telefone whatsapp

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. O WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, áudios e vídeos, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Neste tutorial, iremos explicar cada uma destas formas de contato com o WhatsApp.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Quadro Resumo dos Canais de Contato do WhatsApp

 

Canal para Falar Contato WhatsApp
Telefone de SAC do WhatsApp Não Existe
Chat WhatsApp para Suporte Não Existe
Email WhatsApp de Atendimento support@whatsapp.com
Ouvidoria WhatsApp para Reclamações Não existe
Ajuda WhatsApp Online https://www.whatsapp.com/contact/
Fale Conosco WhatsApp Veja no tópico “Fale Conosco WhatsApp”

Fale Conosco WhatsApp

Caso queira entrar em contato com o atendimento da WhatsApp, deve-se usar um dos seguintes canais:

SAC WhatsApp Através de Telefone

Não existe esta opção.

WhatsApp Online

A melhor forma de entrar em contato com o WhatsApp é usar o Fale Conosco. Nesta página, você encontrará os seguinte canais de contato:

  • Suporte para o WhatsApp Messenger: Para todas as dúvidas relacionadas ao WhatsApp Messenger, entre em contato aqui.
  • Suporte para o WhatsApp Business: Para quaisquer perguntas relacionadas ao Aplicativo WhatsApp Business, entre em contato aqui.

Email do WhatsApp

Você poderá enviar um email para o WhatsApp no seguinte endereço: support@whatsapp.com.

Ouvidoria WhatsApp

Infelizmente o WhatsApp não possui um serviço de ouvidoria. Solicitações devem ser feitas diretamente em um dos canais já informados anteriormente (telefone, email e formulário fale conosco). Não se preocupe, a empresa possui uma equipe treinada para solucionar todos os problemas na prestação dos seus serviços.

Reclamações WhatsApp

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a WhatsApp não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Confira as dúvidas mais comuns:

Aparelhos Perdidos ou Roubados, O que Fazer?

Bloqueie o seu chip. Recomendamos que você ligue para a sua operadora de celular o quanto antes para bloquear o seu chip. Dessa forma, não será possível verificar a conta no telefone, já que esse processo requer o recebimento de SMS ou ligações.

Nesse momento, você tem duas opções:

  1. Você pode utilizar um novo chip com o mesmo número de telefone para ativar o WhatsApp em um novo aparelho. Essa é a maneira mais rápida de desativar uma conta em um aparelho roubado ou perdido, já que o WhatsApp só pode permanecer ativo com um número de telefone em um aparelho de cada vez.
  2. Envie um email para support@whatsapp.com com o seguinte texto no corpo do email “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. Por favor, inclua também o seu número de telefone em formato internacional completo.

Importante: Mesmo com o chip bloqueado e o serviço de telefonia desativado, é possível utilizar o WhatsApp por redes Wi-Fi se você não entrar em contato com a empresa para desativar sua conta.

Como Utilizar o WhatsApp no Computador?

O aplicativo do WhatsApp para computador e o WhatsApp Web são extensões do WhatsApp para que você use sua conta do WhatsApp no seu aparelho. As mensagens que você envia e recebe são automaticamente sincronizadas entre seu telefone e seu computador. Você pode vê-las ao mesmo tempo tanto no seu aparelho quanto na versão para Internet. Qualquer ação que você fizer no seu celular se refletirá no seu computador, e vice e versa.

Para usar o WhatsApp no computador, abra o endereço https://web.whatsapp.com no seu navegador Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Edge, e escaneie o código QR do WhatsApp com seu telefone. Devido a limitações do navegador, alguns recursos do WhatsApp Web não estarão disponíveis.

Contato WhatsApp nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a WhatsApp pelas redes sociais:

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços da WhatsApp.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Sobre a WhatsApp

O WhatsApp foi fundado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo e está sediada na cidade estadunidense de Santa Clara, na Califórnia. No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu a empresa pelo montante de 16 bilhões de dólares, sendo quatro bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, além de três bilhões de ações no prazo de quatro anos caso permaneçam na companhia.

7 thoughts on “Telefone WhatsApp: SAC 0800, Contato, Reclamação na Ouvidoria, Chat, Falar com Atendente

  1. É inadmissível, irresponsável, a maneira que essa empresa trata seus usuários, é assustador, chego a comparar essa empresa como “empresinha de fundo de quintal “. Meu whatsapp foi clonado, e além de ter uns travamentos de ex: 8 horas, 24 horas, etc… Ainda temos que aguardar 7 dias você ver se eles irão resolver o problema. Mas para a nossa surpresa, não tem um canal de acesso por telefone, os email’s de reclamação de suporte, eles não respondem, é um robô que fica enviando a mesma mensagem, e para piorar mais ainda, eles nem se quer te dão um auxílio emergencial, mesmo você abrindo uma reclamação via PROCON. Enfim, realmente só tem nome essa empresa, a sua estrutura é de empresa de pequena. Resumindo, levar o caso via Juizado de Pequenas Causas, é a solução, nisso leva tempo, e você fica nessa situação. IRRESPONSÁVEL, ARROGANTE E DISPLICENTE essa empresinha. Nota zero !!!

    1. concordo em tudo ! meu watts empresarial foi banido sendo que realizo 80 % de minhas vendas por ali.
      não consigo contato através do e mail
      cadê a lei sendo aplicada ?

  2. É surreal que exista um procedimento interno no WhatsApp que permite que falsários que clonaram meu Whats, continuem passando o golpe nos meus contatos e eu que tenho seu uso para o trabalho, tenha que esperar por 7 dias para voltar a operar no WhatsApp Business.

  3. Olá, tudo bem?

    Fui banido do WhatsApp, porém, já me certifiquei e estou ciente dos termos de uso e gostaria de solicitar a liberação de minha conta.

    Ainda chegaram a desbloquear hoje, fiz o backup normalmente e aí quando fui responder a primeira mensagem, sem que quaisquer regras dos termos fossem descumpridas, o WhastApp deslogou e apareceu novamente a mensagem de banimento.

    Preciso urgente desse serviço, estou 100% comprometida a não realizar qualquer prática que não seja permitida dentro do aplicativo.

    Muito obrigado.

  4. Bom dia
    Preciso do meu numero de whatssapp urgente, eu trabalho com ele
    estou tendo prejuizo
    +55 017 99162.6469

  5. Já vi serviços de SAC ruins, mas o do WhatsApp é simplesmente o pior! Tenho uma conta Business e estou com problemas para cadastrar o WhatsApp Business em minha página comercial do Facebook para disponibilizar o botão do WhatsApp direto na página. Entrei em contato com o suporte do Facebook Business e lá fui muito bem atendido e fizeram o possível para me ajudar. Recomendaram que contatasse o suporte do WhatsApp. Não sei que tipo que pessoas atendem no suporte, pois parece que eu descrevi minha solicitação num idioma que ainda nem foi descoberto. Eles simplesmente não entendem um problema tão simples, que é verificar se o número telefônico por acaso não ficou preso a outra página antiga que eu tinha no Facebook. Incrível a ineficiência do suporte dessa empresa!

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