ministerio do trabalho

Telefone Seguro Desemprego

Seguro desemprego atrasou e você não sabe a quem recorrer? Seguro desemprego não foi depositado na sua conta? Ligue para o telefone Caixa Cidadão no número 0800-726-0207. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular. Perdeu o emprego e não sabe como requerer o seguro? Ligue para o telefone 158. A central funciona das 7h às 19h.

Um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, o Seguro Desemprego é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego devidamente preenchido, que deve ser levado, junto com o restante da documentação, a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho.

Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego?

1º) Trabalhador dispensado de seu emprego que atenda aos critérios abaixo deverá procurar uma das unidades de atendimento, entre 7 e 120 dias corridos após a data da dispensa.

Terá direito ao benefício o trabalhador que comprovar:

I – Dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, que comprove vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica
II – Comprovar recebimentos de salários e meses trabalhados conforme critérios abaixo:
a) 1ª solicitação: pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data da dispensa
b) 2ª solicitação: pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à data de dispensa
c) 3ª solicitação: cada um dos 6 meses anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações
III – Não estar recebendo benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio acidente, auxílio reclusão e pensão por morte
IV – Não estar em gozo do auxílio-desemprego
V – Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente para sua manutenção e de sua família.… Leia Mais

telefone inss

Telefone INSS

O telefone de atendimento do INSS é 135. Caso você esteja precisando falar no atendimento sobre assuntos como resultado de perícia médica, pagamento de benefício, consultar andamento do pedido, cancelar requerimento, agendar retirada de extrato, alterar forma de pagamento, informações sobre o aplicativo Meu INSS, informações sobre aposentadoria, informações sobre auxílio-doença, informações sobre pensão por morte, informações sobre salário-maternidade, informações sobre auxílio-reclusão dente outros assuntos, este é o número que você deverá telefonar. O atendimento do telefone 135 é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A Central de Atendimento INSS pelo telefone 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília. Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Atenção: Os pedidos de Certidão para saque de PIS, PASEP e FGTS devem ser feitos exclusivamente pelo telefone 135! Da mesma forma, os cidadãos também não devem se dirigir às agências para atualizar dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF) e pedir cópia de processo, ambos no caso de titular falecido. Todos esses serviços estão disponíveis apenas pela Central de Atendimento 135.

Confira a seguir como falar com o INSS por telefone:

  1. Ligue 135 (de telefone fixo a ligação é gratuita);
  2. Informe seu CPF;
  3. Selecione as opções de acordo com o serviço desejado:
    ( ) Resultado de perícia médica: digite – 1
    ( ) Consultar data e local de pagamento de benefício: digite – 2
    ( ) Requerer benefício, CTC ou agendar perícia médica: digite – 3
    ( ) Consultar andamento do pedido: digite – 4 – 1
    ( ) Agendar cumprimento de exigência: digite – 4 – 2
    ( ) Cancelar requerimento: digite – 4 – 3
    ( ) Para cópia de processo: digite – 5 – 1
    ( ) Para agendar retirada de extrato de benefício: digite – 5 – 2 – 1
    ( ) Para agendar retirada de extrato previdenciário: digite – 5 – 2 – 2
    ( ) Para agendar retirada de extrato de consignações: digite – 5 – 2 – 3
    ( ) Para agendar retirada de extrato de imposto de renda: digite – 5 – 2 – 4
    ( ) Para agendar retirada de carta de concessão: digite – 5 – 2 – 5
    ( ) Para agendar retirada de declaração de benefício: digite – 5 – 2 – 6
    ( ) Para solicitar pagamento de benefício não recebido: digite – 6 – 1
    ( ) Transferir benefício para outra Agência do INSS: digite – 6 – 2
    ( ) Bloqueio/desbloqueio de benefício para empréstimo: digite – 6 – 3
    ( ) Alterar forma de pagamento: digite – 6 – 4
    ( ) Revisão: digite – 6 – 5
    ( ) Outros serviços: digite – 6 – 6
    ( ) Informações sobre o aplicativo Meu INSS: digite – 7 – 1
    ( ) Informações sobre contribuição ao INSS: digite – 7 – 2
    ( ) Informações sobre aposentadoria por idade urbana: digite – 7 – 3 – 1
    ( ) Informações sobre aposentadoria por idade rural: digite – 7 – 3 – 2
    ( ) Informações sobre aposentadoria por tempo de contribuição: digite – 7 – 3 – 3
    ( ) Informações sobre aposentadoria com deficiência: digite – 7 – 3 – 4
    ( ) Informações sobre aposentadoria especial: digite – 7 – 3 – 5
    ( ) Informações sobre auxílio-doença: digite – 7 – 4
    ( ) Informações sobre pensão por morte: digite – 7 – 5
    ( ) Informações sobre salário-maternidade: digite – 7 – 6
    ( ) Informações sobre auxílio-reclusão: digite – 7 – 7
    ( ) Informações sobre benefícios assistenciais: digite – 7 – 8
    ( ) Informações sobre outros serviços: digite – 7 – 9
    ( ) Elogios, sugestões, denúncias ou reclamações: digite – 8
    ( ) Outras solicitações ou falar com um atendente: digite – 0

Rede de Atendimento INSS

A rede de atendimento do INSS é composta por diversos canais de atendimento disponibilizados à população como unidades fixas e móveis, centrais de atendimento telefônico e portal do INSS na internet.… Leia Mais