A logística é uma área de atuação de importância para o mercado e a sociedade como um todo. A logística está presente em qualquer processo de fabricação de um produto, que começa no recebimento da matéria-prima e finaliza com a entrega do produto final ao consumidor. Nesse artigo, iremos conhecer os diferentes tipos de logística que vão muito além dos já conhecidos transporte e armazenagem de produtos.
É muito comum encontrarmos pessoas que entendem a logística única e exclusivamente como estocagem e transporte. Com isso, gera-se uma visão limita sobre o conceito que na verdade, também abrange outras áreas.
A logística é um processo de planejamento e gestão estratégica que engloba a movimentação e armazenagem de matéria prima e produtos. A logística se preocupa em controlar o fluxo e o armazenamento eficiente de bens, desde o ponto de origem até o local de consumo, garantindo integridade e agilidade.
Portanto, quando falamos em logística, devemos considerar os diversos processos que auxiliam na transição de produtos de um ponto a para um ponto b. Confira agora quais são as áreas, tipos e processos de logística.
Áreas macro da Logística
Como todo negócio empresarial, a logística possui várias áreas de atuação. Duas áreas têm papel fundamental na logística: armazenagem e transporte.
A armazenagem está ligada ao à estocagem dos bens, de acordo com o local e características dos produtos. No local da armazenagem, o departamento de expedição é responsável pelo despacho das mercadorias, do armazém até o local da separação, contagem, carregamento e emissão de nota fiscal.
A área de transportes, por sua vez, realiza o deslocamento dos suprimentos/produtos da origem até o ponto de entrega. Nessa área, é selecionado o meio de transporte adequado, de acordo com as características da carga. Leva-se em conta custos como seguro de carga, concorrência e malha viária.
Tipos de Logística
A logística pode ser resumida em três importantes tipos: logística de suprimentos, de produção e de distribuição física.
Logística de Suprimentos
Também chamada de logística de abastecimento ou inbound, tem o objetivo de garantir a disponibilidade os recursos (matéria-prima, peças, etc) necessários para a produção da empresa. Além de assegurar que não falte nada, também é responsável por controlar o armazenamento e o transporte desses itens bem como manter relacionamentos comerciais com fornecedores.
Logística de Produção
Também chamada de logística interna ou in house, é utilizada em indústrias a fim de melhorar o processo de produção. Está relacionada com a otimização e o aprimoramento da qualidade da operação do negócio. Via de regra, costuma ter dois focos principais: a qualidade e a redução de custos. É, por isso, considerada um grande diferencial em um mercado tão competitivo e exigente. Abrange todas as etapas da conversão da matéria-prima em produto final: desde o planejamento, a fabricação até a movimentação e o armazenamento. Cabe também à logística de produção avaliar a demanda do mercado e gerenciar a tamanho da produção, evitando assim desperdício e escassez de mercadorias.
Logística de Distribuição
Também denominada outbound, a logística de distribuição é responsável por fazer os produtos adquiridos chegarem até o consumidor final. No caso das empresas cujo negócio é a fabricação de bens, a logística de distribuição se preocupa em disponibilizar os produtos para grandes ou pequenos revendedores. No caso de empresas de varejo, que recebem os produtos dos fabricantes, a logística de distribuição tem como objetivo entregar o produto para o consumidor final.
Processos de Logística
Além dos três tipos fundamentais de logística citados acima, podemos extrapolar um pouco mais o assunto e considerar dois processos importantes:
Logística Integrada
A logística integrada tem como escopo a integração de todas as atividades envolvidas no processo logístico. A conexão de todos os processos normalmente é feita por meio de sistemas específicos e possibilita uma maior eficiência operacional. Dessa forma, a logística integrada preocupa-se com o acompanhamento dos processos, possibilitando um controle preciso e integrado desde a venda, produção, até a chegada do produto ao cliente final.
Logística Reversa
A logística reversa envolve o retorno de materiais/produtos à fábrica em caso de defeito ou erro de entrega e até mesmo o recolhimento de resíduos após consumo. Então, são implementadas estratégias de reutilização de insumos e matérias-primas, de modo a não gerar novos resíduos. Um exemplo são as garrafas retornáveis de bebidas como cerveja e refrigerantes que, após utilizadas, podem ser devolvidas ao fabricante que fica responsável pela coleta, higienização e reutilização na linha de produção.
Logística Sustentável
A logística sustentável representa um conjunto de estratégias, medidas e ações adotadas pelas empresas em prol da sustentabilidade do meio ambiente. Nesse aspecto, leva-se em consideração a poluição do ar, do solo, o desperdício de materiais, dentre outros.
Logística própria x Logística terceirizada
Um fabricante, na montagem do seu negócio, irá se deparar com o dilema de fazer os processos de armazenagem e distribuição de seus produtos de maneira interna ou subcontratar esses serviços de um operador logístico.
Para tomar essa decisão, deverá levar em conta que o objetivo será uma cadeia de suprimento que funcione de maneira eficiente desde o recebimento dos bens por parte dos fornecedores nas instalações de produção até a entrega do produto terminado no mercado.
Logística própria
Construir seus próprios galpões e montar uma frota de veículos para se encarregar da distribuição de seus produtos irá permitir algumas vantagens:
- Você terá o controle total da operação logística, desde o manejo da mercadoria até a atenção dada ao cliente no momento da entrega. Com isso, poderá garantir que cada etapa seja realizada de forma alinhada aos objetivos da sua empresa.
- Sua empresa terá mais flexibilidade para determinar prazos e horários de entrega, atendendo assim à demanda de seus cliente finais de forma mais otimizada para ambas as partes.
- Será possível otimizar custos com eficiência operacional. Estará nas suas mãos informações valiosas sobre a eficiência da cadeia de suprimento, a rotatividade de inventários e o feedback do cliente final para detectar oportunidades de melhoria.
Pontos de atenção:
- É necessário um grande investimento tanto em instalações de armazenamento e veículos como em capital humano experiente em processo logístico; algo que leva tempo conseguir.
- Os custos operacionais que incluem salários e benefícios, assim como gastos com combustível e na manutenção das unidades, irão se somar ao custo fixo da sua empresa e pode ser um obstáculo para sua rentabilidade.
- A distribuição pode se tornar complexa se seus clientes estão espalhados por um grande território ou se você exporta seus produtos para o mercado internacional.
- Sua empresa precisará dedicar esforço para planejar a distribuição, capacitar pessoal, etc. Todas estas atividades não estão relacionadas com sua área de experiência ou core business, o que poderá causar desvio de atenção dos objetivos estratégicos do seu negócio.
Logística terceirizada
Quando se contrata uma empresa especializada em logística, existe o beneficio de estar lidando com uma empresa que tenha conhecimento e experiência na área. Além disso, pode-se livrar de atividades que não são indispensáveis para a realização das metas estratégicas e de crescimento do seu negócio. Esta modalidade caracteriza-se por oferecer os seguintes diferenciais:
- Sua empresa não precisará arcar com os pesados investimentos de capital necessários para estabelecer sua própria rede de distribuição, além de todos os custos fixos e aqueles relacionados com os riscos que esta atividade acarreta. Seus custos se tornam variáveis, mas previsíveis.
- Você contará com tecnologia de ponta para a rastreabilidade das mercadorias. As melhores empresas de logística contam com sistemas e processos digitais que permitem uma maior agilidade de entrega e otimização de espaço físico. Apostar em serviços especializados de logística implica ter acesso a inovações em processos e serviços que, se você tentasse individualmente, resultariam impossíveis de serem adotados.
- A automatização de processos empregada pelas empresas de logística permitem a redução de erros humanos além de possibilitar a coleta constante de dados para análise e posterior melhoria de processo.
- No caso de empresas internacionais, sua empresa terá à disposição um aliado com experiência em gestão de processos e documentação para a exportação e importação de mercadorias.
Pontos de atenção:
- Sua empresa ficará totalmente dependente de um terceiro no último elo da cadeia de suprimento: a entrega ao cliente. Qualquer erro do operador logístico será atribuído pelo cliente a seu negócio.
- Dependendo da complexidade do negócio de distribuição, podem se apresentar dificuldades na negociação de custos.
- O sucesso da contratação dependerá de uma boa coordenação entre sua empresa e seu fornecedor logístico.