Para saber se você está inscrito no CadÚnico, a consulta pode ser feita pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social em “Consulta Cidadão Cadastro Único” (é necessário preencher nome completo, data de nascimento e nome da mãe). A consulta pode ser feita também pelo aplicativo de celular Meu CadÚnico ou por telefone ligando para 0800-707-2003. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Existem os CRAS e também outros órgãos autorizados a fazer o cadastro das famílias interessadas em participar do Cadúnico, será necessário verificar na sua região quais são os atualizados e isso pode variar um pouco de região para região e por isso que é importante você estar por dentro. Pode se inscrever cadastro único aquela família que é de baixa renda e isso significa dizer que ela pode receber até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. Se você está fazendo atendimento desses requisitos é provável que você consiga fazer o seu cadastro mediante apresentação dos documentos pedidos.

A seguir alguns programas e benefícios sociais que utilizam cadastro único como referência para você ter uma ideia do como ele é importante e também como ele é utilizado como critério para estar selecionando as famílias que serão beneficiadas e sempre dando preferência para aquelas que mais precisam porque esse é o objetivo da maioria, poder mudar cada vez mais a vida das pessoas:

  • Meio Passe Estudantil
  • Programa Bolsa Família
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Tarifa Social de Água
  • Programas Habitacionais
  • Carteira do Idoso para emissão de bilhete em viagens interestaduais
  • Redução de alíquota de Contribuição do
  • INSS para Donas de Casa
  • Isenção da taxa de inscrição no Exame
  • Nacional de Ensino Médio- ENEM
  • Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
  • Sistema de Seleção Unificado – SISU- Lei de
  • Cotas
  • Gratuidade ou desconto nos Restaurantes populares da Prefeitura de Belo Horizonte
  • Identidade Jovem – ID Jovem
  • Isenção da 2ª via de Carteira de Identidade

Fale Conosco CadÚnico

O Fale Conosco CadÚnico apresenta apresenta algumas opções interessantes de consulta. Dentre elas destacamos:

A Consulta Cidadão do CadÚnico é um site que permite verificar se a pessoa está cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecer alguns dados cadastrais e gerar um comprovante de cadastramento para impressão. Essa aplicação foi desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA. A Consulta Cidadão – Cadastro Único está disponível no portal do MDSA, faça seu acesso por meio do link http://www.mds.gov.br/consultacidadao.

Para consultar, informe todos os dados solicitados na funcionalidade BUSCA POR NOME, lembrando que as informações devem estar iguais às que estão registradas no Cadastro Único. Preencha o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. Em seguida, selecione o estado onde sua família está cadastrada, e, caso queira uma consulta mais rápida, selecione também seu município de cadastramento.

Depois de preencher seus dados, clique na caixinha ao lado de NÃO SOU UM ROBÔ e aparecerá uma pequena tela complementar. Siga as instruções contidas no texto e marque as imagens solicitadas. Se novas imagens aparecerem com o mesmo objeto, clique nelas também. Quando não houver imagens restantes, clique em CONFIRMAR. Ao concluir corretamente a marcação, a tela complementar desaparecerá e a caixinha NÃO SOU UM ROBÔ estará marcada. Em seguida clique no botão EMITIR.

Após clicar em EMITIR, existem duas possibilidades:

  1. Seus dados não foram localizados pelo sistema. Nesse caso, será exibida uma mensagem afirmando que a pessoa não foi localizada com os dados informados. É importante ter atenção, pois os dados digitados devem estar iguais aos dados registrados no Cadastro Único para que a pessoa seja localizada. Pessoas cadastradas há menos de 45 dias da consulta também não vão ser localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível no Consulta Cidadão.
  2. O sistema localiza a pessoa informada e exibe os dados registrados no Cadastro Único! As informações encontradas serão exibidas em uma tabela, contendo o Número de Identificação Social (NIS), o nome, o sexo, a data de nascimento, o nome da mãe, e o município e a Unidade da Federação (UF) de cadastramento da pessoa que fez a consulta.

1 thought on “Telefone CadÚnico

  1. Fiz o cadastro em Abril deste ano, ate então não foi liberado, mas ontem dia 09/11 ligaram para celular da minha esposa me procurando, porém todo meu cadastro tem meus dados celular principalmente, queria atraves deste canao deixar meu numero para contato. xxxxx

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