telefone correios

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Está tendo problemas com algum serviço dos Correios? Ligue para 0800-725-0100.

Reunimos nesta página os números de telefones dos Correios para reclamações, dúvidas e solicitação de serviços. Além das chamadas telefônicas, você poderá entrar em contato com os Correios através de outros canais como as redes sociais. Para falar com uma operadora de telefonia, é necessário ter paciência e muita calma pois geralmente os canais de atendimento são sobrecarregados e lentos. O importante é ter em mãos todos os dados como número de documento de identidade, código de cliente, modelo de celular, etc.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Telefones de Atendimento dos Correios

Horário de atendimento de segunda à sexta-feira: das 08h às 20h e aos sábados das: 08h às 14h (horário de Brasília)

Informações Sobre Produtos e Serviços

3003 0100 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800 725 7282 (Demais Localidades)
0800 725 0898 (Exclusivo para portadores de deficiência auditiva)
3003 1383 (Informações sobre Banco Postal)

Elogio, Dúvida, Sugestão e Reclamação

0800 725 0100

Fale Conosco Correios

Elogio

Clique aqui se deseja expressar sua satisfação ou reconhecimento pelo atendimento recebido, produtos oferecidos ou serviços prestados pelos Correios.

Sugestão

Clique aqui se deseja apresentar ideia ou proposta para melhorar o atendimento, os produtos ou serviços prestados pelos Correios.

Dúvida

Clique aqui se deseja obter informação ou tirar dúvidas sobre produtos oferecidos ou serviços prestados pelos Correios.

Suporte aos Sistemas Comerciais

Clique aqui se deseja registrar situações de Suporte dos Sistemas Comerciais oferecidos ou prestados pelos Correios.

Solicitação

Clique aqui se deseja registrar solicitações financeiras sobre produtos oferecidos ou serviços prestados pelos Correios.

Ouvidoria Correios

Você tem alguma dúvida, crítica, elogio ou sugestão? A Ouvidoria faz questão de te ouvir e auxiliar sempre que você precisar. A Ouvidoria dos Correios está de acordo com as normas dos órgãos reguladores e atua em conformidade com as Legislações de Defesa do Consumidor. Solicitar a intervenção da Ouvidoria é um direito de clientes e demais cidadãos para situações excepcionais e reclamações não solucionadas. Por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria permita que os canais regulares ofereçam a solução de sua reclamação.

Para respostas a reclamações e recorrências (recorrência é quando o cliente não aceita a resposta à reclamação e solicita mais esclarecimentos) o prazo de atendimento é de 5 dias úteis. Já a Ouvidoria tem um prazo de 30 dias conforme Instrução Normativa n.º 5/2018 Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União/Ouvidoria-Geral da União.

Mais de 99% das reclamações e recorrências são solucionadas por intermédio dos canais regulares de atendimento a reclamações. Entretanto, se esgotou a possibilidade de recorrer sem obter solução satisfatória, a Ouvidoria, como canal de última instância, vai interagir com os órgãos internos da empresa visando a solução dos problemas apresentados e a melhoria dos serviços prestados. Para solicitar a intervenção da Ouvidoria, clique aqui.

Canal de Denúncias Correios

Os Correios reconhecem o canal de denúncia como um importante instrumento na fiscalização do uso dos recursos e no controle da gestão pública, incentivando seu uso de forma responsável. Por meio deste canal, você pode apresentar denúncias sobre: fraude, corrupção, improbidade administrativa, assédio moral e sexual, discriminação, conduta inadequada do agente e outras irregularidades. Clique aqui para prosseguir, caso você tenha uma denúncia para registrar.

Redes Sociais da Correios

Abaixo listamos as redes sociais da Correios. As redes também são um importante canal de atendimento com a operadora Correios.

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

O Que Fazer Se Sua Encomenda Não Chegou?

Antes de registrar uma reclamação, consulte o status da encomenda na página de Rastreamento de objetos dos Correios, lembrando que só os objetos registrados podem ser rastreados. Todos os serviços de encomendas no Brasil são registrados. No caso de cartas, pode-se optar por postá-las simples ou registradas.

As encomendas têm rastreamento que permite a visualização mais detalhada do trajeto percorrido, da origem até o destino. Por sua vez, as cartas registradas possuem apenas rastro na origem e no destino.

As reclamações por atraso na entrega só podem ser feitas se os prazos de entrega do objeto estiverem expirados. Para consultar os prazos de entrega, acesse o Calculador de Preços e Prazos, informando a data de postagem do seu objeto.

O limite de prazo para reclamação de objetos registrados nacionais é de 30 dias, a contar da data prevista de entrega.

Sobre os Correios

Os Correios são uma empresa pública de direito privado. Tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e, desde sua criação, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade e adequados às necessidades dos seus clientes e da própria sociedade, em um mercado cada vez mais competitivo.

Devido a sua forte capilaridade, a empresa consegue atender a toda a população brasileira, nos mais de 5.500 municípios do país, prestando serviços que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas, à logística integrada, serviços financeiros e de conveniência.

Com uma vasta rede de canais de atendimento e uma ampla capacidade logística que abrange todas as regiões do país, os Correios ainda desempenham a importante tarefa de integrador nacional, conectando pessoas e organizações onde quer que estejam, transformando e reduzindo a distância entre elas.

10 thoughts on “Telefone Correios

  1. Recebi pelo correio uma caixa violada,por baixo,eu não percebi,por cima estava tudo certo,quando abri a caixa tinha uma pedra enrolada num jornal,eles alegam que eu recebi a encomenda sem violação,mas se eles não viram que estava violada,como eu iria ver no ato da entrega??

  2. Através do site EBAY, fiz uma compra de um New Dewalt DW088K Self Levelling Line Laser Horizontal & Vertical Lines NIB na promoção no valor de U$$19,90 dólar.
    Através do rastreamento do correio fiquei monitorado a chegada da minha encomenda, que no dia 19/07/2019 as 14:09 indicava a entrega do produto ao seu destinatário, sendo que neste dia não recebi nenhuma encomenda pelo funcionário do correio.
    No dia 22/07/2019 dirigi a agencia Imirim localizada na Av Engenheiro Caetano Alvares,3850, solicitei a funcionária do correio para verificar através do número LL494792457CN, se a encomenda encontrava no local para retirar. Segundo a funcionaria a encomenda foi entregue em outro endereço localizado na região do Butantan.
    No dia 23/07/2019 as 13:35 passei em outra agencia do correio também localizado na Av Engenheiro Caetano Alvares,1395, solicitei para o funcionário verificar o desvio da minha encomenda, na tela do computador aparece a imagem do recibo com assinatura de uma pessoa do sexo feminino que recebeu e assinou e avisou que a encomenda estava na agencia do correio do Butantan.
    Através da Central de atendimento do correio do número 3003 0100 comuniquei o fato para a atendente e em seguida me comunicou para aguardar 5 dias para o retorno da reclamação, e pediu para anotar o número do protocolo 110593684.
    Dia 24/07/2019 as 14:00 fui na agencia do Butantan que fica localizado na Rua Desembargador Arnaldo Fairbanks,280, CEP 05501 040 falei com a pessoa responsável o Sr Jose, expliquei fato, e segundo ele não poderia fazer nada, e justificou que quando uma encomenda chega no brasil, automaticamente gera um novo código de barra e jogou a culpa no site de venda. Falei com ele se poderia me ajudar a tentar resgatar a encomenda, simplesmente falou que não poderia fazer nada e me orientou a entrar no site do correio para fazer a reclamação, avisei ao SR Jose que vou abrir um processo contra a empresa e em seguida falou para eu procurar o Procon.Indignado falei para o Sr Jose que vou pagar pelo produto e não vou receber e em seguida repetiu com tranquilidade não posso fazer nada.

    Quando fiz o meu cadastro no site EBAY fica armazenado o meus dados, endereço e o Cep para compra e entrega.

  3. No dia 19/07/2019, enviei uma mercadoria com código de rastreio PM 49362529 9 BR e ao acompanhar o rastreamento pelo site verifiquei que a mercadoria está no local errado, solicitando a sua retirada.
    Primeiramente informo que o endereço foi entregue corretamente para a atendente da agencia dos correios, logo era pra ter chegado no seu destino corretamente. Preciso que vocês resolvam meu problema, pois preciso realizar a troca da mercadoria que veio com problemas pelo fornecedor.
    Não vou me deslocar para a agencia informada no site, até porque o erro não foi meu e sim de vocês ou da empresa Dafiti( produto seria entregue), logo espero que resolvam porque não irei ficar no prejuizo.

  4. O carteiro passa por minha porta vejo a correspondência na mão do mesmo é ele se rejeita a entregar e coloca como endereço incorreto não é a primeira não a segunda vez direto ele está fazendo isto hoje mesmo a minha encomenda saiu para entrega ele colocou como endereço incorreto sendo que o endereço está correto reclamei com ele ele disse que não tinha correspondência sendo que eu vi nas mãos dele ele disse que era para eu ligar para o Correios e reclamar um absurdo isto já perdir várias correspondência de boleto cartão e tudo por causa deste entregador despreparado e além de tudo um mal educado tinha outro carteiro que entregava aqui só que acho que ele ou está de férias ou foi para outra rota este novato só coloca endereço como incorreto Correios resolvam isto ou irei entrar na justiça contra vocês é seu carteiro além de tudo ele só passa uma vez na semana só na segunda feira e fica parado na ponta da rua batendo papo jogando conversa fora ao invés de fazer o serviço dele resolvam isto logo tenho todos os códigos de rastreio e meu endereço está certo com número visível na frente da casa é inadmissível isto que está acontecendo comigo terei de entrar na justiça e outros meios?

  5. Fiz uma compra no dia 13 de julho pelo MercadoLivre com previsão de entrega dia entre o dia 19 e 22 de julho, quando chegou no dia 21 de julho e ví que não iria chegar, fiz outra compra como entrega expressa dentro do estado para tentar chegar mais rápido que a primeira, visto que as compras são de leite para meu filho de 2 anos. Essa segunda compra foi feita dia 21 de julho, com previsão de entrega entre 26 e 29 e também não chegou até hoje dia 31 de julho.
    Isso é um absurdo, os correios tem o monopólio do serviço e não executam o serviço e quem paga é o consumidor.
    Nem buscar a mercadoria eu posso porque me informaram que eu só posso buscar o produto após 3 tentativas de entrega.
    Códigos de rastreio: OH431590864BR e PU551676403BR.

  6. Entrei em contato pelo 3003-0800 para falar sobre a situação do contrato 9912381330.
    Foi primeiramente gerado o número de protocolo 30071901000389, em que a atendente sra Jaqueline desligou na minha cara. Foi aberta um novo protocolo sob o numero 300719101000406, em que falei com a sra Shirley, e novamente fui atendido da pior maneira possível.
    O canal aberto ao público me deixou sem a menor expectativa de que o evento aberto sob o número de protocolo 110844878 fosse resolvido, dada a inabilidade e a grosseria com a qual a equipe que os Correios lida com o público

  7. Os correios de araçariguama-sp não tem responsabilidade com entregas! Enviei um documento por carta registrada a esse serviço dos correios e o mesmo consta entregue no sistema, mas não foi entregue, nem os responsáveis assinaram o recebimento. Entrando em contato com a agencia a mesma informou que não era responsável pela entrega?! um absurdo! então esta mesma agencia não deve está em funcionamento.

  8. Raro são os Correios(Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT) cumprir prazo, se existe uma empresa brasileira que me causa vergonha é essa, fiz compra no Mercado Livre e como sempre, só ficam prorrogando prazo de entrega (código para rastreamento é PU586500248BR). Precisava tanto receber no prazo inicial estabelecido, pena mais uma ter a expectativa frustrada. Somente como registro, fora essa reclamação, correspondências em minha residência (Recreio dos Bandeirantes) quando não extravia, chega com absurdo atraso. A boa-fé objetiva estabelecida em contratos pelo código de defesa do consumidor parece passar longe.. Triste realidade recorrente, não muda, cada vez pior!

  9. Comprei um celular dia 08/07/2019, paguei mais caro o frete para que ele chegasse mais rápido (23/07/2019), o celular não chegou e não tive resposta da empresa. Tentei ligar não atendeu e também não me deu resposta. Gostaria de saber onde está o produto(rastreio está com mensagem que “o produto não chegou à unidade”) e também o dinheiro pago a mais do frete de volta.

  10. astreamento Objeto – PU596019778BR
    o objeto não chegou ate agora foi postado no dia 19/07/2019 e esta em Brasília desde o dia 24/07/2019
    sendo que liguei nos correios (protocolo 30071902007118) o atendende falou que vai sair para entrega so no dia 01/08/2019
    isso que eu moro só a 22k de Brasília.
    Como eu fico com o meu cliente, tinha marcado para instalar o serviço na segunda Feira dia 29/07/2019. Será que não podemos confiar mais nas entregas dos Correio?

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