como fazer carteira de trabalho digital

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital tem como finalidade dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Lembrando que a Carteira de Trabalho Digital digital terá validade como documento para fins de acompanhamento do contrato de trabalho, não sendo válida como documento de identificação. Confira agora como fazer a Carteira de Trabalho Digital.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A carteira de trabalho agora é emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico. Os benefícios da Carteira de Trabalho Digital são:

  • Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
  • Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
  • Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

O aplicativo da existia desde 2017, mas só ano passado foi publicada uma portaria que o transformou em documento oficial, podendo substituir a Carteira de Trabalho física. O app funciona cruzando várias bases de dados do governo com as informações enviadas pelo empregador via sistema eSocial, como os dados do contrato de trabalho, anotações de férias, décimo-terceiro, etc.

Qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF pode fazer dua carteira de trabalho virtual. Para obter a Carteira de Trabalho Digital, além do CPF você vai precisar criar uma conta autenticada no gov.br. O aplicativo está disponível para Android e para iOS.

Para obter a Carteira de Trabalho em meio físico, você precisa comparecer pessoalmente a uma unidade de atendimento, sendo que algumas delas requerem agendamento prévio. Na repartição você deverá apresentar:

  • CPF
  • Documento oficial de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação(se separado, divorciado ou viúvo)
  • Foto 3×4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato no telefone 158. Este é um serviço do Ministério da Economia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Como Usar o Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Para quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. Neste caso, não precisa fazer os passos de 1 a 4 mostrados a seguir.

  1. Entre no site acesso.gov.br e clique em “Criar sua conta”;
  2. Preencha os campos com suas informações pessoais;
  3. Escolha uma forma de ativação (email ou SMS);
  4. Acesse seu email ou verifique seu SMS para criar uma senha e ativar sua conta;
  5. Baixe o app;
  6. Toque em “Entrar” e informe o CPF e senha cadastrados;
  7. Confirme algumas informações pessoais como nome da mãe e data de nascimento;
  8. Neste ponto já será possível visualizar dados básicos sobre seus vínculos empregatícios. A CTPS Digital, agora com validade jurídica, utilizará como número chave o CPF. Portanto você não irá visualizar o número da CTPS física nem o número do PIS. Serão exibidas somente informações de relações trabalhista de empregados e empregados domésticos. As demais informações que constam no CNIS, poderá ser visualizada no “MEU INSS”.
  9. Para ver mais detalhes, será solicitada uma segunda confirmação de identidade com informações sobre seus contratos anteriores, como nome do último empregador, ano do último contrato, se recebeu benefícios do INSS nos últimos 5 anos, etc. Caso identificado inconsistência no seu cadastro, não é necessário comparecimento a uma unidade de atendimento. Os sistemas que geram os dados da CTPS Digital são atualizados constantemente e algumas inconsistências serão corrigidas automaticamente. Para os outros casos serão realizadas campanhas para a correção das informações.

Observação: Se não conseguir gerar a senha para acesso a Carteira de Trabalho digital pelo aplicativo ou pela internet, você pode recorrer ao seu banco, nos caixas eletrônicos da Caixa ou Banco do Brasil ou a uma das unidade do Ministério da Economia;

O passo-a-passo detalhado você encontra no site da Receita. Confira no vídeo abaixo como fazer:

Atenção: Se você possui a CTPS física, recomenda-se guardar o documento, pois ela ainda serve como registro de contratos de trabalho antigos. Anotações como férias e décimo-terceiro podem levar alguns dias para serem exibidas no aplicativo devido ao tempo de processamento das mesmas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.