telefone inss

Você pode entrar em contato com o INSS através de diversos canais de acesso como unidades de atendimento, centrais de atendimento telefônico e portal do INSS na internet. O telefone do INSS é 135 e foi criado com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento telefônico. Funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas. Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

O Regime Geral de Previdência Social tem suas políticas executadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A Previdência é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, morte, gravidez, prisão e aposentadoria. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses. Os benefícios da Previdência Social são:

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria especial
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-reclusão
  • Pensão por morte
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida)
  • Salário-maternidade
  • Salário-família

Portal INSS

O portal da INSS disponibiliza diversos serviços que dispensam o atendimento presencial. Através do portal, é possível requerer benefícios, emitir o extrato de pagamento e diversas outras consultas. Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória. Serviços disponíveis:

Aposentadorias Urbanas: Ao clicar na opção Aposentadorias Urbanas, serão apresentadas duas opções: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. A primeira levará a uma busca nos sistemas do INSS para saber se já pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, bastará acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135. Já no caso da opção da Aposentadoria por Tempo de Contribuição, também será feita uma busca nos sistemas do INSS para saber se pode ser concedido à distância. Se não for possível, o segurado será direcionado para o agendamento do atendimento em uma agência do INSS.

Salário Maternidade: Ao solicitar o benefício, é feita uma busca nos sistemas do INSS para saber se já pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, bastará acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Extrato Previdenciário (CNIS): Histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa, seja empregado, individual, empresário, doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber mês a mês se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá pra saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar. Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Simulação de Tempo de Contribuição: Também conhecido como ‘Calculadora do INSS’, a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.

Agendamentos/Requerimentos: É possível solicitar e acompanhar atendimento presencial (agendamento) e a distância.

Histórico de Crédito de Benefício: Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.

Carta de Concessão: Documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício, a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

Agende sua Perícia: Serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício.

Resultado de Perícia: É o documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que solicitaram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade e passaram por perícia médica no INSS.

Extrato de Empréstimo Consignado: Por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

Extrato de Imposto de Renda: É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

Consulta Declaração – Consta/Nada Consta: Declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse ‘Nada Consta’.

Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29: Saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.

Encontre uma agência: Localizador de unidades de interesse mais próximas do local de quem procura por meio do CEP ou do município.

DRSCI – declaração para o Contribuinte Individual: A Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, também chamado de Contribuinte Individual, está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.

Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular Android ou iPhone. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços precisam de senha. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135. O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica.

Agência INSS

As agências de atendimento são unidades fixas e móveis localizadas em várias cidades do Brasil. Elas são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população. O agendamento tem por finalidade viabilizar um atendimento mais cômodo e resolutivo para você, além de permitir às agências do INSS se planejarem para o atendimento de acordo com a força de trabalho de cada unidade. O agendamento é um protocolo válido e garante todos os seus direitos. Depois de agendar, lembre-se de conferir, na página do próprio serviço, a documentação que você deve levar no dia do seu atendimento. Agende neste endereço.

Ouvidoria INSS

A Ouvidoria é um pós-atendimento ao cidadão: atende aquele que já tenha entrado em contato com o INSS e queira fazer alguma sugestão, reclamação, elogio, denúncia ou outra solicitação sobre os serviços prestados. A Ouvidoria tem como objetivo estreitar a integração entre sociedade e governo permitindo, por meio das manifestações dos cidadãos, melhorar a qualidade dos serviços previdenciários no País. Este é um espaço aberto onde você pode enviar elogios, sugestões, expor problemas, reclamações, denúncias ou fazer qualquer tipo de manifestação.

O cadastro e acompanhamento de manifestações devem ser feitos via telefone, na Central 135, ou pelo portal, na opção Ouvidoria, pois desde 02/05/2008 as respostas às reclamações, sugestões e elogios não são mais enviadas por e-mail. Desde a referida data todas as respostas são postadas no sistema da Ouvidoria e podem ser acessadas pelo código da manifestação que é gerado no momento da conclusão do cadastro. Caso você não tenha o código, por gentileza, entre em contato com a Central 135 para obtê-lo.

Novo Portal de Serviços

Os segurados da Previdência Social passam a contar com uma ferramenta inédita para acessar os serviços do INSS. O governo federal lançou o novo Portal de Serviços com mais de 1,7 mil serviços de diversos órgãos disponíveis em uma única plataforma. Uma das categorias é Trabalho e Previdência, na qual será possível cadastrar-se junto ao INSS, requerer benefícios, atualizar cadastros, alterar ou incluir nova conta bancária para recebimento de benefício, atualizar dependentes para Imposto de Renda, entre outros.

A página possui um grande campo de busca logo ao centro, no qual o usuário poderá digitar diretamente o que procura ou usar palavras-chave. Ao acessar o serviço, o cidadão poderá consultar quem pode utilizá-lo, quais são as etapas para a realização e quanto tempo leva para concluir o processo. Além disso, encontrará informações sobre os canais de atendimento e a documentação necessária para fazer a solicitação.

Além de facilitar o acesso dos cidadãos, o novo portal gera economia para o país, pois substitui vários serviços presenciais pela modalidade digital. Segundo dados do Portal Governo do Brasil, “diversos serviços poderão ser utilizados sem a necessidade de atendimento presencial, o que gera economia de tempo e dinheiro para todos: o custo para os cidadãos que necessitam de um serviço cai em 90% com o portal e o valor de um serviço digital, para o governo, é 97% menor do que o presencial”.

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