telefone inss

O telefone de atendimento do INSS é o número 135. Caso você esteja precisando falar no atendimento sobre assuntos como resultado de perícia médica, pagamento de benefício, consultar andamento do pedido, cancelar requerimento, agendar retirada de extrato, alterar forma de pagamento, informações sobre o aplicativo Meu INSS, informações sobre aposentadoria, informações sobre auxílio-doença, informações sobre pensão por morte, informações sobre salário-maternidade, informações sobre auxílio-reclusão dente outros assuntos, este é o número que você deverá telefonar. O atendimento do telefone 135 é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A Central de Atendimento INSS pelo telefone 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília. Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Atenção: Os pedidos de Certidão para saque de PIS, PASEP e FGTS devem ser feitos exclusivamente pelo telefone 135! Da mesma forma, os cidadãos também não devem se dirigir às agências para atualizar dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF) e pedir cópia de processo, ambos no caso de titular falecido. Todos esses serviços estão disponíveis apenas pela Central de Atendimento 135.

Confira a seguir como falar com o INSS por telefone:

  1. Ligue 135 (de telefone fixo a ligação é gratuita);
  2. Informe seu CPF;
  3. Selecione as opções de acordo com o serviço desejado:
    ( ) Resultado de perícia médica: digite – 1
    ( ) Consultar data e local de pagamento de benefício: digite – 2
    ( ) Requerer benefício, CTC ou agendar perícia médica: digite – 3
    ( ) Consultar andamento do pedido: digite – 4 – 1
    ( ) Agendar cumprimento de exigência: digite – 4 – 2
    ( ) Cancelar requerimento: digite – 4 – 3
    ( ) Para cópia de processo: digite – 5 – 1
    ( ) Para agendar retirada de extrato de benefício: digite – 5 – 2 – 1
    ( ) Para agendar retirada de extrato previdenciário: digite – 5 – 2 – 2
    ( ) Para agendar retirada de extrato de consignações: digite – 5 – 2 – 3
    ( ) Para agendar retirada de extrato de imposto de renda: digite – 5 – 2 – 4
    ( ) Para agendar retirada de carta de concessão: digite – 5 – 2 – 5
    ( ) Para agendar retirada de declaração de benefício: digite – 5 – 2 – 6
    ( ) Para solicitar pagamento de benefício não recebido: digite – 6 – 1
    ( ) Transferir benefício para outra Agência do INSS: digite – 6 – 2
    ( ) Bloqueio/desbloqueio de benefício para empréstimo: digite – 6 – 3
    ( ) Alterar forma de pagamento: digite – 6 – 4
    ( ) Revisão: digite – 6 – 5
    ( ) Outros serviços: digite – 6 – 6
    ( ) Informações sobre o aplicativo Meu INSS: digite – 7 – 1
    ( ) Informações sobre contribuição ao INSS: digite – 7 – 2
    ( ) Informações sobre aposentadoria por idade urbana: digite – 7 – 3 – 1
    ( ) Informações sobre aposentadoria por idade rural: digite – 7 – 3 – 2
    ( ) Informações sobre aposentadoria por tempo de contribuição: digite – 7 – 3 – 3
    ( ) Informações sobre aposentadoria com deficiência: digite – 7 – 3 – 4
    ( ) Informações sobre aposentadoria especial: digite – 7 – 3 – 5
    ( ) Informações sobre auxílio-doença: digite – 7 – 4
    ( ) Informações sobre pensão por morte: digite – 7 – 5
    ( ) Informações sobre salário-maternidade: digite – 7 – 6
    ( ) Informações sobre auxílio-reclusão: digite – 7 – 7
    ( ) Informações sobre benefícios assistenciais: digite – 7 – 8
    ( ) Informações sobre outros serviços: digite – 7 – 9
    ( ) Elogios, sugestões, denúncias ou reclamações: digite – 8
    ( ) Outras solicitações ou falar com um atendente: digite – 0

Qual o número 0800 do INSS?

O atendimento do INSS funciona através do telefone 135, das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília. Esse é o único canal oficial de telefone do INSS, o 0800 anterior: 0800-728-0191 foi desativado.

Como falar com INSS pelo celular?

Para falar com o INSS pelo celular basta lugar no número 135. Nas modalidades pré-pago e controle, a ligações serão tarifadas fora do pacote contratual dos clientes. Para efetuar a ligação, é necessário a contratação de créditos extras. Para as modalidades pós pagos, os valores serão lançados posteriormente em suas contas.  Atualmente, o telefone 135 é gratuito para números fixos e públicos, mas custa o preço de uma ligação local para celular. A cobrança pode causar confusão, afinal, trata-se de serviço de utilidade pública. Entretanto, segundo a Anatel, “somente nos casos de necessidade de atendimento imediato à pessoa sob risco iminente da vida, ou de ter sua segurança pessoal violada, as chamadas são inteiramente gratuitas, não havendo cobranças sobre o usuário originador”.

Pode ligar para 135 do INSS de celular?

Sim, pode ligar. O atendimento do INSS por telefone funciona 24 horas, durante toda a semana, em todo o país. Para falar com um atendente, o usuário deve ligar das 7 às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado. Telefonar de um aparelho fixo ou público é de graça. De um celular, o custo é de uma ligação local.

Como falar com o INSS pelo WhatsApp?

O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público.

Rede de Atendimento INSS

A rede de atendimento do INSS é composta por diversos canais de atendimento disponibilizados à população como unidades fixas e móveis, centrais de atendimento telefônico e portal do INSS na internet.

Portal do INSS

O portal da INSS, disponível na internet através do endereço www.inss.gov.br, disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços. Conheça o Meu INSS! Através do portal, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e diversas outras consultas.

Agência da Previdência Social

As agências de atendimento são unidades fixas, espalhadas por todo o Brasil, totalizando mais de 1500 pontos de atendimento. Elas são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população.

Quem estiver precisando de atendimento em qualquer das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode simplesmente ir a uma agência para ser atendido. O cidadão precisa fazer o agendamento prévio do horário e da agência.

O segurado terá que informar dados pessoais, como nome, CPF e data de nascimento e, em seguida, as informações que irão permitir o direcionamento de sua solicitação. Outra opção é a central 135. O melhor horário para ligar para a Central 135 é das 7h às 9h ou depois das 16h até 22h, ou no sábado durante todo o dia, quando é possível ser atendido com maior rapidez.

Meu INSS

Meu INSS é uma ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular Android ou iPhone. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços precisam de senha. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135. O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica.

Cuidado com Golpes por Telefone!

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda alerta sobre um tipo de golpe cada vez mais comum: com objetivo é extorquir vítimas, estelionatários ligam para segurados da Previdência se passando por integrantes do Conselho Nacional de Previdência (CNP).

Sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social, eles solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, afirmando que essa “taxa” seria necessária para a liberação de um suposto pagamento que, na verdade, não existe.

A Secretaria de Previdência esclarece que todos os serviços e valores a receber, quando realmente existentes, são disponibilizados de forma gratuita aos segurados. Além disso, em nenhuma hipótese, membros de Conselhos ligados à Secretaria de Previdência entram em contato com segurados da Previdência Social.

A Secretaria de Previdência reforça que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e tampouco faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento ou para realizar seus serviços.

A recomendação aos segurados é de que não recorram a intermediários para entrar em contato com a Previdência Social e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício.

A Secretaria também orienta os segurados a não fornecer seus dados pessoais a terceiros, já que essas informações podem ser utilizadas para fins ilícitos. As vítimas desse tipo de abordagem devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunicar o fato à Ouvidoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ouvidoria INSS

Ouvidoria é um pós-atendimento ao cidadão: atende aquele que já tenha entrado em contato com o INSS e queira fazer alguma sugestão, reclamação, elogio, denúncia ou outra solicitação sobre os serviços prestados. A Ouvidoria tem como objetivo estreitar a integração entre sociedade e governo permitindo, por meio das manifestações dos cidadãos, melhorar a qualidade dos serviços previdenciários no País. Este é um espaço aberto onde você pode enviar elogios, sugestões, expor problemas, reclamações, denúncias ou fazer qualquer tipo de manifestação.

Formas de Registro da Manifestação

  • Telefone: Central de Atendimento 135. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília)
  • Internet: pelo link desta página
  • Correspondência: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900. Brasília/DF
  • Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala ‘A’, 1º andar. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h30 às 17h

Tipos de Manifestações

  • Reclamação INSS: manifestações de insatisfações relacionadas a contribuições, benefícios, atendimentos prestados pelas Instituições Financeiras, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS);
  • Denúncia INSS: manifestações sobre condutas supostamente ilegais ou criminosas que envolvem servidores, terceirizados, estagiários, agentes externos, segurados ou beneficiários. É assegurado o sigilo do denunciante, de acordo com a legislação vigente.

6 thoughts on “Telefone INSS 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp

  1. Varlei Maria de Almeida, já estava separada do senhor Wilson Sebastião de Oliveira alguns anos, ele tinha outra esposa a qual ele morava maritalmente com Diária Cristina de Souza.Varlei jamais trabalhou para ajudar.

  2. Boa noite. É lamentável que uma instituição tão grandiosa como o INSS, credencie para ser seu parceiro e responsável por habilitar benefícios um grupo tão fraco e despreparado para lidar com público como a CREFISA.
    No site do INSS não consta o nome deste grupo,se tivesse ali declarado, jamais escolheria para habilitar meu benefício. Escolhi pelo bairro ICARAI, mas que decepção, feliz por ter conseguido o benefício mas totalmente insatisfeita com o atendimento. Atendentes totalmente inábeis. O meu benefício foi concedido em 11/05, porém só posso usufruir do dinheiro em 01/06… Isso depois de ir 3 vezes nesta loja da Rua Gavião Peixoto, 81 ,não sem antes ter ligadoe confirmado que já estava constando , e aí ao chegar lá , não constar no sistema….Porém hoje 25/05/21 fui novamente a loja e se quisesse sacar o dinheiro , teria que pagar uma taxa para a CREFISA! Será que é isso mesmo? Ou estão tentando nos colocar carimbo na testa de idiota!…Trabalha-se muito para conquistar uma aposentadoria neste país.. Respeito é o mínimo. A CREFISA não merece ser representante do INSS , lida com seu cliente de forma desrespeitosa e cruel.

  3. COMO PODE UM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL NÃO OFERECER UM NÚMERO FIXO COMUM OU 0800 PARA CONTATO??? SERÁ QUE ESSES CARAS NÃO SABEM QUE PRATICAMENTE JÁ NÃO EXISTEM MAIS TELEFONES FIXOS??? SERÁ QUE SABEM QUE NÃO É POSSÍVEL LIGAR A PARTIR DO CELULAR MESMO QUE O PLANO SEJA ILIMITADO??? ABSURDOS QUE NINGUÉM RESPONDE…

  4. realmente tem algo mito errado, como essas instituiçoes tem acesso aos dados dos aposentados inclusive conta bancaria para fazerem transferencias de valores não solicitados.acabou de acontecer comigo. O que mais me impressiona é a burocracia para desfazer o mal feito deles.No meu caso bancoC6 consignado S/A CNPJ61348538000186. parece que este tipo de convenio tem mais força do que os aposentados pois mechem sem autorizalção em nosso bolso

  5. nossa que coisa em, eu pago 69,90 do plano controle e não consigo falar por nada no 135 então vou ter que colocar credito extra,????

  6. Bom dia! estou horrorizada com o descontrole dos pagamentos do INSS,minha mãe idosa em plena pandemia ter que ficar se aborrecendo e correndo risco para resolver consignado que não foi solicitado por ela! Solicito ao presidente do INSS que faça com que tenham mais responsabilidade com o idoso.Como pode o Banco disponibilizar algo que não foi solicitado tem alguma coisa muito errada neste meio,precisa de investigação URGENTE e sempre sobra para o coitado do aposentado que recebe um salário mínimo e ainda tem pessoas querendo se beneficiar.Faça alguma coisa para que isso seja resolvido.

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