telefone sabesp

As companhias de saneamento possuem milhares de clientes em todo país. Infelizmente, os serviços prestados por estas empresas deixam a desejar em certos momentos. São comuns os casos de consumidores que ficam sem água ou são acometidos por outros problemas como esgoto entupido. Mas não adianta ficar bravo com os atendentes, eles não têm culpa. É preciso ter paciência e saber usar os meios de atendimento adequados. Sendo assim, o objetivo deste artigo é informar os telefones da SABESP para reclamações, suporte técnico, compras, SAC e ouvidoria.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Ouvidoria SABESP

O trabalho da Ouvidoria SABESP é desenvolvido em perfeita integração com as Unidades de Negócio de cada Região, com o objetivo de obter, em benefício dos clientes-cidadãos, melhorias na qualidade do serviço prestado, maior agilidade na resolução dos problemas, transparência e acesso à informação e diminuição da burocracia.

  • Central Telefônica Ouvidoria (para todo o Estado de Săo Paulo): 0800- 055 05 65
  • Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira: das 8 às 18 horas exceto sábados, domingos e feriados
  • E-mail: [email protected]

Clique aqui e entre em contato com a Ouvidoria Sabesp. Este formulário deverá ser preenchido nos seguintes casos:

  • Serviço já solicitado à empresa e não atendido ou considerado não satisfatório.
  • Críticas ou denúncias sobre serviços prestados pela empresa.

Fale Conosco SABESP

Tanto os serviços emergenciais quanto os comerciais podem ser solicitados pelos telefones:

Serviços de Emergência

(ligação gratuita) – Para emergências como falta d’água, vazamentos e esgoto entupido. Funciona 24 horas todos os dias.

  • Região Metropolitana de São Paulo: 195 – Horário de funcionamento: 24h
  • Interior e Litoral: 195 / 0800-0550195 – Horário de funcionamento: 24h

Serviços Comerciais

(ligação gratuita) – Para informações sobre contas, solicitação de segunda via (em caso de perda ou não recebimento), pedidos de serviços, endereços, telefones úteis e folhetos explicativos.

Região Metropolitana de São Paulo

0800-0119911
Horário de funcionamento:
seg a sex: das 7 às 21 horas / sab: das 7 às 13 horas
0800-7773700 – para pessoas com deficiência auditiva ou de fala
Horário de funcionamento:
seg a sex: das 8 às 18 horas / sab: das 8 às 17 horas

Interior e Litoral

0800-0550195
Horário de funcionamento:
seg a sex: das 7 às 21horas / sáb: das 7 às 13horas
0800-0160195 – para pessoas com deficiência auditiva ou de fala
Horário de funcionamento:
seg a sex: das 7 às 21horas / sáb: das 7 às 13horas

Atendimento pelo Chat da SABESP

É possível falar com o atendimento da SABESP via chat. Para isto, acesse esta página. Antes de iniciar o atendimento você precisará informar seu município e entrar com dados como Nome, email e motivo do contato.

Atendimento Presencial da SABESP

Caso você não consiga resolver seu problema por telefone ou pela internet, basta ir a uma agência da SABESP mais próxima da sua residência. Consulte aqui o posto mais próximo.

Fale com a SABESP nas Redes Sociais

A SABESP também está presente nas redes sociais. A empresa possui canais de comunicação normalmente utilizados para expor novidades sobre os serviços. Através das redes sociais você também pode tirar dúvidas sobre serviços além de conteúdos exclusivos da operadora. Veja abaixo todos as redes sociais da SABESP para você entrar em contato ou acompanhar novidades:

Página do Facebook
Perfil no Twitter
Canal no YouTube
Perfil no Instagram

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Agências Reguladoras

Em serviços regulados, como telecomunicações, transportes aéreos, planos de saúde, as agências reguladoras disponibilizam auxílio a consumidores que não conseguem resolver problemas diretamente com as empresas fornecedoras. Antes de acionar a Agência, o consumidor deve formalizar o problema junto à operadora e anotar o número de protocolo. Feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem até cinco dias úteis para dar uma resposta. Caso o problema não seja solucionado, a pessoa pode reabrir a demanda.

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Fonte

1 thought on “Telefone SABESP

  1. Desde as 15 h e pouco venho tentando q a sabesp venha urgente ate a residencia no qual o cavalete da vzinha( q nao mora mas no local esta estourado e vazando muita agua) ja fiz 3 solicitacao um atendente menos informado q o outro o ultimo chega a ser sarcastico dentre outras coisas mais ainda fala q minha pergunta ja me responde nao explicando nada sendo q nas 3 vzs pedi um pq sobre a agua estar DESPERDIÇANDO NA RUA A HORAS E É NA NOSSA RESIDENCIA Q DESLIGAM A AGUA SENDO Q NEM P MANUTENCAO É. AONDE NAO PRECISA TER AGUA(NA GUIA ESTA UM OCEANO E DENTRO DAS CASAS ESTA SEM). INCLUSIVE O ULTIMO FUNCIONARIO TURRAO MAL EDUCADO GROSSO C PRESSA D ATENDER E SE LIVRAR DO CLIENTE BATE D FRENTE C VC Q SUA CASA ” NAO É A TAL NUM E O TAL REGISTRO SENDO Q PASSEI O RGI NUM EM TODAS GRAVACOES EXPLIQUEI Q QUERIA SOLUCAO P DOIS PROB DIFERENTE E O PROPIO QUERENDO SABER MAS SOBRE AONDE MORO E NUM DO Q EU MORADORA SO A 40 ANOS NA CASA. POR FAVOR SABESP DE TREINAMENNTO MAS AMPLO P Q TODOS FALEM A MESMA LINGUA E DE A MESMA INFORMACAO. E PRINCIPLAMENTE COGITE A EDUCACAO NA SELECAO POIS ESSE ULTIMO FOI MUITO DESAFIADOR E SARCASMO NAO ESTOU PEDINDO FAVOR, E NOS CLIENTES NAO SOMOS OBRIGADA A ESCUTAR DESAFORO E NAO REVIDAR NAO QUER TRAB DA VAGA P QUEM QUER. NO JOKEY DEVE ESTAR CONTRATANDO PESSOAS ASSIM POBRE DOA ANIMAIS D LA! #REVOLTADAMESMO. TQNTA GENTE PASSANDO SEDENO BRASIL E TANTA AGUA A DERIVA E NAO PODEMOS NEM PEDIR EXPLICACAO!

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