Telefone ANEEL

Precisando do número de telefone para contato com a Aneel para registrar e acompanhar reclamações, pedidos de informação e sugestões? Informamos que o telefone da Aneel é 167.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro. A ANEEL iniciou suas atividades em dezembro de 1997, tendo como principais atribuições:

  • Regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica;
  • Fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica;
  • Implementar as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos;
  • Estabelecer tarifas;
  • Dirimir as divergências, na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores, e
  • Promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal.

Ouvidoria Aneel

O atendimento da Ouvidoria Setorial  é pelo telefone 167. Funciona de Segunda a sábado, das 6h20 às 24h. O E-mail é: ouvidoria@aneel.gov.br

Chat Aneel

O chat da Aneel funciona das 8h às 20h. Acesse o chat aqui.

Reclamações Aneel

Quando você estiver enfrentando algum problema com a sua distribuidora de energia elétrica, deverá reclamar diretamente à distribuidora. Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número.

Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. Guarde esse número.

Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na Aneel. Você poderá utilizar um dos seguintes canais:

  • Aplicativo para celular: ANEEL Consumidor (Android e IOS);
  • Para falta de energia ou consulta a protocolo, acesse a assistente virtual (todos os dias, 24h por dia); para os demais assuntos, acesse o chat humano (de segunda a sábado, das 8h às 20h);
  • Formulário no site da Aneel;
  • Telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite);
  • Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.

Atendimento Presencial Aneel

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Procure a Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA), na sede da Agência.

SAC Aneel no App

Você poderá, de forma gratuita, baixar e instalar o app “Aneel Consumidor” na Google Play e App Store. O aplicativo tem como principal objetivo permitir o registro e acompanhamento de reclamações, sugestões, elogios e denúncias em desfavor das distribuidoras de energia elétrica. Com o aplicativo é possível também visualizar o histórico de demandas registradas na ANEEL e obter informações importantes do setor elétrico como bandeira tarifária vigente, direitos e deveres do consumidor, como está sua distribuidora na visão da ANEEL.

Lembre-se, antes de registrar uma solicitação de ouvidoria na ANEEL, busque primeiro sua distribuidora e a ouvidoria de sua distribuidora, seguindo assim o Caminho do Entendimento, e aguarde o prazo normativo que lhe será informado. Caso não obtenha uma resposta ou entenda que a resposta apresentada está em desacordo com seus direitos, de posse dos protocolos gerados, busque a ANEEL. A solicitação registrada na ANEEL será analisada individualmente e poderá ser encaminhada à distribuidora para que esclarecimentos sejam prestados e, se necessário, ações sejam realizadas.

Contato Aneel nas Redes Sociais

A Aneel também está antenada na modernidade tecnológica que nos cerca e, pensando nisso, a agência também está presente nas principais mídias sociais. Através de canais como Facebook, Twitter e Instagram. Confira:

6 comentários em “Telefone ANEEL”

  1. Não sei vocês, porém desconheco algum serviço pior do que o da Enel, ho empresa e servico de pessima qualidade. Infelizmente nao tenho como dispensar este serviço, pois se assim o fosse, nao seria obrigado. Dia 17 na madrugada do domingo, faltou energia na minha casa e rua, e depois de muitas ligações e raiva, chegaram para conserto por volta das 13hs. Não bastando, dia 20 ainda pela manhã, novamente o mesmo problema. Informamos aos dois homens que vieram o mesmos problema da vez anterior. Segundo esses dois últimos, seria problema em uma tal peça, e que a mesma fizeram a troca, isso dia 20. Por ironia do destino e para mais raiva de um serviço totalmente essencial e de péssima qualidade, dia 21 nos deparamos com o mesmo problema. Mais uma vez, falta energia na rua novamente. Aí já é sacanagem. E mais uma vez, relatado o problema aos outros dois que vieram novamente. Que absurdo isso gente. Onde fica a ANATEL ou sei lá qual órgão que regula esses serviços e que nada fazem? É o fim?? Hoje 27, quase na mesma semana do primeiro ocorrido, dia 17, mais uma falta de energia. Agora desde as 1203hs estamos sem energia. Falta de ligação para a porra desse 0800 e ouvidoria, não faltou. Foram muitas minhas, de Conceição, de Antônio, de Leila, de Rivelino e creio que de outras pessoas da rua também. E até agora, as 1949hs ainda sem energia. Onde fica ou onde o consumidor pode entrar contra a droga de uma empresa como essa para ser indenizado? Fique dois meses sem pagar e terá sua conta cortada. Eu mesmo já passei por esse constrangimento. Fato.
    Fica aqui minha indignação. Sou Rivelino da Silva Ribeiro, morador da rua Joaqui. SA, 554, ONDE ATÉ O MOMENTO, CONTINUO SEM ENERGIA. AGORA SAO EXATAMENTE 1946HS Não vou colocar aqui o número do cliente de minha residência, pois estou com o telefone carregando em um mercadinho Samuel, que fixa aqui quase na esquina da Tiburcio Cavalcante.
    Por favor, façam alguma coisa.
    Obrigado.

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  2. Só reclamações, o que vcs fazem mesmo?
    Mostram que não tem proficionalismo nem respeito com clientes e cidadãos.
    Muito triste isso

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  3. Estou tendo problemas com a CEMIG.
    Motivo, não foram na minha casa colocar o relógio, mas colocaram no sistema de esta errado a chave. Não tem nada errado nem no projeto nem na chave que é de 50. conforme solicitado no projeto. Ultima reclamação foi feita no dia 25-03-2021, protocolo n° 2417107964

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    • Estou com problema com a Energisa três dias sem energia funcionário vem bate a chave não confere o que está acontecendo com a rede elétrica e vai embora sem conferir se a energia está certa.

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