Telefone CadÚnico 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat de Ajuda

Para saber se você está inscrito no CadÚnico, a consulta pode ser feita pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social em “Consulta Cidadão Cadastro Único” (é necessário preencher nome completo, data de nascimento e nome da mãe). A consulta pode ser feita também pelo aplicativo de celular Meu CadÚnico ou por telefone ligando para 0800-707-2003 ou no número 121. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Existem os CRAS e também outros órgãos autorizados a fazer o cadastro das famílias interessadas em participar do Cadúnico, será necessário verificar na sua região quais são os atualizados e isso pode variar um pouco de região para região e por isso que é importante você estar por dentro. Pode se inscrever cadastro único aquela família que é de baixa renda e isso significa dizer que ela pode receber até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. Se você está fazendo atendimento desses requisitos é provável que você consiga fazer o seu cadastro mediante apresentação dos documentos pedidos.

A seguir alguns programas e benefícios sociais que utilizam cadastro único como referência para você ter uma ideia do como ele é importante e também como ele é utilizado como critério para estar selecionando as famílias que serão beneficiadas e sempre dando preferência para aquelas que mais precisam porque esse é o objetivo da maioria, poder mudar cada vez mais a vida das pessoas:

  • Meio Passe Estudantil
  • Programa Bolsa Família
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Tarifa Social de Água
  • Programas Habitacionais
  • Carteira do Idoso para emissão de bilhete em viagens interestaduais
  • Redução de alíquota de Contribuição do
  • INSS para Donas de Casa
  • Isenção da taxa de inscrição no Exame
  • Nacional de Ensino Médio- ENEM
  • Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
  • Sistema de Seleção Unificado – SISU- Lei de
  • Cotas
  • Gratuidade ou desconto nos Restaurantes populares da Prefeitura de Belo Horizonte
  • Identidade Jovem – ID Jovem
  • Isenção da 2ª via de Carteira de Identidade

Fale Conosco CadÚnico

O Fale Conosco CadÚnico permite que o cidadão registre uma manifestação ao MDS. Para utilizá-lo, é necessário informar o perfil dentes as seguintes opções: Beneficiário / Usuário Não Beneficiário Gestor / Técnico / Conselheiro Representante de Instituição Servidor / Colaborador do MDS.

Em seguida deve-se informar o nome completo, o sexo, raça, cor e email. Digite também os dados do seu endereço de moradia. Por fim entre com o seu CPF e digite sua manifestação. Ao final, clique no botão Enviar. Caso necessário, você poderá anexar documentos e imagens na sua manifestação.

Chat CadÚnico

Este canal é exclusivo para atendimento via Web Chat com o Ministério do Desenvolvimento Social. O horário de atendimento do Ministério é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Dessa forma, a equipe do Ministério se coloca à disposição para prestar esclarecimentos e orientações acerca de outros assuntos, por meio dos canais de contato disponíveis:

  • Por meio do Formulário Eletrônico: é possível registrar a demanda clicando aqui.
  • Pelo telefone: o número a ser discado é o 121. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e durante os finais de semana do Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, das 10h às 16h.

Ouvidoria CadÚnico

A Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS tem como missão facilitar o diálogo entre os cidadãos e o ministério, visando a contínua melhoria dos serviços públicos oferecidos.

Esta instância tem a responsabilidade de receber, analisar e encaminhar diversas formas de feedback, como denúncias, reclamações, elogios, sugestões, pedidos de providências e solicitações de simplificação de serviços públicos relacionados às áreas de atuação do Ministério. Além disso, a Ouvidoria-Geral também é encarregada de receber pedidos de acesso à informação, fornecer esclarecimentos sobre políticas, programas e ações do órgão, como o Programa Auxílio Brasil, serviços da Assistência Social, iniciativas relacionadas à prevenção e tratamento de drogas, projetos de cisternas, Programa Bolsa Atleta, bem como projetos apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte, entre outros.

Acesse o aplicativo do Telegram e busque a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS.

Confira também o telefone PIS-PASEP.

3 comentários em “Telefone CadÚnico 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat de Ajuda”

  1. Gostaria de deixar minha opinião negativa sobre uma atendente do cadastro único de Valinhos. Foi muito mal educada, mal amada tratando super mal as pessoas que entra em contato para resolver suas pendências. Infelizmente ainda existe pessoas ruim . Chateada com o comportamento desumano

    Responder
  2. Meu nome e silveira o benefício do Bpc loa da minha mãe foi cessado já tem cinco meses que ela não recebe o benefício ainda está devendo o aluguel também está fazendo cinco meses que não paga ó aluguel nois estamos comendo que dono bota agente na rua minha mãe tem 83 anos ela tem deficiência na perna e também diabetes tem pressa alta nois estamos passando fome até o gás está não sei acabando não sei como vai ser da gente nois ajude por favor

    Responder
  3. Fiz o cadastro em Abril deste ano, ate então não foi liberado, mas ontem dia 09/11 ligaram para celular da minha esposa me procurando, porém todo meu cadastro tem meus dados celular principalmente, queria atraves deste canao deixar meu numero para contato. xxxxx

    Responder

Deixe um comentário