Crowdshipping x transportadoras tradicionais

A popularização dos smartphones e, por consequência, dos aplicativos tem mudado a forma como a população do mundo vive. Plataformas digitais estão sendo criadas para permitir que pessoas comuns se tornem entregadores. O serviço prestado por essa comunidade digital propõe ser rápido e de baixo custo, substituindo as formas tradicionais de logística. Entenda agora o que é “delivery colaborativo” e o que está por trás do termo crowdshipping.

Pessoas comuns fazendo entregas da forma flexível com prazos e preços combinados individualmente. Você já viu isso na sua cidade, mas hoje, essa prática está tomado grandes proporções. Conhecida como crowdshipping, o nome dessa modalidade vem de multidão (crowd) e remessa (shipping).

O meio de transporte também é diferente. Em vez de frota tradicional com veículos grandes como caminhões e vans, quem faz o serviço pode optar pelo que tem disponível na sua garagem, seja carro, bicicleta ou mesmo a pé. Já quem contrata o serviço poder escolher meios menos poluentes, fazendo uma escolha mais sustentável.

Cada vez menos dependentes dos Correios (confira como é o atendimento dos Correios), varejistas estão buscando alternativas para tornar suas entregas mais rápidas e baratas. Neste sentido, um novo formato chama a atenção: o crowdshipping, uma maneira colaborativa de realizar entregas para empresas de qualquer tamanho.

O termo crowdshipping refere-se à opção que utiliza cidadãos comuns para realizar o envio de encomendas por meio de um aplicativo. É então função do app conectar essa comunidade de entregadores autônomos aos varejistas. Soluções deste tipo são ideais para realizar as entregas de última milha feitas no mesmo dia. 

Outro ponto que tem popularizado o crowdshipping é a limitação de circulação de grandes veículos em zonas urbanas, fazendo com que sejam necessários horários restritos de entrega. Para entregas emergenciais, são os indivíduos cadastrados nas plataformas de crowdshipping os mais aptos a realizarem o serviço.

Mas nem só pontos positivos tem o crowdshipping. Por exemplo, o risco de deixar suas entregas nas mãos de pessoas desconhecidas e não de uma empresa é maior, tanto pelo possível extravio como pela falta de controle de rastreamento do produto e do meio de transporte da entrega.

Assim, as transportadoras tradicionais como Sequoia (contato Sequoia), Jadlog (contato Jadlog), Total Express (contato Total Express), GFL (contato GFL) e Carriers (contato Carriers) seguem como parceiros importantes para o varejo. Além de já estarem consolidadas no setor de logística, essas empresas conseguem fazer entregas interestaduais ou mesmo internacionais, ideal para o e-commerce que busca ter alcance em todo país e não exclusivamente na última milha (last mile).

Principais vantagens do Crowdshipping

Dentre as principais vantagens do crowdshipping podemos destacar três: acessibilidade, agilidade e menor custo.

Entregas mais rápidas

Geralmente, no crowdshipping, os produtos não saem de um grande centro de distribuição, como geralmente acontece nas transportadoras tradicionais. O entregador do crowdshipping poderá retirar o produto na loja mais próxima encurtando o trajeto do produto até o consumidor final. Seria então um modelo ideal para entrega de certos tipos de produtos perecíveis como alimentos ou de urgência como remédios.

Até mesmo varejistas que já têm suas próprias equipes de entregadores podem obter vantagens com o uso do serviço de crowdshipping em períodos de elevada demanda.

Redução de custos

A redução de custos tanto para o vendedor quanto para o cliente final é outra grande vantagem do crowdshipping. Por ser um modelo de entrega não tradicional, que usa trabalhadores independentes e não uma grande empresa de transporte, os custos e taxas de envio se tornam mais atrativos.

Outro ponto positivo é a grande adequação para entregas de pequenas encomendas, que não demandam veículos grandes. Diminui também os custos nos grandes centros e é um opção para pequenos negócios.

Acessibilidade

É sabido que muitas transportadoras não realizam entregas em locais considerados de risco, por exemplo, onde há possibilidade de assaltos. Então, o crowdshipping torna-se uma alternativa, visto que moradores locais podem se encarregar de realizar estas entregas.

Crowdshipping no Brasil

No Brasil, o crowdshipping está em ascensão. O movimento das startups de tecnologia impulsionadas pela busca por inovação propicia um ambiente fértil para essa prática. Soma-se a isso a constante buscar por soluções para os principais desafios das entregas last mile, principalmente com o avanço do e-commerce.

Para os e-commerces, quanto mais rápida for o processo de entrega, maior será a satisfação do consumidor e as avaliações da loja. Por isso, já é possível dizer que essa é uma das principais tendências para a logística nos próximos anos.

Entre os grandes varejistas que já utilizam o crowdshipping no Brasil temos: C&A (atendimento C&A), Marisa, Amaro (atendimento Amaro), Cobasi (atendimento Cobasi) e Ambev (atendimento Ambev), por exemplo. Essas grandes empresas tem usado os serviços da plataforma EuEntrego (contato EuEntrego), uma das pioneiras em crowdshipping no Brasil.

Outra plataforma que está se destacando no Brasil é a Shippify (contato Shippify) que foca em pequenos comércios locais. Atualmente a startup chilena atua nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, prestando serviço a mais de 70 varejos.

Como funciona o Crowdshipping?

O Crowdshipping é um modelo de entregas em que plataformas fazem a intermediação entre estabelecimentos e entregadores com seu próprio meio de entrega.

A pessoa interessada em trabalhar como entregador deve realizar o cadastro em plataformas responsáveis pelo serviço. Lembre-se, além de veículos motorizados, as entregas podem ser feitas a pé ou de bicicleta.

O e-commerce solicita o serviço pelo aplicativo, especificando o tipo de veículo e as características necessárias. O sistema busca pelo entregador mais próximo do local de retirada e de entrega e direciona o entregador.

As empresas não precisam usar exclusivamente o crowdshipping em todas as entregas. É possível, por exemplo, adotar esse recurso apenas em clientes que residem próximo ao estabelecimento.

No caso de transportadoras que buscam por entregadores para auxiliar quando um motorista falta, a plataforma faz a mesma busca e identifica o entregador mais próximo.

O transportador consegue acompanhar de perto a operação, não depender de motoristas fixos e ter um domínio maior de toda a rede de entregadores já existentes e até mesmo criar a sua própria rede de entregas.

Como qualquer outra solução, o crowdshipping também apresenta alguns riscos. Para garantir que a qualidade do seu serviço não será afetada, que o prazo de entrega será respeitado e que os produtos não chegarão ao local danificados é interessante testar o processo antes de usá-lo em larga escala.

Para evitar problemas, sugere-se verificar dos antecedentes criminais dos transportadores, assim como implementar um sistema de avaliação de serviços. Outro desafio desse modelo é compatibilizar a oferta de entregadores com as demandas reais, de tal forma que o processo seja eficiente e viável.

Plataformas de Crowdshipping

Eu Entrego

A pandemia impede as pessoas de irem às lojas, mas não impede os estabelecimentos de irem ao consumidor. E é neste setor que a Eu Entrego se insere. A empresa conecta supermercados e lojas a profissionais autônomos que querem trabalhar como entregadores usando seus próprios carros de passeio para isso. Os números da startup de entregas colaborativas mostram bem essa realidade.

Em comparação à primeira semana de quarentena no Brasil, a empresa registrou impressionante alta de 430% no seu volume de pedidos, num levantamento feito com 120 mil entregadores. Supermercados, petshops e eletrodomésticos foram os setores de maior destaque. No conceito de entregas colaborativas, o serviço é realizado por autônomos, não por grandes empresas de delivery.

Veja como falar com a Eu Entrego.

Shippify

A Shippify é uma start-up de origem equatoriana que está crescendo rapidamente no Brasil. A empresa adota o conceito de crowdsourcing para logística urbana, com foco em entregas de última milha para lojas da Internet. A empresa basicamente conecta sites de e-commerce a uma comunidade de entregadores autônomos, que somam 10 mil no mundo, sendo 7 mil somente no Brasil.

O meio de transporte pode ser qualquer um. Basta estar disponível e ser cordial, seguindo um padrão de qualidade determinado em treinamentos realizados pela Shippify. A maioria dos entregadores têm carro ou moto, mas há também gente com bicicleta e até skate. E a empresa já pensa em adotar drones no futuro.

Veja como falar com a Shippify.

Uello

A Uello é uma startup de logística especializada em last mile, que oferece uma gama de serviços para a operação de médias e grandes empresas.

A expertise da Uello é realizar entregas expressas através de um sistema tecnológico com torre de controle e um time de operações para acompanhar todos os pedidos em tempo real, antecipar e resolver eventuais problemas.

Além disso, a partir de uma integração simplificada, a Uello oferece maior transparência para nossos clientes gerenciarem suas entregas, e seguro sobre a carga.

Veja como falar com a Uello.

Lalamove

A Lalamove oferece uma solução completa em entregas para seus clientes. Se você precisar transportar alguma coisa, seja pequena e leve como um documento ou pesada como uma geladeira, conte com a gente. Vamos te conectar a um motorista de confiança, que levará o seu pedido sem complicação em uma moto, carro, utilitário ou carreto.

Por meio de aplicativos móveis e do site, a Lalamove ajuda usuários a transportar o que importa, conectando-os a motoristas parceiros ao redor do mundo de forma simples e transparente. Seus motoristas parceiros operam vários tipos de veículos, como carretos e utilitários, e fazem entregas de itens vários tamanhos. Motos também estão disponíveis, oferecendo soluções de entrega rápidas e de baixo custo.

Veja como falar com a Lalamove.

Uber Direct

O Uber Direct é uma solução da Uber (contato Uber) na qual as empresas podem receber um pedido ou fazer uma venda por meio de seu sistema próprio e solicitar uma viagem de Uber Direct para fazer a entrega. Você, motorista parceiro, poderá receber uma viagem desta nova modalidade no seu aplicativo e poderá aceitá-la normalmente.

Ao receber uma chamada de Uber Direct, você poderá aceitar normalmente, caso queira. Se aceitar, você receberá no seu app as informações do que retirar e onde retirar. O passo seguinte é ir até o ponto de início da viagem, onde você buscará os produtos para entrega conforme informação recebida em seu app.

Depois disso, basta ir até o ponto final da viagem, no qual o pedido deve ser entregue ao comprador final, conforme informação recebida em seu app. A entrega poderá ser feita na porta do comprador, sem contato físico, caso indicado no pedido.

O primeiro grande parceiro do Uber Direct no Brasil foi a FastShop (contato FastShop), ainda em 2020. Desde então, outras grandes marcas passaram a utilizar o serviço, como Farmácias Pague Menos (contato Pague Menos), Nike (contato Nike), Arezzo&Co (contato Arezzo), Petz (contato Petz), Riachuelo (contato Riachuelo), Vivo (contato Vivo), CacauShow (contato Cacau Show) e GPA (contato Pão de Açucar).

Deixe um comentário