Telefone Seguro Desemprego 0800: Contato, Reclamação na Ouvidoria, Chat, Falar com Atendente e WhatsApp

Seguro desemprego atrasou e você não sabe a quem recorrer? Seguro desemprego não foi depositado na sua conta? Ligue para o telefone Caixa Cidadão no número 0800-726-0207. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular. Perdeu o emprego e não sabe como requerer o seguro? Ligue para o telefone 158. A central funciona das 7h às 19h.

Um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, o Seguro Desemprego é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego devidamente preenchido, que deve ser levado, junto com o restante da documentação, a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho.

A Central de Atendimento Alô Trabalho é um canal direto de comunicação entre os cidadãos e o poder público, operando em todo o território nacional. Através do número telefônico 158, os cidadãos têm acesso a informações cruciais, como seguro-desemprego, abono salarial, aplicativo da CTPS Digital, Portal Gov.br, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, entre outros.

As chamadas são gratuitas de telefones fixos, enquanto chamadas por celular podem ser tarifadas. O atendimento, seja automatizado ou por atendentes, busca oferecer suporte eficiente. Para entrar em contato, basta fazer uma chamada para o número 158. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Como dar entrada no Seguro Desemprego?

Para solicitar Seguro Desemprego acesse o portal empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo de celular “CTPS DIGITAL”, na aba “benefícios”, caso você tenha em mãos as guias do seguro-desemprego, termo de rescisão do contrato de trabalho (com o código de afastamento 01 ou SJ2) e baixa na CTPS. Caso não consiga ou tenha alguma DÚVIDA, você poderá ligar na Central 158, ou enviar um e-mail para [email protected], ou enviar uma mensagem para o WhatsApp nº 6120310167.

Guia Passo a Passo para Solicitar o Seguro-Desemprego Online

Se você está buscando solicitar o Seguro-Desemprego de forma online, o processo é simplificado e pode ser realizado tanto no computador quanto por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital em dispositivos Android e iPhone. Siga estas instruções detalhadas para garantir uma solicitação eficiente:

No Computador:

  1. Abra um navegador e acesse o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br).
  2. Faça o login utilizando sua conta Gov.br.
  3. Autorize o uso de seus dados pessoais.
  4. Clique em “Seguro-Desemprego”.
  5. Selecione a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”.
  6. Insira o número do requerimento.
  7. Clique em “Consultar”.
  8. Marque a caixa para concordar com os termos.
  9. Clique em “Concluir” para iniciar a solicitação.

No Android:

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na loja Google Play.
  2. Toque em “Entrar com gov.br”.
  3. Faça o login com sua conta Gov.br.
  4. Na aba inferior, vá para “Benefícios”.
  5. Em “Seguro-Desemprego”, toque em “Solicitar”.
  6. Escolha a modalidade do benefício.
  7. Informe o número do requerimento.
  8. Aceite os termos e prossiga para iniciar a solicitação.

No iPhone:

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na App Store.
  2. Toque em “Entrar com gov.br”.
  3. Faça o login com sua conta Gov.br.
  4. Na aba inferior, vá para “Benefícios”.
  5. Em “Seguro-Desemprego”, toque em “Solicitar”.
  6. Escolha a modalidade do benefício.
  7. Informe o número do requerimento.
  8. Aceite os termos e prossiga para iniciar a solicitação.

Siga esses passos cuidadosamente, garantindo uma solicitação sem complicações e aproveitando a praticidade oferecida pela tecnologia para acessar benefícios essenciais.

36 comentários em “Telefone Seguro Desemprego 0800: Contato, Reclamação na Ouvidoria, Chat, Falar com Atendente e WhatsApp”

  1. Estou com o mesmo problema dos comentarios citados, incluir todas as informações corretamente do seguro desemprego na carteira digital incluindo a conta bancaria, la dizia que dia 27/03/2022, ja estaria emitido, no dia seguinte que consultei no carteira digital, para minha surpresa apareceu devolvido.
    Ja preenchi varios formularios atraves do gov.br e não tive nenhum retorno.
    Os telefones informados ninguem atende, sem possibilidade de tirar qualquer tipo de duvida.
    É um absurdo pagamos impostos e os brasileiros são tratados como se fossem nada.
    O proprio nome ja diz “Seguro Desemprego”, estamos desempregados e dependemos desse dinheiro para por comida no prato, pois não temos de onde tirar ate conseguirmos outro emprego.

    PRECISO DE UMA SOLUÇÃO COM URGENCIA!!!

    Responder
  2. Apesar de achar que registrar aqui no site não vai dar em nada, quero informar que o telefone 158 acusa que todos os atendentes estão ocupados ou quando conseguimos aguardar, após 5 minutos de espera a ligação é derrubada. Tenho todas as gravações para comprovar. Já mandei vários e-mails para o Ministério da Economia e não obtive resposta. Ou seja, essa mania de colocar todo acesso pelo mundo digital está na verdade criando dificuldades para que o cidadão possa obter informações e tirar suas dúvidas. No meu caso, havia uma programação de depósito do meu seguro desemprego e até agora nada. Deus do lado de todos, mas o Brasil vai mal obrigado.

    Responder
    • Gostaria de saber porque meu seguro-desemprego não está disponível na conta pois na carteira digital está disponível a primeira parcela dia primeiro do três não caiu na conta

      Responder
    • Olá sou João Carlos dei entrada no seguro desemprego 11/11/2021 entrei com regerimento em 31/01/2022 até agora não tenho nada de resposta hoje 18/03/2022

      Responder
  3. Quero reclamar d minha terceira parcela d seguro desempregado era pra ter caído dia 22/02/2022 até hj ND só consta com emirtida ir não caiu na minha conta ir quero receber

    Responder
  4. Eu também quero reclamar da minha terceira parcela q consta que foi emirdita ir n caiu era pra ter caído dia 22/02/22 ir quero receber

    Responder
  5. Moça Boa tarde
    O Banco o de dia depositar
    Meu seguro desemprego, o cartão de recebimento foi clonado… qro alterar pois já perdi meu vale … pode me ajudar
    Eu ligo no 158 e só da todos acusados…
    Conto com a sua ajuda

    Responder
  6. Bom dia!! Fiz o Recurso em 11/06 numero: 4016024514 e até o momento não obtive nenhuma resposta, peguei o dinheiro emprestado para pagar algumas dividas devido ao não recebimento da Ultima parcela

    Responder
  7. Meu seguro era pra ter saído hoje dia 11/09 mas la consta como devolvido e ai ninguém explica nada a gente liga não atende e pelas reclamações ai da pra ver que muita gente nesse mesmo problema vanos levar ate a mídia esse absurdo

    Responder
    • Leonardo vc conseguiu resolver a sua situação??
      Pq no meu tbm deu como devolvido e eu não sei como o que fazer.
      Nem agendar consigo no 158.

      Responder
  8. Olá, me chamo Ana Carolina Silveira Sousa.
    Estou tentando receber meu seguro desemprego desde Abril e nunca caiu na minha conta.
    Enviei um email para a Ouvidoria pedindo que mudasse o número da minha conta e toda vez consta que o problema da devolução desse beneficio é por causa dessa mensagem de erro que eu enviei. Indubitavelmente, eu já estou muito estressada e eu preciso receber esse dinheiro pois não consegui um emprego.
    Nesta ultima vez me mandaram ir em uma lotérica ou caixa para tentar receber a parcela mais os meus dados de conta foram retirados, por isso eu preciso de uma informação lógica pois como a caixa ou a lotérica vai me dar um dinheiro que não caiu na minha conta ????? Além disso, já gastei muito com taxi, com viagens ate a caixa pois estou morando na fazenda agora e estou me sentindo uma palhaça indignada .

    Responder
  9. Uma falta de respeito, dei entrada no seguro desemprego e ate hoje nao foi liberado. Dei entrada no mes 04/2021 e ministerio sa economia uma descaso com o cidadadao, uma pandemia dessa, seguro desemprego é direito do trabalhador.

    Responder
  10. É um absurdo já liguei no 158 já preenchi formulário e até agora meu seguro não foi liberado dei entrada em 22/04/2021 já completou um mês e nem retorno tive, é um direito que tenho e não estão liberando meu seguro, quero saber pq até agora não foi liberado, falaram que estou com duplicidade de pis
    Ja fui em tudo que é lugar para resolver isso no 158 só sabem falar que tem que aguardar, aguardar até quando, pois na hora de cobrar impostos governo sabe revoltante isso, falta de respeito.

    Responder
    • O meu ta dando a mesma coisa Pis duplicado, fui em busca de resposta para isso, esse pis duplicado foi gerado em uma plataforma ditial chamada CADSUS, então fui atras para cancelar esse pis e deixar somente o meu que uso para todas as coisa, o que estar ativo, entrei em contato por e-mail com o seguro desemprego, porem ainda n obtive resposta… Estou aguardando, aconselho você fazer a mesma coisa, entrar em contado com o portal do seguro desemprego via e-mail… A priemira vez que tinha acontecido isso fio em 2020, conseguir indo ate a agencia da caixa e falando com um atendente… Pedi pra ele excluir o pis que n usava e deixar só o ativo, e assim conseguir, o escritorio fez um novo requerimento, e tudo foi resolvido… Hoje n pude mais fazer assim, pois o unico canal de auto atendimento da minha cidade Caixa Economica Federal se encontra em um grave estado de precariedade, os caixas de eletrônicos só tem 3, porem tem hora que todos estão sem sistema, o gerente que mandaram pra cá n deveria ter nem emprego, homem sem ética profissional, n tem paciencia nem com idosos, nem com mulheres com bebê de colo e muito menos com os outros clientes, serviço precário… O Gerente ta falando que não consegui resolver esse meu assunto la, assim como outros assuntos tais como atualizar o cadastro do caixa tem que por sua vez só se resolve indo lá… Enfim… Ta uma lastima aqui…

      Responder
  11. ESTOU DESDE O DIA 16/ 02 JA LIGUEI JA MANDEI EMAILS NEHUM E RESPONDIDO AINDA ESTA EM ANALIZE POR FAVOR VCS PRESCISAM FAZER ALGO JA SE PASSARAM 2 MESES E NADA DO MEU SEGURO

    Responder
  12. Estou muito ,decepcionada fui Mandanda embora em plena Pandemia ,com sério problema de saúde e desde março era para receber e nada já entrei com recurso , já fui até a caixa e nada liguei na ouvidoria , no 158 e nada , com tanta dificuldade e seguro desemprego é .um direito não um favor , quero.muito uma resposta por ser da área de enfermagem e trabalhei em domicílio só tenho 3 parcelas fiz no portal digital tenho 3 parcelas pelo que falaram e até agora nenhuma um absurdo façam alguma coisa

    Responder
  13. Trabalhei 10 anos em uma empresa com essa pandemia ainda não consegui receber meu seguro desemprego, no aplicativo da carteira esta dando devolvido, gostaria de saber o porque? Foi devolvido vocês precisam ser mais claros pelo menos manda esclarecimentos para as pessoas. Quando a parcela e devolvida.

    Responder
  14. Dei entrada no meu seguro-desemprego dia 03/2021 e tive que solicitar o recurso, até agora não tive um posicionamento. Não consigo falar nos telefones. No meio de uma pandemia ficar desempregada e não conseguir um direito que é devido!

    Responder
    • Meu recurso já tá com 4mes e eles n mi dá uma resposta queria fazer uma denuncia no jornal nacional mais n consigo o contato

      Responder
    • Olá boa tarde!!!!
      Meu nome e Samara e meu esposo já tá com 6 anos q não tira o seguro defeso enquanto outros q não sabem nem um tipo de peixe, tem até família de 6 pessoas q tira o Benefício q não sabem nem mesmo nadar no rio, nem lançar um rede e nem tratar um peixe, muito erro enquanto esse q não sabem de nada tá ai gastando o dinheiro em roupas,celulares, maquiagem enquanto meu marido q e pescador tá aí sem receber o benefício eu tiro pq eu vivo com ele pesco trato peixe e vendo enquanto ele passa noites pescando pra garantir a o pão de cada fia o benefício dele foi suspenso mais até hj ele paga o INSS e só dizem q vai ter novo cadastro e lá vai 6 anos sem receber nada, muito erro existe e os q devem receber tão aí na espera não sabemos mais oq fazer pq temos gastos de rede concertos no bote onde pescamos temos dois filhos enquanto outros solteiros q gastam o dinheiro atoa, e agora bolsa família tá bloqueado muita irresponsábilidade de vcs

      Responder
  15. Por favor podem me ajudar po amor de deus !
    NÃO ESTOU CONSEGUIINDO DAR ENTRADA NO SEGURO DESENPREGO . NÃO ESTOU CONSEGUINDO LIGAR QUANDO CONSIGO FALAR OU A LIGAÇÃO CAI OU O SISTEMA ESTÁ FORA DO AR .JA DESDO INICIO DO MÉS TENTANDO TA COMPLICADO ESTOU PRESISA DO DO DINHEIRO DO SEGURO .
    JA FIZ O CDADTRI PELO SAIT SO QUE ESTÁ DANDO PARA MIM QUE ESTA COM RESTRIÇÃO . OBRIGADO

    Responder
    • Estou enfrentando o mesmo problema, depois do cadastro, apareceu divergências no meu cadastro. Não consigo ligar nos telefones do MT da minha cidade, nem muito menos no 158 que é informado no site… Alguma ajuda?

      Responder
    • O que diz a legislação é que a partir do momento em que uma pessoa tem CNPJ ativo, o governo entende que há uma renda e que portanto não dará direito a Seguro Desemprego

      Responder
      • Mas se a pessoa apresentar recursos provando que há 1 ano não tem rentabilidade com o MEI o seguro desemprego pode ser habilitado.

  16. Foi dado entrada no seguro desemprego dia 18/12/2020 e ate agora nao recebi nada Apareceu uma mensagem dizendo que codigo do fgts esta divergente fui ate Cpat da cidade onde moro abri um recurso no dia 07/01/2021 e esta aguardando analise
    uma vergonha isso que estao fazendo comigo tenho 2 filhos pequenos com aluguel e outras conta mais
    SOLUÇÃO JA

    Responder
  17. Meu seguro esta agendado pro dia 25/12/2020
    Até agora n recebi quero saber se vão me pagar com juros isso é uma poca vergonha

    Responder

Deixe um comentário