível ter uma ideia do local em que se encontra o celular. A ferramenta é capaz de rastrear e obter a localização do telefone. Nas dicas a seguir, ensinamos como ativar esse recurso.
1 – Abra as configurações do aparelho e pressione “Serviços do Google”…
2 – Na tela seguinte, vá em “Segurança”…
3 – Na tela seguinte, vá em “Encontre Meu Dispositivo”…
4 – Coloque como ativado a opção de encontrar meu dispositivo…
5 – Mantenha a localização (GPS) sempre ligada. Com isso, você pode encontrar, bloquear e até mesmo apagar todo o conteúdo do seu dispositivo remotamente…