telefone fgts

Está enfrentando algum problema para o saque ou a consulta do seu FGTS? Não se preocupe, uma equipe da Caixa Econômica Federal está preparada para lhe ajudar em qualquer questão sobre seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O telefone de contato do FGTS é 0800-724-2019 (saque imediato) e 0800-726-0207 (Caixa Cidadão). Já para assuntos relacionados ao FGTS Emergencial o telefone é 111 ramal 2. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para sua comodidade. Já o atendimento Caixa Cidadão ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Lembrando que a ligação pode ser realizada tanto por telefone fixo como por celular.

É importante informar que é preciso que você tenha em mãos o número do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS). Também será preciso informar a data e o mês de aniversário. Depois disso, o sistema vai informar o número de contas localizadas, o valor disponível para saque e, por fim a data em que o dinheiro poderá ser sacado.

O atendimento virtual online para novos saques do FGTS está disponível aqui. Basta digitar seu nome e clicar em “Entrar”. Em seguida clicar na opção FGTS. Será então exibida as seguintes opções à sua escolha:

  • FGTS – Saque Imediato e Aniversário
  • Saque digital
  • Saque demais motivos
  • Saldo, Extrato e informações
  • Distribuição de Resultados
  • Outras Opções

Em “FGTS – Saque Imediato e Aniversário” você terá as seguintes opções:

  1. Saque Imediato
  2. Saque Aniversário
  3. Distribuição do resultado do FGTS
  4. Aplicativo FGTS
  5. Cartão e Senha cidadão
  6. Comprar a casa própria com FGTS

Em “Saque Digital” você terá as seguintes opções:

  1. Aplicativo FGTS
  2. Como funciona
  3. Canais para saque
  4. Requisitos para solicitação de saque
  5. O que fazer quando a conta FGTS não aparecer no aplicativo
  6. Saque Digital para valores aplicados em FMP
  7. Saque Digital para valores aplicados em FMP

Em “Saque Demais Motivos” você terá as seguintes opções:

  1. Tenho uma conta inativa que pedi conta e recentemente fui desligada sem justa causa por outra empresa. Posso retirar o saldo das duas contas?
  2. Sou aposentado e continuo trabalhando com carteira assinada. Tenho direito ao saque do FGTS?
  3. Quero saber se a minha multa rescisória já está liberada para o saque.
  4. Trabalhador presidiário tem direito ao saque do FGTS?
  5. Casamento, permite a liberação do FGTS?
  6. Pedido de demissão ou demissão com justa causa possibilita o saque do FGTS?
  7. Posso solicitar o FGTS para aquisição de órtese e prótese?
  8. Quais os locais para solicitação de saque do FGTS?
  9. Quais os locais para o saque do FGTS?
  10. O saque do FGTS pode ser realizado com o cartão cidadão?
  11. O saque pode ser realizado sem o cartão cidadão?

Em “Saldo, Extrato e informações” você terá as seguintes opções:

  1. Desejo saber o saldo do meu FGTS
  2. Na demissão sem justa causa, eu só recebo o valor depositado na conta vinculada ou há algum adicional.
  3. Na declaração do imposto de renda, declarei que recebi o FGTS. Na opção Rendimentos Isentos e não tributáveis, o aplicativo da RFB (Receita Federal do Brasil) exige o preenchimento da fonte pagadora. Qual seria essa fonte?
  4. Onde solicito o extrato do FGTS?

Em “Distribuição Resultados FGTS” você terá as seguintes opções:

  1. Quem possui direito a distribuição de resultados do FGTS?
  2. Como funciona a distribuição de resultados do FGTS?
  3. Como consultar o valor do crédito sobre a distribuição de resultados do FGTS?

Em “Outras Opções” você terá as seguintes opções:

  1. Qual o prazo para recebimento do FGTS e multa rescisória?
  2. Quais são os motivos atuais para saque do FGTS?
  3. Quais os requisitos para saque do FGTS para residentes no exterior?
  4. Como solicito o saque do FGTS para residentes no exterior?
  5. Tenho como solicitar empréstimo utilizando o FGTS como garantia?
  6. Quais os requisitos para a utilização do FGTS em empréstimo?
  7. Quais as documentações para a utilização do FGTS em empréstimo?
  8. Quem tem direito à habilitação ao crédito adicional, relativo à progressão da taxa de juros da conta vinculada do FGTS?
  9. Qual é o prazo para habilitação ao crédito adicional, relativo à progressão da taxa de juros da conta vinculada do FGTS?
  10. O que são contas ativas?
  11. O que são contas inativas?
  12. O que são contas planos econômicos?
  13. O que são contas zeradas?
  14. Como são realizados os acréscimos de juros e atualização monetária?
  15. Quais os requisitos para a concessão dos créditos complementares?
  16. Quais os locais para saque do FGTS das chaves A e B?
  17. Qual o local para saque do FGTS das chaves C e D?
  18. Qual o local para saque do FGTS das chaves E,F e G?
  19. Como obter o extrato para fins rescisórios?
  20. Qual o prazo para disponibilização do extrato para fins rescisórios?
  21. Como sacar o FGTS por calamidade pública
  22. Qual o prazo para requerer ao saque o FGTS por calamidade pública?
  23. O que significa “JAM”

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FGTS Emergencial

Telefone: 111 Ramal 2

Atendimento FGTS – Saque Imediato

Telefone: 0800 724 2019
Atendimento a dúvidas referente ao saque imediato do FGTS promovido pela MP 889/2019.
O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular.

Atendimento Caixa Cidadão​

Telefone: 0800 726 0207
Para atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social e Resultado de Loterias.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
O serviço de consulta eletrônica está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Para atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social e Resultado de Loterias.
A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular.

Ouvidoria FGTS

É muito comum a confusão entre os termos SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) é a forma direta de comunicação para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao cidadão. Enquanto a ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cidadão pode acessar, inclusive em órgãos de defesa, antes de entrar de fato com um processo na justiça.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cidadão antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, precisa-se primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cidadão deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

A ouvidoria é então um canal direto de comunicação para o cidadão realizar sua reclamação. Ela tem a missão de lhe representar quando não se sentir satisfeito com a solução apresentada pelos demais canais de atendimento. Além de representante, a ouvidoria tem o compromisso de promover melhorias nos produtos, prestação de serviço e comunicação. Contudo, a atuação da ouvidoria não substitui o trabalho dos demais canais de atendimento existentes, sendo a instância final de recorrência para sua manifestação.

Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelo SAC, de posse do protocolo, contate a ouvidoria da Caixa Econômica pelo telefone 0800-725-7474. O atendimento ocorre em dias úteis, das 09:00 às 18:00. A ligação pode ser realizada por telefone fixo e celular.

Saque Imediato o FGTS

O trabalhador teve até 30/03 para fazer o saque imediato de até R$ 998 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Após esta data todo o dinheiro não sacado retornou à conta original.

Desde setembro do ano passado, a Caixa Econômica Federal está distribuindo dinheiro de contas ativas ou inativas do FGTS. Os recursos foram liberados de forma escalonada até dezembro de 2020, num cronograma baseado no mês de nascimento do trabalhador.

O valor usado como referência para o saque imediato é o saldo de cada conta – ativa ou inativa – em 24 de julho do ano passado. Os trabalhadores com saldo acima de R$ 998 nessa data só podem sacar até R$ 500 por conta de FGTS. Quem tinha contas com até R$ 998 – montante equivalente ao salário mínimo no ano passado – pode sacar até esse valor.

A retirada também pode ser feita por quem tinha sacado os R$ 500 da conta no ano passado e não retirou a diferença entre R$ 500 e R$ 998 em dezembro. Inicialmente, o governo permitiria apenas a retirada de até R$ 500 por conta, mas o Congresso Nacional ampliou o saque para R$ 998 para contas com saldo igual ou inferior ao salário mínimo.

Sobre o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Tem direito ao FGTS todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador.

11 thoughts on “Telefone FGTS

  1. Fiz o cadastro para solicitar o fgts emergencial e até agora não abriram minha conta digital.Faço aniversário em junho e desde semana passada não recebi nenhuma resposta de vocês.Por favor, o q devo fazer em relação a esse problema.Segunda-feira já começou a liberar as contas digitais e a minha nada.

  2. Meu aniversário é março e minha conta digital não está aberta e nem o depósito na conta no dia 13/07 foi feita
    E aí como fica?

    1. Meu aniversário é março e minha conta digital não está aberta e nem o depósito na conta no dia 13/07 foi feita
      E aí como fica?

  3. Devia ter um site ou um telefone que fale com as pessoas aprovadas para tirar dúvida , assim cai diminuindo o número de reclamações , meu pai está desempregado ele faz bico para sobreviver e agora não consegue fazer por causa que tem 63 anos e não pode mais sair da cidade onde ele morar , todo mundo tá ajudando ele teve o auxílio aprovado mas quando vai na caixa dizem que eles não tem nada a ver , mas se fala que foi depositado lá eles deviam ver o que fizeram com os 600 reais

  4. Não consigo acessar o extrato (nem sequer o saldo) do meu FGTS no internet banking nem pelo aplicativo FGTS CAIXA. Sempre surge a mensagem “CPF não localizado na base de dados do FGTS”. Já procurei a Caixa Econômica pelo menos umas quatro vezes e meu problema não foi resolvido.

  5. Fui registrada errada pela contabilidade de Extrema colocaram meu número do PIS em outra funcionária, nesse caso o FGTS estava caindo porém sai da empresa e com isso não consigo receber o restante do FGTS isso foi em Maio. Segundo a contabilidade já foi feito uma RDT e abertura de chamado mas já se vai 4 meses só qro o q e meu de direito..

  6. Após o anúncio pelo governo federal referente à liberação do saque de até R$ 500,00 do saldo do FGTS do trabalhador, a Caixa instituiu que quem possui conta poupança com ela receberia o crédito em tal conta. O problema é que partem do princípio que todos irão aderir ao saque, sendo que que após análise das condições impostas pelo governo verifiquei que para mim não é interessante, pois as regras impõem de forma arbitrária que ao aderir a este tipo de saque não mais será possível o saque dos valores a que tenho direito, ou seja o saldo mais a multa, em um eventual desligamento da empresa. Assim não quero aderir a este serviço e a caixa não disponibiliza meios para que eu informe a ela esta decisão. Nos meios de comunicação existe a informação que através do internet banking ou de uma site especifico eu poderia selecionar esta opção, todavia tal opção não existe nos site informados.

  7. Hj 08/11 fui sacar o saque imediato do fgts, porém só saiu 2 reais, saiu impresso tbm o valor de 2 reais, ao consultar meu saldo no App, vi que consta o saque de valores maiores, porém não saiu para mim. E agora ?

  8. Em 25/05/17 fui na caixa econômica da vila carrão sacar meu FGTS, e para minha grata surpresa fui informada que o saldo já tinha sido sacado.
    Fui orientada a abrir um processo para levantamento sobre o saque, (protocolo 12558.2017.0),
    porém até hoje não obtive resposta. ligo na agência e a funcionária Amanda fala com o Alexandre que está acompanhando o caso e a resposta é sempre negativa, que a central não deu resposta.
    Solicito ajuda para solução desse problema.
    Grata.

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