Telefone Enel São Paulo 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp

Procurando pelo telefone de contato para atendimento na Enel São Paulo para resolver algum problema como falta de energia, conta de luz, instalação, 2a via ou outro assunto relacionado? O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como contato telefônico, whatsapp, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. As companhias de energia possuem milhares de clientes no país. Infelizmente, os serviços prestados por estas empresas deixam a desejar em certos momentos. São comuns os casos de consumidores que ficam sem energia na sua residência ou tem algum aparelho queimado por um surto de energia na rede. Mas não adianta ficar bravo com os atendentes, eles não têm culpa. É preciso ter paciência e saber usar os meios de atendimento adequados. Sendo assim, o objetivo deste artigo é informar os telefones da Enel SP para reclamações, assistência técnica, suporte técnico, compras, SAC e ouvidoria.

A Enel Brasil é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização, além de soluções de energia. Após a aquisição da Enel Distribuição São Paulo (antiga Eletropaulo), em 2018, a empresa se tornou o maior grupo em distribuição de energia do país, com 17 milhões de clientes atendidos no Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo. Além disso, por meio da Enel Green Power, a companhia é um dos líderes em geração de energia eólica e solar no Brasil. A Enel possui ainda a usina térmica Enel Geração Fortaleza (CE), a rede de transmissão Enel Cien (RS), conversora de energia para interconexão entre o Brasil e a Argentina, e uma empresa de soluções em energia, a Enel X.

A Enel São Paulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina, distribuindo energia elétrica a 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital, maior polo econômico do Brasil. Nesta área, a empresa atende mais de dezoito milhões de pessoas, concentradas em oito milhões de unidades consumidoras. O consumo anual aproximado é de 42 mil gigawatts-hora (GWh) de energia. A empresa conta atualmente com cerca de sete mil funcionários. Entre seus ativos estão 163 estações transformadoras de distribuição (ETD), totalizando 12,6 GVA de potência instalada, 1,7 mil quilômetros de circuito de subtransmissão (138/88 kV) e uma rede de aproximadamente 311 mil quilômetros de condutores aéreos, três mil quilômetros de condutores subterrâneos e 1,2 milhão de postes.

Canais de Contato da Enel SP

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo. Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos. Confira a seguir todos os canais de contato da ENEL SP.

Canal para Falar Contato Enel SP
Telefone de SAC da Enel SP 0800-727-2120
SAC Deficientes Auditivos 0800-772-8626
WhatsApp da Enel SP (21) 99601-9608
Chat Enel SP para Suporte Clique no botão “Assistente Virtual” localizado no rodapé do site no lado direito
Ouvidoria Enel SP 0800-72-73-110
Fale Conosco Enel SP www.enel.com.br/pt/Nossos_Canais.html
Ajuda Enel SP www.enel.com.br/pt/Canais.html
Denúncia Enel SP portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/denuncia-fraude
Telefone Enel RJ baratodecelular.com.br/sac-0800/telefone-enel-rio/
Telefone Enel Ceará baratodecelular.com.br/sac-0800/telefone-enel-ceara/
Telefone Enel Goiás baratodecelular.com.br/sac-0800/telefone-enel-goias/

Como Falar com a Enel SP?

Você poderá falar com a Enel SP diretamente pelo telefone. O telefone da Enel SP é 0800-727-2120. Para atendimento de emergência, o telefone é 0800-727-2196. Se for uma ligação de emergência fora da área de concessão, o telefone é (11) 2195-2734.

Qual é a Ouvidoria da Enel SP?

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

A Ouvidoria Enel é uma instância que tem como finalidade solucionar ou responder às solicitações que não foram atendidas, inicialmente, nos canais de relacionamento. As manifestações são reanalisadas de forma transparente e imparcial, levando em conta as informações e argumentos do Cliente e a legislação em vigor. Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior. As manifestações recebidas são tratadas com ética e independência e respondidas em até 15 dias.

O contato da Ouvidoria da Enel São Paulo é 0800-7273-110.

Quais é o Telefone Enel SP para Reclamação?

O telefone de atendimento ao consumidor da Enel SP é ​0800-7272-120.

Quais é a Central de Atendimento da Enel SP?

A página da central de atendimento da Enel SP pode ser encontrada neste link.

Qual é o Atendimento da Enel SP pelo Site?

É possível entrar em contato com o sistema de atendimento online da Enel SP. Você precisará entrar com login e senha. Se for o primeiro acesso, basta fazer o cadastro. É bem rápido! Clique aqui para acessar.

Qual é o Aplicativo Enel SP?

Os clientes residenciais da Enel Distribuição podem ter nossos serviços na palma das mãos. Baixando o Aplicativo Enel, você poderá receber notificações de serviços pelo celular (basta ativar o push), além de acessar diversos serviços automáticos:

  • Falta de Luz
  • Segunda Via
  • Alteração de Dados Cadastrais
  • Consulta de Débito
  • Débito Automático
  • Endereço de Cobrança
  • Comunicação de Pagamento
  • Religação
  • Histórico de Consumo
  • Parcelamento
  • Consulta de Protocolo
  • Consulta de Documento e Prazos
  • Troca de Titularidade

O Aplicativo Enel SP está disponível para IOS e Android. Para baixar, busque “Enel” na Apple Store ou Google Play ou clique agora mesmo nos links

Qual é o WhatsApp da Enel SP?

Agora você pode solicitar serviços pelo WhatsApp. Salve a Elena em seus contatos  (21) 99601-9608, assim você consegue realizar serviços com mais rapidez. Ela consegue te ajudar a registrar falta de luz, solicitar 2° via, consultar débitos e também tirar dúvidas sobre nossos serviços.

Qual o Número 0800 da Enel SP?

Os números 0800 da Enel SP são ​0800 72 72 120 (atendimento) / 0800 72 73 110 (ouvidoria).

Qual é o Atendimento da Enel SP por SMS?

O Torpedo Fácil é um serviço gratuito e 24 horas da Enel SP por onde você pode comunicar falhas no fornecimento de energia, falta de luz, além de solicitar 2ª via da sua conta de energia e a religação de energia elétrica de urgência, veja como é fácil:

  • Para informar falta de luz, envie um torpedo com a palavra LUZ seguida do seu número da instalação para o número 27373. ​
  • Para pedido de 2ªvia da conta, envie um torpedo com a palavra CONTA seguida do seu número da instalação para o número 27373.

Qual é o Atendimento Presencial da Enel SP?

Caso você não consiga resolver seu problema por telefone ou pela internet, basta ir a uma agência da Enel SP mais próxima da sua residência. Consulte aqui o posto mais próximo.

Quais são os Contatos da Enel SP nas Redes Sociais?

A Enel SP também está presente nas redes sociais. A empresa possui canais de comunicação normalmente utilizados para expor novidades sobre os serviços. Através das redes sociais você também pode tirar dúvidas sobre serviços além de conteúdos exclusivos da operadora. Veja abaixo todos as redes sociais da Enel SP para você entrar em contato ou acompanhar novidades:

Quais são as Reclamações da Enel SP?

As principais reclamações da Web Continental são atraso produto não recebido, na entrega, estorno do valor pago e troca-devolução de produto. Os produtos mais reclamados são blusas, calças, camisetas, casacos e jaquetas. Os problemas mais comuns são problemas com moda feminina, moda masculina, moda infantil, celulares e smartphones.

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a Web Continental não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação no formulário eletrônico no site, email ou Zap. Não obtendo resposta da Web Continental, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.

O acesso aos dados que foram cadastrados pelo consumidor ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos.

Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsZap (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já é possível ter a reclamação completa pelo aplicativo de conversa. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.

Quais são os Canais de Reclamações dos Consumidores?

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

1 – consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.

2 – Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).

3 – proteste.org.br

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.

4 – Defensorias Públicas

Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.

5 – Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

6 – ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é a agência que regula o setor elétrico brasileiro. Quando você tiver algum problema com a distribuidora de energia elétrica, por exemplo, falta de energia, não recebimento de fatura etc., deve reclamar diretamente à distribuidora. Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número.

Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. É importante guardar esse número também. Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na Aneel. Você poderá utilizar um dos seguintes canais:

  • Telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
  • Formulário no site da Aneel
  • Chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)

Sobre a Enel São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo, anteriormente Eletropaulo Metropolitana e AES Eletropaulo, é uma empresa concessionária de distribuição de energia elétrica com atuação no estado do São Paulo, e com sede em Barueri. Também foi conhecida apenas como Eletropaulo, uma empresa estatal extinta, da qual a Enel Distribuição São Paulo era parte antes de ser privatizada. A trajetória da companhia acompanhou o desenvolvimento de São Paulo. Em 1899, um grupo de empresários canadenses funda a The São Paulo Railway, Light Power Company Limited. A empresa foi responsável pela construção de toda infraestrutura de distribuição de São Paulo durante 70 anos de concessão. Em 1956 a empresa passa a se chamar Light – Serviços de Eletricidade SA. Em 1979, o governo brasileiro, por meio da Eletrobrás, comprou da Brascan o controle acionário da Light. Em 1981, o controle da parte paulista empresa passa para o Governo de São Paulo e assim, cria sua empresa de energia, a Eletropaulo – Eletricidade de São Paulo SA.

Em 2001, com a venda das ações da Reliant e da CSN para a AES Corporation, a Eletropaulo Metropolitana passou a ser controlada apenas pela AES. O novo acionista passou a chamar a empresa de AES Eletropaulo nas contas, cartas, comunicados e propagandas. No dia 4 junho de 2018, a Enel Brasil comprou 73,38% das ações da Eletropaulo, por R$ 5,55 bilhões. Com o negócio, realizado por meio de leilão na B3, o grupo europeu se tornou líder na distribuição de energia elétrica na América Latina, atendendo 17 milhões de clientes no Brasil. Deste modo, a Enel passou a atuar nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. A partir deste dia, a americana AES e o BNDES deixaram de fazer parte da estrutura acionária da Eletropaulo. A compra foi concluída e homologada em 3 de dezembro de 2018. Com a mudança em sua estrutura acionária, a Eletropaulo passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo desde dezembro de 2018.

7 comentários em “Telefone Enel São Paulo 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp”

  1. Roubo de energia elétrica…… Rua Cantareira Números 55 e 65.
    Ligação direta do poste
    caixas abertas sem lacre, fiação irregular saindo da caixa.
    fiacão irregular passando pelos telhados

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  2. Todas vez acaba a energia no bairro vila do sol
    Não pode chover que acaba a energia, impressionante como a conta de energia sempre está chegando porém a energia sempre faltando, não aguentamos mais .

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  3. Não consigo a segunda via das contas referente a instalação nº 0059642505. Elas poderiam ser enviadas por email, por favor?

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  4. BOA NOITE,
    COMO PROCEDER, PARA ENTREGAR UMA SENTENÇA PARA RESTABELICIMENTO DE LUZ, EM 48 HORAS….
    O DEPARTAMENTO JURIDICO DESTA EMPRESA, CONCEITUADA EMPRESA, NÃO ACOMPANHA OS PROCESSO, OU FAZ POUCO CASO DA TETERMINAÇÃO JUDICIAL.

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  5. Bom dia ,tenho uma tv smart Philips no domingo dia 10 de janeiro caiu um raio e quimou minha unica tv ,nao tenho como arrumar pois estou desempregada,oq devo fazer meu wats xxxxxxxxx meu cpf xxxxxxxxxxx instalacao 53135423 obs gostaria de saber como faco p verificar se tenho alguma conta em aberto

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