Telefone Procon 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp

Você está precisando entrar em contato com o Procon do seu estado para resolver um problema de consumidor, fazer uma denúncia, reclamar de uma loja, ou algum outro assunto? Então você veio ao lugar certo. Nesta página iremos apresentar os canais de contatos de todos os Procons do Brasil. Além disto, iremos apresentar algumas informações muito importantes para você fazer valer seus direitos enquanto consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor atribuiu ao Poder Público, por meio do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o dever e a prerrogativa de impor sanções aos fornecedores e empresas que descumprem os direitos assegurados aos consumidores. O Procon é uma fundação organizacional e tem o objetivo principal de prevenção, mediação e solução de conflitos entre consumidores e fornecedores. Caso a entidade não consiga obter um acordo entre as partes, o processo deverá ser encaminhado para o Juizado Especial Cível.

O Procon atua como árbitro entre o consumidor e o fornecedor na resolução de conflitos que ocorram nas relações de consumo. Mais do que atuar em problemas que já existem, o Procon trabalha também na orientação aos consumidores e no esclarecimento de dúvidas, a fim de evitar danos ao cidadão. O consumidor pode acionar o Procon antes mesmo de adquirir um serviço ou comprar um produto. Antes de assinar um contrato, por exemplo, ele pode procurar o atendimento eletrônico, que serve para esclarecer dúvidas.

O Procon também possui legitimidade para aplicar penalidades administrativas às empresas infratoras que descumprem as normas que protegem o consumidor. Dessa forma, podem ser aplicadas sanções como multas com base no faturamento na empresa, apreensão do produto, entre outras. Além disso, também atua como centro de demandas e reclamações para o consumidor. Assim, o consumidor que se sentir lesado ou tiver algum de seu direito desrespeitado poderá recorrer a ele e fazer uma reclamação.

Como falar com o Procon?

Precisando falar com o Procon do seu estado? O telefone do Procon geralmente é o número 151, mas pode variar de local para local. Confira na tabela a seguir os contatos de todos os Procons do país.

Procon Contato
Procon Acre 151
(68) 3213-7000
[email protected]
Procon Alagoas 151
http://www.procon.al.gov.br/contact-info
Procon Amapá (96) 3312-1022 e 151
[email protected]
procon.portal.ap.gov.br/faleconosco
Procon Amazonas 0800-092-1512
3215-4009
[email protected]
www.procon.am.gov.br/fale-conosco/
Procon Bahia (71) 3116-5785
(71) 3116-8520
[email protected]
atendimentoprocon.sjdhds.ba.gov.br/
Procon Ceará 0800-275-8001
[email protected]
Procon Espírito Santo 151
procon.es.gov.br/fale-conosco
Procon Goiás 151 (Goiânia)
(62) 3201-7124 (outras cidades e regiões)
proconweb.ssp.go.gov.br/#/denunciasAnonimas
Procon Maranhão (98) 3261-5100
(98) 3261-5121 ou 151
www.procon.ma.gov.br/denuncia-anonima/
Procon Mato Grosso (65) 3613-2100
[email protected]
Procon Mato Grosso do Sul 151
www.procon.ms.gov.br/fale-conosco/
Procon Minas Gerais (31) 3250-5010
[email protected]
Procon Pará 151 (regiões metropolitanas)
(91) 3073-2824 (demais regiões)
Procon Paraíba 151 (telefone)
(83) 98618-8330 (WhatsApp)
Procon Paraná 0800-41-1512 (apenas telefones fixos)
(41) 3223-1512 (ligações de fixos e móveis)
Procon Pernambuco 0800-282-1512 (telefone)
(81) 3181-7000 (WhatsApp)
[email protected]
Procon Piauí (86) 3221-5848
(86) 3216-4555
[email protected]
Procon Rio de Janeiro 151
[email protected]
Procon Rio Grande do Norte (84) 3232-9050
(84) 3232-9051
[email protected]
Procon Rio Grande do Sul (51) 3287-6200
(51) 3289-1769 (Porto Alegre)
procon.rs.gov.br/atendimento-ao-consumidor
Procon Rondônia Porto Velho: (69) 3216-1026
Regional de Vilhena: (69) 3322-4941
Regional de Rolim de Moura: (69) 3442-9091
Regional de Ji-Paraná: (69) 3423-8833
Regional de Ariquemes: (69) 3536-1128
Regional de Guajará-Mirim: (69) 3541-2366
Procon Roraima (35) 3224-4261
[email protected]
Procon Santa Catarina 151
(48) 3224-4676
(48) 2107-2900
Procon São Paulo 151
consumidor.procon.sp.gov.br/
Procon Sergipe (79) 3211-3383
Procon Tocantins 151
www.reclamacoes.procon.to.gov.br/
Procon Distrito Federal 151
[email protected]

Canais de contatos dos Procons

Como fazer uma denúncia ao Procon?

Para fazer uma denúncia contra uma empresa junto ao Procon da sua cidade, você vai precisar seguir alguns passos. Em primeiro lugar, é importante procurar o site do Procon da sua região. Normalmente, é possível fazer o cadastro da reclamação de forma totalmente online. Nesse caso, com isso confirmando, você deverá reunir a seguinte documentação:

  • RG/CPF em se tratando de pessoa física ou CNPJ, no caso de o consumidor ser uma pessoa jurídica;
  • Comprovante de endereço;
  • Nota fiscal, comprovante de compra ou qualquer outro documento que facilite a comprovação de que você adquiriu o produto ou serviço que lhe gerou o dano;
  • Contrato entre você e o fornecedor, se houver;
  • Descrição sobre o produto ou serviço que tenha gerado o prejuízo.

Supondo que você entrou em contato com a empresa para resolver o conflito imediatamente e foi ignorado, não deixe de guardar os protocolos das ligações. Além disso, outras provas serão necessárias para comprovar o dano sofrido: nota fiscal, contrato, comprovante de compra, número de protocolo, etc. A partir de então, basta esperar o retorno do Procon e o tempo de retorno da empresa.

Como registrar uma reclamação no Procon?

Antes de entrar em contato com o Procon, busque o atendimento no SAC da empresa envolvida. Caso sua situação não seja resolvida no SAC, procure saber se a empresa tem canal de ouvidoria – geralmente as empresas da área de finanças e serviços (telefonia, energia, saneamento) possuem um canal de ouvidoria. Se nem a ouvidoria der solução ao seu problema, então você deverá recorrer ao Procon. Ligue então para o Procon de seu estado. Faça uma denúncia através do e-mail/site/formulário ou então pelo app do Procon de sua região. Não sendo possível usar os meios online, agende uma visita ao Procon para atendimento presencial.

Como reclamar de uma empresa online?

Além de contar com os postos do Procon presentes várias cidades brasileiras, o consumidor também fazer reclamações contra empresas pela internet de forma totalmente online. O funcionamento é simples: logo na tela inicial, o consumidor se cadastra e digita o nome da empresa contra a qual deseja fazer uma reclamação. Em seguida, faz um relato do problema e envia o formulário. A empresa reclamada tem até dez dias para dar uma resposta e o consumidor dispõe de outros 20 para informar se o problema foi resolvido. O serviço complementa aquele que é prestado pelos Procons, mas não o substitui, até porque o número de empresas participantes é limitado.

10 comentários em “Telefone Procon 0800: Contato do SAC | Reclamação na Ouvidoria | Falar com Atendente | Chat no WhatsApp”

  1. boa tarde! comprei uma centrifuga na loja magazine luiza da britania e para minha surpresa eu nao li a nota,e usei duas vezes e parou o motor fui procurara loja e mandaram eu me vira sem contar o deboche da gerente e vendedora,resumindo ja faz tres meses, que esta na aultorisada e nao conseguem resolver o poblema,comprei pelo preço da sate ,e ja era usada e com defeito,nunca imaginava que estava sendo enganada ate dar defeito,como procurar meus direitos ou estorno do valor pago a vista.

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  2. Boa tarde ..tentei fazer uma compra no cartão C&A pelo site , mas tentei finalizar a compra e não consegui .mas mesmo assim eles estão me cobrando uma compra que não consegui finalizar , e isso eles falaram que iam resolver já desde do ano passado ..já liguei já falei e nada .. como vou pagar um boleto por uma coisa que não consegui comprar ..fizeram até uma parcela fácil do valor que eles estão me cobrando ..

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  3. Fiz uma venda na.olx dia 23/07
    E não recebi o valor da venda
    Daí entrei contato com a olx e mandaram um e-mail dizendo que eu não tinha conta cadastrada,como que eu não tinha como eles falaram
    Mas como consegui fazer uma venda e ainda veio o e-mail dizendo que a venda foi sucedida

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  4. Paguei uma mensalidade do SUL AMERICA SAUDE que foi falsificada em 26/11/2021 atraves do whatsapp do site da mesma..
    Já coloquei no CONSUMIDOR.GOV, apresentei todos os documentos como prova, mas até agora nada !

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  5. Me cadastrei na plataforma parttimetask.net, pediram para fazer um pix R$ 50,00, cumpri umas tarefas e me devolveram em pix o vlor de R$50,00 + a comissão. Depois foram gerando varias tarefas, Carreguei R$ 1000,00, já tentei reaver esse dinheiro de volta, e eles não me devolvem e não cancelam a assinatura. E ficam pedindo o tempo todo para eu fazer mais pix, para eles para concluir tarefas. De inicio foi tranquilo, consegui retirar o primeiro o valor dos primeiros pedidos, mas depois o valor dos pedidos estavam ficando abusivos e o número de pedidos também, perguntei a pessoa se eu conseguiria retirar o meu dinheiro e ela disse que sim se eu fizesse recargas dos valores para fechar os pedidos, e fiz vários pix, contudo os valores estavam cada vez mais altos, pedidos acima de 3 mil reais, não consegui. Agora nem me mandam mais mensagens. Preciso resgatar meu capital. Sou idosa, e estou passando necessidades. Não tenho dinheiro para pagar minhas contas do mês. Me ajudem por favor…..

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  6. Realizei uma compra pelo site da Decathlon e solicitei a troca de um produto, onde recebi o código de postagem e realizei o procedimento no dia 21/03 e no dia 22/03 recebi o retorno que o produto havia sido recebido no centro de distribuição e que passaria pela conferencia, mas até o momento não recebi retorno quanto a avaliação e muito menos o vale troca.
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    O pior que não tem telefone para que possamos resolver, envio email e informa que a minha solicitação foi cancelada, pois recebi outro email com outra autorização de postagem.
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    Na minha opinião é uma empresa desorganizada ou falta de bom senso com o cliente.
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  7. SOU DE BARUERI SP E ESTOU COM PROBLEMA COM O BANCO PAN .
    PRECISO DE ORIENTAÇOES PARA RESOLVER O PROBLEMA.
    ELES ESTAO FAZENDO DEPOSITO EM MINHA CONTA SEM MINHA PERMISSAO, E NAO SATISFEITO FIZERA UM CONSIGNADO PARA DESCONTAR EM MEU BENEFICIO SEM ME COMUNICAR E SEM A MINHA PERMISSAO. PRECISO RESOLVER.

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    • Comprei o berço w nem o parafusos veii demora tanto é ainda veio incompleto não gostei do berço veio diferente

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