O aplicativo CPF Digital da Receita Federal do Brasil tem como objetivo oferecer ao cidadão diversos serviços vinculados ao seu CPF junto a Receita Federal do Brasil, Ministério da Economia e Governo Federal. Utiliza tecnologia de inteligência artificial para identificação biométrica, disponível apenas para detentores de CNH nesta versão. O aplicativo irá oferecer ao cidadão funcionalidades para obter auxilio junto aos órgãos do Ministério da Economia, fornecerá uma cópia do seu documento, permitirá uma forma de comunicação direta entre governo e cidadão. Agora vamos aprender como fazer.

O aplicativo “CPF Digital” exibe o cartão do CPF na tela do smartphone e também envia notificação “push” contendo notícias aos usuários. A Receita Federal informou que o aplicativo tem um ChatBot para auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).

O Fisco informou que serão esclarecidas dúvidas dos contribuintes sobre como preencher a declaração, como consultar a restituição, sobre o prazo para apresentação, a multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, afirmou que a prioridade é a utilização do “ChatBot” para restringir o atendimento presencial em função da pandemia do coronavírus. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros”, acrescentou.

O CPF Digital já está disponível para download na Google Play (para dispositivos móveis/celulares androides) e App Store (para dispositivos móveis/celulares com tecnologia IOS). Uma vez instalado no seu smartphone, siga o seguinte passo-a-passo:

  1.  Abra o aplicativo CPF Digital;
  2. Digite nos campos solicitados o número do seu CPF e sua data de nascimento, em seguida toque “PROXIMO”;
  3. Aceite os termos de uso movendo a chavinha para a lateral e toque “ACEITAR”;
  4. Agora vem a prova de vida. O que é isso? é uma série de informações dadas pelo aplicativo, para que você repita no momento indicado, siga as instruções do app;
  5. Após a série de informações, o aplicativo irá abrir uma câmera e você terá que repetir o que é solicitado, como tirar uma foto, virar o rosto para ambos os lados (esquerdo e direito) e sorrir, por exemplo;
  6. Será apresentado o seu CPF Digital;
  7. Pronto, o documento CPF Digital válido para uso.
  8. Veja no vídeo abaixo como é fácil fazer:

Observação: Para garantir a segurança no acesso ao CPF Digital é realizada a validação facial utilizando a base de dados do Denatran. Portanto, é necessário que você tenha a Carteira Nacional de Habilitação válida e com biometria coletada para que seus dados sejam verificados.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.