telefone enem

Em 2020, pela primeira vez, o Inep realizará o Enem Digital. O exame online será aplicado para mais de 100 mil participantes. É candidato e está com dívida sobre o ENEM 2020? O telefone do ENEM é 0800-61-6161. As equipes do Fale Conosco do Inep estão a postos para responder perguntas dos candidatos. Além disto você pode acessar o Fale Conosco do MEC. Veja abaixo como fazer.

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, sem interrupção para almoço.
  • Horário de atendimento ao público: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem interrupção para almoço.

Autoatendimento ENEM (MEC)

Como Cadastrar Usuário

  1. Após acessar a tela de boas vindas do Fale Conosco, será exibida a tela de login, onde você deverá clicar no link “Cadastrar”.
  2. Será exibido o formulário de cadastro, onde você deverá preencher os dados do formulário e clicar no botão “Enviar”.
  3. Será exibida a mensagem de cadastro realizado e qual dado será utilizado para login. Clique no botão “OK” para fechar o aviso.
  4. Após clicar no botão “OK” o sistema retornará para tela de login. Informe o usuário (CPF), senha e clique no botão “Acessar”.
  5. O sistema exibirá a tela contendo os itens de menu “Meu perfil”, “Abrir chamado” e “Meus atendimento”.

Como Recuperar Senha

  1. Após acessar a tela de boas vindas, clique no link “Esqueceu a senha?”.
  2. O sistema exibirá o formulário de pedido de nova senha, informe o seu e-mail e clique no botão “Enviar”.
  3. O sistema exibirá a mensagem de confirmação do envio do procedimento para a conta de e-mail cadastrada.
  4. O usuário receberá o e-mail com o procedimento de alteração.
  5. Após visualizar o e-mail, clique no link “Recuperar Acesso ao Autoatendimento”.
  6. Será exibido o formulário de cadastro de nova senha. No campo “Nova senha” insira a nova senha, repita a mesma no campo “Confirmar nova senha” e clique no botão “SALVAR”.
  7. O sistema exibirá a mensagem “Senha alterada com sucesso”, clique no botão “Voltar”.
  8. Após clicar no botão “VOLTAR”, será exibida a tela de autenticação do autoatendimento. Informe o usuário e a nova senha para realizar a autenticação do sistema.

Sobre o ENEM

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do Prouni e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, caso do Fies. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Qualquer pessoa pode fazer o Enem, entretanto, participantes “treineiros” podem usar o resultado somente para autoavaliação de conhecimentos.

O Enem é aplicado em dois domingos. Os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.