telefone correios

Procurando pelo canal de atendimento via telefone dos Correios? Está enfrentando problemas com sua entrega ou correspondência? Precisa fazer o rastreamento online? O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. Está tendo problemas com algum serviço dos Correios? Ligue para 0800-725-0100.

Reunimos nesta página os números de telefones dos Correios para reclamações, dúvidas e solicitação de serviços. Além das chamadas telefônicas, você poderá entrar em contato com os Correios através de outros canais como as redes sociais. Para falar com uma operadora de telefonia, é necessário ter paciência e muita calma pois geralmente os canais de atendimento são sobrecarregados e lentos. O importante é ter em mãos todos os dados como número de documento de identidade, código de cliente, modelo de celular, etc.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

SAC e Ouvidoria

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Quadro Resumo dos Canais de Contato dos Correios

Canal para Falar Contato Correios
Telefone de SAC dos Correios Central de Atendimento dos Correios CAC: 0800 725 0100
Banco Postal: 3003 1383
Informações sobre produtos e serviços capitais e regiões metropolitanas 3003 0100
Informações sobre produtos e serviços demais localidades: 0800 725 7282
WhatsApp dos Correios Não tem
Chat Correios para Suporte www.correios.com.br/chat/
Email Correios de Atendimento Não tem
Fale Conosco Correios www.correios.com.br/fale-com-os-correios
Ouvidoria Correios para Reclamações www2.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/Fale_com_Ouvidoria
Ajuda Correios Online apps2.correios.com.br/faleconosco/duvida/
Denúncias Correios de Fraudes www.correios.com.br/fale-com-os-correios/denuncia/

Telefones de Atendimento dos Correios

Horário de atendimento de segunda à sexta-feira: das 08h às 20h e aos sábados das: 08h às 14h (horário de Brasília)

Informações Sobre Produtos e Serviços

3003 0100 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800 725 7282 (Demais Localidades)
0800 725 0898 (Exclusivo para portadores de deficiência auditiva)
3003 1383 (Informações sobre Banco Postal)

Elogio, Dúvida, Sugestão e Reclamação

0800 725 0100

Fale Conosco Correios

Elogio

Clique aqui se deseja expressar sua satisfação ou reconhecimento pelo atendimento recebido, produtos oferecidos ou serviços prestados pelos Correios.

Sugestão

Clique aqui se deseja apresentar ideia ou proposta para melhorar o atendimento, os produtos ou serviços prestados pelos Correios.

Dúvida

Clique aqui se deseja obter informação ou tirar dúvidas sobre produtos oferecidos ou serviços prestados pelos Correios.

Suporte aos Sistemas Comerciais

Clique aqui se deseja registrar situações de Suporte dos Sistemas Comerciais oferecidos ou prestados pelos Correios.

Solicitação

Clique aqui se deseja registrar solicitações financeiras sobre produtos oferecidos ou serviços prestados pelos Correios.

Reclamações Correios

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a Correios não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação no formulário eletrônico no site. Não obtendo resposta da Correios, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.

O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site. Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos.

Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Ouvidoria Correios

Você tem alguma dúvida, crítica, elogio ou sugestão? A Ouvidoria faz questão de te ouvir e auxiliar sempre que você precisar. A Ouvidoria dos Correios está de acordo com as normas dos órgãos reguladores e atua em conformidade com as Legislações de Defesa do Consumidor. Solicitar a intervenção da Ouvidoria é um direito de clientes e demais cidadãos para situações excepcionais e reclamações não solucionadas. Por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria permita que os canais regulares ofereçam a solução de sua reclamação.

Para respostas a reclamações e recorrências (recorrência é quando o cliente não aceita a resposta à reclamação e solicita mais esclarecimentos) o prazo de atendimento é de 5 dias úteis. Já a Ouvidoria tem um prazo de 30 dias conforme Instrução Normativa n.º 5/2018 Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União/Ouvidoria-Geral da União.

Mais de 99% das reclamações e recorrências são solucionadas por intermédio dos canais regulares de atendimento a reclamações. Entretanto, se esgotou a possibilidade de recorrer sem obter solução satisfatória, a Ouvidoria, como canal de última instância, vai interagir com os órgãos internos da empresa visando a solução dos problemas apresentados e a melhoria dos serviços prestados. Para solicitar a intervenção da Ouvidoria, clique aqui.

Canal de Denúncias Correios

Os Correios reconhecem o canal de denúncia como um importante instrumento na fiscalização do uso dos recursos e no controle da gestão pública, incentivando seu uso de forma responsável. Por meio deste canal, você pode apresentar denúncias sobre: fraude, corrupção, improbidade administrativa, assédio moral e sexual, discriminação, conduta inadequada do agente e outras irregularidades. Clique aqui para prosseguir, caso você tenha uma denúncia para registrar.

Redes Sociais da Correios

Abaixo listamos as redes sociais da Correios. As redes também são um importante canal de atendimento com a operadora Correios.

Canais de Reclamações dos Consumidores

Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços.

Procons

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

O Portal do Consumidor é um recurso criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados especiais cíveis

Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça comum

Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

O Que Fazer Se Sua Encomenda Não Chegou?

Antes de registrar uma reclamação, consulte o status da encomenda na página de Rastreamento de objetos dos Correios, lembrando que só os objetos registrados podem ser rastreados. Todos os serviços de encomendas no Brasil são registrados. No caso de cartas, pode-se optar por postá-las simples ou registradas.

As encomendas têm rastreamento que permite a visualização mais detalhada do trajeto percorrido, da origem até o destino. Por sua vez, as cartas registradas possuem apenas rastro na origem e no destino.

As reclamações por atraso na entrega só podem ser feitas se os prazos de entrega do objeto estiverem expirados. Para consultar os prazos de entrega, acesse o Calculador de Preços e Prazos, informando a data de postagem do seu objeto.

O limite de prazo para reclamação de objetos registrados nacionais é de 30 dias, a contar da data prevista de entrega.

Sobre os Correios

Os Correios são uma empresa pública de direito privado. Tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e, desde sua criação, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade e adequados às necessidades dos seus clientes e da própria sociedade, em um mercado cada vez mais competitivo.

Devido a sua forte capilaridade, a empresa consegue atender a toda a população brasileira, nos mais de 5.500 municípios do país, prestando serviços que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas, à logística integrada, serviços financeiros e de conveniência.

Com uma vasta rede de canais de atendimento e uma ampla capacidade logística que abrange todas as regiões do país, os Correios ainda desempenham a importante tarefa de integrador nacional, conectando pessoas e organizações onde quer que estejam, transformando e reduzindo a distância entre elas.

21 thoughts on “Telefone Correios

  1. Eu comprei uma jardineira com uma mulher chamada Júnia Cristina Pereira e paguei 265 rs via deposito pelo produto. Ela postou o produto no rastreio: PM737061205BR até ai tudo bem, só que quinta feira pesquisando o código de rastreio do produto vi que ela pediu suspensão de entrega do produto sem ao menos me dizer nada com o produto estando pago e o que tenho como provar, pois, tenho os comprovantes de depósito que fiz no nome dela posso enviar. Em seguida entrei em contato com ela e ela me bloqueou do Whatsapp, não sei o que fazer fui vítima de um golpe Os Correios dizem que a opção de suspensão de entrega e para evitar golpes pela internet mas dai deu espaço para que essa mulher a remetente me desse um golpe. E ai como fica quando a vítima e o destinatário? Espero que os Correios não compactuem com esse golpe só quero receber o produto que peguei ou que pelo menos a encomenda fique retida nos correios até que ela comprove a devolução do meu dinheiro.
    Pra piorar já tentei contato por telefone e é impossível e pelo atendimento na internet eles não resolvem nada so enviam respostas genéricas.

  2. QUE VERGONHA ESSE SERVIÇO DE ENTREGA DOS CORREIOS. MUITO BONITO O SITE MAS NÃO ADIANTA RECLAMAR POR ATRASO MINHA MERCADORIA SEGUNDO OS CORREIOS FOI POSTA EM 27/07 JÁ RECLAMEI protocolo128454761 E ATÉ AGORA NEM RESPOSTA. a OUVIDORIA NÃO ATENDE. PÉSSIMO SERVIÇO!!!

  3. Rastreamento de objeto PY100807007BR
    Meu pedido foi postado em 23/06/20, e dia 27/06/20 foi enviado a agencia de JUSCELINO EM NOVA IGUAÇU-RJ. Porém, hoje, dia 01/07/2020, ainda se encontra na mesma posição, nada de mudança ou entrega. O mais desagradável é que o telefone dos correios não atendem, e quando atendem só tem uma gravação sobre (auxílio emergencial) e desligam, nem a opção de aguardar ou transferir não tem. O site para reclamações dão apenas as opções de agencias que não são a que precisamos. Fica difícil.Esta empresa é uma vergonha.

    1. Tenho uma encomenda no correio de Conceição do Tocantins em Tocantins e o correio não entrega e não abre a dias pra vc retirar a mercadoria é uma falta de responsabilidade com agente pois pagamos fretes caros pois precisamos da mercadoria e ninguém da uma sastifacâo

  4. Infelizmente o correio está deixando a desejar…perdendo para várias transportadoras.Hoje liguei para uma informação e o funcionário foi irônico até me irritar…falando que eu ainda vou precisar do serviço dele…Ele desfez até não poder mais,O pior q foi irônico,será que assim que os correios estão treinando seus funcionários.

  5. Pessoal ligo mais de 10 vezes no setor de Entrega do correios de sete lagoas é ninguém atende.
    É uma falta de respeito com a população.

  6. Recebi um SMS dizendo que eu tinha que pagar R$15,00 para minha encomenda ser entregue. Paguei no dia 08/06 e até agora não recebi a encomenda. UG258631607GB. Poderiam me dizer o que está acontecendo, pois vi aqui no espaço para reclamações casos iguais ao meu.

  7. Eu gostaria de saber, o seguinte:
    O meu endereço já mudou muito e o carteiro já brigou com todos de onde eu moro e ele deixa voltar várias correspondências. Moro na travessa Curralinho, 380, Boca do Rio o endereço aparece também como avenida. Gostaria de saber qual o endereço certo.

  8. Boa noite estou chateada porque as minhas correspondência não chegam.na minha residência sou idosa e fico procurando minhas correspondência asmistradoras dizem que enviaram meus boletos pelo correio fiz uma reclamação estou aguardando a 4 meses minhas corespondenciae recebimento do cartão de créditos que time providências estou pagando por gmail obrigada

  9. Tenho uma encomenda nos correios que foi postada em 29/04 e ate adata de hoje, ainda não foi enviada. entrei em contato com a agencia no qual a encomenda foi postada atraves de e.mail e não me responderam. rastreio JN371574460BR Agencia AGF remedios . São Paulo.

  10. fiz compras no mercado livre e o s correios de abril/20 nao me entregou ate hoje 02/05/20diz que nqo c/ou n UNIDADE /pw702383060BR / OJ203270991BR / PW 763463445BR /PW763452417BR / PW688686715BR

  11. Mais fácil falar com o Papa do que falar com um atendente dos Correios. Não existe opção de falar com atendente. Não é a primeira vez que tento e não consigo, nem com a Ouvidoria dá também. ABSURDO.

  12. oi bom dia olha veio a cartinha do correio código da carta 4574985 objeto ut097200682cn no valor de 15 reais para pagar paguei e até agora nada a pós o pagamento fui no correio aqui proximo da minha casa e eles olharam e falaram que o correio iria mandar uma cartinha para retirar e até agora nada vcs podem mim dizer o que ouve que até agora não recebi a minha encomenda

  13. Recebi pelo correio uma caixa violada,por baixo,eu não percebi,por cima estava tudo certo,quando abri a caixa tinha uma pedra enrolada num jornal,eles alegam que eu recebi a encomenda sem violação,mas se eles não viram que estava violada,como eu iria ver no ato da entrega??

  14. No dia 19/07/2019, enviei uma mercadoria com código de rastreio PM 49362529 9 BR e ao acompanhar o rastreamento pelo site verifiquei que a mercadoria está no local errado, solicitando a sua retirada.
    Primeiramente informo que o endereço foi entregue corretamente para a atendente da agencia dos correios, logo era pra ter chegado no seu destino corretamente. Preciso que vocês resolvam meu problema, pois preciso realizar a troca da mercadoria que veio com problemas pelo fornecedor.
    Não vou me deslocar para a agencia informada no site, até porque o erro não foi meu e sim de vocês ou da empresa Dafiti( produto seria entregue), logo espero que resolvam porque não irei ficar no prejuizo.

  15. O carteiro passa por minha porta vejo a correspondência na mão do mesmo é ele se rejeita a entregar e coloca como endereço incorreto não é a primeira não a segunda vez direto ele está fazendo isto hoje mesmo a minha encomenda saiu para entrega ele colocou como endereço incorreto sendo que o endereço está correto reclamei com ele ele disse que não tinha correspondência sendo que eu vi nas mãos dele ele disse que era para eu ligar para o Correios e reclamar um absurdo isto já perdir várias correspondência de boleto cartão e tudo por causa deste entregador despreparado e além de tudo um mal educado tinha outro carteiro que entregava aqui só que acho que ele ou está de férias ou foi para outra rota este novato só coloca endereço como incorreto Correios resolvam isto ou irei entrar na justiça contra vocês é seu carteiro além de tudo ele só passa uma vez na semana só na segunda feira e fica parado na ponta da rua batendo papo jogando conversa fora ao invés de fazer o serviço dele resolvam isto logo tenho todos os códigos de rastreio e meu endereço está certo com número visível na frente da casa é inadmissível isto que está acontecendo comigo terei de entrar na justiça e outros meios?

  16. Fiz uma compra no dia 13 de julho pelo MercadoLivre com previsão de entrega dia entre o dia 19 e 22 de julho, quando chegou no dia 21 de julho e ví que não iria chegar, fiz outra compra como entrega expressa dentro do estado para tentar chegar mais rápido que a primeira, visto que as compras são de leite para meu filho de 2 anos. Essa segunda compra foi feita dia 21 de julho, com previsão de entrega entre 26 e 29 e também não chegou até hoje dia 31 de julho.
    Isso é um absurdo, os correios tem o monopólio do serviço e não executam o serviço e quem paga é o consumidor.
    Nem buscar a mercadoria eu posso porque me informaram que eu só posso buscar o produto após 3 tentativas de entrega.
    Códigos de rastreio: OH431590864BR e PU551676403BR.

  17. Os correios de araçariguama-sp não tem responsabilidade com entregas! Enviei um documento por carta registrada a esse serviço dos correios e o mesmo consta entregue no sistema, mas não foi entregue, nem os responsáveis assinaram o recebimento. Entrando em contato com a agencia a mesma informou que não era responsável pela entrega?! um absurdo! então esta mesma agencia não deve está em funcionamento.

  18. Comprei um celular dia 08/07/2019, paguei mais caro o frete para que ele chegasse mais rápido (23/07/2019), o celular não chegou e não tive resposta da empresa. Tentei ligar não atendeu e também não me deu resposta. Gostaria de saber onde está o produto(rastreio está com mensagem que “o produto não chegou à unidade”) e também o dinheiro pago a mais do frete de volta.

  19. astreamento Objeto – PU596019778BR
    o objeto não chegou ate agora foi postado no dia 19/07/2019 e esta em Brasília desde o dia 24/07/2019
    sendo que liguei nos correios (protocolo 30071902007118) o atendende falou que vai sair para entrega so no dia 01/08/2019
    isso que eu moro só a 22k de Brasília.
    Como eu fico com o meu cliente, tinha marcado para instalar o serviço na segunda Feira dia 29/07/2019. Será que não podemos confiar mais nas entregas dos Correio?

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