telefone inss

O telefone de atendimento do INSS é 135. Caso você esteja precisando falar no atendimento sobre assuntos como resultado de perícia médica, pagamento de benefício, consultar andamento do pedido, cancelar requerimento, agendar retirada de extrato, alterar forma de pagamento, informações sobre o aplicativo Meu INSS, informações sobre aposentadoria, informações sobre auxílio-doença, informações sobre pensão por morte, informações sobre salário-maternidade, informações sobre auxílio-reclusão dente outros assuntos, este é o número que você deverá telefonar. O atendimento do telefone 135 é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A Central de Atendimento INSS pelo telefone 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília. Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Atenção: Os pedidos de Certidão para saque de PIS, PASEP e FGTS devem ser feitos exclusivamente pelo telefone 135! Da mesma forma, os cidadãos também não devem se dirigir às agências para atualizar dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF) e pedir cópia de processo, ambos no caso de titular falecido. Todos esses serviços estão disponíveis apenas pela Central de Atendimento 135.

Confira a seguir como falar com o INSS por telefone:

  1. Ligue 135 (de telefone fixo a ligação é gratuita);
  2. Informe seu CPF;
  3. Selecione as opções de acordo com o serviço desejado:
    ( ) Resultado de perícia médica: digite – 1
    ( ) Consultar data e local de pagamento de benefício: digite – 2
    ( ) Requerer benefício, CTC ou agendar perícia médica: digite – 3
    ( ) Consultar andamento do pedido: digite – 4 – 1
    ( ) Agendar cumprimento de exigência: digite – 4 – 2
    ( ) Cancelar requerimento: digite – 4 – 3
    ( ) Para cópia de processo: digite – 5 – 1
    ( ) Para agendar retirada de extrato de benefício: digite – 5 – 2 – 1
    ( ) Para agendar retirada de extrato previdenciário: digite – 5 – 2 – 2
    ( ) Para agendar retirada de extrato de consignações: digite – 5 – 2 – 3
    ( ) Para agendar retirada de extrato de imposto de renda: digite – 5 – 2 – 4
    ( ) Para agendar retirada de carta de concessão: digite – 5 – 2 – 5
    ( ) Para agendar retirada de declaração de benefício: digite – 5 – 2 – 6
    ( ) Para solicitar pagamento de benefício não recebido: digite – 6 – 1
    ( ) Transferir benefício para outra Agência do INSS: digite – 6 – 2
    ( ) Bloqueio/desbloqueio de benefício para empréstimo: digite – 6 – 3
    ( ) Alterar forma de pagamento: digite – 6 – 4
    ( ) Revisão: digite – 6 – 5
    ( ) Outros serviços: digite – 6 – 6
    ( ) Informações sobre o aplicativo Meu INSS: digite – 7 – 1
    ( ) Informações sobre contribuição ao INSS: digite – 7 – 2
    ( ) Informações sobre aposentadoria por idade urbana: digite – 7 – 3 – 1
    ( ) Informações sobre aposentadoria por idade rural: digite – 7 – 3 – 2
    ( ) Informações sobre aposentadoria por tempo de contribuição: digite – 7 – 3 – 3
    ( ) Informações sobre aposentadoria com deficiência: digite – 7 – 3 – 4
    ( ) Informações sobre aposentadoria especial: digite – 7 – 3 – 5
    ( ) Informações sobre auxílio-doença: digite – 7 – 4
    ( ) Informações sobre pensão por morte: digite – 7 – 5
    ( ) Informações sobre salário-maternidade: digite – 7 – 6
    ( ) Informações sobre auxílio-reclusão: digite – 7 – 7
    ( ) Informações sobre benefícios assistenciais: digite – 7 – 8
    ( ) Informações sobre outros serviços: digite – 7 – 9
    ( ) Elogios, sugestões, denúncias ou reclamações: digite – 8
    ( ) Outras solicitações ou falar com um atendente: digite – 0

Rede de Atendimento INSS

A rede de atendimento do INSS é composta por diversos canais de atendimento disponibilizados à população como unidades fixas e móveis, centrais de atendimento telefônico e portal do INSS na internet.

Portal do INSS

O portal da INSS, disponível na internet através do endereço www.inss.gov.br, disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços. Conheça o Meu INSS! Através do portal, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e diversas outras consultas.

Agência da Previdência Social

As agências de atendimento são unidades fixas, espalhadas por todo o Brasil, totalizando mais de 1500 pontos de atendimento. Elas são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população.

Quem estiver precisando de atendimento em qualquer das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode simplesmente ir a uma agência para ser atendido. O cidadão precisa fazer o agendamento prévio do horário e da agência.

O segurado terá que informar dados pessoais, como nome, CPF e data de nascimento e, em seguida, as informações que irão permitir o direcionamento de sua solicitação. Outra opção é a central 135. O melhor horário para ligar para a Central 135 é das 7h às 9h ou depois das 16h até 22h, ou no sábado durante todo o dia, quando é possível ser atendido com maior rapidez.

Meu INSS

Meu INSS é uma ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular Android ou iPhone. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços precisam de senha. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135. O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica.

Cuidado com Golpes por Telefone!

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda alerta sobre um tipo de golpe cada vez mais comum: com objetivo é extorquir vítimas, estelionatários ligam para segurados da Previdência se passando por integrantes do Conselho Nacional de Previdência (CNP).

Sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social, eles solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, afirmando que essa “taxa” seria necessária para a liberação de um suposto pagamento que, na verdade, não existe.

A Secretaria de Previdência esclarece que todos os serviços e valores a receber, quando realmente existentes, são disponibilizados de forma gratuita aos segurados. Além disso, em nenhuma hipótese, membros de Conselhos ligados à Secretaria de Previdência entram em contato com segurados da Previdência Social.

A Secretaria de Previdência reforça que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e tampouco faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento ou para realizar seus serviços.

A recomendação aos segurados é de que não recorram a intermediários para entrar em contato com a Previdência Social e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício.

A Secretaria também orienta os segurados a não fornecer seus dados pessoais a terceiros, já que essas informações podem ser utilizadas para fins ilícitos. As vítimas desse tipo de abordagem devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunicar o fato à Ouvidoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ouvidoria INSS

Ouvidoria é um pós-atendimento ao cidadão: atende aquele que já tenha entrado em contato com o INSS e queira fazer alguma sugestão, reclamação, elogio, denúncia ou outra solicitação sobre os serviços prestados. A Ouvidoria tem como objetivo estreitar a integração entre sociedade e governo permitindo, por meio das manifestações dos cidadãos, melhorar a qualidade dos serviços previdenciários no País. Este é um espaço aberto onde você pode enviar elogios, sugestões, expor problemas, reclamações, denúncias ou fazer qualquer tipo de manifestação.

Formas de Registro da Manifestação

  • Telefone: Central de Atendimento 135. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília)
  • Internet: pelo link desta página
  • Correspondência: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900. Brasília/DF
  • Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala ‘A’, 1º andar. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h30 às 17h

Tipos de Manifestações

  • Reclamação INSS: manifestações de insatisfações relacionadas a contribuições, benefícios, atendimentos prestados pelas Instituições Financeiras, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS);
  • Denúncia INSS: manifestações sobre condutas supostamente ilegais ou criminosas que envolvem servidores, terceirizados, estagiários, agentes externos, segurados ou beneficiários. É assegurado o sigilo do denunciante, de acordo com a legislação vigente.

11 thoughts on “Telefone INSS

  1. O 135 não ta recebendo chamadas preciso de informação do auxílio doença do meu esposo como fazer.

  2. Meu processo esta em analise desdo mês 11 de 2018 .No dia 02/04 o médico perito concluiu a tarefa e foi favorável pois viu que havia provas de que eu não tinha condições pra o trabalho naquele momento, o benefício foi cessado mas até hoje não tenho informações nenhuma de quando vou receber. São diferença de dias para me pagarem desde que foi negado e essa demora toda.
    Processo 44233.825206/2018-14
    Benefício 625.033.740-0

  3. APÓS INUMERAS TENTATIVAS DE BAIXAR DOCUMENTO NO APLICATIVO OU MESMO NO COMPUTADOR , NÃO obtive êxito em tal serviço , EMISSÃO DE TEMPO DE CONTRIBUICÃO – CTC ….RECEBI e-mail informando que já estaria disponível para baixar no meu INSS , mas não acho essa opção de forma nenhuma . meu protocolo 1984126348…. o despacho seria : CTC 17024070100151205… eu entro no meu INSS no qual sou cadastrado e não consigo achar como baixar tal documento. obrigado !

  4. Me chamo Luana ,sou paciente oncologica tenho câncer de mama em recidiva ,por causa da pandemia a solicitação e a perícia disseram que seria online ,encaminhei todos os documentos no dia 16/4 e até hoje continua em análise .Quero saber o que está acontecendo ,a hora que mais precisamos de ajuda ,aliás um direito que é meu nada acontece ,parece que tenho que implorar pra receber meu pagamento ,estou doente preciso de dinheiro pra manter alimentada e medicada .

  5. Estou tentando acessar o site e o aplicativo meu inss mas quando vou fazer o login fala que meu cpf nao foi localizado no CNIS , mas quando vou para o site do CNIS fala que ja estou cadastrado. Preciso Acessar o site para fazer uma atualização de um erro de um dado no casdastro e não estou conseguindo e não pode ir ate uma agência devido a pandemia.

  6. Além de não darem o auxílio pedido pelo médico, não estou conseguindo fazer a prorrogação fica dando erro no site e aplicativo

  7. Olá!desde que voltei da licença maternidade, houve agravamento nas ernias na minha coluna, total são cinco : 2 ernias na dorsal e 3 na lombar que me impede ao retorno das atividades laborais no setor comercial e atacadista.no início de março consegui marcar a perícia presencial para o dia 04/05/2020,mas foi suspenso a perícia presencial, então segui a orientação do INSS,e enviei o atestado médico em anexo para o app meu INSS no dia 10/04/2020.ate então não não tenho resposta alguma,tento entrar no app meu INSS , mas não consigo acessar, então ligo para o 135,a atendente depois de 30 minutos ou mais ,me atende,relado minha situação,desabo meu desespero,pois tenho um filha de 07 meses de vida,o leite e fraldas tô recebendo de doações,ela ( atendente) disse que eu tenho que esperar a análise,pois o prazo era 05 dias para responder,mas agora não tem um novo prazo,e que eu tenho que esperar,mas a fome não pode esperar.socorro!!!

  8. Bom meu benefício foi concedido recebi a primeira parcela porém não sei a data das outras pois o app meu INSS não funciona pelo telefone 135 quando a ligação não cai o atendente não localiza e quando abro o app aparece vários erros como esse
    Extrato de Pagamento de Benefício
    INÍCIO
    04/2020
    FIM
    05/2020
    InfoScreen
    Erro no socket da conexão
    Então não sei como proceder perdi meu benefício???
    Me ajude por favor.

  9. Eu não consigo falar no 135 estou a 20 dias tentando e não consigo ter acesso a internet pois eu faço a senha porém da dadoa divergentes, preciso receber pós está aprovado e não estou trabalhando

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