Transformação digital na logística – Logística 4.0

Os avanços recentes na tecnologia propiciaram a elaboração de novos conceitos de negócio como logística transformacional, logística 4.0 e logística inteligente. O objetivo fundamental desses novos paradigmas é buscar eficiência operacional em primeira instância e, por consequência, satisfazer as necessidades dos clientes da forma mais otimizada.

Passar da logística tradicional para a logística transformacional requer o emprego de tecnologia de ponta para desenvolver processos inteligentes e interconectados. Com a digitalização, busca-se então a integração otimizada entre as diversas partes do processo logístico garantindo assim um serviço personalizado, melhor previsão da demanda, diminuição do inventário, otimização de rotas e uma maior rastreabilidade dos envios, dentre outros.

A logística transformacional é apoiada então por novas tecnologias e novas tendências na área da logística que contemplam, por exemplo:

  • Drones e veículos autônomos: Ajudam a entregar com rapidez produtos em lugares de difícil acesso.
  • BI – Business Inteligence: Está voltada para a coleta, organização e análise de dados — além de, em muitos casos, viabilizar o monitoramento e a ação para que as melhores decisões sejam tomadas. Como o nome sugere, contribui para aumentar a inteligência de negócios.
  • Big data: Constrói rotas de transporte a partir da nuvem e rastreia veículos e produtos em tempo real.
  • Inteligência artificial e machine learning: A inteligência artificial está intimamente ligada ao aprendizado de máquinas (machine learning). Com essa combinação, é possível utilizar sistemas que não só automatizem rotinas, como também ajudem a aprimorar os processos e resultados.
  • Blockchain: Cria um histórico permanente sobre o transporte de mercadorias; e robôs que automatizam processos de armazenagem e preparação de pedidos.
  • Internet das Coisas: Permite o monitoramento dos processos em tempo real, além de facilitar o controle de cada etapa e simplificar a identificação dos status das mercadorias durante o transporte.
  • Cloud computing: As informações e os sistemas ficam armazenados em um servidor remoto, o que se chama de nuvem. Com isso, eles passam a ficar acessíveis de qualquer lugar, a qualquer momento.

Além de capitalizar o conhecimento obtido pelo uso destas novas tendências, a logística transformacional busca compartilhar práticas e processos de diferentes indústrias para oferecer soluções integrais. Mas não só digitalização e algoritmos inteligentes são suficientes para alcançar a transformação digital do setor logístico. Acima de tudo, uma mudança comportamental e uma revolução na cultura interna da corporação são imprescindíveis para alcançar os resultados pretendidos.

O binômio Agilidade x Custo

Agilidade é a palavra de ordem para uma logística de sucesso. Rapidez de entrega é o que todo cliente almeja. E o que possibilita que isso aconteça é a tecnologia aplicada aos fluxos de trabalho, que ficam mais dinâmicos e otimizados.

A rapidez na tomada de decisões é possibilitada pelo acesso cada vez mais fácil e imediato às informações. O aumento da produtividade vem da execução de mais tarefas em menos tempo. Tudo isso se traduz em redução de custos.

A transformação digital proporciona então uma logística inteligente com mais eficiência nos processos trazendo mais agilidade e menor custo. Quanto mais competitiva a sua empresa se torna, maiores são as chances de conquistar uma fatia maior do mercado e ampliar seu crescimento.

Logística 4.0

O termo indústria 4.0 tem como referência a quarta revolução industrial que estamos vivendo. Essa consideração  está pautada na utilização de tecnologias avançadas. Portanto, a logística 4.0 diz respeito àquele operador logístico que faz uso de recursos tecnológicos no intuito de alcança o melhor processo de toda a cadeia de suprimentos.

Então, em termos gerais, a logística 4.0 é um reflexo da indústria 4.0. Esse conceito transformacional baseado na digitalização representa uma “nova fase” da indústria, onde os processos são guiados pela tecnologia. Assim, propiciam maior produtividade e menores custos.

A partir dos mesmos princípios dessa nova indústria, os processos logísticos são otimizados com a digitalização. Com o uso de equipamentos tecnológicos, as operações passam a otimizar o tempo e a aumentar a produtividade da equipe. Tudo isso irá promover, lá na frente, a agilidade e acurácia logística.

A digitalização irá prover uma base de informações preciosa e esta irá auxiliar na tomada de decisões. Para isso são utilizadas tecnologias disruptivas como business intelligence, big data, machine learning, inteligência artificial, cloud computing e IOT (internet das coisas). Alguns benefícios alcançados são:

  • Otimização de espaços de armazenagem;
  • Redução de estoque;
  • Controle de estoque atualizado em tempo real;
  • Redução do tempo de entrega;
  • Minimização de falhas operacionais;
  • Monitoramento do transporte em tempo real;
  • Maior agilidade nos prazos de entrega;
  • Melhorias no relacionamento com seu cliente.

Aspectos necessários para a transformação digital na logística

Transformação Digital é um planejamento e execução de investimentos em tecnologia nas empresas. Basicamente, busca-se integrar os processos e promover a automatização das mais variadas rotinas.

Para que ela seja adotada na prática, não basta apenas investir em sistemas e ferramentas tecnológicas. É necessário promover uma mudança cultural e, principalmente, na forma como as rotinas são executadas. Dessa forma, foco em pessoas (visibilidade e motivação) e em processos (estruturação e padronização) são fundamentais para vencer todos os desafios dessa jornada transformacional.

As empresas de logística que almejam a transformação digital devem considerar alguns pontos para passar da logística tradicional para a Logística 4.0:

  • Deve-se pensar a transformação digital em 3 etapas: primeiro mapear e amadurecer os processos, depois preparar os colaboradores e por último investir em automação e tecnologia. Só assim a tecnologia deixa de ser apenas um suporte e passa a ter um papel estratégico na organização.
  • Deve-se então, primeiramente, traçar e executar um roadmap estratégico de evolução em relação ao produto e à tecnologia. Do ponto de vista de produto deve-se realizar um estudo de nicho e de possibilidades de mercado com posterior desenvolvimento e testes visando o atendimento aos vários seguimentos de atuação do operador logístico.
  • Do ponto de vista de T.I., o roadmap deve ser estruturado em pessoas e em processos. No quesito pessoa, deve-se buscar a restruturação dos times com uma reavaliação do quadro atual da área de T.I. para suportar a transformação digital. Tudo isso baseado no que foi mapeado no roadmap de produtos. Para suportar esse movimento, pode-se buscar, por exemplo, novas metodologias como o processo ágil.
  • Para cada evolução de produto, a empresa irá visualizar novas necessidades e assim poderá trabalhar mais efetivamente de remodelagem do seu time. O objetivo principal é que a T.I. seja encarada na empresa como uma parceiro estratégico do negócio engajada em entregar valor, e não simplesmente um departamento de entrega de código de software.
  • Do ponto de vista técnico de sistemas, deve-se evitar usar sistemas de informação herdados e obsoletos que foram desenhados unicamente para responder às necessidades de um entorno comercial convencional. deve-se então investir primeiro em novos modelos e logo torná-los rentáveis ao invés de fazer muitos estudos prévios que avalizem a rentabilidade antes de fazer o investimento.
  • Deve-se ter em mente que o operador logístico não irá conseguir fazer todo o trabalho. Sendo assim, deve fazer parte da estratégia de transformação digital a parceria com empresas estratégicas da área de T.I. Caberá então à empresa de logística coordenar todo esse ecossistema da melhor maneira para se chegar aos objetivos traçados nos roadmaps.
  • Finalmente, uma vez definidos os processos de planejamento e execução para desenvolvimento de novos produtos, reestruturados os times internos e contratados novos parceiros de T.I., faz-se necessário a implementação de um sistema de governança de T.I. para supervisão e controle dos processos. Só com gestão será possível a apuração de indicadores de desempenho que possam mostrar o retrato atual da transformação, bem como servir de base para as próximas rodadas transformacionais.

Empresas de logística disruptivas

Quando analisamos o cenário macro brasileiro, percebemos que há um abismo entre os diversos setores do mercado. Enquanto alguns estão em fase avançada no processo de transformação digital (como o setor financeiro), outros ainda estão apenas tateando as possibilidades.

Para os gestores que conseguem enxergar uma oportunidade em qualquer situação, essa é a grande chance de sair na frente dos concorrentes, que podem ter um grau de maturidade digital menor ou sequer ter atentado para a necessidade de se investir mais em tecnologia.

Tendo um maior nível de controle das etapas do processo com a automação, a chance de deixar ponta solta é muito menor, pois com o registro correto e atualizado das informações, é possível identificar qualquer discrepância no fluxo de trabalho, e dessa maneira o problema é rapidamente solucionado.

Com os softwares integrados, é possível ir muito além do simples controle por GPS. As novas tecnologias permitem o rastreamento em tempo real do motorista, o tracking de cargas e a disponibilização de informações precisas e atualizadas para todas as pontas envolvidas, desde o gestor, até o cliente final.

Com tecnologias de proteção de dados, e com as etapas de cada processo sendo monitoradas como nunca antes se viu, a chance de perder informações, vazar dados sensíveis ou algum produto ou carga desaparecer, em qualquer fase do fluxo torna-se cada vez menor.

Algumas empresas na área de logística já estão nascendo disruptivas, são startups de tecnologia que estão revolucionando o mercado. Algumas delas:

Buslog

A Buslog oferece transporte de encomendas e cargas fracionadas que são realizados através dos bagageiros exclusivos dos ônibus 1001, Cometa e Catarinense. A empresa está presente nos estados de SP, RJ, MG, PR, SC e RS, com mais de 100 lojas para você enviar ou retirar suas encomendas e mais de 200 cidades atendidas com coleta e entrega.

Telefone Buslog

Garupa

Desenvolvido no Rio Grande do Sul, o Garupa é um aplicativo de caronas pagas, que oferece diversas modalidades para comodidade dos usuários. Ou seja, um transporte com segurança e confiança que alinha soluções de mobilidade urbana com as necessidades das pessoas.

Telefone Garupa

Logbee

A logbee é um aplicativo para você fazer entregas com carros particulares. Resumidamente a logbee é como se fosse um aplicativo de Uber, mas ao invés de realizar corridas e levar as pessoas até o lugar desejado a logbee realiza entregas de produtos.

Telefone Logbee

Loggi

A Loggi é uma plataforma de pedidos e entregas que está transformando o acesso do consumidor brasileiro a bens locais, permitindo que qualquer pessoa receba praticamente qualquer produto entregue em pouco tempo.  A plataforma online de entrega expressa, atende a mais de 70% do e-commerce nacional, conectando, clientes e mensageiros (motociclistas) por meio do computador ou do celular.

Telefone Loggi

Mandaê

A Mandaê existe para transformar sua logística em uma vantagem competitiva. A logística tradicional é cara, complicada e burocrática. A Mandaê está reinventando a logística com tecnologia. É uma plataforma logística completa. Com expertise e algoritmos inteligentes, aumenta a eficiência da sua operação como nenhuma outra empresa é capaz e torna a logística do seu negócio uma vantagem competitiva.

Telefone Mandaê

Mandaê

A Mandaê existe para transformar sua logística em uma vantagem competitiva. A logística tradicional é cara, complicada e burocrática. A Mandaê está reinventando a logística com tecnologia. É uma plataforma logística completa. Com expertise e algoritmos inteligentes, aumenta a eficiência da sua operação como nenhuma outra empresa é capaz e torna a logística do seu negócio uma vantagem competitiva.

Telefone Mandaê

Mandaê

A Mandaê existe para transformar sua logística em uma vantagem competitiva. A logística tradicional é cara, complicada e burocrática. A Mandaê está reinventando a logística com tecnologia. É uma plataforma logística completa. Com expertise e algoritmos inteligentes, aumenta a eficiência da sua operação como nenhuma outra empresa é capaz e torna a logística do seu negócio uma vantagem competitiva.

Telefone Mandaê

Movvi

A Movvi oferece a solução definitiva para você acelerar a sua logística. Com a nossa plataforma online, totalmente intuitiva e fácil de mexer, você irá solicitar rapidamente sua entrega. Com a Movvi, sua logística e sua entrega estão sempre na palma de suas mãos.

Telefone Movvi

Movvi

A Movvi oferece a solução definitiva para você acelerar a sua logística. Com a nossa plataforma online, totalmente intuitiva e fácil de mexer, você irá solicitar rapidamente sua entrega. Com a Movvi, sua logística e sua entrega estão sempre na palma de suas mãos.

Telefone Movvi

Sequoia

A Sequoia destaca-se por buscar incessantemente o aprimoramento contínuo em serviços de Logística e Transporte. Constituída pela unificação de marcas consolidadas no mercado, a Sequoia é reconhecida pela capacidade de entregar sempre mais. Desenvolvendo soluções completas e integradas para marcas de destaque, muitas delas, líderes em seus segmentos, a Sequoia possui expertise sólida e diferenciada em e-commerce.

Telefone Sequoia

Vex Logística

A Vex é uma solucionadora logística que cria modelos operacionais elásticos que vão reduzir custo e tempo, sem diminuir a qualidade de seu negócio. Para isso, a empresa faz questão de ser o elo que conecta a cadeia produtiva aos consumidores.

Telefone Vex Logística

Deixe um comentário