como fazer carteira de motorista digital

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a evolução da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH). Agora, além da CNH, também é possível baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A CNH Digital e o CRLV Digital são as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. As versões digitais trazem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade. Vamos então aprender como fazer a carteira de motorista digital.

A Carteira Digital de Trânsito é a evolução da CNH Digital. Agora, além da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, é possível ter a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo). A CNH Digital e o CRLV Digital são as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. As vantagem são:

  • Maior praticidade: o usuário vai ter a Carteira Digital de Trânsito no aparelho celular que já utiliza no dia a dia, com a mesma fé pública do documento em papel.
  • Maior segurança: a Carteira Digital traz dados criptografados e assinados digitalmente que asseguram a autenticidade do documento, evitando fraudes e falsificações.
  • Mais utilidade: o aplicativo permite criar PDF exportável dos documentos (CNH e CRLV), que juntamente com a assinatura gerada tem o mesmo valor jurídico das versões impressas. Essa identificação poderá ser utilizada por outros serviços de governo eletrônico ou mesmo em situações privadas que exijam a identificação do portador.
  • Mais economia: o cidadão poderá economizar com impressões, autenticação e digitalização de cópias ao encaminhar o PDF para órgãos públicos e empresas que já possuam processo eletrônico.

Para obter as versões digitais da CNH e/ou CRLV, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • A CNH papel deve possuir o QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017);
  • O Detran emissor da sua atual CNH deve aderir ao Sistema Carteira Digital de Trânsito, conforme Resolução Contran nº 598/2016. Todas as UF’s realizaram a adesão;
  • O Detran emissor do CRLV deve aderir ao Sistema Carteira Digital de Trânsito, conforme Resolução Contran nº 720/ 2017. Confira, através deste link, quais os estados que já aderiram ao CRLV Digital.

O aplicativo funciona somente em aparelhos de telefonia móvel e tablets, que devem possuir um dos seguintes sistemas operacionais:

  • iOS, versão igual ou superior a 10;
  • Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

Os documentos podem ser acessados em momentos em que não há conexão com a Internet disponível. Será necessária conexão com a Internet somente na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.

Como Fazer?

Usuários que possui a CNH Digital:

  • Basta atualizar manualmente ou automaticamente o aplicativo “CNH Digital” para a “Carteira Digital de Trânsito”.

Usuários que NÃO possui a CNH Digital (Novos usuários):

  1. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone, disponível nas lojas Play Store e App Store.
  2. Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
  3. Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado.
  4. Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição.
  5. Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT).
  6. Gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN).
  7. Adicionar os documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital).
  8. Visualizar os documentos adicionados.

Em caso de dúvidas operacionais sobre o sistema “CNH Digital”, você poderá acionar a CSS – Central de Serviços Serpro através dos canais de atendimento:

  • E-mail – envie e-mail para [email protected] e informe o seu nome completo, CPF, telefone e especifique a(s) sua(s) dúvida(s)/dificuldade(s);
  • Formulário – clique no link “formulário” e preencha os campos solicitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.