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Seguro desemprego atrasou e você não sabe a quem recorrer? Seguro desemprego não foi depositado na sua conta? Ligue para o telefone Caixa Cidadão no número 0800-726-0207. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular. Perdeu o emprego e não sabe como requerer o seguro? Ligue para o telefone 158. A central funciona das 7h às 19h.

Um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, o Seguro Desemprego é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego devidamente preenchido, que deve ser levado, junto com o restante da documentação, a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho.

Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego?

1º) Trabalhador dispensado de seu emprego que atenda aos critérios abaixo deverá procurar uma das unidades de atendimento, entre 7 e 120 dias corridos após a data da dispensa.

Terá direito ao benefício o trabalhador que comprovar:

I – Dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, que comprove vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica
II – Comprovar recebimentos de salários e meses trabalhados conforme critérios abaixo:
a) 1ª solicitação: pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data da dispensa
b) 2ª solicitação: pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à data de dispensa
c) 3ª solicitação: cada um dos 6 meses anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações
III – Não estar recebendo benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio acidente, auxílio reclusão e pensão por morte
IV – Não estar em gozo do auxílio-desemprego
V – Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente para sua manutenção e de sua família. (Considera-se como renda própria de qualquer natureza o valor igual ou superior a 01 salário mínimo).

2º) Trabalhador que ingressou com reclamação trabalhista por motivo de vínculo empregatício, justa causa ou rescisão indireta = terá o prazo de 120 dias contados a partir do dia subsequente à data da Sentença Prolatada, do trânsito em julgado, da homologação do acordo ou da certidão.

Como Dar Entrada no Seguro Desemprego?

  1. Pelo telefone: O trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego pelo telefone 158. A central funciona das 7h às 19h e terá sua equipe ampliada nos próximos dias para atender o aumento de demanda que pode ser registrado durante a pandemia do novo coronavírus
  2. Pelo celular: O trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O app está disponível para iOS e Android e pode ser baixado gratuitamente.
  3. Pelo computador: O trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego pelo portal de Serviços do governo federal e da Secretaria de Trabalho, através do link www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego.

Veja o passo a passo de como pedir o seguro-desemprego pelo site do governo no vídeo abaixo:

Se encontrar dificuldades no seu seguro desemprego, poderá solicitar o auxílio das Superintendências Regionais do Trabalho por e-mail. No Distrito Federal, o e-mail é [email protected]. Em cada unidade da federação basta trocar a sigla do estado para a do local desejado. Ex: [email protected] em São Paulo, [email protected] em Minas Gerais, [email protected] no Rio de Janeiro e assim por diante.

Como Solicitar Seguro Desemprego pelo Aplicativo?

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu celular. Ele está disponível para Android (clicando aqui) e IOS (clicando aqui).
  2. Acesse o aplicativo e clique em Entrar. Digite o seu CPF e depois clique em Próxima.
  3. Caso seja o primeiro acesso, faça um cadastro. Para isso, preencha os dados pessoais solicitados na tela e confirme. Na próxima tela você irá criar uma senha de acesso.
  4. Autorize o uso de seus dados pessoais. A próxima tela será uma página inicial com as informações dos últimos registros trabalhistas.
  5. Na parte inferior da tela, clique em Benefícios. Logo irá aparecer as opções de consultar ou solicitar o seguro-desemprego. Clique em Solicitar e siga o passo a passo.

Como Solicitar Seguro Desemprego pelo Site?

  1. Acesse o site do Ministério da Economia (clicando aqui). Caso seja o primeiro acesso, clique em “Cadastrar” e siga o passo a passo. Se já tiver usuário e senha, clique em “Entrar”.
  2. Na página inicial, clique em Seguro-desemprego para solicitar um novo seguro ou acompanhar uma solicitação já realizada.
  3. Acesse Solicitar Seguro-Desemprego e inicie o passo a passo.

11 thoughts on “Telefone Seguro Desemprego

  1. Solicitei o seguro pelo App carteira digital a 3 meses atrás e no momento do cadastro, sem observar digitei o sobrenome da minha mãe errado, em seguida entrei em contato no numero 158, onde me informaram que o App seria atualizado automaticamente as informações conforme os dados da receita Federal. O tempo foi passando e não tive resposta. Enviei um e-mail para a receita Federal com meus dados para correção do App e os mesmos informaram que está se acordo.

    Sendo assim já teria que aparecer as parcelas do meu seguro. Estou com medo de perder o que é meu por direito. E infelizmente é a única renda que tenho. Já liguei para os números correspondentes encontrado na frente do ministério do trabalho mais não atendem. Verifiquei também que o App foi atualizado corrigindo o sobrenome da minha mãe, mas nada do seguro sair.

  2. Não estou conseguindo dar entrada no meu seguro desemprego.

    Está dando divergência de dados

    Não sei mais oq fazer estou sem serviço e sem dinheiro !

  3. Quero fazer uma reclamação sobre o meu seguro desemprego que foi calculado incorretamente. Dei entrada no mesmo através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, e após inserir todos os dados, o seguro desemprego foi aprovado e inclusive geradas as 5 parcelas, porém com os valores incorretos, pois foi utilizada a média salarial da MP 936 com a redução de 50% do salário, ao invés do valor total do meu salário antes do estado de calamidade. Peço por favor que isto seja verificado com urgência. Não encontrei nenhum outro canal para realizar esta solicitação, tanto no aplicativo quanto no site.

  4. ola , recebi duas(2) parcelas do meu seguro desemprego na data correta , mas a terceira (3) parcela de cinco esta atrasada desde o dia 15/06/2020 ,.Nesse momento de crise é desesperador ficar com esse pagamento atrasado .Solicito que o órgão competente melhore o atendimento em todos os sentidos tanto físico como nas plataformas digitais , no telefone 158 sempre congestionado e a gravação pede pra ligar depois e no App aparece parcela a pagar , mas não te explica o porque do atraso e nem quando vai pagar .Isso é ridículo e desrespeito com o desempregado que também é cidadão. Aguardo retorno ,obrigado!

  5. Olá, estou desempregada recebendo o seguro desemprego, onde dia 16/06/2020 estava prevista a liberação da 4° parcela. Entrei no app, onde consigo verificar se o valor foi pago ou não, e consta que foi emitido pagamento para dia 16/06/2020 , porém não foi creditado nenhum valor na minha conta poupança da caixa. Gostaria de saber o que houve pois o número informado: 158 ninguém atende.

  6. A 3 parcela do meu seguro desemprego não caiu ainda, diz no app que é por conta do sine, porém não passei em nenhuma entrevista que fiz lá, como podem bloquear um benefício que precisamos tanto nessa pandemia, por conta de um gestor esquecer de dar baixa que não passei na entrevista, e mesmo que tivesse passado como podem bloquear, causo a pessoa entre no meio do mês em uma empresa essa mesma pessoa não receberá o salário inteiro no final do mês?, As contas ficam como? Alimentação fica como?

  7. Boa noite , trabalhei durante 3 anos com salário de 3.880 ,00 . E fui demitido, pela primeira vez fiz o pedido do seguro desemprego, e veio apenas 1.045,00 em vez do teto de 1.800,00.

  8. A parcela deveria ser paga no dia 14/06, no entanto até hoje (17/06) não foi paga. Estou tantando contato no telefone 158. Não solicitei o auxílio emergencial. Minha multa rescisória e saque do FGTS saíram pontualmente. Estou preocupada que possa demorar mais.

  9. Boa tarde, hoje fui na caixa econômica federal sacar o seguro desemprego, quando fui ver o valor não era o mesmo que estava na carteira de trabalho virtual.

    Na carteira de trabalho está um valor e na Caixa econômica federal um valor bem mais baixo.

    Entrei em contato com a secretária do trabalho, ninguém deu um retorno, liguei e todos os telefones ocupados.

    Uma humilhação que passei hoje. Diferença de mais de Mil reais.

  10. Tive erro do calculado das minhas parcelas do seguro Desemprego que tive atendimento em uma uai, que se negou a corrigir os meus dados e não me Deu nenhuma orientação necessária para como agir, baixei o aplicativo mg app cidadão, que não dão nenhum suporte para o atendimento sempre pedem pra enviar as informações pessoais para o email e nunca tem resposta, sempre passa outros telefones pra contato mas nunca tenho uma solução desde o dia 15/04/2020 venho tentando atendimento para o recurso 505 e atendimento no telefone 158 mas não, não tenho sucesso

  11. Fui demitido do meu trabalho no dia 17/04/2020 e no dia 03/06/2020 dei entrada no seguro desemprego pelo aplicativo carteira digital deu erro divergência nome/nome da mãe/CPF/sexo/data nascimento já liguei no 158 e até o momento não consegui resolver , peço por favor alguém poderia olhar meu caso,

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