Telefone Receita Federal 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp

Você está à procura do telefone da Receita Federal para falar com o atendente? Até março de 2020 a Receita Federal disponibilizava o ReceitaFone pelo número 146 para consultas do cidadão. Agora este serviço foi desativado. Mas não se preocupe, existem outras formas de entrar em contato com a Receita Federal. Dentre elas destacamos do Fale Conosco da Receita Federal e o chat dentro do e-CAC. Então, para entrar em contato com a Receita Federal a fim de resolver assuntos de imposto de renda, CPF bloqueado, dentre outros, você poderá usar um destes canais. Vamos agora aprender como fazer.

Até o dia primeiro de janeira de 2015 a Receita Federal do Brasil era subordinada do Ministério da Fazenda. Após esta data, passou a fazer parte da estrutura básica do novo Ministério da Economia do governo do atual presidente Jair Bolsonaro. Importante salientar que o telefone 146 da Receita foi desativado pela instituição desde março de 2020. Neste artigo, iremos mostrar outros meios para você entrar em contato com a instituição. Os principais meios de contato são: o Fale conosco da Receita Federal e também o chat dentro do e-CAC.

Qual é o Fale Conosco da Receita Federal?

O Fale Conosco da Receita Federal presta informações gerais sobre serviços e legislação, porém não substitui o Processo de Consulta (IN RFB 1.396/2013) e, além disso, não tem acesso a procedimentos pertinentes ao atendimento presencial. Este canal não informa sobre situação específica de contribuinte, que exija análise de documentação, questões que envolvam sigilo fiscal e/ou assuntos não listados nos quadros Cidadão e Empresa.

Qual é o Telefone da Receita Federal de Atendimento?

No momento, a Receita Federal não disponibiliza telefone de atendimento central. Já as delegacias regionais da Receita Federal (DRF) possuem telefone. Confira aqui a lista completa de telefones.

Qual é a Ouvidoria da Receita Federal?

A Ouvidoria recebe reclamações, sugestões, elogios, solicitações de providências e denúncias. Quando o usuário não se sentir completamente atendido pelo Ministério da Economia, ele pode (e deve!) recorrer à Ouvidoria. Caso suspeite de alguma atividade ilícita, envie sua denúncia à ouvidoria. Todo o processo é feito via sistema e a proteção dos seus dados pessoais é garantida. Você deve apresentar os fatos de forma clara e objetiva, contendo elementos mínimos, como CPF ou CNPJ do denunciado, para que a denúncia possa ser analisada.

Confira qual é a data do IRPF 2023 definida pela Receita Federal.

Como Registrar uma Manifestação

Pela internet (por meio do Fala.BR), por carta, telefone ou presencialmente (apenas Distrito Federal) Ao cadastrar sua manifestação no Fala.BR, lembre-se de selecionar o Ministério da Economia como órgão para qual você quer enviar a sua manifestação. Ao final do cadastro, você receberá o número e o código de acesso. Guarde esses dados, pois é a partir deles que será possível consultar o andamento da manifestação e incluir informações complementares.

Para reclamações, solicitação de providência, elogios e sugestões será necessário:

  • CPF ou CNPJ
  • E-mail ou endereço para correspondência

O prazo para resposta é de até 30 dias corridos (a contar do registro na Ouvidoria).

  • Call center: 0800-702-1111
  • Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 20h

A Ouvidoria também recebe cartas dos cidadãos. As correspondências podem ser enviadas para: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900. Brasília/DF

Qual é o WhatsApp da Receita Federal?

Algumas unidade regionais da Receita Federal possuem número de WhatsApp. Porém, não existe um zap central da Receita Federal. Mas não fique desapontado, a Receita Federal está no Telegram. Sim, é isto mesmo, a Receita Federal acaba de anunciar o seu canal para a prestação de serviços para CPF por meio do Telegram. Com ele, o usuário poderá realizar alguns serviços para Pessoa Física com o auxílio de um “robô”.

Dentre as funcionalidades do chatbot da Receita Federal no Telegram destacam-se as possibilidades de o usuário solicitar a segunda via do seu CPF ou até mesmo consultar a sua situação cadastral do CPF, além de poder atualizá-la ou regularizá-la direto pelo app. O usuário pode, ainda, consultar a ausência de declaração do imposto de renda.

Para começar a utilizar os serviços do canal da Receita Federal no Telegram, basta procurar por ele como “ReceitaFederalOficial” na “lupa” do aplicativo e seguir as orientações passadas na tela.

Agendamento Receita Federal

Verifique a disponibilidade de atendimento da sua Unidade:

 http://receita.economia.gov.br/contato/unidades-de-atendimento/unidades-de-atendimento

Atenção: De 23/03/2020 a 29/05/2020 apenas 5 serviços poderão ser realizados presencialmente na Receita Federal, mediante agendamento prévio.

1) Regularização do CPF;
2) cópia de documentos relativos à DIRPF e à DIRF;
3) parcelamentos e reparcelamentos não disponíveis na internet;
4) procuração RFB; e
5) protocolo de processos relativos aos serviços de:
a) análise e liberação de certidão;
b) retificações de pagamentos; e
c) CNPJ.
Confira os serviços disponíveis:

Chat Receita Federal

O chat online da Receita Federal visa atender contribuintes autenticados no Portal e-CAC via certificado digital ou código de acesso. A partir de 23/03/2020 o horário de atendimento é das 07h às 19h, em dias úteis.

Atendimento pelo eCac

Portal e-CAC – https://cav.receita.fazenda.gov.br/: além de diversos serviços disponibilizados, há a possibilidade de abertura de Dossiê Digital de Atendimento – DDA e seu acompanhamento (lista não exaustiva):

  • Certidão de Regularidade PF, PJ, ITR e Obra;
  • Retificações de Pagamento DARF´s e GPS;
  • DBE – Inscrição, Alteração e Baixa;
  • Malha Fiscal – Antecipação de Malha e Resposta à Intimação;
  • Impugnação de Notificação de DIRPF;
  • Procuração RFB com firma reconhecida;
  • Cópia da última DIRPF transmitida nos último 05 anos;
  • Cadastro ITR;
  • Obras de Construção Civil – Apresentação de Esclarecimentos para Cartas;
  • Impugnação ao Termo de Indeferimento da Opção pelo Simples Nacional.

Observações:

  • Para empresas ativas, cuja forma de tributação seja pelo Lucro Real, Presumido ou Arbitrado, o protocolo desses serviços é obrigatório neste Canal de Atendimento, através do Certificado Digital;
  • Pessoas físicas, MEI e empresas do Simples Nacional podem efetuar o protocolo também por Código de Acesso;
  • Para abrir o DDA: “Legislação e Processo” – “Processos Digitais” – “Abrir Dossiê de Atendimento”;
  • Para acompanhar o DDA: “Legislação e Processo” – “Processos Digitais” – “Meus Processos”;
  • Antecipação de Malha: obrigatório via DDA;
  • Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras e nº de Recibo de DIRPF já disponíveis com Código de Acesso.

Qual é o Email da Receita Federal?

A Receita Federal não tem um email central de atendimento. Porém, você poderá enviar uma mensagem para a Receita Federal através de formulário eletrônico no site.

22 comentários em “Telefone Receita Federal 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp”

  1. Gostaria de saber o que está acontecendo com o PIS do meu marido que não recebe já faz 2 anos sendo que ele trabalha desde 2019 ,2020, 2021 mas não entra o PIS pra ele, gostaria de saber como eu faço pra rever isto ?

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  2. Estou solicitando a emissão do CPF, para o meu marido e não estou conseguindo, ele não tem a RG original e já mandei de tudo e sempre volta o e-mail, solicitando a selfie com a RG, eu só queria uma ajuda de como proceder em caso de não ter a RG, eu já mandei a certidão e o restante de documentos, mas parece que eles não estão aceitando os documentos que eu enviei, oque devo fazer?

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  3. Como resolver colocar como débito em conta uma negociação feita junto a receita sobre débito previdenciário. Autorizei junto a receita e junto a caixa desde agosto de 2021 e até hoje sou obrigado a pegar mensalmente a guia junto a receita. Não consigo sequer retirar a guia pelo sistema , pois a receita argumenta que isso acontece por problema no sistema. Para concluir informo que sequer os atendentes conseguem, precisam solicitar a quem deve ter uma senha especial para emitir a guia.

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  4. Boa tarde,
    Estou tentando fazer um empréstimo com a Financeira Aymoré, e gostaria de saber se é correto a cobrança de custas de prestação de serviço, previsto no decreto nº 6.303/07 (Lei nº 5.172, de 1966 art. 63, inciso I, que eles estão me cobrando o valor de 575, pra liberação do empréstimo.

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  5. ESPÓLIO – DEPENDENTE ATÉ 08/2021
    Elaborei a DIRPF do espólio do meu sogro e a DIRPF da minha sogra. O primeiro, isento, e a segunda com direito a restituição. Na declaração dela não constou nenhuma pendência e a restituição está no calendário de pagamentos , para o dia 31/05/2022.
    Entretanto, a RFB notificou pendência na DIRPF do espólio, por constar o nome dela como dependente, que de fato o foi, até o dia 22/08/2021, data do falecimento do marido.
    Como devo proceder, para corrigir ou esclarecer a ocorrência.

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  6. Estive na Receita Federal no dia 21 Julho de 2021 Termo de Atendimento no.2020/010301115526 enviaram 3 intimações em 12/7/21-29/11/21 e 07/2/22 Foi Gerado Código de Acesso foi emitido Darf do Acordo venc.03/12/21 pago Banco Bradesco e valores em Debito Automatico no Bradesco a partir desta data.
    Favor verificar e constatar o Recebimento em dia e Baixar as intimações para não mais enviar para mim.
    AGUARDANDO RETORNO

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  7. Sou aposentado pelo INSS. Ao preencher a declaração de imposto de renda 2022, optei por acessar a declaração pré-preenchida, porém não veio informado o valor da aposentadoria. Tenho mais duas fontes de renda em que estou na ativa, as quais vieram informadas corretamente. Tenho mais de 65 anos. Dúvida: devo informar o valor recebido da aposentadoria ou não? Talvez seja pela idade em que uma parcela é isenta? No meu caso, somando-se a parcela isenta e a parcela tributável ultrapassa o valor de 28.0000.

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  8. olá!!! estou tentando informações de um processo que entrei em abril de 2021, a informação que tive na ocasiao que eu iria receber o valor em no máximo 2 meses..mas infelizmente ate hoje nada. Já fui 2 vezes na Receita em Porto Alegre..mas não deixaram eu falar com a atendente, só me disserem que o atendimento é virtual, mas nos canais que indicaram não fucionam.

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  9. Recebi uma correspondência na qual me informam que tenho um valor a receber referente a pagamento indevido ou a maior , contribuição social previdenciaria , passaram os meios , o endereço eletrônico, código é tudo o mais , porém não estou conseguindo , por não ter declarado IR nos dois últimos anos e não me apresentam outra opção . Não consigo falar por telefone e por nenhum outro meio . Gostaria que me orientaram, por favor .

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  10. Boa tarde eu gostaria de saber como faço pra retirar o cpf dos meus filhos…pois só tenho o código..e estou precisando pra trabalhar..grata cicera

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  11. Minha filha recebeu o auxilio emergencial em 2020 sem ter direito, quando fui mandar a minha declaração de imposto de renda é que descobri, diziam que ela tinha recebido R$ 8.400,00 mas emitiram um DARF de R$ 6.000,00 para pagar até 30/04/2021 paguei, fui ao banco tirei os extratos de todo o dinheiro depositado pelo governo na conta dela e os extratos mostraram somente R$ 7.200,00 por isso e algumas despesas com saúde colocaram na malha fina, fiz um processo no ecac e encaminhei todos os comprovantes e até a presente data não notificaram nada e não devolveram a minha restituição, e um negócio que não da para entender, não notificam nada dizem que receberam os documentos que esta tudo em ordem mas não restituem o meu dinheiro.

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  12. Nunca comprei veiculo com isenção de IOF e de acordo com parecer da Delegacia da Receita Federal consta que o interessado já fez cozo deste beneficio fato que nunca ocorreu pois nos nunca compramos veiculo com este beneficio, inclusive eu tenho uma autorização de isenção de IOF datado de 05/11/2018 me dando o referido beneficio mas eu precisava de fazer a validação mas quando eu tento validadar da a seguinte mensagem ” OS DADOS INFORMADOS PARA CPF/CODIGO DE AUTORIZAÇÃO NÃO CONSTAM NA BASE DO SISEM’. Gostaria se possivel uma ajuda para pder resolver este problema. Desde já agradeço.

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  13. Sou pensionista do meu marido há três anos.Estou desde 2019 lutando p receber um valor de seu Imposto de Renda q está retido na fonte e ñ consigo.Tenho Alvará expedido pela Justiça e nada.Venho tentando um re agendamento e ñ consigo.Receita me joga p o Banco do Brasil e este me manda de Volta p a Receita.E eu fico feito uma bola de pingue pongue.E eu e os demais beneficiários queremos receber.Como ou o q faço,a quem recorro?Ñ quero deixar,nem devo,este valor p a Nãção.Me ajudem por favor.Fui na Agência da R F do Recife Antigo-PE,por várias vezes.Um diz uma coisa,outro diz outra e nada.Uma atendente fez um e CAC pra resolver este problema,mas ela fez em meu nome e era p ser no nome do meu marido.E desde já estou neste sofrimento.Ninguém resolve nada.Gastos e mais gastos.Sou do interior de Rio Formoso a mais de 90 KM de Recife.

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  14. BOA TARDE O INSS DEU DEFERIDO PROCESSO DE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA QUERIA SABER QUANDO RECEBEREI O RETROATIVO DA ISENÇÃO.

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  15. Como posso anular um contrato de empréstimo.assinei e enviei dados pessoais por zap.agora a empresa está mim pressionando para pagar IOF.alegando que se eu não pagar vão bloquear meu CPF.conta corrente e os meus bens que tenho em meu nome.ja paguei uma taixa de RS250.00 reais.logo depois que informaram quê não conseguiram efetuar a libertação porquê consta pendente um valor R$898.16.esse valor seria tributos federais.quê consta no meu cpf.eu não tenho esse dinheiro.caso não pague vão enviar para meu endereço uma notificação.o quê devo fazer?
    Co

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  16. Minha mãe é pensionista do meu falecido irmão. Agora o inss está pedindo os documentos, depois de 31 anos de falecimento. Acontece que ela não lembra onde guardou os documentos. Agendei para o dia 29 09 21 para pedir um cpf pos morte como sugeriu o órgão. Mas não sei se precisa ela ir junto. Não tenho para quem perguntar. É muito sofrido para ela sair, devido a idade. Alguém pode me orientar??? Grata.

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  17. Hj fui pela manhã na Receita Federal em Santos para dar entrada num processo de acerto no CNPJ onde o numero do endereço saiu errado no DBE. Levei toda documentação como sempre fiz, e desta vez não aceitaram. Me disseram que para fazer o acerto só através de processo pela internet. O problema é que pelo fato do numero do endereço estar errado no DBE, não consigo fazer certificado e nem procuração digital, pois no Contrato Social está um número e no CNPJ está outro. Não tem como fazer pela internet. Dito isto a atendente, ela continuou resistente, mandando eu mandar email para a Receita Federal para saber como proceder. Acho o fim da picada, ter atendentes que não sabem direcionar os trabalhos. Neste caso não há o que fazer, a não ser ela dar entrada na documentação fisicamente e o pessoal interno da REceita fazer os devidos acertos. O problema é que já estão acostumados a despachar o contribuintre sem ao menos analisar a situação. E$stão ali nem sei porque, pois não sabem absolutamente nada. Só sabem dar o email da receita federal para pedirmos orientação. Um absurdo isso. Indignada com o atendimento de vocês.

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  18. Bom dia, preciso fazer o darf do recolhimento da folha de pagamento dezembro/202 (PIS) e o 13º salários/2020.
    Qual é o código do recolhimento do 13º salário/2020; ou soma os dois valores o da folha de pagamento dezembro/2020 e o 13º salário/2020 e coloca o código da receita 8301.
    Eo valor dos descontos do código 0561, 13º salário/2020 e folha de pagamento dezembro/2020, soma os dois valores.
    Essa são as minhas duas dúvidas se puder me esclarecer fico muito agradecida sem mais. Claudia

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  19. Estou.com dificuldade para pagar minha dívida sou aposentado e o que ganho mal da pra comer tem como vocês facilitar para mim dês de já obrigado

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