Telefone Azul 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp

Procurando pelo telefone de atendimento da Azul para entrar em contato com o atendente? A Azul Linhas Aéreas é a companhia que mais cresceu no Brasil desde que iniciou suas operações em dezembro de 2008. Conta atualmente com a maior malha aérea do país atendendo mais de 100 destinos com 792 decolagens diárias. Além disso, expandiu suas operações com voos diretos para os Estados Unidos e Portugal, operando com as aeronaves A330. Outras rotas internacionais operadas pela Azul são Buenos Aires, Punta Del Este, Montevidéu e Caiena. Hoje, com aproximadamente um terço do mercado brasileiro de aviação civil em termos de decolagens, a Azul consolida-se como a terceira maior companhia aérea do País. Se você é um dos milhares de brasileiros que usam a Azul nas suas viagens, saiba agora como entrar em contato com a Azul para reclamação, sugestões, críticas, compras e outros.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

Canais de Contato da Azul

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo. Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos. Saiba agora quais são os canais para falar com a Azul.

Canal para Falar Contato Azul
Central de Relacionamento Azul (11) 4003-1118 / 0800-887-1118
Telefone de SAC da Azul 0800-884-4040
Telefone de SAC da Azul Viagens (11) 4003-1181 / 0800-880-2985
WhatsApp da Azul Seguros (11) 98355-9962
Chat da Azul chatbot.azure.voeazul.com.br/azul-bot-b2c
Email Azul de Atendimento Não tem
Lojas Azul www.voeazul.com.br/experiencia-azul/lojas-da-azul
Ouvidoria Azul para Reclamações Não tem
Ajuda Azul www.voeazul.com.br/perguntas-frequentes
Fale Conosco Azul www.voeazul.com.br/fale-conosco
Fale Conosco Azul Viagens tudoazul.azulviagens.com.br/faleConosco

Como Entrar em Contato com o Azul?

A clara visão de negócio, traduzida no contínuo crescimento de sua frota, malha de destinos, linhas operadas e participação de mercado, faz da Azul uma realidade de notável sucesso. Nos últimos anos, a empresa atingiu recordes mundiais e conquistou alguns dos melhores índices do setor de aviação brasileira. A Azul está sempre disposta a lhe atender, seja para dúvidas sobre compras, regras na hora de viajar, alteração ou remarcação de voo. Confira abaixo qual é o canal ideal para o que você precisa:

Qual é a Central de Relacionamento da Azul?

Se você deseja falar com a Azul na central de relacionamento para compra de passagens, produtos, serviços, alterações, solicitações e informações use os seguintes telefones:

Qual é o Atendimento a Clientes (SAC) da Azul?

  • O telefone da Azul para reclamações, sugestões e elogios é 0800-884-4040
  • Atendimento Especial para Deficientes Auditivos: 0800-881-0500

Qual é o Contato da Azul Viagens?

Confira os números de telefone da linha exclusiva para você vendas/informações de pacotes de viagem…

  • CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS: 4003-1181
  • DEMAIS LOCALIDADES: 0800-880-2985

Qual é o Telefone TudoAzul?

O TudoAzul é o programa de fidelidade da companhia aérea. A central de atendimento dele está disponível nos seguintes telefones:

Qual é o Fale Conosco da Azul?

Para reclamações, comentários e sugestões, faça sua manifestação por escrito e acompanhe suas solicitações neste canal.

Qual é o Chat da Azul?

Você poderá acessar o chat online da Azul no seguinte endereço. Antes de ter acesso ao chat, será necessário preencher um formulário com algumas informações tais como: nome, CPF, e-mail e telefone. Após preencher os campos com os dados necessários, clique no botão “Enviar” e aguarde o carregamento do chat. Primeiramente você será atendido pela assistente virtual. Se as informações disponibilizadas por ela não forem suficientes, digite “Falar com um atendente” e envie. Depois clique em “Sim” para confirmar e aguarde até que algum operador esteja disponível.

Qual é a Ouvidoria da Azul?

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Atenção: Infelizmente, a Azul não possui serviço de ouvidoria. Críticas e reclamações devem ser efetivadas diretamente em um dos canais de atendimento ao consumidor. A empresa possui uma equipe treinada para solucionar todas as possíveis falhas na prestação de serviços de aviação.

Quais são as Reclamações da Azul?

As principais reclamações da Azul são estorno do valor pago, qualidade do serviço prestado, mau atendimento e cobrança indevida. Os serviços da Azul mais reclamados são passagem aérea, aeroporto, aterrissagem, decolagem e equipe de atendimento. Os problemas da Azul mais comuns são problemas com companhias aéreas, problemas com atendimento e problemas com o site.

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a Azul não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta da Azul, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O ReclameAqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.

O acesso aos dados que foram cadastrados pelo consumidor ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000.

Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsApp (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já será possível ter a reclamação completa pelo aplicativo. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.

Quais são os Contatos da Azul nas Redes Sociais?

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a Azul pelas redes sociais:

Quais são os Canais de Reclamações dos Consumidores?

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

1 – consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.

2 – Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).

3 – proteste.org.br

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.

4 – Defensorias Públicas

Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.

5 – Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

6 – ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do País, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Sua missão é garantir a todos os brasileiros a segurança e a excelência da aviação civil. Para registrar um reclamação da Azul ou relativa a relações de consumo, clique aqui. Orientamos procurar primeiramente o atendimento da Azul para a resolução do seu problema, que pode ser realizado através dos canais telefônico, presencial no aeroporto ou eletrônico.

Conheça o Código de Defesa do Consumidor

Você conhece os seus direitos enquanto consumidor? Sabe que existe uma legislação brasileira que protege e defende o consumidor perante práticas erradas do mercado? Conhecer seus os direitos é uma forma de exercer a cidadania e elevar a qualidade dos produtos e dos serviços do mercado.

O Código de Defesa do Consumidor é um marco na defesa dos direitos de quem vai as compras. A população brasileira viveu até o início da década de 90 sem uma lei que protegesse o consumidor. Quem comprasse um produto quebrado era obrigado a se submeter ao critério da loja, já que a escolha de trocar ou não a mercadoria era do vendedor.

A lei trouxe um avanço para as relações de consumo. Entendeu-se que todo consumidor é considerado vulnerável tecnicamente e que independente de classe social, quem consome não tem domínio técnico do que é consumido. A lei garante ao consumidor mecanismos para exercer a sua cidadania, saber dos seus direitos e apropriar-se deles é fundamental para não ter prejuízos.

Confira a seguir os principais direitos do consumidor:

  • Você tem 7 dias para desistir de uma compra pela internet.
  • Pacotes e preços promocionais diferenciados para clientes novos e antigos são ilegais.
  • Estacionamentos não podem se eximir da culpa por furtos ou danos materiais.
  • Toda loja deve expor preços e informações dos produtos.
  • O estabelecimento é responsável por acidentes em seu interior.
  • O pagamento da taxa de serviços não é obrigatório.
  • Consumação mínima é proibida.
  • Nome deve ser limpo até cinco dias após quitação da dívida.
  • É cabível indenização quando o produto é utilizado como instrumento de trabalho.
  • Para os produtos considerados essenciais a troca deve ser imediata.
  • Bancos devem oferecer serviços gratuitos.
  • Se o produto estiver com defeito, o lojista é obrigado a trocá-lo.
  • O consumidor terá 12 meses para utilizar o bilhete em outra viagem para o mesmo destino.
  • Reembolso dos valores pagos a maior.
  • É ilegal cobrar de consumidores itens quebrados na loja.
  • Não existe valor mínimo para compra com cartão.
  • É possível suspender, uma vez por ano, serviços como TV a cabo, água e luz sem custo.
  • Se uma ligação for interrompida, deve ser considerada como uma única chamada.
  • Cobrar pela perda de comanda é prática abusiva.
  • Venda casada também é proibida.
  • Se não pediu, o consumidor não precisa pagar o couvert.
  • Se o imóvel foi comprado na planta e a obra atrasou é direito seu receber indenização.
  • Se receber um produto ou serviço diferente do anunciado, você pode exigir que o anúncio seja cumprido.
  • Não se pode exigir um valor mínimo para o pagamento com cartão.
  • O consumidor não é obrigado a contratar o seguro contra perda ou roubo do cartão de crédito ou débito.
  • Cobrança indevida deve ser devolvida em dobro.
  • Se você comprou algo pela internet ou pelo telefone e não gostou pode devolver.
  • Prazo legal de garantia de 90 dias para produtos duráveis.

Confira também o telefone da Gol.

3 comentários em “Telefone Azul 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp”

  1. A empresa azul cancelou meu voo e não recebi e-mail avisando, mudaram o horário para muito mais cedo. Perdi o voo é só conseguiram me recolocar no outro dia, alegando que voos estão lotados, mesmo os com conexão.

    Responder
  2. olá boa tarde!
    comprei passagens pela 123 milhas para viajar pela empresa azul em 08/10/2021
    Passageiro: Andreia Goncalves
    CPF: xxxxxxxxxxxxxxx

    Porem,
    neste dia levei meu laptop, computador de mão …
    Onde foi tirado da bolsa e passado no raio x, quando tentei acessar no voo para trabalhar o computador estava com a tela trincada, onde perdi o acesso e todo material de trabalho..
    Qual o procedimento tenho que tomar mediante a isso…

    Meu telefone 041 xxxxx-0631 voo de Niterói a Curitiba…
    Santos Dumont a Afonso Pena…

    Tentei entrar em contato por varias vezes com vcs através do 0800… porém é inútil, pois fica-se o dia todo na linha com musicas e ninguem atende…

    fico no aguardo de retorno de vcs..
    email, xxxxxxxx@hotmail.com

    Atenciosamente: Andreia Goncalves…

    Responder
  3. olá boa tarde!
    comprei passagens passagens pela 123 milhas para viajar pela empresa azul em 18/10/2020
    pedido 6WE-KXG-D-20

    PASSAGEIROS : Aécio Da trindade Granato- Gustavo Henrique Rodrigues Sena e Elaine Rodrigues Sena

    TRECHO A SER CANCELADO

    IDA 09/12/2020 3 Paradas – Rio de Janeiro – Santos Dumont (SDU) → Campo Grande (CGR)

    VOLTA 16/12/2020 2 Paradas – Campo Grande (CGR) → Rio de Janeiro – Santos Dumont (SDU)
    Recebi do suporte 123 milhas que não há possibilidade de remarcar e o cancelamento é inviável pelos valores das taxas
    Olá Elaine,bom dia!

    Tudo Bem?

    Referente ao cancelamento deste pedido 6WE-KXG-D-20, devido não haver alteração por parte da companhia aérea.A companhia aérea Azul,cobrará uma multa por cada trecho e passageiro o valor de R$ 300,00,no vôo de ida e R$ 777,90 no vôo de volta,não cabendo estorno neste cancelamento desta copra.Podemos prosseguir com o cancelamento?

    Qualquer dúvida, estamos á disposição!

    Atenciosamente.

    Sebastiao Camargo
    Cancelamento
    123 Milhas

    Cliente Por E-mail de serviço (Elaine Rodrigues Sena) (03/12/2020 23:54)
    Prezados boa noite devido problemas de aumento da pandemia não poderei viajar
    Meu pedido 6WE-KXG-D-20
    Elaine Rodrigues Sena CPF :xxxxxxxxxxx

    Att
    No. Ref. da Pergunta 201203-005331

    Responder

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