instagram

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, whatsapp, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. O  Instagram tem hoje milhares de usuários no Brasil e no mundo. Você é um destes usuários e está agora procurando o email e o telefone de contato do Instagram? Infelizmente o Instagram não atende seus usuários via telefone, isto porque o número de usuários da rede no mundo todo é colossal e seria impossível atender tanta gente por telefone. Também não existe um endereço de email. Mas o Instagram não deixa seus usuários sem resposta. Neste tutorial, iremos explicar como entrar em contato com o Instagram.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo. Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos. Confira abaixo todos os canais de contato do Instagram.

Canal para Falar Contato Instagram
Telefone de SAC do Instagram Não Existe
WhatsApp do Instagram Não Existe
Chat Instagram para Suporte Não Existe
Email Instagram de Atendimento Não Existe
Ouvidoria Instagram para Reclamações Não existe
Ajuda Instagram Online https://help.instagram.com/
Fale Conosco Instagram Veja no tópico “Reclamações Instagram” como acessar o Fale Conosco do Instagram
Denúncia Instagram Veja no tópico “Reclamações Instagram” como acessar o Canal de Denúncias do Instagram

Qual é o Fale Conosco do Instagram?

Sua dúvida ou reclamação sobre o Instagram podem já estar solucionadas na Central de Ajuda do Instagram. Caso não encontre lá uma resposta adequada, você poderá logar no seu perfil e relatar um problema técnico através do próprio aplicativo. Siga os seguintes passos:

  1. Selecionando o ícone de “Configurações”;
  2. Role a página para baixo e selecione a opção “Relatar um problema”;
  3. Toque em “Algo não está funcionando” e explique o problema que você está tendo com o máximo de detalhes possível.

Você receberá uma mensagem confirmando o acesso ao perfil ou pedindo documentos que comprovem os dados. Não existe um tempo pré definido para que a resposta do suporte, mas a comunicação acontece sempre pelo e-mail cadastrado. Caso você não tenha mais acesso ao seu perfil do Instagram por motivo de conta bloqueada, você pode ir na Central de Ajuda do Facebook. Basta preencher o formulário (como na foto abaixo) e o problema será investigado pela equipe de suporte do Instagram.

Como Fazer Reclamações no Instagram?

Como Abrir Uma Denúncia pelo Site do Instagram?

Você poderá também entrar em contato com o Instagram seguindo os seguintes passos:

1 – Acesse o Centro de Ajuda do Instagram;

2 – Clique em Central de Privacidade e Segurança;

3 – Clique em “Denunciar algo”;

4 – Selecione uma categoria. No lado esquerdo da página, opte pela opção mais pertinente:

  • Contas invadidas por hackers: escolha essa opção se acreditar que a conta foi hackeada.
  • Contas falsas: quando desconfiar que alguma conta é falsa, clique nessa seção.
  • Crianças menores de idade: clique nessa opção quando encontrar uma conta que pensa ser de uma pessoa com menos de 13 anos.
  • Conta com discurso de ódio: use essa seção para denunciar contas que propagam discurso de ódio.
  • Informações particulares expostas: selecione essa opção ao encontrar um usuário que está postando informações particulares de outro (endereço ou número do celular, por exemplo).
  • Autoflagelação: ao encontrar postagens em que o usuário está claramente praticando automutilação, use essa alternativa para denunciar.
  • Abuso e spam: opte por essa opção para relatar abuso, spam ou assédio.
  • Exploração: clique nela para ver os recursos relacionados ao tráfico humano.
  • Outros tipos de denúncia: quando não encontrar uma opção para a natureza de sua denúncia, escolha essa opção.

Responda todas as perguntas que forem realizadas. Dependendo do problema escolhido, pode ser necessário responder perguntas, navegar por subseções e preencher formulários. As descrições devem ser claras, fornecendo a maior quantidade possível de detalhes relevantes à situação.

Como Relatar um Problema pelo Aplicativo do Instagram?

Através do aplicativo você poderá relatar um problema. Mas para isto você precisará estar logado na sua conta. Siga então os seguintes passos:

1 – Acesse o seu perfil e toque na opção “Configurações” que fica na parte de baixo da tela…

ajuda instagram

2 – Toque na opção “Ajuda” que tem o símbolo da interrogação (?)…

reclamacao instagram

3 – Toque na opção “Relatar um problema”…

relatar problema instagram

4 – Toque novamente na opção “Relatar um problema”…

relatar reclamacao instagram

5 – Escreva o seu problema…

 

problema instagram

O que Fazer se a Conta Instagram foi Desativada?

Caso você não tenha mais acesso a sua conta Instagram, você poderá abrir uma solicitação de análise através do site do Facebook.

conta instagram desativada

Se você acredita que sua conta foi desativada por engano, forneça as informações solicitadas para que a empresa possa investigar. Só envie este formulário de contato se sua conta tiver sido desativada por não seguir as Diretrizes da Comunidade do Instagram e você acreditar que houve um engano. Caso não consiga acessar sua conta por outro motivo, retorne à Central de Ajuda para encontrar o local apropriado para relatar o problema.

Quais são os Canais de Reclamações dos Consumidores?

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços da Instagram.

1 – Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

2 – Juizados Especiais Cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

3 – Justiça Comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

4 – Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Sobre a Instagram

O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. O serviço rapidamente ganhou popularidade. No dia 19 de fevereiro de 2014 a empresa anunciou que comprou o aplicativo Instagram por 16 bilhões de dólares. O Instagram é um dos aplicativos mais queridos e populares do Brasil e do mundo. Se para os usuários essa mídia é o local favorito para curtir e compartilhar fotos e vídeos, para empresas representa uma oportunidade para se aproximar do público.

O Brasil é o país que ocupa a segunda posição no ranking de usuários. Eram mais de 50 milhões de brasileiros cadastrados na ferramenta em 2017. A característica que mais chama a atenção é o foco, voltado ao conteúdo visual. Assim como no Facebook, novos posts aparecem no feed à medida que são publicados. De modo similar ao Twitter, essas atualizações dependem dos perfis que o usuário segue na plataforma. O usuário rola o feed de notícias para ver fotos e vídeos das pessoas a quem segue.

Reclamações do Instagram e Respostas Mais Comuns

O Instagram desativou meu perfil

Reclamação do usuário: Já perdi 9 perfis e ninguém faz absolutamente nada! Haters simplesmente denunciam minhas contas e o Instagram desativa e fica por isso mesmo. Não chegam averiguar o que aconteceu. Pela 2 vez o Instagram desativou minha conta sem motivo.

Resposta do Instagram: Se a sua conta do Instagram tiver sido desativada, você verá uma mensagem quando tentar entrar. Contas que não seguem nossas Diretrizes da Comunidade ou nossos Termos de Uso podem ser desativadas sem aviso. Sugerimos que leia novamente as Diretrizes da Comunidade com atenção e analise as publicações em todas as contas criadas por você. Nós poderemos remover permanentemente uma conta que violar continuamente as Diretrizes da Comunidade () ou os Termos de Uso. Se você acha que sua conta foi desativada por engano, pode apelar da decisão abrindo o aplicativo, inserindo seu nome de usuário e senha e seguindo as instruções na tela. Se você não encontrar uma mensagem informando sobre a desativação, talvez esteja enfrentando um problema com o login. Se a sua conta tiver sido excluída por você ou por alguém que usou sua senha, não será possível recuperá-la. Você poderá criar uma nova conta com o mesmo endereço de email que usou antes, mas talvez não seja possível usar o mesmo nome de usuário. Se você ainda estiver com problemas, tente seguir as dicas para concluir as etapas de recuperação da conta através deste link.

Fui bloqueada temporariamente no Instagram

Reclamação do usuário: Fui bloqueada temporariamente no Instagram, pede pra confirmar identidade, mas não tenho mais acesso nem ao e-mail e nem ao número de celular que está salvo, já faz uma semana, preciso muito do meu perfil que é particular mas também uso pra divulgar meus trabalhos. Por favor me ajudem, não sou spam. Já enviei foto segurando um papel com o código que me enviaram pra confirmar minha identidade, mas não resolveu.

Resposta do Instagram: Se você perdeu o acesso ao e-mail ou telefone cadastrados, tente seguir estes passos:

  • Tente recuperar o acesso ao endereço de e-mail cadastrado no Instagram.
  • Você pode procurar opções como Esqueceu a senha? ou Problemas para entrar? ao tentar acessar o seu e-mail.
  • Se você não conseguir recuperar o acesso do e-mail e telefone, você pode tentar atualizar essas informações em seu perfil.
  • Se você estiver logado na sua conta do Instagram em algum dispositivo, acesse as configurações de perfil e atualize seu e-mail ou telefone para prosseguir com a recuperação da sua conta.
  • Depois de alterar o email do Instagram, o email original e o novo email receberão notificações para confirmar ou negar a alteração.
  • *Observação:* Essa etapa só pode ser realizada se você estiver logado na sua conta do Instagram em algum dispositivo.
  • Se você não puder recuperar o acesso do e-mail ou telefone e não estiver logado em sua conta de Instagram, você pode submeter um pedido de suporte:
  1. Abra o aplicativo do Instagram em um dispositivo móvel e insira o seu nome de usuário, endereço de e-mail ou telefone que você utilizou para criar a conta do Instagram.
  2. Toque em Esqueceu a senha.
  3. Toque em Precisa de mais ajuda?.
  4. Siga as informações na tela para prosseguir com um pedido de suporte.

Se você ainda estiver com problemas, tente seguir as dicas para concluir as etapas de recuperação da conta através deste link.

Ação bloqueada no Instagram

Reclamação do usuário: Já abri vários chamados e não consigo resolver meu problema. Não consigo seguir de volta qualquer amizade que aceito ou peço solicitação nova. Eu consigo curti e comentar e postar, menos seguir de volta ou pedir nova solicitação. Fala que preciso esperar o tempo do bloqueio temporário, mas minha conta privada e não sigo qualquer amizade porém que já tem um mês e meio e quero saber ate quando. Já fiz todo procedimentos solicitados e não voltou normal, peço ajuda.

Resposta do Instagram: Para que esses bloqueios não aconteçam, é aconselhável evitar comportamentos que levem a essa ação na plataforma, como por exemplo repetir uma mesma ação inúmeras vezes em um curto prazo de tempo (o que leva a nossa plataforma identificar como um “spam”), realizar comentários ofensivos ou qualquer outra atividade que possa estar em desacordo com as Diretrizes de Nossa Comunidade. Para que esse bloqueio seja removido, é necessário aguardar o término do período de bloqueio. No entanto, se você acredita que não houve nenhum tipo de ação que tenha feito para causar tal bloqueio, você pode relatar esta situação nos enviando este formulário. Contamos com a sua compreensão!

Não consigo mudar nome no Instagram

Reclamação do usuário: Tento alterar e utilizar o meu nome de usuário para outro e a plataforma não permite. Já tentei contato mas só aqui acredito que conseguirei a atenção da equipe do Instagram. O nome de usuário que desejo é formado com os cinco primeiros caracteres do usuário atual. Por favor, peço encarecidamente que avalie meu pedido.

Resposta do Instagram: A seleção de nomes no Instagram são normalmente concedidos ao primeiro indivíduo ou empresa que solicita o nome. Dessa forma, se o nome de usuário que você deseja estiver sendo usado por uma conta que pareça inativa, a única opção possível seria escolher outra versão do nome de usuário. Entendo como isso pode ser frustrante mas, para que você possa configurar uma outra versão de nome similar a que você deseja, é possível adicionar pontos, números, sublinhados ou abreviações para ajudar você a pensar em outro nome de usuário que ainda não tenha sido usado. Você pode conferir mais detalhes sobre este tema neste link. No entanto, caso você acredite que esteja sendo violado um direito de marca ou propriedade intelectual, você pode conferir mais detalhes a respeito deste assunto, neste link.

Não consigo acessar meu perfil do Instagram pois troquei de telefone

Reclamação do usuário: Não tenho mais acesso ao meu chip do número anterior, eu tento entrar no meu perfil mas eles enviam um código para meu celular antigo. O que fazer?

Resposta do Instagram: Você pode fazer uma denúncia diretamente ao time responsável seguindo esses passos. Nesse caso, nosso time entrará em contato direto, sendo necessário apenas enviar os dados que solicitarem e aguardar.

Meus Instagram foi Hackeado

Reclamação do usuário: Tive meu Instagram hackeado, há uma semana e desde então não encontrei nenhum contato ou suporte de ajuda da plataforma do Instagram. Pelo contrário, todas as funções dificultam minha recuperação! A última vez que algo parecido aconteceu, me deram a opção de enviar foto minha segurando um código escrito no papel. Agora? Não encontro essa opção! O que fazer?

Resposta do Instagram: Nesse caso, há algumas ações que você pode tomar para assegurar a sua conta:

A. Procurar por um email do Instagram em sua conta de email.

1. Se você recebeu um e-mail do Instagram informando que seu endereço de e-mail foi alterado, você poderá desfazer essa mudança clicando na opção de Reverter a mudança disponível no e-mail.
2. Se outras informações foram alteradas, como sua senha, e você não consegue alterar de volta para o seu endereço de e-mail, denuncie a conta.

B. Requisitar link de login para ser enviado para seu e-mail ou telefone

1. Na tela de login do aplicativo do Instagram, toque em Obter ajuda para entrar (Android) ou Esqueceu a senha (iOS).
2. Em seguida, escolha o endereço do email ou número de telefone em que deseja receber o link de login e toque em Avançar.
3. Depois de receber o link de login, siga as instruções na tela.

C. Se não conseguir recuperar a conta com o código de acesso, denuncie a conta invadida no Instagram. Para isso, siga os seguintes passos:

No celular Android:
1. Na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar.
2. Insira seu nome de usuário, email ou número de telefone e toque em Avançar.
3. Toque em Precisa de mais ajuda? e siga as instruções na tela.
4. Insira um endereço de email seguro ao qual apenas você tem acesso. Depois de enviar sua solicitação, aguarde um email do Instagram com as próximas etapas.

No iOS:
1. Na tela de login, toque em Esqueceu a senha?.
2. Insira seu nome de usuário, email ou número de telefone e toque em Avançar.
3. Toque em Precisa de mais ajuda?“
4. Insira um endereço de email seguro ao qual apenas você tem acesso. Depois de enviar sua solicitação, aguarde um email do Instagram com as próximas etapas.
3. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email de resposta automática da equipe de segurança do Instagram pedindo a você que os ajude a verificar sua identidade. Você deverá enviar um ou ambos os itens abaixo:
1. Uma foto sua segurando um papel com o código que enviamos para você escrito à mão.
2. O endereço de email ou o número de telefone cadastrado e o tipo de dispositivo usado no momento do cadastro (por exemplo: iPhone, Android, iPad ou outro).
4. Depois de fornecer essas informações para nos ajudar a verificar sua identidade, enviaremos instruções específicas de recuperação da conta para o endereço de email seguro fornecido.

Se você acha que sua conta foi invadida mas ainda consegue acessá-la, veja algumas ações que você pode realizar para manter a conta segura:

1. Altere sua senha ou envie um email de redefinição de senha para si mesmo
2. Cancele o acesso a aplicativos de terceiros suspeitos.
3. Ative a autenticação de dois fatores para obter segurança extra.

Se você ainda estiver com problemas, tente seguir as dicas para concluir as etapas de recuperação da conta através deste link.

2 thoughts on “Telefone Instagram: 0800 SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat WhatsApp

  1. Faz 25 dias que o Instagram desativou minha conta por engano !! Já enviei 3 fotos com códigos para verificação de conta , é mesmo depois da confirmação e do pedido de desculpas enviado pelo Instagram ainda não consigo entrar na minha conta , está dando ainda como conta desativada , já não sei mais o que fazer pois todos os e-mails que recebo são automáticos e não me ajuda em nada !!

  2. Eu peço que o instagram mude a atualização horivel que ponharam. Muden para a que estava antes

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