telefone aneel

Precisando do número de telefone para contato com a Aneel para registrar e acompanhar reclamações, pedidos de informação e sugestões? Informamos que o telefone da Aneel é 167.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro. A ANEEL iniciou suas atividades em dezembro de 1997, tendo como principais atribuições:

  • Regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica;
  • Fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica;
  • Implementar as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos;
  • Estabelecer tarifas;
  • Dirimir as divergências, na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores, e
  • Promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal.

Ouvidoria Aneel

O atendimento da Ouvidoria Setorial  é pelo telefone 167. Funciona de Segunda a sábado, das 6h20 às 24h. O E-mail é: [email protected]

Chat Aneel

O chat da Aneel funciona das 8h às 20h. Acesse o chat aqui.

Reclamações Aneel

Quando você estiver enfrentando algum problema com a sua distribuidora de energia elétrica, deverá reclamar diretamente à distribuidora. Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número.

Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. Guarde esse número.

Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na Aneel. Você poderá utilizar um dos seguintes canais:

  • Aplicativo para celular: ANEEL Consumidor (Android e IOS);
  • Para falta de energia ou consulta a protocolo, acesse a assistente virtual (todos os dias, 24h por dia); para os demais assuntos, acesse o chat humano (de segunda a sábado, das 8h às 20h);
  • Formulário no site da Aneel;
  • Telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite);
  • Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.

Atendimento Presencial Aneel

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Procure a Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA), na sede da Agência.

SAC Aneel no App

Você poderá, de forma gratuita, baixar e instalar o app “Aneel Consumidor” na Google Play e App Store. O aplicativo tem como principal objetivo permitir o registro e acompanhamento de reclamações, sugestões, elogios e denúncias em desfavor das distribuidoras de energia elétrica. Com o aplicativo é possível também visualizar o histórico de demandas registradas na ANEEL e obter informações importantes do setor elétrico como bandeira tarifária vigente, direitos e deveres do consumidor, como está sua distribuidora na visão da ANEEL.

Lembre-se, antes de registrar uma solicitação de ouvidoria na ANEEL, busque primeiro sua distribuidora e a ouvidoria de sua distribuidora, seguindo assim o Caminho do Entendimento, e aguarde o prazo normativo que lhe será informado. Caso não obtenha uma resposta ou entenda que a resposta apresentada está em desacordo com seus direitos, de posse dos protocolos gerados, busque a ANEEL. A solicitação registrada na ANEEL será analisada individualmente e poderá ser encaminhada à distribuidora para que esclarecimentos sejam prestados e, se necessário, ações sejam realizadas.

Contato Aneel nas Redes Sociais

A Aneel também está antenada na modernidade tecnológica que nos cerca e, pensando nisso, a agência também está presente nas principais mídias sociais. Através de canais como Facebook, Twitter e Instagram. Confira:

2 thoughts on “Telefone ANEEL

  1. Aneel e nada é a mesma coisa. Instalei este app a fim de buscar apoio frente à distribuidora (CEMIG) que descumpre com o regramento jurídico que lhe é cabível observar. Contudo, a palavra da distribuidora foi o que valeu para a Agência e não a defesa do consumidor do serviço mal prestado. Perdi 2 aparelhos de tvs caros depois de uma chuva torrencial que se abateu sobre minha região e ficarei no prejuízo, pois é comum nesta distribuidora o descumprimento da lei com relação a danos em aparelhos.

  2. Eu, venho por meio deste canal reclamar sobre a aneel estou indignada pois fui verificar aqui no app do serasa consta que estou com uma divida de 15,00 reais de uma residencia que morei…..fato entao fui tentar pagar lembrando que essa divida consta la desde2018 e agora veio a cobrança mais o problema que guando fui imprimir a conta consta paga o que fazer processar por danos morais e por isso que eu nao consigo fazer cartao de credito etc…meu nome encontra negativado.o que fazer eu quero que retire meu nome imediatamente do serasa se nao vou entra com uma açao nao justiça por dano moral e constrangimento a minha pessoa.

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