Com o avanço da tecnologia de modo geral o mundo vem se tornando cada vez mais mobile e digital, áreas onde antes não havia influência de tecnologias, hoje já tem, como é o caso da educação e as escolas. Então, existem aplicativos que nos auxiliam nesse processo de aprendizado, como, por exemplo, no caso de crianças que estão na alfabetização. Hoje vamos apresentar os melhores apps de alfabetização.

Atualmente tem se tornado mais comum assistir aulas de forma remota e, na visão de algumas pessoas, o nível de aprendizagem não é mesmo. Para isso, é possível complementar os estudos através de aplicativos que tentam tornar o processo de aprender leve e divertido. Ainda mais se tratando de crianças que estão passando pela alfabetização, é importante que o aprendizado seja sólido, pois será a base para todo o conhecimento que será aprendido posteriormente. Portanto, nesse artigo vamos abordar os melhores aplicativos para alfabetização.

Aplicativo Nota na Play Store
ABC Dinos 4,3
Aprendemos e brincamos. 4,2
Bini Super ABC 4,4
EduEdu 4,8
Formar Palavras – Alfabetização 4,3
GraphoGame Brasil 4,5
LeLe Sílabas 4,4
Papumba 4,4
Silabando 4,2
Story Sign 3,7

1 – ABC Dinos

O “ABC Dinos” é um aplicativo para auxiliar as crianças em período de alfabetização, ele ajuda a aprender a ler e escrever. Criado em 2019 pela “Didactoons”, o app é indicado para crianças entre 3 e 7 anos de idade, equivalente aproximadamente a fase pré-escolar e 1º – 2º ano do Primário. Ele é um jogo educativo que se propõe a auxiliar no aprendizado da leitura e da escrita de vogais e consoantes. É possível adaptar o aplicativo a faixa etária de cada criança, podendo selecionar a letra que querem aprender, sendo maiúsculas ou minúsculas. O “ABC Dinos” ainda possui vozes em Português, o que para as crianças mais novas na fase da pré-escola é bom, já que permite que ouçam as palavras sem precisar saber ler. Para cumprir seus objetivos, conta com jogos como: Escreva a letra, formulário de palavra, com que letra começa, entre outros. O aplicativo possui uma parte gratuita, porém para desbloqueá-lo totalmente é necessário fazer uma compra única dentro do próprio app no valor de R$13,22.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

2 – Aprendemos e brincamos.

O “Aprendemos e brincamos. Palavras em Português” é um aplicativo em que seu nome já diz seus objetivos: aprender palavras em português ao mesmo tempo em que brinca. Criado em 2013 pela DOMOsoft, no app foi selecionada uma lista de palavras de uso cotidiano, ou seja palavras mais comuns, permitindo assim aprender com eficácia a pronúncia e a grafia correta, devido à presença do apoio visual e de áudio que é oferecido. A lista é dividida em categorias como: legumes e frutas, comida, cores, partes do corpo, natureza, profissões, entre outros. Para alcançar seus objetivos, ele conta com treinamento de memorização do alfabeto, treinamento do Abecedário, substantivos, adjetivos, verbos, entre outros, usando figuras com o apoio de transcrições fonética e áudio, além disso, ainda tem quiz de teste e verificação de palavras estudadas feitos em forma de jogos. Este aplicativo de aprendizagem inclui a tradução de palavras para mais de 10 idiomas e ainda funciona em modo offline. Possui boa parte gratuita, mas em sua versão paga não contém anúncios e contém os resultados detalhados, ajudando você a analisar o nível de proficiência na língua.

Download na Play Store (Android)

3 – Bini Super ABC

O Bini Super ABC é um aplicativo de jogos infantis para crianças de 3 a 6 anos. Criado em 2017 pela Bini Bambini, o app conta com jogos para aprender o alfabeto, como o reconhecimento de letras e seus sons, aprendizado da escrita e leitura das letras, entre outras coisas. Ainda conta com reforço do material que foi aprendido, como uma espécie de revisão. Para poder alcançar os objetivos, o app conta com personagens caricatos, criados por eles, além de puzzles e sons divertidos para as crianças, além disso para os responsáveis ficarem mais tranquilos não existem anúncios externos e ainda existe a opção de controle de responsáveis dentro dos jogos. Os jogos além de desenvolver a atenção, ainda desenvolvem a coordenação motora, a criatividade e a imaginação. Na versão grátis somente uma parte do conteúdo está disponível. Para obter a versão completa é necessário fazer uma compra integrada.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

4 – EduEdu

O EduEdu é um aplicativo que auxilia crianças de 5 a 9 anos a aprender a ler e escrever. Criado pelo Instituto ABCD em 2019, o app auxilia no aprendizado da leitura e da escrita e a partir de uma breve avaliação, eles identificam no que a criança precisa melhorar e com isso criam atividades personalizadas para que seja possível alcançar os objetivos propostos pelo app. Ele conta com centenas de atividades digitais no próprio aplicativo e também diversas atividades para imprimir. O EduEdu acompanha a evolução da criança, monitora seu progresso e baseado nisso gera novas atividades equivalentes a necessidade do momento. O material ofertado inclui: jogos, livros, músicas e textos. O aplicativo é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dá as diretrizes para os currículos das escolas brasileiras, além de ter um espaço socioemocional, que basicamente é uma ferramenta que ajuda a criança a reconhecer e nomear suas emoções e a conversar sobre elas. O aplicativo é totalmente gratuito.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

5 – Formar Palavras – Alfabetização

O Formar Palavras – Alfabetização é um aplicativo que seu próprio nome já sintetiza para o que é, ou seja, ele auxilia na alfabetização das crianças, principalmente na formação de palavras. Criado por Pedro de Moura Garcia em 2018, o app é um jogo baseado no método fonético de aprendizagem, onde é apresentada uma imagem que exemplifica e ilustra uma palavra, e junto dela aparecem as sílabas que a compõem, porém elas são colocadas de forma embaralhada para que a criança ordene as sílabas corretamente através da ação de arrastar. Apresenta ainda 4 categorias diferentes, sendo elas: Natureza, Comida, Objetos e Animais e as imagens são baseadas em emojis, já que facilita a familiarização das crianças com as novas tecnologias e aplicativos de comunicação atuais, além de auxiliar na construção da consciência fonológica.

Download na Play Store (Android)

6 – GraphoGame Brasil

O GraphoGame Brasil é um aplicativo que auxilia no aprendizado e aprimoramento da leitura em crianças na fase de alfabetização. Criado pela GraphoGame em 2020, o lançamento do GraphoGame no Brasil é uma ação do Ministério da Educação, como atuação na Política Nacional de Alfabetização e no programa Tempo de Aprender, isso em colaboração com cientistas brasileiros, visando apoiar os professores nas atividades de ensino remoto, assim como também as famílias. O app ajuda as crianças a aprender a ler e a soletrar suas primeiras letras, sílabas e palavras, junto com os sons e instruções do português brasileiro, isso tudo a fim de desenvolver, por exemplo, as habilidades de leitura e a ortografia das crianças. O interessante é que não tem anúncios e após baixado é totalmente offline.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

7 – LeLe Sílabas

O LeLe Sílabas é um aplicativo que facilita o aprendizado de crianças em fase de alfabetização através do brincar. Criado em 2016 pela Morgade Soft, ele oferece a descoberta dos sons de algumas sílabas da língua portuguesa, além de possuir desafios baseados nos sons, os quais se completa ao combinar as sílabas para formar palavras simples. O jogo funciona em fases, nas quais se pode ganhar até três estrelas caso acerte tudo o que é proposto naquela etapa e ao passar as fases ainda mudam as dificuldades, variando entre fácil, médio e difícil. No total possui 30 estágios que envolvem o aprendizado de mais de 90 palavras e 60 fonemas. Possui ainda regulador interno de volume para as músicas e dos sons do jogo, além de não possuir anúncios e ser totalmente gratuito. Não é necessário o uso da internet para jogar.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

8 – Papumba

O Papumba é um aplicativo que auxilia no aprendizado geral de crianças na fase de alfabetização. Criado em 2018 pela empresa homônima ao aplicativo, Papumba, o app é voltado para crianças entre 2 e 7 anos, onde elas podem aprender sobre animais, alfabeto, números, música, desenho, entre outros. É possível brincar e aprender através de celular ou tablet, mesmo quando não houver acesso à internet. Caso deseje, ainda é possível alterar o idioma do app, para que a criança aprenda outra língua, podendo escolher entre mais de 18 idiomas disponíveis. O app é um serviço por assinatura, onde se paga $5,99 por mês, podendo experimentar gratuitamente por 7 dias e ainda cancelar quando quiser. Infelizmente o valor pago é em dólar, o que no Brasil, ficaria aproximadamente R$31,20, isso em pagamento mensal com renovação automática.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

9 – Silabando

O Silabando é um aplicativo que auxilia no aprendizado geral de crianças em fase de alfabetização. Criado em 2016 pela ‘Apps Bergman’, ele se propõe a trabalhar sílabas simples e complexas, incluindo as diversas formas em que elas aparecem escritas: maiúsculas, minúsculas e cursivas, além disso ainda possuem exemplos de palavras e imagens em cada sílaba. Possuem atividades para memorização e pronúncia de cada sílaba. Além da apresentação das sílabas, ainda possui a montagem de sílabas baseadas em uma ilustração e até mesmo completar uma palavra com a sílaba correta. Outra forma de jogo para aprendizado é escutar a sílaba e tentar descobrir qual é a correta dentre as opções, além dessa forma, tem também a opção de tentar ter a palavra separada em sílabas e ter que selecionar a imagem correta que corresponde a palavra separada em sílabas. O último modo é o de contar o número de sílabas que cada palavra tem. Possui anúncio, mas é possível pagar para remover e ainda possui controle de responsáveis.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

10 – Story Sign

O StorySign é um aplicativo que ajuda a expandir o mundo dos livros para crianças surdas. Criado em 2018 pela empresa homônima com o nome do aplicativo, StorySign, ele traduz livros infantis para a língua de sinais, para poder ajudar as crianças surdas a aprenderem a ler. Para que funcione é necessário ter a cópia física do livro para que o app possa digitalizá-lo e traduzi-lo. Ele é um aplicativo gratuito que traduz livros infantis para 15 idiomas diferentes, incluindo a Língua Americana de Sinais (ASL), a Língua Britânica de Sinais (BSL), Língua Alemã de Sinais (DSG), Língua Italiana de Sinais (LSI), Língua Espanhola de Sinais (LSE), Língua Portuguesa de Sinais (LGP), Língua Francesa Suíça de Sinais (LSF), Língua Alemã Suíça de Sinais (DSGS) e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), entre outras.

Download na Play Store (Android)

Download na App Store (iOS)

Aplicativo Vantagens Desvantagens
ABC Dinos É possível adaptar para a faixa etária da criança que está utilizando e ampla faixa etária alcançada. É necessário pagar para ter o aplicativo completo e problemas com alguns sons dentro do app.
Aprendemos e brincamos Funciona de modo offline e possui tradução para mais de 10 idiomas. É necessário pagar para não ter anúncios e ter mais opções.
Bini Super ABC Não existem anúncios externos e possui a opção de controle de responsáveis. Para obter a versão completa é necessário pagamento.
EduEdu É alinhado à Base Nacional Comum Curricular, possui ainda um espaço socioemocional e é totalmente gratuito. Idade mais limitada e não sendo aconselhado para crianças com menos de 5 anos.
Formar Palavras – Alfabetização Possuem emojis para auxiliar no aprendizado e o que integraliza as crianças as novas tecnologias de comunicação atuais. Assuntos mais limitados.
GraphoGame Brasil É um aplicativo certificado pelo governo brasileiro, totalmente offline após baixado e sem anúncios. Não é muito focado na parte escrita da alfabetização.
LeLe Sílabas Não possui anúncios, totalmente gratuito e não é necessária internet para jogar. Possui poucas fases e é apenas de sílabas, restringindo assim seu público.
Papumba Não é necessária internet para poder jogar e tem tradução para até 18 idiomas. É pago e o valor é em dólar.
Silabando Pode ser jogado offline e possui controle de responsáveis. Possui anúncio que interrompe a imagem e anúncios em rodapé, ambos que podem ir para link externo.
Story Sign Uma opção inclusiva. É necessário ter o livro físico.

Confira também os melhores apps de filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.