Telefone Detran RJ 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp

Procurando pelo telefone de contato do Detran RJ para falar com o atendente? O canal de atendimento ao cidadão pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, chat online, email, whatsapp, ouvidoria e redes sociais. O importante é saber que todo cidadão quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o serviço que você estiver precisando. Caso você tenha qualquer problema com o Detran RJ, poderá entrar em contato por telefone ou formulário.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran RJ) faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável no estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por normatização própria. São competências do Detran.RJ promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, o órgão produz estatísticas de trânsito e gerencia a autuação e a arrecadação de multas.

Como entrar em contato com o Detran RJ?

O Detran RJ trabalha para levar aos seus clientes os melhores serviços. A entidade entende que um bom relacionamento com o cidadão é primordial para manter a qualidade dos seus serviços. Por isto, o Detran RJ mantém uma central de atendimentos pronta para solucionar qualquer um dos seus problemas. Caso queira entrar em contato com o atendimento do Detran RJ, deve-se usar um dos seguintes canais:

Canal para Falar com o Detran RJ Contato Detran RJ
Telefone Detran RJ 0800-020-4042 (SAC)
0800-020-4041 (apenas denúncias)
(21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042
Fale Conosco Detran RJ www.detran.rj.gov.br/cod=14&tipo=ouvidoria_email
Email Detran RJ [email protected] (apenas denúncias)
Chat Detran RJ Não tem
Ouvidoria Detran RJ www.detran.rj.gov.br/cod=127
WhatsApp Detran RJ (21) 9913-39945 (apenas denúncias)

Contados para falar com o Detran RJ

1 – Como falar com o Detran RJ?

O Detran RJ tem como parte da sua cultura interna priorizar o cliente, seja no momento da compra, na entrega, no pós-venda ou no atendimento. Por isso, oferece vários canais de contato direto com o consumidor: você poderá falar com a Detran RJ por telefone ou formulário. A Central de Atendimento está sempre à disposição para lhe atender. A Central de Atendimento sempre está solidária e receptiva ao cliente, para tratar de qualquer assunto. Os clientes podem procurar a Central de Atendimento Detran RJ sem receio, todos os dados são informados e analisados, com o objetivo de realizar quaisquer processos necessários da maneira mais correta e eficaz.

2 – Qual é o telefone do Detran RJ?

Atualmente o Detran RJ está realizando atendimento via telefone apenas para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite. Os telefones são: 0800-020-4042(21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042. O SAC funciona de segunda a sexta, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.

3 – Qual é o email do Detran RJ?

Observação: o Detran.RJ não envia e-mails solicitando a atualização de dados para a prestação de serviços. Mensagens desta natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus. Para enviar uma mensagem ao Detan RJ, utilize o formulário eletrônico no site.

4 – Qual é o chat do Detran RJ?

Atualmente o Detran RJ não faz atendimento via chat.

5 – Qual é a ouvidoria do Detran RJ?

Solicitar a ajuda da Ouvidoria do Detran RJ é um direito seu! Se sua demanda foi tratada em um dos canais de atendimento, mas a solução apresentada não foi satisfatória, a Ouvidoria, como um canal de última instância, vai interagir com os setores pertinentes visando a solução do problema apresentado e a melhoria dos serviços prestados. Caso seja esta a sua situação, ou queira fazer um elogio/sugestão, entre em contato online (link aqui) e presencial: Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro. De segunda a sexta, das 8h às 17h.

6 – Quais são as reclamações do Detran RJ?

Conhecer as reclamações mais comuns da Detran RJ é importante para você entender como a empresa está lidando com seus produtos e serviços. Atualmente, as principais reclamações do Detran RJ são demora na execução, mau atendimento e qualidade do serviço prestado. Os problemas do Detran RJ mais comuns são problemas com serviços públicos, problemas com financeiras e problemas com atendimento.

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com o Detran RJ não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima. Não obtendo resposta do Detran RJ, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro e podem enviar reclamações para as empresas. Porém, para segurança do consumidor, o acesso aos dados que foram cadastrados é liberado apenas com a empresa envolvida.  Ou seja, seus dados pessoais não serão apresentados publicamente.

Assim que você realiza uma reclamação no site, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes da sua reclamação. A empresa então começará uma tratativa de resolução do problema diretamente com o consumidor. Resolvido ou não o problema, o consumidor deverá relatar no site a situação final. Com os dados gerados nas reclamações, são gerados rankings e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. Assim, qualquer pessoa poderá checar a reputação das empresas cadastradas no site.

Você poderá também fazer sua reclamação da Detran RJ via WhatsApp. Basta adicionar o número de Zap (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial. Em poucos minutos, já é possível ter a reclamação completa pelo aplicativo de conversa. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site. Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.

7 – Onde tem uma unidade do Detran RJ?

Para saber o endereço e informações da unidade de atendimento do Detran RJ de sua cidade, clique aqui. Evite chegar perto do horário de fechamento da unidade de atendimento. Para serviços não agendados, o horário pode ser reduzido em função do esgotamento da capacidade de atendimento da unidade.

8 – Quais são os contatos do Detran RJ nas redes sociais?

O Detran RJ adora conectar com seu público nas redes sociais. O órgão tem perfis no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram para poder conversar com você por meio de conteúdos relevantes e interações que fazem a diferença na relação com o cidadão. Siga os perfis para receber informações sobre o Detran RJ. É pelas redes também que o Detran RJ ouve sua opinião e interage com o conteúdo que você compartilha sobre a instituição. O Detran RJ é muito comunicativo, por isso, não deixe de seguir, assim, a empresa poderá te encontrar e conversar com você, combinado?

Quais são os Canais de Reclamações dos Consumidores?

O Detran RJ trabalha com dedicação e esmero para lhe atender em todos os cantos do país. Por isso, o objetivo do Detran RJ é proporcionar facilidade, comodidade e uma excelente experiência. Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços do Detran RJ.

1 – consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que possibilita ao consumidor fazer uma reclamação online contra uma empresa. É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias. O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o cliente. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do portal, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.

2 – Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos clientes. Tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, elaborando e executando a política de proteção e defesa dos consumidores. As atribuições são amplas, destacando-se o trato das reclamações que envolvam o interesse da coletividade, função realizada pelos promotores de Justiça de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, são combatidos atos como publicidades abusivas e enganosas, adulteração de produtos, ofertas de produtos ou serviços impróprios, cláusulas abusivas em contratos e práticas desleais ou coercitivas que firam os direitos do consumidor. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Não há cobrança de taxas para o serviço e qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, online ou presencialmente, nas sedes e postos de atendimento (confira aqui o contato do Procon da sua região).

3 – proteste.org.br

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Cliente é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos clientes brasileiros. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de clientes internacionais, a Proteste ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. A Proteste intervém, sempre que necessário, nos conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços. O canal de reclamações permite que os associados e usuários registrados encaminhem uma reclamação diretamente para uma empresa e solicitem o apoio de um de especialistas. Estas reclamações são enviadas pelos clientes diretamente para as empresas através desta plataforma. Reclamações encaminhadas por clientes que solicitam a ajuda de especialistas são analisadas e tratadas cuidadosamente pelos especialistas em Defesa do Cliente. Os clientes devem entrar em contato com a empresa diretamente antes da Proteste intervir.

4 – Defensorias Públicas

Segundo a Constituição da República, “a Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” (art. 134,caput). Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Confira aqui os contatos das defensorias públicas.

5 – Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um Juizado Especial Cível (confira aqui o juizado da sua região), que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso. As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão. Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Mais informações sobre o Detran RJ

Entrei com um recurso de multa, já se passaram 30 dias e ainda não obtive resultado, como realizo a vistoria?

De acordo com Código de Trânsito Brasileiro, as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris) têm 30 dias para julgar o processo. Se o julgamento não for feito neste prazo, quem recorreu tem o direito de pedir o efeito suspensivo da multa para que possa utilizar os serviços oferecidos pelo Detran-RJ. Para isso, deverá apresentar o pedido à Jari onde o recurso foi impetrado. A concessão do efeito suspensivo fica a critério da autoridade de trânsito que aplicou a multa.

Como saber se há multas para o seu veículo ou em seu CPF?

Há três maneiras de o usuário saber se há multas para o seu veículo ou o seu CPF: pela Internet, diretamente na sede do Detran-RJ ou nas agências do Bradesco.

Na página do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br), você vai encontrar o serviço de consulta a multas, através do qual pode-se saber o local, a data, o horário e o motivo da infração, basta acessar o ícone “C.N.H. – consulta Infração/Pontuação“, ou em “multas » consultas » multas do veículo / nada consta”, e digitar o Renavam do veículo e o CPF do proprietário.

Na sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, 817, térreo, acesso 6, o usuário pode pedir o Nada Consta de Multas e dispor das mesmas informações oferecidas pela home page do Detran-RJ. O proprietário do veículo deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e a carteira de motorista.

Também, pela Internet, você pode ter acesso à página do Bradesco e consultar a Guia de Recolhimento de Multas (GRM).

Como agir se o seu veículo foi multado, mas quem o estava dirigindo (real infrator) era outra pessoa?

Se você recebeu multas por infrações cometidas por outra pessoa que dirigia o seu veículo, pode transferir a pontuação negativa para a carteira de motorista do real infrator. A responsabilidade pelo pagamento da multa, no entanto, é do proprietário do veículo.

Você deve procurar a Junta Administrativa de Recurso de Infrações (Jari) do órgão autuador ou do município onde o veículo está emplacado, preencher o formulário para interposição de recurso – fornecido pela própria Jari – e anexar a documentação relacionada abaixo. O formulário terá de ser assinado pelo proprietário e pelo real infrator. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o proprietário do veículo multado tem prazo de 15 dias, a contar da data da notificação, para dar entrada no recurso para troca de real infrator no órgão autuador, independentemente de a multa estar paga ou não.

Se o recurso for impetrado no órgão autuador, o usuário poderá saber o resultado do julgamento no mesmo local onde entregou a documentação, a partir do 30º dia após a interposição do recurso. Se não houver o julgamento dentro desses 30 dias, o usuário tem o direito de pedir o efeito suspensivo da multa, para fins de vistoria.

Qualquer dúvida entre em contato com a Central de Atendimento: 3460-4040 / 3460-4041.

  • Cópia da Carteira de Identidade de quem está impetrando o recurso;
  • Cópia da carteira de motorista do infrator indicado;
  • Cópia do comprovante de residência do infrator indicado;
  • Cópia do CPF do infrator indicado;
  • Cópia de procuração, com firma reconhecida em cartório, no caso de o recurso ser impetrado por terceiros;
  • Notificação (original ou cópia do auto de infração ou Nada Consta).

Se a infração for cometida por veículo de empresa, o prazo para a indicação do real infrator também é o mesmo. Mas, atenção: se isso não for feito, será emitida mais uma multa para o proprietário do veículo (empresa), cujo valor será a da multa aplicada anteriormente, multiplicado pelo número de infrações iguais cometidas pelo veículo no período de 12 meses (Art. 257 §8º).

Como fazer se você vendeu um veículo e agora está recebendo multas com data posterior à da venda?

Para isso, você tem de ter cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (CRV) totalmente preenchido (dados do comprador, data da negociação etc) e com firma reconhecida, por autenticidade, da assinatura do vendedor. Procure a Junta Administrativa de Recurso de Infrações (Jari) do órgão autuador e impetre recurso de Transferência de Responsabilidade, anexando a cópia do CRV. Não deixe de fazer imediatamente a comunicação de venda do veículo. A comunicação pode ser feita gratuitamente na sede do Detran-RJ, nos postos de vistoria, Ciretran ou Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT). O serviço também pode ser feito em qualquer agência dos Correios, que cobram ao usuário R$ 4,60 pelo formulário e remessa ao Detran-RJ.

Como e onde recorrer das multas?

Verifique no verso da notificação o órgão que aplicou a multa. Cada orgão autuador tem sua própria Junta Administrativa de Recurso de Infrações (Jari), onde você deverá impetrar recurso. O Detran-RJ mantém uma Jari exclusiva para recursos impetrados contra as multas emitidas pela Polícia Militar. Veja aqui os endereços das Jaris: Onde Recorrer

Como agir quando a carteira de habilitação está com prazo de validade vencido?

Agende a renovação pelo portal do Detran-RJ, em Agendamentos » Habilitação, ou ligue para a Central de Atendimento do Detran-RJ através dos telefones (21) 3460-4040 / 3460-4041.

Por quanto tempo se pode dirigir com a carteira de habilitação vencida?

Após o vencimento, o motorista ainda pode dirigir por 30 dias. Vencido esse prazo, ele estará sujeito às penalidades estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro.

4 comentários em “Telefone Detran RJ 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp”

  1. Isso não é verdade, fiz uma reclamação na ouvidoria do DETRAN/RJ em 15 de fevereiro de 2023 protocolos nº 639720 e 639722 SEM resposta até hoje dia 13 de março de 2023 e fiz outro no dia 09 de março de 2023 protocolo nº 646819 e SEM resposta também.
    Tenho meu carro 2003 com TODAS as taxas pagas e SEM multa e dividas e com a vistoria do GNV em dia feita em 17/01/2023 e NÃO tenho os documentos do carro de 2022 e 2023, NÃO consigo falar com os telefones do DETRAN/RJ que estão no site e os horários do site com os do telefones são divergentes.
    O DETRAN está uma bagunça só….

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  2. Boa noite poxa pedi uma alteração na minha identidade em janeiro At hoje não recebi ela tenho causas na justiça pra resolver mas preciso da identidade me ajude por favor estou pra começar a trabalhar mas eles não irão me dá a vaga por causa do documento irei enviar o número do protocolo pra vocês aí 552001373535 meu caso e alteração no nome porque me casei

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  3. O qie vcs estao fazendo e uma covardia. Moro no centro consegui agendar pra minha esposa em itaipava para renovaçao de carteira. 90 fichas para 1 atendente . Estao de brincadeira

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  4. Estou há semanas ligando e ficando na espera para descobrir que pendencias tenho. Pois esta tudo pago ipva e licenca anual.

    Alguém pode me dizer por que ficam dizendo pendencia quando ligo e sistema não passa para atendimento

    Renavam 410930504

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